10 motivos para você amar Amsterdam (e querer voltar sempre)

Quando eu cheguei em Amsterdam pela primeira vez, foi logo para morar. Ainda sofrendo de jetlag, sem saber onde era norte e onde era sul, cercado das malas de 32 quilos, eu me apaixonei por Amsterdam... e sabia que iria ficar morando aqui.

Aconteceu algo assim com você? Se apaixonar por uma cidade? Não tem muita explicação né?

(Foto: Daniel Duclos)

Ou de repente tem. A próxima vez em que alguém te perguntar por que você se apaixonou por Amsterdam quando veio ou não vê a hora de visitar pela primeira vez, mande para o incrédulo esse artigo e diga "esses são apenas os dez primeiros..."

10. Amsterdam é uma cidade legal para todas as idades

Todas as idades? Sim. Tenho diversas dicas para você descobrir Amsterdam com crianças. É uma cidade super família, e a Holanda toda é considerada entre os melhores países no mundo para se criar filhos (a UNICEF por exemplo considera a Holanda número 1 do ranking de bem-estar infantil entre os países desenvolvidos).

Basta olhar um tiquinho além dos clichês que você espera encontrar aqui para redescobrir o mundo através dos olhos da criançada. E é, garanto, um mundo bem divertido.

Pessoas de idade mais avançada? Claro - olhe e você verá que elas  aproveitam e vivem a cidade, a pé ou com suas bikes, ou automóveis especiais, ou cadeira de rodas motorizadas também (dei as dicas de Amsterdam para cadeirantes aqui).

O que super faz sentido: é uma cidade que está acostumada a se mover sobre duas rodas. O que leva ao próximo motivo...

9. Amsterdam vive em cima das Bicicletas

Dizia eu, Amsterdam se move sobre duas rodas. O que é utopia na maioria das cidades do mundo é uma realidade cotidiana aqui, e isso é muito bacana de se ver - inclusive quando se vê problemas práticos (e como eles resolvem).

Então explorar Amsterdam de bike é ter uma nova perspectiva de como uma cidade encara o transporte urbano.

(Foto: Daniel Duclos)

Mas claro que você pode ir por você mesmo. Alugue aqui uma bike com 10% de desconto para leitores do Ducs, veja como pedalar com segurança, e descubra porque a bike é parte da vida dos holandeses.

O curioso é pensar que nem sempre foi assim, sabia? Teve uma época em que os carros dominavam, e o centro de Amsterdam quase foi nivelado para se fazer ruas maiores para os carros. Felizmente a população resistiu e conseguiram evitar esse triste engano (leia: Como os holandeses lutaram por um país de bicicletas).

(Foto: Daniel Duclos)

Já pensou, aterrar os canais pra fazer rua? Seria uma gigantesca pena, porque os canais são exatamente o próximo motivo...

8. Amsterdam tem canais lindos... e úteis!

Um dos clichês de Amsterdam é um dos maiores motivos para se apaixonar pela cidade. É tudo verdade: eles são lindos mas mais do que isso, eles adicionam uma nova dimensão de uso da cidade.

Os canais são uma rua líquida, não apenas permitindo todo tipo de veículo (de barquinhos pessoais, pedalinhos de turistas até navios de carga mesmo, em alguns dos canais), mas permitindo as pessoas morarem também, nas famosas casas-barco. Onde tem canal é como se tivesse duas ruas.

(Foto: Daniel Duclos)

No verão a cidade toda sai a navegar pelos canais com seus barquinhos (próprios, de amigos ou alugados - quer alugar um? Eu ensinei aqui).

E quando congelam? Se faz frio o suficiente (não é todo ano), eles ficam ainda mais lindos e servem de pista de patinação natural. E, cara, holandês adora patinar.

Enfim, os canais de Amsterdam são vias de passagem, abrigam moradia, vida animal (especialmente aves, mas já vi gente pescando), servem como recreação no inverno e no verão...

Como curtir Amsterdam: bicicleta no canal
Amsterdam é linda o ano todo, inclusive no inverno! (Foto: Vanyatko/Shuttersotck.com)

O cinturão de canais de Amsterdam hoje é Patrimônio UNESCO da Humanidade, e entender sua história é entender o desnvolvimento da própria Amsterdam. Aliás...

7. Amsterdam tem história a cada passo

Amsterdam é apenas uma menina entre as capitais europeias, muitas vetustas senhoras com datas de nascimentos envolvendo legiões romanas, mas Amsterdam começou outro dia, em 1275. E apesar disso, sua história é rica.

E está em toda a parte: dos canais aos prédios, das pequenas plaquinhas no chão que ninguém para para ler até na fonte escolhida para escrever o nome das pontes. No vídeo abaixo, eu converso sobre as marcas da história em Amsterdam, e ainda dou a dica da melhor torta de maçã de Amsterdam...

Curtiu o vídeo acima? Se inscreve de graça no nosso canal do YouTube - tem vídeo novo toda semana!

Fazer um passeio a pé por Amsterdam descobrindo esses sinais do passado é uma das minhas paixões, como contei nesse roteiro.

Definitivamente Amsterdam é uma cidade onde a história está viva e integrada no dia-a-dia dos seus habitantes e visitantes, mas nem por isso ela tem falta de museus. Na real, é o inverso...

6. Amsterdam tem a maior densidade de museus do mundo

Segundo o Holland.com são mais de sessenta deles, e segundo basicamente todo mundo, de alta qualidade. Tem, claro, o Museu do Van Gogh, uma das top 5 atrações de Amsterdam, mas pra quê parar em um? Eu adoro museus, você não?

(Foto: Daniel Duclos)

Pertinho do Van Gogh, na Museumplein ("Praça dos Museus"), tem mais dois: o Rijksmuseum, com um lindo jardim (uma das coisas legais para se fazer de graça em Amsterdam), biblioteca impressionante, história holandesa e, oh, obras primas da pintura.

Quer ver Rembrandt, Vermeer e descobrir outros mestres? Passe uma tarde no Rijksmuseum (e se quiser ajuda para descobrir mais, aqui pelo Ducs eu tenho um passeio pelo Rijksmuseum com um guia brasileiro pra te levar direto aos melhores momentos).

 

(Foto: Daniel Duclos)

E ainda na Museumplein tem o Stedelijkmuseum, de arte moderna. Não curte? Deixa eu tentar te convencer aqui.

De toda a forma, para crianças tem o NEMO, museu de ciências, e tem o Scheepvaartmuseum (museu marítimo, com a sua réplica de um navio da antiga Companhia das Índias Orientais), tem museu da resistência, tem museu pra passar muitos e muitos dias chuvosos descobrindo mundos novos e mais amplos dentro da sua mente também.

5. Amsterdam tem cervejas artesanais feitas para provar só aqui

Cerveja. Cerveja é um bom motivo para vir a Amsterdam: a cidade tem toda uma cena de microcervejarias que só estando aqui para descobrir e experimentar, porque não rola exportação.

Dicas de cerveja em Amsterdam!
(Foto: Daniel Duclos)

Ok, eu já falei da Brouwerij 't IJ (a do moinho) em diversos artigos, e continuo recomendando porque, sério, vai, tomar cerveja orgânica, artesanal, feita em Amsterdam, ao pé de um moinho é muito legal!

Mas existem muitas outras cervejarias locais, que só aqui em Amsterdam pra tomar. Fazer o quê? Vem pra cá! E aproveita e anota as dicas de onde tomar as melhores cervejas em Amsterdam aqui!

4. Amsterdam é a cidade mais fotogênica do mundo

Na  minha super imparcial e completamente equilibrada opinião, claro, mas ao menos eu não estou sozinho nisso. Ah, de boa, basta olhar. Quer me acompanhar no Instagram? Meu usuário é ducsamsterdam lá. Vem comigo e veja se você não concorda.

(Foto: Daniel Duclos)

Amsterdam é uma pintura a céu aberto, e seria até um desperdício não registrar você viajando nesse cenário: chama a Carladuc para um pacote de fotos em Amsterdam...

3. Amsterdam tem parques lindos (além do Vondelpark)

O Vondelpark é o sucesso, e foi meu parque preferido na cidade por muito tempo (tem até artigo só dele aqui no Ducs). Só que está longe de ser o único.

(Foto: Daniel Duclos)

Para uma cidade tão densamente populada como Amsterdam, é impressionante o cuidado em preservar áreas de lazer com árvores e verde (e fazendinha de bichinhos, e piscininhas pras crianças, e playgrounds e lagos com patinhos e...)

Olha, eu listei aqui pra você 5 parques muito legais de Amsterdam para você casar com seu roteiro. Acessa e curta, porque curtir um parque é uma coisa bem local... e um excelente motivo para você amar Amsterdam.

Uma das coisas que mais gosto nos parques de Amsterdam é ver como eles se transformam ao longo das quatro estações. Você bate o olho num parque e sabe em que época do ano está. Olha uma visita que fizemos ao Amsterdamse Bos, o maior parque de Amsterdam, que fizemos na primavera:

Aliás, essa transformação de Amsterdam ao longo do ano é um dos motivos para amar a cidade...

2. Amsterdam é linda o ano todo e se transforma durante as quatro estações

Claro que a primavera traz a abertura parque das flores mais lindo do mundo na Holanda, o Keukenhof, e quem não ama tulipas? Sim, a gente também ama a primavera em Amsterdam:

Mas olha, Amsterdam continua linda no verão, com espetaculares pores do sol...

(Foto: Daniel Duclos)

E o outono com a cidade pintada de amarelo das árvores.

(Foto: Daniel Duclos)

E no inverno...

Ah, você tem medo do inverno na Holanda? Não precisa. Tem muita coisa para se fazer no inverno em Amsterdam. E se nevar, vai ser demais!

A melhor época para se visitar Amsterdam é a época que você vier! E quando você vier, você vai se surpreender, porque...

1. Amsterdam surpreende a cada esquina

E de repente você está andando pela cidade e vê algo inusitado, diferente, inesperado, algo novo que te faz perguntar "mas o que é isso?"

E a parte mais bacana da viagem é essa, quando o lugar te desafia e você quer saber mais e entender e vê que apesar de ter lido uma lista de motivos para amar um lugar, ainda há muitos outros que não estão e nunca haverá uma lista tão completa e bacana quanto a sua própria, construída com suas experiências e suas vivências formam a sua história com Amsterdam.

I Amsterdam com tulipas
(Foto: Daniel Duclos)

Venha, ela está te esperando!

Referências

  • https://nl.wikipedia.org/wiki/Grachtengordel_%28Amsterdam%29
  • http://www.holland.com/br/turismo/cidades-na-holanda/amsterdam-1/museus-em-amsterdam.htm
  • http://awesomeamsterdam.com/articles/45/local-amsterdam-breweries
  • https://nl.wikipedia.org/wiki/Amsterdamse_Bos

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

5 comentários em “10 motivos para você amar Amsterdam (e querer voltar sempre)”

  1. Realmente essa cidade é maravilhosa! Estive em 2010 (no queensday) e 2012. Estou planejando voltar no Kingsday de 2018, porque quero sentir Amsterdam novamente. Abração, Daniel! Seu site continua excelente!!

    Responder
  2. Olá bom dia.Aqui é10:10 mns. E está frio pq é inverno apezar de morar em Cabo Frio.Leio sempre seus artigos,post e comentários.Que tal vc me dar o endereço da torta de maçã?

    Breve estarei aí e queria fazer uma perguntas:Gostaria de ir a Paris pelo Thallys e voltar no memo dia,o que vc acha?Obrigada

    Responder
  3. Sei que não é o foco do seu post, mas aí vai uma contribuição:
    Amsterdã tem stroopwaffel pra todo lado, Amsterdã tem as bitterballen e Amsterdã tem a maior concentração de queijos holandeses, fácil fácil os melhores queijos do mundo!

    Responder
  4. Oi, Daniel! Tudo bom?
    Eu acompanho seu blog desde quando eu ainda morava no Brasil. A Holanda é realmente linda, é meu sexto mês morando aqui em Roermond (cidade tão bela como Amsterdam, mas extremamente menor hahaha), no momento estou tentando me aperfeiçoar no holandês, embora seja extremamente difícil já que todo holandês parece preferir que a conversa seja em inglês, mas pouco a pouco melhora.
    Beijão, cara.
    Doei!

    Responder
    • É isso aí, Jaque, insiste no holandês e quando eles quiserem falar em inglês diga que não fala inglês. É estratégia de sobrevivência, para aprender esse idioma heheheh

      boa sorte!

      Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.