Roteiro de 3 dias em Amsterdam: o melhor roteiro passo a passo

"O que fazer em Amsterdam? Você tem um roteiro de 3 dias em Amsterdam?" são perguntas que ouço direto. Ora, pronto, está aqui pra você o melhor roteiro de 3 dias em Amsterdam!

Sério! Eu faço o Ducs Amsterdam desde 2007 para responder com dicas de Amsterdam, testadas e aprovadas ao longo dos anos. Então eu tenho a experiência pra fazer um roteiro de 3 dias para Amsterdam completão!

Roteiro de 3 dias em Amsterdam
O legal é aproveitar o dia e a noite em Amsterdam! (Foto: Daniel Duclos)

Sim o ideal, é claro, é ter um roteiro personalizado feito só pra você. Mas ter algo pronto pra se basear é uma mão na roda.

Perfeito. Vou te dar o melhor roteiro de 3 dias para Amsterdam então. Pra ficar balanceado, coloquei tanto as atrações mais famosas de Amsterdam quanto dicas locais descoladas que estão surgindo recentemente, aquelas que a maioria dos turistas desconhece, manja?

Aqui não tem diquinha genérica não, aqui é passo a passo, seu dia todo planejado, da manhã a noite, e ainda com opções pra você personalizar. E tem como chegar de um lugar no outro (o que é um diferencial da maioria dos roteiros por aí).

Anota, imprime, segue e tira uma foto fazendo o meu roteiro de três dias para Amsterdam e me manda lá no Instagram: Só marcar com a tag #ducsamsterdam.

E quem sabe a gente não se cruza num dia desses?

Ah sim... antes de vir pra Amsterdam, é essencial você achar um hotel bacana. usa a caixa de busca aqui:

Booking.com

Roteiro de 3 dias em Amsterdam - Dia 1: I Amsterdam, explorando os museus e Vondelpark

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Café da manhã: De Balie

Vamos começar o nosso roteiro de 3 dias em Amsterdam com uma sugestão de café da manhã. Claro, você pode tomar no seu hotel, ainda mais se já estiver pago. Mas se quiser uma coisa mais assim, tchans, e mais local, vá para a Leideseplein e coma no De Balie.

Apesar de a Leidseplein ser bem turística, o De Balie faz sucesso com os locais em um prédio muito lindo (o antigo tribunal de Justiça de Amsterdam).

O serviço completo sobre o De Balie você acha no artigo sobre café da manhã no Ducs, corre lá. O De Balie é a dica 6.

Ok, com o pandulho cheio, hora de bater perna. O De Balie é pertinhozinho do Vondelpark, mas melhor começar o roteiro pela famosa Praça dos Museus (Museumplein), onde costumava ficar o letreiro I Amsterdam.

Ah sim, ficou sabendo? O letreiro I Amsterdam agora é móvel pela cidade. Desde dezembro de 2018, a prefeitura resolveu estimular os turistas a explorarem mais a cidade. Sei lá, tem gente que não conhece o Ducs, né, e não tem esse super roteiro de 3 dias em Amsterdam... mas você conhece, e fica tranquilo: você vai conhecer bem a cidade, e sim, vale a pena ir na Museumplein mesmo sem o I Amsterdam lá.

Por quê? oras, por causa dos museus...

Roteiro de 3 dias em Amsterdam: chegando na Museumplein (Praça dos Museus)

Saia do De Balie, ande uns 750 metros pela Weteringschans e quando vir o Rijksmuseum a sua direita, vire. Atravesse o museu pelo túnel e vai sair na museumplein. Mesmo sem o letreiro, a praça é muito bonita. Aproveite para tirar fotos do lindo prédio do Museu Nacional, ou Rijksmuseum com o espelho d'água providenciando um reflexo.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Manhã: Praça dos Museus, Van Gogh / Rijksmuseum / Stedelijk

E depois, vamos curtir o museu em si, que é lindo por dentro e por fora. O predio do Museu foi projetado pelo mesmo arquiteto que projetou a Estação Central de Amsterdam, e é cheio de detalhes interessantes, estátuas, e cercado por um lindo jardim.

Ah: Rijksmuseum se pronuncia (mais ou menos ráiksmusseoum. O r do começo é o r fraco, de atRapalhado, e não o r forte de aRRe que língua difícil.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam
Van Gogh é Holanda! (Foto: Daniel Duclos)

Sim, o favorito dos brazucas é o Van Gogh. Um clássico. Eu detalhei sobre ele, inclusive a dica de como comprar ingresso antes, no meu post sobre as top 5 atrações de Amsterdam, leia lá.

Compre ingresso antecipado pro Van Gogh com hora marcada aqui.

Se quiser um tour com o super guia brasileiro do Ducs, o Carlos, corre aqui.

Porém, o museu mais visitado de Amsterdam surpreendentemente não é o Museu do Van Gogh. É o Rijksmuseum. Que é muito demais também.

Aliás, lá é O lugar pra você ver obras de Vermeer (amo), Rembrandt, incluindo a multifamosa Ronda Noturna, e outros mestres. A Ronda Noturna é uma que vou ter que te recomendar ver ao vivo. É outra escala. Literalmente. É enorme. Ilustra perfeitamente a diferença entre ver uma reprodução e ver a obra de verdade na sua frente.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam
O espelho d'água na frente do Rijksmuseum é usado pra patinar no gelo no inverno! (Foto: Daniel Duclos)

(Isso vale em geral, concedo - as pinceladas de Van Gogh ganham nova dimensão quando você enxerga os sblobs de tinta ainda com as marcas das cerdas do pincel do mestre.)

Compre ingressos pro Rijksmuseum aqui.

E, correndo por fora, temos o Stedelijkmuseum, o museu de arte moderna de Amsterdam. É bem menos pop, mas eu gosto bastante também. Eu sei que é controverso, tem gente que olha arte moderna e fica com aquela cara de ué, ou fica achando que é picaretagem ("ah, meu sobrinho faz melhor"), mas eu discordo. E curto o Stedelijk.

Tanto que tem um artigo só pra ele no Ducs. E claro o melhor é comprar o ingresso antes, porque né, bem mais legal do que ficar parado em fila tomando vento é curtir o museu.

stedelijk_museum_amsterdam
O Stedelijk em Amsterdam tem obras de grandes mestres, como Piet Mondriaan (o nome original dele em holandês tinha dois aa mesmo...) (Foto: Daniel Duclos)

Enfim, escolha seu museu, ou vá em todos, e aproveite sua manhã absorvendo cultura. De novo: compre os ingressos o quanto antes, que ficar na fila é micado.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Almoço: (Opção 1) piquenique na praça.

Ok, pra almoço temos duas opções. A primeira é bem mais informal e depende de estar tempo agradável (ou seja, aqueles três dias do verão. Não, brinks, tem bem mais).

Que é a seguinte: acha o canto oposto da Museumplein, ali na frente do Stedelijk, tem um supermercado subterrâneo. É um Albert Heijn. Você pode descer lá, comprar coisas gostosas de mastigar e beber, subir e fazer um piquenique na Museumplein, sentado na grama mesmo, observando a vida. O universo. E tudo o mais.

É bacana e já fiz isso diversas vezes na vida.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam: piquenique na Museumplein
Por exemplo, essa foto eu tirei quando ainda estavam reformando o Stedelijk. (Foto: Daniel Duclos)

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Almoço: (Opção 2) Almoço no Vondelpark no Vondelpark 3

Se essa não for muito a sua, você pode ir já pro Vondelpark e almoçar lá dentro. É só uns 700 metros da Museumplein, dá pra ir a pé de boa. No antigo prédio do Filmmmuseum tem um restaurante bem bacana. É o Vondelpark 3.

Se o tempo estiver bom, eles põem mesinhas do lado de fora, e é bem agradável. Pode lotar, mas você pode reservar lugar no site deles e, calma, tem em inglês. Segue esse link.

A comida é boa, a vista sensacional. O preço não é especialmente barato (um prato principal sai a partir de uns €16), mas hey, Vondelpark.

Ah, eles têm wifi. Aliás, Amsterdam tá cheio de spots de wifi. E você pode comprar um chip pra celular também. Eu escrevi um artigo só sobre como conectar na Internet em Amsterdam.

Ok, agora é hora de andar um pouco.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde, passeio: Vondelpark

O Vondelpark é um clássico e o parque mais visitado de Amsterdam. E não é só turista não: 9 em 10 amsterdameses passam por lá ao menos uma vez ao ano. Eu vou mais.

Não é bem uma atração pra você olhar de fora, "hm, bonito, tiquei da lista". É pra ser vivido e sentido, descobrindo os pequenos encantos.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam
Como um charmoso coreto, por exemplo. (Foto: Daniel Duclos)

É interessante também de notar que o parque se transforma ao longo do ano: as estações explodem com força e beleza no Vondel.

Roteiro de 3 dias para Amsterdam: curtir o Vondelpark
Dá para curtir o Vondelpark o ano todo em Amsterdam (Foto: Daniel Duclos)

Olha, eu contei com detalhes como explorar e descobrir o Vondelpark em um artigo dedicado só pra ele aqui. Leia com calma e planeje seu passeio pelo parque. Ou não planeje nada e vá no feeling mesmo.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde: Compras na PC Hooftstraat

Ali ao lado do Vondel tem a PC Hooftstraat, que é a rua das grandes marcas de Amsterdam (Hugo Boss, Luis Vitton, Chanel, Dolce & Gabbana e outras). Tipo a nossa Champs-Élysées. Já que Amsterdam não é especialmente barata, vamos logo pro luxo. Na pior das hipóteses, dá pra olhar vitrine bacana.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam: compras
A PC Hooftstraat é o lugar pra fazer compras de artigos de luxo em Amsterdam. Totós e Porshes não são incomuns por lá. (Foto: Daniel Duclos)

Enfim, se for a sua, pode comprar coisas legais, ou apenas se divertir contando Porshes e Ferraris, mas tá na hora de um cafezinho, que acha?

Não precisa tomar café na Nespresso da PC Hooftstraat, (exceto se o George Clooney em pessoa te chamar), tem café melhor ali ao lado.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde, café: Brandmeesters

Primeira opção, a Brandmeesters oferece um espresso (huh, com s mesmo) gostoso e baristas que entendem do assunto. O legal é que lá você também pode comprar grãos e acessórios cool de café.

A Brandmeesters fica na Van Baerlestraat 13, entre a PC e o Vondel.

Refrescou? Tem tempo pra mais alguma coisa ou já hora de pensar na janta?

Tarde: (Opcional) Passeio de barco pelos canais de Amsterdam

Se você achar que dá tempo e tá no pique, pode fazer o passeio de barco hoje. Se preferir não, não se preocupe: eu programei o passeio pra amanhã. Você escolhe.

Prefere hoje? Então beleza. Compra o ingresso nesse link (atenção! Esse link só vale para embarcar perto da Leidseplein. Se você quiser fazer o passeio amanhã, eu programei a saída na frente da Estação Central, então é outro link. Tem lá).

Passeio de barco em Amsterdam
(Foto: Daniel Duclos)

Para pegar o barco é simples. Volta pro Vondel, e sai de novo lá na Leidseplein. Ali na frente tem os barcos (endereço oficial: Max Euweplein 57).

O passeio dura cerca de uma hora e você desembarca de volta ali na frente da Leidseplein.

Ok, agora definitivamente é hora da janta.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Janta: (Opção 1) Cervejaria Gollem

Pra jantar temos duas opções ali perto. Uma é o Gollem na Overtoom. O Gollem é uma cervejaria bem legal aqui de Amsterdam, mas calma que não to recomendando que sua janta seja suco de cevada. Eles têm pratos também.

E, bem, você pode acompanhar com inacreditável seleção de cervejas deles também, né, já que você já tá lá...

(Foto CC BY-SA ctj71081)
(Foto CC BY-SA ctj71081)

O ambiente é, obviamente, altamente informal, lota (inclusive é uma boa ideia reservar), tem barulho e é basicamente divertido. Alguns dias tem até jazz ao vivo.

Dei todas as dicas sobre o Gollem, incluindo endereço, no meu artigo de cervejas aqui.

Ou se você preferir um esquema mais calmo e mais tradicional, vamos de comida italiana?

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Janta: (Opção 2) Comida italiana no 4 Stagioni

Um dos nossos italianos favoritos, fica ali pertinho. As massas são gostosas, o atendimento é simpático e há muita variedade de pratos (todos bons).

Roteiro de 3 dias em Amsterdam: restaurante e onde comer
(Foto: Divulgação Le 4 Stagioni)

As sobremesas são excelentes e a Carla suspira pelo tiramisu deles sempre que lembra de sobremesa italiana. Ah sim: não é estritamente necessário, mas é prudente reservar. Veja como no artigo sobre restaurantes de Amsterdam.

Ok, e agora? Já voltar pro hotel? Ou vamos aproveitar a noite?

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Noite: (Opção 1) Het Concertgebouw

Se você não engatou a noitada no Gollem, pode ser uma boa ver um concerto no sensacional Concertgebouw. Um prédio lindo, você certamente já reparou nele quando estava lá na Museumplein.

O_que_fazer_Amsterdam-CGB-Kruispunt-©-Leander-Lammertink
(Foto: Divulgação © Leander-Lammertink)

É considerada como uma das três salas com melhor acústica do mundo. Grandes nomes da música já se apresentaram lá. Um concerto lá é inesquecível, vai por mim!

Você pode comprar seu ingresso via Ducs também (e pegar todas as infos) aqui nesse link.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Noite: (Opção 2) Pub Crawl Leidseplein

A segunda opção é meio que o oposto, hehe. Em vez de ficar ouvindo música clássica, você embarca num pub crawl pela Leidseplein. Infos e ingressos aqui ó.

Escolheu? Divirta-se! Até amanhã!

Roteiro de 3 dias em Amsterdam - Dia 2: Explorando o Jordaan e Casa da Anne Frank

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Café da Manhã: De Hoek

cafe-da-manha-amsterdam
(Foto: Aline Lickel)

Pronto, recuperado? Vamos tomar um café da manhã ali na esquina do Jordaan, que hoje tem mais caminhada. Tá bom, não é na esquina, é no meio do Jordaan, um dos bairros mais charmosos de Amsterdam. Sabe quando Amsterdam tem mais cara de Amsterdam? É no Jordaan.

(Aliás, pronuncia-se iôrdaan e não jordã).

Você pode escolher um típico café da manhã holandês, o uitsmijter. Enfim, veja as dicas todas no artigo sobre café da manhã que já falei.

Pronto, com a pança devidamente forrada, vamos passear.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Manhã, passeio: caminhar pelo Jordaan, tirando fotos (opcional, mas altamente recomendado: passeio fotográfico com a Lu)

Como eu disse, Amsterdam está em seu típico auge nesse bairro. Eu poderia te dar um passo a passo, mas na real a graça é você ir se perdendo mesmo, virando nas ruazinhas e pontezinhas, achando as coisas interessantes. Ande, ande, olhe, pare, fotografe muito!

Onde você virar vai ter uma coisa linda e charmosa pra você ver, garantido.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam
(Foto: Daniel Duclos)

E por falar em foto: se você quiser registrar esse momento da sua viagem com você aparecendo, chama a Carladuc (também conhecida como minha querida esposa). Ela vai contigo pra fazer um álbum que vai ficar na história da sua vida.

Fala com a Carla lá no Insta e pede um orçamento sem compromisso, sério mesmo!

Ok, você vai se perdendo, se perdendo e até que é hora de se achar pra comer a melhor torta de maçã de Amsterdam. Hã, como sobremesa, claro. Quem almoçaria torta de maçã?

*cof*

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Almoço no Jordaan: Winkel 43 (Melhor torta de maçã de Amsterdam)

A Winkel fica à beira do Noordermarkt, e é famosa por servir uma torta de maçã memorável.

Mas sim, dá pra almoçar lá também, tranquilo. Digo, comida mesmo. Você só tem que ter um tanto de paciência porque lota mesmo.

A melhor torta de maçã holandesa em Amsterdam, na Winkel 43, no Noordermarkt.
A melhor torta de maçã holandesa em Amsterdam, na Winkel 43, (Foto: Carla Duclos)

A Carla fez um artigo sensacional contando sobre a Winkel 43. E se for sábado, sobre a feira orgânica que tem exatamente na frente. Vale a pena ler e anotar tudo aqui.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde, compras em Amsterdam: 9 straatjes, no Jordaan

Right, você acabou de comer, hora de umas comprinhas. Agora vamos pro exato oposto do dia anterior. Vamos explorar as 9 ruazinhas no Jordaan.

É uma área de compras alternativa de Amsterdam. Em vez de grandes magazines e marcas famosas, você vai ter brechós, lojas de discos, sebos, galerias de arte, design, cafés. Eu curto bem mais do que as “shoppings streets” tradicionalmente lotadas.

As opções são variadas demais pra citar, mas existe um guia de todas as lojas organizadas por categoria nesse site aqui.

Ah, ainda cabe gostosura pra comer? Então podemos degustar queijos típicos holandeses acompanhado de vinhos. Ai, ai, a vida é chata né?

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde, comida: Degustação de queijos típicos holandeses

A queijaria Reypenaer oferece queijos típicos pra você comprar, além de acessórios bacanudos pra você levar de lembrança. Mas se der tempo, eu recomendo você reservar uma degustação de queijos harmonizados com vinhos (se você não bebe eles têm opção não alcoólica também).

Casa de queijos Reypenaer em Amsterdam
(Foto: Carla Duclos)

A Carla contou tudo em detalhes como é num artigo dedicado que recomendo você ler. Se quiser ir só na casa fazer as compras, beleza. Se quiser fazer a degustação, reserva aqui o seu ingresso.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde, museu: Casa da Anne Frank

All right. Vamos ver se cabe uma visita à Casa da Anne Frank nesse roteiro. A Casa da Anne Frank é uma das maiores e mais disputadas atrações de Amsterdam. A história da Anne você conhece já, né? Se não, clique aqui, que eu já contei.

O problema é que a Casa da Anne Frank é toda apertada (logicamente: era um esconderijo), e a demanda é alta. Tipo, mais de um milhão de pessoas por ano. Calcula aí a demanda.

Então é altamente recomendado que você compre o ingresso antes. O problema é que esse ingresso se esgota, tipo, loucamente, assim, ZAZ, já era. Tente a sorte no site oficial (durante a manhã, eles liberam ingressos extras pro dia no site, mas no mesmo esquema: aparece e vupt, já era).

Casa da Anne Frank: roteiro em Amsterdam
(Foto CC BY-NC Tales of a Wanderer)

Você pode sempre arriscar a fila - só que atenção! A fila pra quem está sem ingresso é somente depois das 15h30. Sem apelação, sem choro. Então você pode passar na frente da Anne Frank e ver se a fila é algo que você tá com ânimo de encarar.

Estou na torcida pra dar certo. E se a Anne for especial pra você, e não der de jeito nenhum pra você ir, você pode substituir a parte da tarde do dia 2 desse roteiro por um outro que eu fiz. É no bairro em que Anne Frank morava. Não, não era o Jordaan. Aqui foi onde ela se escondeu! Ela morava em outro bairro, e esse roteiro é bem alternativo e local, dá uma lida.

Se você não fez o passeio de barco ontem, agora é uma boa hora:

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde: (Se não fez ontem) passeio de barco em Amsterdam

Maravilha. Agora vamos fazer outro clássico de Amsterdam: um cruzeiro pelos canais. Amsterdam é a cidade das águas, e o legal é que os canais são parte viva do espaço urbano (muita gente acha que eles têm mau cheiro e tal. Nada. Eles são navegáveis e tem gente até que pesca).

Passeio de barco em Amsterdam
(Foto: Daniel Duclos)

Enfim, vamos lá passear de barco. Pegue o tram 17 em direção a central. Se você não comprou o passe de tram antecipadamente aqui, nem tem o cartão I Amsterdam (compre aqui), você pode comprar a passagem com o cobrador do tram. Já aviso que sai um pouco mais caro. Desça no ponto final. As saídas dos passeios de barco ficam bem na frente da Centraal Station.

E sim, o Ducs vende os ingressos, pra você não precisar ficar na fila, que se você ficou na fila da Anne Frank já chega por hoje né?

Compre seu ingresso antes para o cruzeiro pelos canais de Amsterdam aqui.

O passeio dura cerca de uma hora e tem bastante saídas (não precisa escolher horário, pegue o próximo barco que sair).

Agora vamos ver a Biblioteca de Amsterdam....

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde: Biblioteca Pública de Amsterdam

Vire as costas pra central e ande para a sua esquerda, em direção ao prédio do NEMO (aquele em forma de proa de navio gigante, todo verdinho). Vá andando até chegar na Biblioteca Central de Amsterdam (OBA).

Biblioteca Amsterdam
(Foto: Daniel Duclos)

A Biblioteca é um prédio de muitos andares, com iluminação bacana, opção para usar a internet, e muito mais. O andar -1 é todo dedicado às crianças e frequentemente levamos os nossos saguis lá. Aliás, é uma das nossas 8 dicas para Amsterdam com crianças (leia as outras aqui).

No último andar tem um café/restaurante self service e uma vista bem bacana de Amsterdam. Suba para tirar fotos e se me achar lá, pode vir me dizer oi.

Vista da Biblioteca Pública Central de Amsterdam
(Foto: Daniel Duclos)

Você pode jantar aqui mesmo, ou você pode escolher um lugar mais bacana, com uma super vista...

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Janta em Amsterdam-Noord: Vista espetacular no A'dam Lookout

Na real, essa janta é mais uma atração: um jantar com uma vista espetacular de Amsterdam. A ideia é a seguinte: atravesse a estação central (que está reformada e bem bacana), e do outro lado pegue uma balsa gratuita (destino Buiksloterweg. Se você ver a plaquinha indicando EYE, é essa).

A travessia dura uns 5 minutos, se isso, e você está em Amsterdam-Noord, do outro lado do rio. Você vai no A'dam Lookout, o antigo prédio que era sede da Shell e hoje virou um sky deck pra você ver Amsterdam inteira do alto. Lindo!

amsterdam_lookout
(Foto: Divulgação Amsterdam Lookout)

Você entra num elevador todo do futuro e wooooosh, 20 e tantos andares em segundos em meio a uma apresentação cheia de efeitos. Lá em cima tem o deck de observação - vá lá e faça tipo, um milhão de fotos (eu fiz).

Compre ingressos para o Amsterdam Lookout aqui via Ducs!

Daí, ok, janta. Você tem duas opções. O Madam - mais infos e menu (em inglês) aqui. Reservas aqui. Achei o atendimento atencioso e os pratos gostosos.

Ou você pode ir no restaurante giratório, com vista 360° de Amsterdam, o Moon. Se escolher ir nesse, não precisa comprar ingresso pro Amsterdam Lookout, é só subir direto (fica no 19° andar) por outra entrada. Eu confesso que ainda não fui no Moon, mas já que estamos aqui, vou citar né?

O menu está aqui. E as reservas podem ser feitas aqui.

Lindo, né? Olha uma das nossas visitas lá:

https://youtu.be/qg6_q42fGFo

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Noite, passeio: Red Light District

Agora que a noite caiu, você pode dar um passeio pelo famosíssimo Red Light District de Amsterdam. Sim o bairro das mulheres nas janelas. Eu contei sobre esse rolê já aqui no Ducs, veja o último item (incluindo dica de segurança).

Mas não fica na noia. É bem seguro, tomando os devidos cuidados que eu falei no link acima.

Red Light District em Amsterdam
(Foto CC BY-ND Jess)

Agora, claro, vai todo o tipo de gente, da galera atrás de baderna até famílias que moram lá (sim, tem). O que é tipicamente holandês, essa mistura de cada-um-na-sua, o que junto com o bairro em si forma a combinação que eu acho que torna o lugar digno de uma visita.

Se estiver empolgadão, pode rolar até um pub crawl.

Ufa. Hotel, né? Amanhã é o último dia.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam - Dia 3: De Pijp, Cervejaria no Moinho e até a próxima, Amsterdam

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Café da manhã: Bakkerswinkel

Café da manhã na padoca versão Amsterdam. Ou seja, não é uma padoca, mas uma charmosa cafeteria que faz seus pães e scones e outras gostosuras fresquinhas. Na verdade é uma rede, tem diversas unidades por Amsterdam, mas a que a gente vai hoje fica ali pertinho do De Pijp, que o nosso passeio de hoje.

(Ah sim. A pronúncia: de páip, ou de péip. Nunca "de pijipi". Nunca.)

Então o nosso dia começa na Roelof Hartstraat 68 (pegue o trams 3 ou 12 e desça na Roelof Hartplein, é pertinho).

Depois de comer calmamente as delícias da De Bakkerswinkel, hora de irmos andando. Um caminhadinha de 660 metros. Eu te explico o caminho.

Vá descendo a Roelof Hartstraat a direita de quem sai da Bakkerswinkel, e vire à esquerda na Hobbermakade, vira de novo na primeira a direita (atravesse o canal) e vá reto na Eerste Jan Steenstraat. Quando ela cruzar com a Ferdinand Bolstraat até ela encontrar a Albert Cuypmarkt.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Manhã, passeio: Albert Cuypmarkt

O Albert Cuypmarkt é uma super feira de Amsterdam.

Rola de segunda a sábado há mais de 100 anos, e tem de tudo, excetuando-se talvez camelos e uma foca amestrada e mesmo assim, não ficaria surpreso se topasse com uma por lá.

Albert Cuypmarkt: Roteiro Amsterdam
Foca eu não sei, mas tem queijos típicos holandeses, claro. E muito mais, basta ir descobrindo. (Foto: Carla Duclos)

Portanto: ATENÇÃO! Se hoje for um domingo, o Albert Cuypmarkt está fechado! Nesse caso aconselho a inverter o roteiro desse dia com o do dia 2.

De roupas a trava de bicicleta, de queijos tradicionais (maravilhosos e mega baratos!) e vegetais frescos a camisetas e meias, o mercado lota de turistas e locais, o que há de ser um bom sinal, os locais se dignarem a enfrentar hordas de turistas pra comprar em um lugar. Os preços são bons, a qualidade das comidas é ótima (não vou jurar pelas pilhas Sony de lá), é garantido que tenha algo que te interesse.

No muito mínimo, procure pelo carrinho de stroopwafels feitos na sua frente (sabe o que é um stroopwafel?). Se o industrializado já é bom, imagina o feito na hora, na sua frente, quentinho. Peça um, e leve um saquinho dos menores pra casa. Você não vai se arrepender, juro.

Stroopwafel!
Stroopwafel fresquinho tem sabor de Holanda... (Foto Paula Somehara, tirada em Zaanse Schans - que é um passeio de um dia bem bacana também, veja as dicas aqui )

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Manhã, compras: (Opcional) Loja de cozinha Duikelman.

E se, como a Carla, o seu pique for cozinhar, aproveite e vá numa loja de cozinha mega completa daqui de Amsterdam. Fica ali na Ferdinand Bolstraat 66-68 mesmo. Volta um tico e você tá lá, pronto pra virar o Jamie Oliver. Ou o David Lebovitz, um dos meus food bloggers favoritos.

Mas esse papo todo de comida tá dando fome. Volte pro Albert Cuypmarkt e hora do almoço.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Almoço no De Pijp: (Opção 1) Hambúrguer secreto - De Butcher

Ok, vamos comer. Escondido no meio do Albert Cuypmarkt está um dos melhores hambúrgueres de Amsterdam, o De Butcher. Mas é meio escondido mesmo. Fica atrás das barraquinhas, no número 129 da Albert Cuypstraat.

02-BUTCHER
(Foto: Divulgação De Butcher)

O lugar é meio apertado, mas o hambúrguer compensa tudo.

Ah, e por falar em segredo: o De Butcher tem ainda mais um segredo: a cozinha secreta. Yeah. Uma área secreta atrás, que um bar onde você pode comer, beber e dançar noite adentro... mas só pra quem tá ligado no esquema: você tem que reservar antes e ganha uma senha secreta pra acessar. A reserva é pelo email [email protected].

Mas isso é pra outra ocasião. Agora a gente tá aqui só pra comer o burgão de responsa deles mesmo, um dos meus preferidos de Amsterdam.

(Se quiser engordar de vez, peça também o milkshake caseiro pra acompanhar - você está de férias, todo mundo sabe que nas férias as calorias não contam, hehe).

Hambúrguer em Amsterdam: De Butcher
Aqui a carne é bruta, o hambúrguer é memorável, o cozinheiro é tatuado e não usa luvinha. Delícia, não delicadeza, é a especialidade da casa. (Foto: Divulgação De Butcher)

Não curte hambúrguer? Quer algo mais sofisticado? Sem problemas. Dali do Albert Cuypmarkt ache a Eerst van de Helststraat e desça. É uma rua de pedestres (e, bem, bicicletas. É Amsterdam, né?) e cheia, lotada de coisas e lojas bacanas. Aliás vale a pena dar uma andando por ela de qualquer forma, mesmo que você tenha almoçado no De Butcher.

Logo você vai estar ao lado do Sarphatipark e vai achar a Scandinavian Embassy...

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Almoço no De Pijp: (Opção 2) Café de prima com comida gourmet - Scandinavian Embassy

Um barista premiado internacionalmente e um chef de cozinha se juntaram pra abrir a Scandinavian Embassy e o resultado é uma combinação interessante de comidas, cafés e design.

(Eles exibem/decoram o lugar com peças de coleções conceituais)

O lugar não é grande, e você pode escolher sentar no balcão ou na uma mesa comum no fundo. Peça as comidas com a mente aberta (os pratos são ousados), e cerque tudo de cafés - eles inclusive oferecem algumas vezes menus harmonizando as comidas com cafés gourmet.

O nome (embaixada escandinávia) vem do fato dos dois fundadores terem se conhecido em Estocolmo. Se você quiser saber mais da história da Scandinavian Embassy (e ver umas fotos bem bonitas), esse artigo em inglês é bem legal.

O site deles é esse, e o endereço oficial é Sarphatipark 34.

Ok, almoçados? Vamos continuar explorando?

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde: (Opcional) Sarphatipark

O Sarphati é um parque menor do que o Vondel, mas muito charmoso e construído no mesmo estilo de jardim inglês. O Monumento a Samuel Sarphati domina o centro do parque, e ao redor dele a galera costuma se estender quando faz sol.

sarphatipark_amsterdam

Mas se você estiver com seus saguizinhos, pode explorar também os laguinhos com patinhos e dar uma paradinha no playground também.

Se passar uma bicicleta de sorvete (IJsfiets), ignore! Tem duas opções de sorvete bem melhores ali ao lado do Sarphati: a IJScuypje (Eerste van der Helststraat 27) o Yoghurt Barn (que é na real frozen yougurt e fica na Eerste van der Helststraat 80).

Hm, vamos tomar uma cerveja agora?

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde com cerveja: (Opção 1) Heineken Experience

Aqui pertinho tem a multifamosa Heineken Experience. Bom, um dia foi a fábrica da Heineken, mas tem tempo que a industrialização levou a produção pra outros lugares, mas o prédio histórico é uma atração turística hoje.

Heineken Experience, Amsterdam
(Foto CC BY-SA Maria Eklind)

Montaram todo um show. Não é um museu, é a "Experiência Heineken" (como eles mesmos dizem). Ou seja, vá procurando entretenimento. E sim, você tem direito a tomar a Heineken no fim do processo.

Você pode comprar os ingressos via Ducs Amsterdam, claro, só clicar aqui.

Atenção! A Heineken Experience não permite a entrada de menores de idade!

Se você terminou o passeio e quer jantar, pegue o tram 10 e pule para a parte que falo do restaurante Moeders.

Bom, mas pode ser que você prefira uma cerveja artesanal, orgânica e local. Ao pé de um moinho. Ora, pois não, vamos nessa.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde com cerveja: (Opção 2): Brouwerij 't IJ, a cervejaria do moinho

Ah, já indiquei tantas vezes aqui no Ducs a 't IJ. Tá no meu post de cervejas, leia lá, tem tudo, inclusive preço.

Cervejaria do moinho em Amsterdam
(Foto: CC BY 2.0 Amanda Anderson (Mandy))

Pra você chegar na 't IJ daqui do De Pijp, ande até a Heineken Experience, mas em vez de parar lá, ande mais um pouco até a parada da Weteringcircuit. Lá pegue o tram 7 sentido Flevopark e desça na parada Dapperstraat (ou veja outras opções no mapa abaixo:)

Lá vire à esquerda na Pontanusstraat e segue ela toda vida (uns 800 metros). Você vai logo enxergar o moinho. É lá (endereço oficial: Funenkade 7).

Sente numa das mesas coletivas, peça uma, duas ou três, ou menu degustação (diversos sabores em pequenos copos).

Aproveite o fim de tarde. Ah, Amsterdam... já tem que ir embora?

Ah vamos ao último jantar. Vamos pro Moeders? É só pegar o tram 10 e descer na Marnixstraat:

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Janta: Comida típica holandesa no Moeders

O Moeders é um restaurante de comida tradicional holandesa. O nome quer dizer "mães" e um dos charmes do local (além da comida) são as paredes forradas com fotos das mamães de quem foi e levou pra deixar lá.

restaurante_amsterdam_moeders
(Foto: Divulgação Moeders)

Eu contei mais sobre o Moeders no meu post sobre restaurantes de Amsterdam (inclusive como reservar, porque, ó, precisa viu? Senão você vai dar com a cara na porta, porque apesar do nome o lugar é pequeno e não é que nem coração de mãe).

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Noite: Até a próxima, Amsterdam!

por_do_sol_amsterdam
(Foto: Daniel Duclos)

Ahh, ta quase acabando. Se você quiser curtir a noite, procura a dica sobre o De Butcher e veja sobre o bar secreto. Você pode reservar e ir lá (é legal ir um pouco mais arrumadinho). Ou você pode ir pro seu hotel e começar a planejar quando você vai voltar, porque certamente Amsterdam estará aqui te esperando de braços abertos.

Curtiu o meu roteiro de 3 dias em Amsterdam? Ah, essa viagem foi épica, diz aí! Então, ajuda o Ducs e compartilha nas redes sociais, marca seus amigos, ajuda a espalhar o nosso trabalho. Sem você ele não tem sentido, e por isso, deixo aqui meu muito obrigado e um desejo de uma ótima viagem.

Até a volta!

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

151 comentários em “Roteiro de 3 dias em Amsterdam: o melhor roteiro passo a passo”

  1. Sem dúvidas o melhor site sobre Amsterdam, me ajudou muito nas duas vezes que estive na cidade. E por falar nisso que lugar maravilhoso, adorei cada segundo que estive na cidade. E uma dica, não deixe de ir no Winkel 43 citado no artigo. Eles falaram que é a "melhor torta de maçã de Amsterdam", mas foi a melhor que já comi na minha vida, e com um chá de hortelã em um dia frio...hummmm, combina perfeitamente.

    Responder
  2. Olá, Ducs!
    A partir de quando estará disponível a venda do passeio combinado Keukenhof e Zaanse Schans para 2020?
    Viajem contratada, aguardando abertura das vendas.
    Grato

    Responder
  3. Boa tarde
    Vou a Amesterdão por 3 dias. No sentido de visitar e aproveitar o máximo que puder, necessito de um plano para: 3 horas de 1 tarde entre as 15h e as 18h e de 6 horas para 1 dia (de manhã e de tarde) entre as 10h e as 16h

    Responder
  4. O autor desse post deve ter ido em Amsterdam, tá muito bem explicado e detalhado, como mapas e tudo mais, isso que conteúdo de qualidade, parabéns.

    Responder
  5. Olá Ducs,
    Obrigado pelo roteiro, mas tenho uma duvida, não sei também se este é o meio mais apropriado para tirá-la, mas aqui vai a tentativa.
    Estarei em amsterdam semana que vem, infelizmente perdi a data para comprar os ingressos para a Anne Frank online, mas no roteiro diz que é possível comprar presencialmente após as 15h30. Vocês sabem se ainda funciona dessa forma ou a compra presencial foi abolida de vez?
    Muito obrigado pelas dicas!

    Responder
    • Oi Vinicius,

      Agora, os ingressos só estão à venda online e pelo site da Casa da Anne Frank, sendo que 80% dos ingressos são disponibilizados com antecedência e 20% deles são disponibilizados às 09h00 de cada dia.

      abraços,

      Responder
  6. Olá Daniel, muito legal seu blog, sigo me deliciando no garimpo por informações!
    Li suas P&R no link do FAC, mas sigo com uma dúvida por isso peço sua opinião. Vou com minha irmã passar 7 dias na Holanda, final de outubro/19. Como achamos que 7 dias seria demais pra ficar só em Amsterdam ($$, principalmente), estamos pensando em ficar por lá uns 3-4d e passar o restante em algumas das outras principais cidades que vc indicou. A pergunta é: nessa época do ano (outono), qual (ou quais) seria a mais indicada pra se visitar e com melhor custo benefício (especialmente na hospedagem, já que Amsterdam anda bem salgada até nos hostels)? Pensamos em fazer eventuais deslocamentos de trem ou barco (é possível?), quem sabe? Obrigada de antemão!

    Responder
    • Olha Raquel... difícil avaliar sem te conhecer direito e saber o que você gosta ou não de fazer. Em geral, todas as cidades oferecem opções interessantes para todos os períodos do ano, não sei mesmo te indicar uma cidade bacana. Posso sugerir que leia este post sobre cidades interessantes para se fazer um bate-volta. Daí sugiro pesquisar no booking.com qual delas oferece preço melhor para hospedagem. https://www.ducsamsterdam.net/5-cidades-legais-pra-vistar-perto-de-amsterdam/

      Deslocamentos, em geral, são feitos de trem. Mas sempre vale avaliar o custo benefício, ou seja, ver quanto fica a passagem de trem para outros cantos, se pensa em hospedar-se numa cidade 'mais barata', para isso não acabar saindo mais caro se quiser ficar, por exemplo, viajando para Amsterdam...

      Será que ajudei?

      abraço,

      Responder
  7. Olá, primeiro gostaria de dizer que esse site é incrível! Adorei as dicas! Parabéns pelo trabalho!
    Vou visitar Amsterdam em novembro e estou com algumas dúvidas em relação ao I amsterdam city card.. no caso das atrações que são gratuitas como eu faço para "comprar" os ingressos? Eu preciso ficar em filas de bilheteria ou já consigo entrar direto nas atrações apenas com o cartão? E no caso das atrações com desconto, por exemplo a Heineken Experience, para ter direito ao desconto eu preciso comprar o ingresso lá na hora ou tem como ser comprado com antecedência? Se precisar ser na hora, a fila seria muito grande ao ponto de não valer a pena comprar o ingresso com o desconto do cartão e sim o normal antecipado? Eu pensei em já comprar os ingressos de todas as atrações antecipadamente para evitar as filas, mas como me interessei pelo city card, fiquei com receio em relação a essa questão..
    Obrigada!

    Responder
    • Olá Ana Beatriz,

      Eu acho que, como você parece ser organizadinha e está planejando a viagem com antecedência, talvez seja o caso de comparar preços das atrações em separado, avaliar as vantagens do cartão e só então se decidir pelo que fizer mais sentido para a sua viagem. Procura visitar o site das atrações que quer visitar pois, em geral, cada caso é um caso e não posso te afirmar, sem saber onde vc pretende ir, que todas as atrações 'gratuitas' no IAmsterdamCard terão o mesmo tipo de tratamento no que diz respeito à entrada.
      E, se me permite, fica a sugestão para visitar a parte do blog em que nossos parceiros oferecem os ingressos e também o IAmsterdamCard. Adquirindo por ali, você também colabora com o nosso trabalho: https://www.ducsamsterdam.net/ingressos/

      E bom passeio!

      Responder
  8. Olá, vou estar ai em Amsterdã dia 12/06, gostaria de saber se me indica um guia em conta para esse dia. Qual o valor dia?

    Responder
  9. Olá!

    Ótimas dicas!
    O link sobre o Het Concertgebouw não está funcionando. Gostaria de mais informações, como preço, qual ingresso comprar, o que está incluído no valor do ingresso. Vi também que uma vez por semana tem um Free lunchtime concert. Se você souber e puder explicar um pouco como funciona, pesquisei aqui mas não encontrei em outras páginas informações sobre esses Concertos e estou muito interessada.
    Muito obrigada!

    Responder
  10. Oi!
    ADOREI sua dicas e seu site!
    Estamos indo para Amsterdam semana que vem e queria teus serviços!Serão 3 dias!
    Pode entrar em contato comigo, por favor?

    Responder
  11. Oie! Estou muito em dúvida do quanto tempo ficar. Amsterdam sempre foi meu sonho e nunca fui para a Europa, então estou bem indecisa quanto ao tempo. Minha ideia hoje é ficar 10 dias em Amsterdam e passar natal e ano novo lá, porém escuto muitas opiniões e sou muito indecisa, acabo ouvindo todos e me confundindo! O que acham de 10 dias em Amsterdam? (pensei em visitar cidades próximas, etc) Acha muito tempo? Perca de tempo/dinheiro? O que pesa muito para mim é que é a realização de um sonho mas também não queria "perder" dinheiro.

    Responder
    • Olá Stephanie,

      Acho que você perguntou pra pessoa mais suspeita na resposta hahahahah
      Eu acho ótimo 10 dias em Amsterdam. Na verdade, quanto mais dias melhor, a cidade tem muito a oferecer, de modo algum será perder tempo ou dinheiro. Tem muitos passeios, festas de natal e ano novo, mercados de natal, patinação no gelo... enfim... não irá de modo algum se aborrecer.

      abraços,

      Responder
  12. Estamos indo a Amsterdam no início de maio e estou consultando o seu blog, que por sinal, está nos ajudando muito.Gostaria de saber se é válido conhecer o parque das tulipas(keukenhof), já que na época que iremos, ainda estará aberto.Ficaremos 3 dias. aguardo seu retorno, muito obrigada!!,

    Responder
  13. Olá!
    Ótimas dicas! Estou ansiosa por ir a amsterdam... Você tem algum post que fala sobre a melhor forma de se locomover por amsterdan? (=mais barata). Provavelmente ficarei hospedada nos arredores de Amsterdam (ainda estou procurando uma hospedagem tipo airbnb que seja bem localizada).
    Obrigada!

    Responder
  14. Moro em Salvador. Estarei indo para Praga visitar um filho. No retorno pretendo ficar uns 5 dias na Holanda. Gostaria de conhecer pelo menos duas cidades, Amsterdam e outra com boas opções turisticas e não muito distante da capital. Como o meu retorno ao Brasil sera por Amsterdam, num domingo. Pergunto?
    1.Qual seria essa outra cidade ou cidades proximas a visitar?
    2. E recomendável começar por essa outra cidade ou faria Amsterdan/outracidadexxxx/Amsterdan?

    Obrigado.

    Responder
  15. Olá família Ducs!
    Compramos passagem para Amsterdam e estou devorando seu blog. Inclusive irei adotar o roteiro de tres dias como base de minha viagem. Quero adquirir ingressos para dois museus, o passeio de barco e o passeio de dia a Volendam. Ainda estamos a pensar na distribuição das atividades nos dias.
    Tenho uma duvida, fiicaremos hospedados por seis dias no Apartaments De Hallen, vi que tem um complexo proximo e um hotel de mesmo nome, mas pouco vejo nas materias de viagem à cidade informações e referencias sobre esse lugar. Será que nos equivocamos na escolha do local de hospedagem?
    Agradeço a atenção em retornar.
    Abraços e parabéns pelo trabalho!
    Claudia

    Responder
    • Oi Claudia,

      Que legal que irá adotar o roteiro de três dias como base. Certeza que será inesquecível. Sobre a hospedagem... não conheço também o local, mas aparentemente me parece bom; está bem localizado...

      E bons passeios!

      abraços,

      Responder
  16. Muito bom seu roteiro, mas gostaria de incluir e ver o parque das tulipas, e o restaurante de gelo.
    Quanto tempo deve demorar uma visita em cada museu , dos dois mais importantes?

    Qual região vc indica para ficar em um hotel com preços razoaveis.

    Vou estar ai em duas pessoas, casal, de 13 a 17 de Abril

    Responder
    • Oi Renato,

      O tempo de demora em cada museu é bem difícil de estimar... depende de fatores como o quão as obras são atraentes para quem está visitando, mas também da quantidade de público, do tamanho do museu etc... Talvez seja mais fácil você fazer uma estimativa de, na média, quanto tempo você demora em cada museu - ou ainda, estipular o tempo que você quer permanecer em cada museu.

      Sobre hotéis: aqui estão as nossas sugestões: https://www.ducsamsterdam.net/onde-ficar-em-amsterdam-dicas/

      abraços,

      Responder
  17. Adorei esse roteiro de três dias, Ducs. Estou indo para Amsterdam no final de fevereiro e simplificou bastante para poder montar o meu! 🙂

    Responder
  18. Olá Ducs!!!! Tenho acompanhado o site e o insta... parabéns!!!
    Baseado nas suas dicas fiz um roteiro e gostaria da sua opinião:
    - 15/04: Chegada as 14h + passeio de barco (tarde/noite) + Bruin café (noite)
    -16/04: MANHÃ; Praça dos Museus, Van Gogh / Rijksmuseum / Stedelijk - só entrar no Van Gogh + TARDE: Vondelpark + NOITE: Red Night District
    - 17/04: MANHÃ: Jordaaan + TARDE: Casa de Anne Frank + Heineken+ NOITE: restaurante bacana
    - 18/04: MANHÃ: Parque de Tulipas + TARDE: moinhos Zaanse Schans + NOITE : A´dam Lookout (se restar forças)
    - 19/04: Bate volta Bruxelas
    - 20/04 Retorno par o Brasil

    Sugere alguma alteração.
    Muito obrigadaaa e Parabéns!!!

    Responder
    • Oi Bruna,

      O seu roteiro para Amsterdam está perfeito. Eu só temo um pouco o bate volta para Bruxelas... parece perto, mas a viagem é um pouco longa; leve isso em consideração pois pode ser que não consiga ver muito da cidade. E, claro, sempre pensar em aproveitar cada atração ao máximo, sem se preocupar em ir para a próxima... relaxar, curtir as férias!

      abraços,

      Responder
  19. Oie!! Provavelmente irei a Amsterdã em julho com mãe e filho de 4anos e meio. Dessa forma, as caminhadas de 600m e 700m não irão rolar. É possível usar transporte público nesse roteiro que vc fez? Muito obrigada!

    Responder
  20. Olá Daniel! Quero te parabenizar por esse roteiro completão. Estamos pensando em fazer uma viagem à Europa em meados do ano que vem e estamos vasculhando a internet atrás de nossos destinos. Enfim, obrigado!

    Responder
  21. Estou indo final de fevereiro para Amsterdam e adorei as dicas! Com certeza seguiremos varias, espero ter sorte com os lugares e que o frio de uma tregua...mas, muito boa sua ideia sobre o canal/blog/midia. Parabens e Obrigada!

    Responder
  22. Que maravilha de site! Muitas informações preciosas que somente quem vive no local consegue dar...

    Vamos passar por Amsterdam no inicio de Dezembro, eu minha esposa e meu cunhado, ficaremos 3 dias, hospedados próximo do Voldelpark, e obviamente queremos ver, fazer e viver o máximo que conseguirmos nesse curto período, e ficamos na dúvida... Comprar o "I Amsterdam Card" compensa? 1, 2 ou 3 dias?

    Agradeço desde já por todas as informações.

    Abraços

    Responder
    • Oi Wander,

      Que legal que passarão alguns dias em Amsterdam... Sou suspeita, mas arrisco que a experiência de vocês será inesquecível. Sobre o I Amsterdam Card... depende muito do que vocês planejam fazer, e do quanto dependerão de transporte público para isso. Para responder bem essa pergunta, só vocês comparando mesmo, o que querem ver, se está ou não incluso no pacote do cartão e fazer as continhas...

      abraços,

      Responder
  23. Hello!
    Amei seu blog! amei!
    Parabéns!
    🙂
    estaremos indo dia 22/10 e ficaremos até 25/10
    Quem sabe a gente encontra vcs!
    beijão de Floripa

    Responder
  24. Ducs, você parece ser uma simpatia. Vou para AMS com meu saguizão e tuas sugestões ajudaram-me a criar o roteiro. Obrigadaço!

    Responder
  25. Primeiramente quero agradecer "MUITO" por todas as dicas descritas aqui. Fiz o roteiro completo de 3 dias, porem o dividi em 5 dias, pois gosto de fazer minhas refeições com tranquilidade.
    Conheci o guia brasileiro Carlos Santos através do Ducs. Ele fez toda diferença para que minha viagem fosse um verdadeiro sucesso. Alem do seu grande conhecimento sobre Amsterdam, é educado, atencioso e ate que ensinou a ler o mapa da cidade. Sem ele e sem o roteiro a minha viagem não teria sido a maravilha que foi. Parabéns!!!

    Responder
  26. Olá! Fui para Amsterdam semana passada e peguei várias dicas que você postou aqui! Comi o melhor hambúrguer da minha vida e a torta de maça também. Quero voltar em breve a essa cidade linda que ganhou meu coração! Adoro seu blog, sucesso!!!

    Responder
  27. Olá, Bom dia! Neste post "Roteiro de 3 dias em Amsterdam: o melhor roteiro passo a passo", na parte das visitas as cervejarias, você diz que a 'Heineken Experience' não dá para fazer com menores de idade (o que é o nosso caso, pois estamos viajando com nosso filho que tem 15 anos!). Então ficou a dúvida, é possível ir com ela na Brouwerij 't IJ, a cervejaria do moinho? Inclusive porque essa foi a sugestão que mais nos agradou... A gente curte mais esse tipo de lugar e de cerveja...

    Responder
  28. Olá,
    Te encho o saco via Insta e por aqui tb ! rs
    Estou com um roteiro de 3 noites em Amsterdam e queria ajuda com relação aos museus. Confesso que eu e meu marido não somos fãs de artes e as vezes fico um pouco entediada com museus. O roteiro estava redondinho até ele inventar que queria ir na Heineken Experience e complicou tudo. Pode me dar um help ?
    Dia 1 - chego por Schipol as 14:10 e meu hotel é em frente a estação Sloterdijk, então pensei em deixar a mala no hotel, fazer compras para comer, depois ir na BROUWERIJ´T IJ e passeio de barco noturno. Dia 2 - Madrugar para tirar foto no Iamsterdam, depois ir para o museu MUSEU ONS´LIEVE HEER OP SOLDER, e Casa da Anne Frank (comprado para as 13:30), Praça DAM, Madame Tussauds, Red District e fim ! Dia 3 - Albert Cuyp, Heineken Experience, RIJKSMUSEM, VAN GOGH e Vondelpark.

    Tudo lindo na teoria, mas não sei se na prática, considerando que é inverno, vai dar certo. Acho que não vou conseguir fazer 3 atrações grandes no mesmo dia. Então minhas perguntas:
    1 - Mesmo com ingresso comprado para a Casa da Anne Frank voce acha que vou pegar qnt tempo de fila ? e quanto tempo se gasta mais ou menos lá dentro ? Quanto tempo antes do meu horário eu preciso chegar lá ?
    2 - Começando as 11:00 a Heineken, eu consigo ainda ir no RIJKSMUSEUM e no Van Gogh ? Se não der para ir nos dois, qual vc acha que seria melhor optar ? vc acha que é perda de tempo e dinheiro ir nos museus com tempo apertado, considerando que nao somos fãs de arte ?

    Muito obrigada!

    Responder
    • Oi Juliana,

      Por não serem muito fãs de arte até que estão pretendendo ver muitas coisas hahahah
      Mas o roteiro é possível sim, até porque não vão se deter muito tempo em todas as obras, imagino eu. Eu só colocaria a foto no IAmsterdam no mesmo dia em que forem visitar o Van Gogh Museum e o Rijksmuseum, pois fica na mesma praça... Talvez se não estiverem muito cansados, rola fazer o Albert Cuyp no dia que vocês chegarem.

      Na casa da Anne Frank com ingresso comprado, você só pega o "trânsito interno" que, de alguma forma te conduz pela casa. Mas é bom garantir chegar na hora. Madruga pra ir no Ons lieve hier op zolder e planeja um lanchinho antes do museu da Anne Frank. E no dia 3, talvez deixar a Heineken Experience para depois dos museus, rola degustação 😉

      abraços,

      Responder
  29. bom dia planejo ir a amsterdan em 30/04 até 02/05 deste ano,porém vou sozinha tenho 69 anos e não falo ingles. Estarei em Barcelona e farei ida e volta.
    só irei se conseguir com vcs passeios e receptivo com guia em portugues.
    quero conhecer Keukenhof. Vc acha viável eu ter esse apoio com vcs porque estou receosa.
    Agradeço sua atenção

    Responder
  30. Ótimas dicas! Ótima linguagem... me senti como ouvindo um amigo me contar sobre sua viagem.... e fiquei com muita vontade de conhecer Amsterdã.
    Fiquei com uma dúvida, meu ingles é bem básico. Será que consigo me virar nesse roteiro? na cidade? Obrigada

    Responder
  31. Olá, adorei as dicas! Estarei em Amsterdam em abril de 2018 (dia 14 a 17) com um grupo de 07 adultos e minha bebê de 2 anos. Considerando que 01 dia será dedicado ao Keukenhof, gostaria de sugestões para aproveitar melhor a cidade. Obrigada!

    Responder
      • Olá Dani, muito obrigada pela atenção! Vou aproveitar essas dicas. Se for possível gostaria apenas de mais uma opinião/sugestão...estamos avaliando hospedagem no Ibis Amsterdam City West, seria um bom custo-benefício e com boas opções de transporte?
        Obrigada desde já!????

        Responder
  32. Olá Daniel, tudo bem? Primeiramente, muito obrigado pelo roteiro. Irei dia 26 de novembro e com certeza já me ajudou bastante no planejamento. Espero que os programas tenham permanecido legais, haja vista que a matéria é de um ano atrás. Entretanto, Daniel, gostaria de te pedir uma ajuda. Eu e minha namorada iremos de Amsterdam para Paris logo em seguida. Observamos que de trem era mais viável e barato. Gostaria de saber de você como indica para compra de tíckets de trem, qual empresa viajar, como ir, etc. Agradeço demais. Abraço. Att, Vitor Castim. Natal/RN.

    Responder
    • Oi Vitor,

      Eu costumo comprar pelo site da NS, empresa de trens que opera na Holanda: http://www.ns.nl. Lá você encontra todos os trens disponíveis, das diferentes empresas. E comprar antecipado às vezes é vantagem, o preço é melhor...

      abraços,

      Responder
  33. obrigada pela sua página, tão útil para mim, que vou viajar de Portugal para Amsterdam pela primeira vez. Farei em Amsterdam os meus 50 anos, Uma prenda que ofereço a mim mesma! Adoro as suas fotos, os relatos das suas experiências. Vou seguir muito as das suas dicas.
    Obrigada
    Zuraida

    Responder
  34. Boa tarde, Daniel! Tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pelo conteúdo excelente!
    Eu e minha esposa estaremos em Amsterdã no fim de ano, na nossa lua de mel, e o site está nos ajudando demais!

    Uma pergunta: os estabelecimentos aceitam carteirinha de estudante do Brasil pra descontos (como entrada nos museus, por exemplo)?

    Obrigado e abraço
    Fernando

    Responder
    • Oi Fernando,

      Em geral, não aceitam carteirinha de estudante brasileira... alguns aceitam carteirinhas internacionais, mas é sempre bom checar no site do museu antes pra não se decepcionar...

      abraços,

      Responder
  35. Boa tarde Dani Stefano, Ducs e demais colaboradores.
    Convenci a muié e estou voltando novamente à AMS em Novembro. rsrs
    Gostaria de saber a opinião de vocês em conciliar o clima de novembro (meio fim do outono) com a atração A'Adam - restaurante Moon que vou reservar e o swing - isto é, escurece cedo, pode haver neblina, etc? Como regra é claro, devo preferir agendar um almoço/algo de dia ou arrisco um jantar? Minha preocupação é que nessa época o fim de tarde e começo da noite possa ficar prejudicada a atração...
    Desde já agradeço a atenção.

    Responder
  36. Estou voltando à Amsterdam em dezembro junto co minha irmã. Ambos já passamos dos 60 anos. Em outras oportunidades nos dedicamos a visitar museus e demais atrações "previsíveis". Atualmente preferimos viver a cidade que visitamos e tuas sugestões se encaixaram perfeitamente em nossas aspirações. Seguramente farei nosso roteiro baseado em tuas recomendações. Feliz por ter te encontrado no google. Abraços! Certamente até lá nos comunicaremos para aperfeiçoar nosso roteiro!

    Responder
  37. Olá, viajarei em com marido e duas filhas (12 e 16 anos) em final de dezembro. Gostaria de saber como é a cidade no inverno e se o clima impede a visita de algumas atrações. Também gostaria de saber se há algum inconveniente em visitar o red light district ou cafés uma vez que estarei com adolescentes.
    grata, Patricia Carvalho

    Responder
    • Olá Patrícia,

      Sou muito suspeita pois amo Amsterdam, mas... todas as estações do ano são lindas na cidade e sempre tem o que fazer.

      Sugiro dar uma lida nesse post, que traz dicas do que fazer no inverno em Amsterdam: https://www.ducsamsterdam.net/o-que-fazer-em-amsterdam-no-inverno/

      E também ficar ligada na nossa coluna de Cultura para dezembro, que vai estar no blog no fim de novembro.

      Sobre o red Light. Depende muito de quanto vocês são íntimos das suas filhas e o quanto gostam de abordar assuntos polêmicos com elas.

      Na minha opinião, enquanto moradora, mãe e mulher, a visita é válida para conhecer essa realidade e discutir esses assuntos. Mostrar que existe prostituição e que na Holanda é vista como qualquer outra profissão pois elas oferecem um serviço para pessoas que não conseguem amor de outra forma. Importante dizer que antigamente a maioria das mulheres estava ali por vontade própria, mas agora a maioria delas está sendo explorada por homens que as forçam a trabalhar ali. Por outro lado, há menos ruas de vitrines. Algumas delas são agora utilizadas por artistas de moda. É bem tranquilo e policializado, mas pode haver algum turista com atitudes machistas. Só tome o cuidado de não tirar fotos das vitrines, elas não curtem.

      Se lá forem, bem no meio há uma igreja, a Oud Kerk. Bem na frente dela, no chão, há uma escultura de um artista anônimo. Diz a lenda que ele é um médico que nas horas vagas faz esse tipo de artes e as espalhada pela cidade à noite (com o consentimento da prefeitura). no chão em frente à igreja ele colocou então um seio com uma mão acorrentada. Poderia, na minha opinião, encerrar a visita ao red Light e iniciar uma boa conversa com as gurias 😉

      Se preferir, faça uma visita guiada. Aqui estão os passeios e atrações que nossos parceiros oferecem: https://www.ducsamsterdam.net/ingressos/

      Espero ter ajudado!

      abraços,

      Responder
  38. Olá, boa noite,

    Irei para Amsterdã no inicio de novembro e pesquisando sobre passeios, cheguei até o seu site. Tenho interesse no passeio até Zaanse Schans mas gostaria de saber se tem como fazê-lo com guia em português e quanto custaria para 3 pessoas. Outra informação: sobre o traslado do aeroporto até o hotel, gostaria de receber valores. No aguardo, desde já agradeço.

    Responder
  39. Li o post todinho!! E peguei várias dicas!
    Agora quero clicar nos links e ver tudo detalhado. Parabéns pelo blog e pelos saguis
    Em novembro estarei aí!!

    Responder
  40. Adorei o site e o roteiro, difícil encontrar um tão claro e organizado como esse. Tomei como base para criar o meu. Muito obrigada! bjs

    Responder
  41. Olá Daniel, tudo bem? Estou indo para Amsterdam em Agosto, vou passar 3 dias depois de um pequeno tour por Paris e Londres. Será minha primeira viagem internacional e estou indo sozinha. Gostei muito do seu blog e o seu roteiro de 3 dias se encaixa perfeitamente nos meus planejamentos. Me tire algumas dúvidas, a começar pela imigração, meu voo faz escala em Roma antes de ir para Paris, passo pela imigração em Paris ou em Roma?

    Outra dúvida é quanto fazer uma parada na Bélgica, ao invés de passar os 3 dias em Amsterdã iria para Bruxelas no terceiro dia cedinho e de lá já parto para Paris, pois a distancia é curta, mas os horários de ônibus e trem não são muito bacanas o que me faria gastar com mais uma diária para não perder o voo de volta. Você acha que compensa ou seria melhor aproveitar os 3 dias em Amsterdam mesmo?

    E por fim me dê um grande help, minha diária acaba no terceiro dia por volta das 11h porém minha passagem está marcada para às 23h50. Compensa pagar outra diária no local que ficarei (AIRBNB) ou procurar um hostel mais barato e mais próximo a estação de ônibus somente para deixar as coisas e curtir o último dia tendo um local para descansar e tomar um banho antes de viajar?

    Responder
    • Olá Laura,

      O primeiro país onde o seu vôo pousa na Europa é onde você vai passar pela imigração. Sobre ir pra Bélgica ou mais uma diária no hotel... Acredito que são questões bastante pessoais, que dependem muito de você mesma e do seu estilo de vida. Você já ponderou alguns prós e contras... Acho que se pesquisar mais e tiver mais elementos vai encontrar a resposta 😉

      Abraços,

      Responder
      • Agradeço o retorno Daniel, verifiquei e vou ficar por Amsterdã mesmo acho que vou aproveitar melhor e será menos cansativo. Bruxelas fica para uma próxima embora eu quisesse muito um chocolate belga,rsrs. Mais uma vez obrigada e parabéns pelo blog, estou louca para colocar o roteiro em prática no mês de agosto. Alguma dica específica?

        Responder
  42. Olá Danie, tudo blz? Estou pensando em fazer uma viagem a Holanda, no final de agosto, início de setembro, passando alguns dias por Amsterdam. Pretendo fazer essa viagem em grande parte de bike e gostaria de ver contigo um roteiro que abarcasse esse desejo. Aguardo seu retorno. Muito obrigada desde já.

    Responder
  43. Só tenho a dizer: AMEI este post. Que divertido ler suas dicas e a forma como você escreve. Parece que acabei de bater um papo cabeça, e não que li páginas em um blog.
    Parabéns.

    Responder
  44. Caso eu faça uma reserva para o Madam para almoço, o lunch menu custa 27,50 euros com direito a 2 pratos. Esses 2 pratos posso escolher os 2 pratos principais? Ou tem que ser um prato de entrada e o outro principal? E só mais uma observação. Pagando esse valor, tenho direito de ir no Lookout sem pagar a entrada de 12,50 euros. Sendo assim, o almoço sairia por apenas 15 euros. Está certo?

    Responder
  45. Olá, boa noite!
    Comprei o ticket p keukenhof combo através do site. Preciso de ajuda p decifrar, rsrsrs. Estou c ticket impresso, tenho q trocar em algum lugar? Meu hotel fica próximo à estação central, qual melhor maneira? Ônibus 197 ??? Depois q vai p linha 858??? Me ajuda por favor! Estou perdida em Amsterdam, rsrsrs
    Obrigada

    Responder
    • Oi Fabrizia,

      Vamos lá! Com o ticket impresso você tem acesso ao transporte e ao parque, basta apresentá-lo tanto no ônibus como no Keukenhof. E, sim, é isso mesmo: vocês pegam primeiro o 197, que vai deixá-los no aeroporto e, lá fazem a baldeação para o 858, que os deixa no parque.

      abraços,

      Responder
  46. Irei para Amsterdam em julho e vocês estão me ajudando demais com esses artigos! Muito obrigado! Tenho uma dúvida. Caso eu faça uma reserva para o Madam para almoço, o lunch menu custa 27,50 euros com direito a 2 pratos. Esses 2 pratos posso escolher os 2 pratos principais? Ou tem que ser um prato de entrada e o outro principal? E só mais uma observação. Pagando esse valor, tenho direito de ir no Lookout sem pagar a entrada de 12,50 euros. Sendo assim, o almoço sairia por apenas 15 euros. Está certo?

    Responder
  47. Amei o blog. Vou esse fim semana da Páscoa com família e amigos...suas dicas ajudaram muito. Sou brasileira de curitiba mas moro a 5 anos em luxembourg. Parabens pelo trabalho.

    Responder
  48. Boa tarde.
    Amo este site! Simplesmente incrivel.
    Irei em Maio e estou programando tudo conforme informações passadas aqui.
    Porem tenho uma duvida, neste post diz que somente quem faz reserva para o Restaurante Giratorio (moon) tem direito a Lookout, porem fiz uma reserva no Madam e veio a seguinte observação
    Met deze reservering, heb je tot 22:00 automatisch ook toegang tot het observatiedek / LOOKOUT.
    Tenho direito a torre de observação gratuitamente, ou devo comprar um ingresso separado a torre e depois jantar?
    Mais uma vez obrigada!

    Responder
  49. Oi, primeiro que nada quero dar os parabéns pelo blog, tem-me servido de inspiração para as minhas próximas férias. Tenho uma curiosidade: é possível comprar bolbos de tulipas e traze-los para Portugal? Vou viajar em companhias low-cost mas não sei se é permitido. E em que lugares posso comprar ? Grata pel atenção.

    Responder
  50. Oi
    Gosto muito do seu modo de se expressar.
    Bacana, mesmo!!
    Seguinte: iremos, eu e o marido, à Bélgica e Holanda em maio 2017.
    Ficaremos hospedados em apartamentos locados via AIR BNB.
    A minha dúvida é quanto à documentação necessária para ingressar nesses 2 países, já que não teremos reservas em hotéis para comprovar nossa hospedagem.
    É necessária a carta de apresentação?
    E o visto na polícia local?
    Desde já, agradeço

    Simone (Porto Alegre-Brasil)

    Responder
    • Olá Simone, como vai?

      De fato, para entrarem como turista precisam apenas do passaporte com validade superior a seis meses quando entrarem em qualquer país que faça parte do Tratado de Schengen - e os dois países que vocês visitaram fazem parte. Caso eles peçam, você pode sim apresentar a reserva do AirBnb. Caso tenha mais dúvidas, entra em contato com a embaixada da Holanda ou da Bélgica no Brasil.

      abraços,

      Responder
  51. Olá, Daniel! Tudo bem? Estou indo pra Amsterdã esse mês, e estou montando meu roteiro a partir das suas dicas. No entanto, vi que vc não indicou a praça Dam nesse roteiro de 3 dias, nem o Begijnhof, que vc até fala em outro post seu. Vc acha que é longe pra tentar encaixar? Quem sabe não daria pra ir à noite?

    Obrigado pela ajuda!

    Responder
    • Oi Gustavo,

      O Dam fica bem no centro de tudo. E sim, você pode incluir no seu roteiro. O fato é que de um jeito ou de outro você vai passar por lá, de qualquer forma 🙂

      Responder
  52. Eu achei seu blog por acaso e fiquei presa a ele!!
    Nem cheguei em Amsterdam e já estou com saudades!
    Obrigada pelas dicas! Vou seguir quase tudo!

    Responder
  53. Olá Daniel.

    Cara, seu post será o meu roteiro em Amsterdã. Diz aí pra mim como é que são as temperaturas em meados em abril.

    Responder
  54. Oi, pessoal. Primeiro, parabéns pelo site. Estou devorando e vem me ajudando muito com minha viagem. Que forma mais gostosa de escrever! Me perco aqui. Parabéns, de verdade. Quanto ao roteiro, fiquei com uma dúvida e gostaria da ajuda de vcs: tô querendo fazer uma reserva pra jantar no Madam, mas daí preciso necessariamente comprar o ingresso do Amsterdam Lookout pra entrar no restaurante? Obrigada.

    Responder
  55. Olá!!
    Muito obrigado pelas dicas.
    Estarei em Amesterdão no ano novo por isso vou ficar à espera de sugestões!!
    A minha dúvida é ao comprar o bilhete para visitar o esconderijo de Anne Frank (que já vi que é por hora marcada), também existe fila ou é chegar e entrar?

    Aguardo resposta!! Muito obrigado

    Responder
  56. Ducs!!!!! Finalmente conhecerei sua tao amada Amsterdã. Maravilha! Caiu feito uma luva seu roteiro jã que será o tempo que terei em Amsterda.
    Nao farei tudo claro, mas valeu muito suas dicas, como sempre lógico.
    Obrigada.

    Responder
  57. oi esse seu roteiro de 3 dias, museu, park, barco, feira etc.... fica prejudicado no inverno (salvo museus é logico)?
    li o outro post mas não vi tantas coisas no inverno, janeiro... principalmente passeio de barco, se GERALMENTE E POSSÍVEL ? Ou não....

    Responder
  58. Bom dia Dani! Comprei um tour guiado com o Carlos para 08/11 pela manha, porem não aparece no voucher o horário que devo estar no ponto de encontro! Que horário devo estar lá?

    Responder
  59. Olá! Boa noite! Estarei indo a Amsterdam dia 14 a 17/11. Estava olhando suas dicas e tive uma dúvida: tem alguma diferença do passeio de barco saindo da estação central para o que sai de Leidseplein? Ambos passam pelos canais mais famosos? Obrigada!!

    Responder
    • Sim, ambos passam pelos canais mais famosos. Ë apenas que são duas empresas diferentes, e têm locais de saída diferentes, mas os passeios passam pelos canais famosos e são ambos bem legais! Ë só escolher o que for mais conveniente pra você.

      Responder
      • Olá, Gente. Tudo bem? Fiquei com uma dúvida: o horário do último barco que parte de Leidseplein é 18h? Vi que funciona até às 18h, mas não ficou claro se o último parte às 18h ou se toda a operação é finalizada às 18h.

        Beijos, Juliana.

        Responder
  60. Olá, Daniel! Passando aqui para agradecer pelas dicas no roteiro de 3 dias em Amsterdam.
    Estive lá de 12 a 16 de setembro último e seus posts foram muito valiosos! Café da manhã no De Balie, a feira no Albert Cuypmarkt, dentre outras coisas.
    Ah! o De Pijp à noite é muito legal, cheio de opções de restaurantes com muita gente bonita e descolada curtindo a vida. Fui no Chocolate Bar e recomendo demais!
    Amsterdam é realmente encantadora. Pretendo voltar um dia.
    Obrigada pelo ótimo serviço prestado, Ducs!
    Abraço.
    Luciane Miranda.

    Responder
  61. boa tarde ! estarei chegando em amsterdã dia 13 de outubro e terei 2 dias livres para conhecer a cidade, vi várias dicas de passeio no site mas não sei se todos são possíveis em outubro, pois imagino que estará um pouco frio, se possível gostaria de receber sugestões para estes dois dias incluindo passeios com guia em português pois meu inglês é muito ruim!

    Responder
  62. Gosto muito das dicas,fico muito muito contente pq tem brasileiro envolvido,saiba saiba que divulgo bastante o Ducs na rede.Grande abraço!!

    Responder
  63. Adorei a matéria e o blog que conheci a pouco pesquisando sobre o Holanda.
    Poderia me ajudar indicando bons e baratos se possível rsrrs cursos de inglês, não necessariamente em Amsterdã mas por toda a Holanda.
    Obrigada

    Responder
  64. Oi, Daniel.
    Conheci seu blog recentemente e estou devorando-o! É muito gostoso de ler 🙂
    Vou passar minha lua de mel em Amsterdã (seguido de Bélgica, Paris e Roma). Chegarei no dia 3 de maio, como costuma ser o clima nessa época? Certamente vou basear meu roteiro nas suas dicas. Estava pensando em quatro dias completos em Amsterdã e pelo post de hoje vi que é um bom tempo, não é?

    Bjs e obrigada pelas contribuições.

    Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.