Roteiro de 3 dias em Amsterdam: o melhor roteiro passo a passo

"O que fazer em Amsterdam? Você tem um roteiro de 3 dias em Amsterdam?" são perguntas que ouço direto. Ora, pronto, está aqui pra você o melhor roteiro de 3 dias em Amsterdam!

Sério! Eu faço o Ducs Amsterdam desde 2007 para responder com dicas de Amsterdam, testadas e aprovadas ao longo dos anos. Então eu tenho a experiência pra fazer um roteiro de 3 dias para Amsterdam completão!

Roteiro de 3 dias em Amsterdam
O legal é aproveitar o dia e a noite em Amsterdam! (Foto: Daniel Duclos)

Sim o ideal, é claro, é ter um roteiro personalizado feito só pra você. Mas ter algo pronto pra se basear é uma mão na roda.

Perfeito. Vou te dar o melhor roteiro de 3 dias para Amsterdam então. Pra ficar balanceado, coloquei tanto as atrações mais famosas de Amsterdam quanto dicas locais descoladas que estão surgindo recentemente, aquelas que a maioria dos turistas desconhece, manja?

Aqui não tem diquinha genérica não, aqui é passo a passo, seu dia todo planejado, da manhã a noite, e ainda com opções pra você personalizar. E tem como chegar de um lugar no outro (o que é um diferencial da maioria dos roteiros por aí).

Anota, imprime, segue e tira uma foto fazendo o meu roteiro de três dias para Amsterdam e me manda lá no Instagram: Só marcar com a tag #ducsamsterdam.

E quem sabe a gente não se cruza num dia desses?

Ah sim... antes de vir pra Amsterdam, é essencial você achar um hotel bacana. usa a caixa de busca aqui:

Booking.com

Roteiro de 3 dias em Amsterdam - Dia 1: I Amsterdam, explorando os museus e Vondelpark

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Café da manhã: De Balie

Vamos começar o nosso roteiro de 3 dias em Amsterdam com uma sugestão de café da manhã. Claro, você pode tomar no seu hotel, ainda mais se já estiver pago. Mas se quiser uma coisa mais assim, tchans, e mais local, vá para a Leideseplein e coma no De Balie.

Apesar de a Leidseplein ser bem turística, o De Balie faz sucesso com os locais em um prédio muito lindo (o antigo tribunal de Justiça de Amsterdam).

O serviço completo sobre o De Balie você acha no artigo sobre café da manhã no Ducs, corre lá. O De Balie é a dica 6.

Ok, com o pandulho cheio, hora de bater perna. O De Balie é pertinhozinho do Vondelpark, mas melhor começar o roteiro pela famosa Praça dos Museus (Museumplein), onde costumava ficar o letreiro I Amsterdam.

Ah sim, ficou sabendo? O letreiro I Amsterdam agora é móvel pela cidade. Desde dezembro de 2018, a prefeitura resolveu estimular os turistas a explorarem mais a cidade. Sei lá, tem gente que não conhece o Ducs, né, e não tem esse super roteiro de 3 dias em Amsterdam... mas você conhece, e fica tranquilo: você vai conhecer bem a cidade, e sim, vale a pena ir na Museumplein mesmo sem o I Amsterdam lá.

Por quê? oras, por causa dos museus...

Roteiro de 3 dias em Amsterdam: chegando na Museumplein (Praça dos Museus)

Saia do De Balie, ande uns 750 metros pela Weteringschans e quando vir o Rijksmuseum a sua direita, vire. Atravesse o museu pelo túnel e vai sair na museumplein. Mesmo sem o letreiro, a praça é muito bonita. Aproveite para tirar fotos do lindo prédio do Museu Nacional, ou Rijksmuseum com o espelho d'água providenciando um reflexo.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Manhã: Praça dos Museus, Van Gogh / Rijksmuseum / Stedelijk

E depois, vamos curtir o museu em si, que é lindo por dentro e por fora. O predio do Museu foi projetado pelo mesmo arquiteto que projetou a Estação Central de Amsterdam, e é cheio de detalhes interessantes, estátuas, e cercado por um lindo jardim.

Ah: Rijksmuseum se pronuncia (mais ou menos ráiksmusseoum. O r do começo é o r fraco, de atRapalhado, e não o r forte de aRRe que língua difícil.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam
Van Gogh é Holanda! (Foto: Daniel Duclos)

Sim, o favorito dos brazucas é o Van Gogh. Um clássico. Eu detalhei sobre ele, inclusive a dica de como comprar ingresso antes, no meu post sobre as top 5 atrações de Amsterdam, leia lá.

Compre ingresso antecipado pro Van Gogh com hora marcada aqui.

Se quiser um tour com o super guia brasileiro do Ducs, o Carlos, corre aqui.

Porém, o museu mais visitado de Amsterdam surpreendentemente não é o Museu do Van Gogh. É o Rijksmuseum. Que é muito demais também.

Aliás, lá é O lugar pra você ver obras de Vermeer (amo), Rembrandt, incluindo a multifamosa Ronda Noturna, e outros mestres. A Ronda Noturna é uma que vou ter que te recomendar ver ao vivo. É outra escala. Literalmente. É enorme. Ilustra perfeitamente a diferença entre ver uma reprodução e ver a obra de verdade na sua frente.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam
O espelho d'água na frente do Rijksmuseum é usado pra patinar no gelo no inverno! (Foto: Daniel Duclos)

(Isso vale em geral, concedo - as pinceladas de Van Gogh ganham nova dimensão quando você enxerga os sblobs de tinta ainda com as marcas das cerdas do pincel do mestre.)

Compre ingressos pro Rijksmuseum aqui.

E, correndo por fora, temos o Stedelijkmuseum, o museu de arte moderna de Amsterdam. É bem menos pop, mas eu gosto bastante também. Eu sei que é controverso, tem gente que olha arte moderna e fica com aquela cara de ué, ou fica achando que é picaretagem ("ah, meu sobrinho faz melhor"), mas eu discordo. E curto o Stedelijk.

Tanto que tem um artigo só pra ele no Ducs. E claro o melhor é comprar o ingresso antes, porque né, bem mais legal do que ficar parado em fila tomando vento é curtir o museu.

stedelijk_museum_amsterdam
O Stedelijk em Amsterdam tem obras de grandes mestres, como Piet Mondriaan (o nome original dele em holandês tinha dois aa mesmo...) (Foto: Daniel Duclos)

Enfim, escolha seu museu, ou vá em todos, e aproveite sua manhã absorvendo cultura. De novo: compre os ingressos o quanto antes, que ficar na fila é micado.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Almoço: (Opção 1) piquenique na praça.

Ok, pra almoço temos duas opções. A primeira é bem mais informal e depende de estar tempo agradável (ou seja, aqueles três dias do verão. Não, brinks, tem bem mais).

Que é a seguinte: acha o canto oposto da Museumplein, ali na frente do Stedelijk, tem um supermercado subterrâneo. É um Albert Heijn. Você pode descer lá, comprar coisas gostosas de mastigar e beber, subir e fazer um piquenique na Museumplein, sentado na grama mesmo, observando a vida. O universo. E tudo o mais.

É bacana e já fiz isso diversas vezes na vida.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam: piquenique na Museumplein
Por exemplo, essa foto eu tirei quando ainda estavam reformando o Stedelijk. (Foto: Daniel Duclos)

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Almoço: (Opção 2) Almoço no Vondelpark no Vondelpark 3

Se essa não for muito a sua, você pode ir já pro Vondelpark e almoçar lá dentro. É só uns 700 metros da Museumplein, dá pra ir a pé de boa. No antigo prédio do Filmmmuseum tem um restaurante bem bacana. É o Vondelpark 3.

Se o tempo estiver bom, eles põem mesinhas do lado de fora, e é bem agradável. Pode lotar, mas você pode reservar lugar no site deles e, calma, tem em inglês. Segue esse link.

A comida é boa, a vista sensacional. O preço não é especialmente barato (um prato principal sai a partir de uns €16), mas hey, Vondelpark.

Ah, eles têm wifi. Aliás, Amsterdam tá cheio de spots de wifi. E você pode comprar um chip pra celular também. Eu escrevi um artigo só sobre como conectar na Internet em Amsterdam.

Ok, agora é hora de andar um pouco.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde, passeio: Vondelpark

O Vondelpark é um clássico e o parque mais visitado de Amsterdam. E não é só turista não: 9 em 10 amsterdameses passam por lá ao menos uma vez ao ano. Eu vou mais.

Não é bem uma atração pra você olhar de fora, "hm, bonito, tiquei da lista". É pra ser vivido e sentido, descobrindo os pequenos encantos.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam
Como um charmoso coreto, por exemplo. (Foto: Daniel Duclos)

É interessante também de notar que o parque se transforma ao longo do ano: as estações explodem com força e beleza no Vondel.

Roteiro de 3 dias para Amsterdam: curtir o Vondelpark
Dá para curtir o Vondelpark o ano todo em Amsterdam (Foto: Daniel Duclos)

Olha, eu contei com detalhes como explorar e descobrir o Vondelpark em um artigo dedicado só pra ele aqui. Leia com calma e planeje seu passeio pelo parque. Ou não planeje nada e vá no feeling mesmo.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde: Compras na PC Hooftstraat

Ali ao lado do Vondel tem a PC Hooftstraat, que é a rua das grandes marcas de Amsterdam (Hugo Boss, Luis Vitton, Chanel, Dolce & Gabbana e outras). Tipo a nossa Champs-Élysées. Já que Amsterdam não é especialmente barata, vamos logo pro luxo. Na pior das hipóteses, dá pra olhar vitrine bacana.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam: compras
A PC Hooftstraat é o lugar pra fazer compras de artigos de luxo em Amsterdam. Totós e Porshes não são incomuns por lá. (Foto: Daniel Duclos)

Enfim, se for a sua, pode comprar coisas legais, ou apenas se divertir contando Porshes e Ferraris, mas tá na hora de um cafezinho, que acha?

Não precisa tomar café na Nespresso da PC Hooftstraat, (exceto se o George Clooney em pessoa te chamar), tem café melhor ali ao lado.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde, café: Brandmeesters

Primeira opção, a Brandmeesters oferece um espresso (huh, com s mesmo) gostoso e baristas que entendem do assunto. O legal é que lá você também pode comprar grãos e acessórios cool de café.

A Brandmeesters fica na Van Baerlestraat 13, entre a PC e o Vondel.

Refrescou? Tem tempo pra mais alguma coisa ou já hora de pensar na janta?

Tarde: (Opcional) Passeio de barco pelos canais de Amsterdam

Se você achar que dá tempo e tá no pique, pode fazer o passeio de barco hoje. Se preferir não, não se preocupe: eu programei o passeio pra amanhã. Você escolhe.

Prefere hoje? Então beleza. Compra o ingresso nesse link (atenção! Esse link só vale para embarcar perto da Leidseplein. Se você quiser fazer o passeio amanhã, eu programei a saída na frente da Estação Central, então é outro link. Tem lá).

Passeio de barco em Amsterdam
(Foto: Daniel Duclos)

Para pegar o barco é simples. Volta pro Vondel, e sai de novo lá na Leidseplein. Ali na frente tem os barcos (endereço oficial: Max Euweplein 57).

O passeio dura cerca de uma hora e você desembarca de volta ali na frente da Leidseplein.

Ok, agora definitivamente é hora da janta.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Janta: (Opção 1) Cervejaria Gollem

Pra jantar temos duas opções ali perto. Uma é o Gollem na Overtoom. O Gollem é uma cervejaria bem legal aqui de Amsterdam, mas calma que não to recomendando que sua janta seja suco de cevada. Eles têm pratos também.

E, bem, você pode acompanhar com inacreditável seleção de cervejas deles também, né, já que você já tá lá...

(Foto CC BY-SA ctj71081)
(Foto CC BY-SA ctj71081)

O ambiente é, obviamente, altamente informal, lota (inclusive é uma boa ideia reservar), tem barulho e é basicamente divertido. Alguns dias tem até jazz ao vivo.

Dei todas as dicas sobre o Gollem, incluindo endereço, no meu artigo de cervejas aqui.

Ou se você preferir um esquema mais calmo e mais tradicional, vamos de comida italiana?

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Janta: (Opção 2) Comida italiana no 4 Stagioni

Um dos nossos italianos favoritos, fica ali pertinho. As massas são gostosas, o atendimento é simpático e há muita variedade de pratos (todos bons).

Roteiro de 3 dias em Amsterdam: restaurante e onde comer
(Foto: Divulgação Le 4 Stagioni)

As sobremesas são excelentes e a Carla suspira pelo tiramisu deles sempre que lembra de sobremesa italiana. Ah sim: não é estritamente necessário, mas é prudente reservar. Veja como no artigo sobre restaurantes de Amsterdam.

Ok, e agora? Já voltar pro hotel? Ou vamos aproveitar a noite?

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Noite: (Opção 1) Het Concertgebouw

Se você não engatou a noitada no Gollem, pode ser uma boa ver um concerto no sensacional Concertgebouw. Um prédio lindo, você certamente já reparou nele quando estava lá na Museumplein.

O_que_fazer_Amsterdam-CGB-Kruispunt-©-Leander-Lammertink
(Foto: Divulgação © Leander-Lammertink)

É considerada como uma das três salas com melhor acústica do mundo. Grandes nomes da música já se apresentaram lá. Um concerto lá é inesquecível, vai por mim!

Você pode comprar seu ingresso via Ducs também (e pegar todas as infos) aqui nesse link.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Noite: (Opção 2) Pub Crawl Leidseplein

A segunda opção é meio que o oposto, hehe. Em vez de ficar ouvindo música clássica, você embarca num pub crawl pela Leidseplein. Infos e ingressos aqui ó.

Escolheu? Divirta-se! Até amanhã!

Roteiro de 3 dias em Amsterdam - Dia 2: Explorando o Jordaan e Casa da Anne Frank

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Café da Manhã: De Hoek

cafe-da-manha-amsterdam
(Foto: Aline Lickel)

Pronto, recuperado? Vamos tomar um café da manhã ali na esquina do Jordaan, que hoje tem mais caminhada. Tá bom, não é na esquina, é no meio do Jordaan, um dos bairros mais charmosos de Amsterdam. Sabe quando Amsterdam tem mais cara de Amsterdam? É no Jordaan.

(Aliás, pronuncia-se iôrdaan e não jordã).

Você pode escolher um típico café da manhã holandês, o uitsmijter. Enfim, veja as dicas todas no artigo sobre café da manhã que já falei.

Pronto, com a pança devidamente forrada, vamos passear.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Manhã, passeio: caminhar pelo Jordaan, tirando fotos (opcional, mas altamente recomendado: passeio fotográfico com a Lu)

Como eu disse, Amsterdam está em seu típico auge nesse bairro. Eu poderia te dar um passo a passo, mas na real a graça é você ir se perdendo mesmo, virando nas ruazinhas e pontezinhas, achando as coisas interessantes. Ande, ande, olhe, pare, fotografe muito!

Onde você virar vai ter uma coisa linda e charmosa pra você ver, garantido.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam
(Foto: Daniel Duclos)

E por falar em foto: se você quiser registrar esse momento da sua viagem com você aparecendo, chama a Carladuc (também conhecida como minha querida esposa). Ela vai contigo pra fazer um álbum que vai ficar na história da sua vida.

Fala com a Carla lá no Insta e pede um orçamento sem compromisso, sério mesmo!

Ok, você vai se perdendo, se perdendo e até que é hora de se achar pra comer a melhor torta de maçã de Amsterdam. Hã, como sobremesa, claro. Quem almoçaria torta de maçã?

*cof*

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Almoço no Jordaan: Winkel 43 (Melhor torta de maçã de Amsterdam)

A Winkel fica à beira do Noordermarkt, e é famosa por servir uma torta de maçã memorável.

Mas sim, dá pra almoçar lá também, tranquilo. Digo, comida mesmo. Você só tem que ter um tanto de paciência porque lota mesmo.

A melhor torta de maçã holandesa em Amsterdam, na Winkel 43, no Noordermarkt.
A melhor torta de maçã holandesa em Amsterdam, na Winkel 43, (Foto: Carla Duclos)

A Carla fez um artigo sensacional contando sobre a Winkel 43. E se for sábado, sobre a feira orgânica que tem exatamente na frente. Vale a pena ler e anotar tudo aqui.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde, compras em Amsterdam: 9 straatjes, no Jordaan

Right, você acabou de comer, hora de umas comprinhas. Agora vamos pro exato oposto do dia anterior. Vamos explorar as 9 ruazinhas no Jordaan.

É uma área de compras alternativa de Amsterdam. Em vez de grandes magazines e marcas famosas, você vai ter brechós, lojas de discos, sebos, galerias de arte, design, cafés. Eu curto bem mais do que as “shoppings streets” tradicionalmente lotadas.

As opções são variadas demais pra citar, mas existe um guia de todas as lojas organizadas por categoria nesse site aqui.

Ah, ainda cabe gostosura pra comer? Então podemos degustar queijos típicos holandeses acompanhado de vinhos. Ai, ai, a vida é chata né?

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde, comida: Degustação de queijos típicos holandeses

A queijaria Reypenaer oferece queijos típicos pra você comprar, além de acessórios bacanudos pra você levar de lembrança. Mas se der tempo, eu recomendo você reservar uma degustação de queijos harmonizados com vinhos (se você não bebe eles têm opção não alcoólica também).

Casa de queijos Reypenaer em Amsterdam
(Foto: Carla Duclos)

A Carla contou tudo em detalhes como é num artigo dedicado que recomendo você ler. Se quiser ir só na casa fazer as compras, beleza. Se quiser fazer a degustação, reserva aqui o seu ingresso.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde, museu: Casa da Anne Frank

All right. Vamos ver se cabe uma visita à Casa da Anne Frank nesse roteiro. A Casa da Anne Frank é uma das maiores e mais disputadas atrações de Amsterdam. A história da Anne você conhece já, né? Se não, clique aqui, que eu já contei.

O problema é que a Casa da Anne Frank é toda apertada (logicamente: era um esconderijo), e a demanda é alta. Tipo, mais de um milhão de pessoas por ano. Calcula aí a demanda.

Então é altamente recomendado que você compre o ingresso antes. O problema é que esse ingresso se esgota, tipo, loucamente, assim, ZAZ, já era. Tente a sorte no site oficial (durante a manhã, eles liberam ingressos extras pro dia no site, mas no mesmo esquema: aparece e vupt, já era).

Casa da Anne Frank: roteiro em Amsterdam
(Foto CC BY-NC Tales of a Wanderer)

Você pode sempre arriscar a fila - só que atenção! A fila pra quem está sem ingresso é somente depois das 15h30. Sem apelação, sem choro. Então você pode passar na frente da Anne Frank e ver se a fila é algo que você tá com ânimo de encarar.

Estou na torcida pra dar certo. E se a Anne for especial pra você, e não der de jeito nenhum pra você ir, você pode substituir a parte da tarde do dia 2 desse roteiro por um outro que eu fiz. É no bairro em que Anne Frank morava. Não, não era o Jordaan. Aqui foi onde ela se escondeu! Ela morava em outro bairro, e esse roteiro é bem alternativo e local, dá uma lida.

Se você não fez o passeio de barco ontem, agora é uma boa hora:

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde: (Se não fez ontem) passeio de barco em Amsterdam

Maravilha. Agora vamos fazer outro clássico de Amsterdam: um cruzeiro pelos canais. Amsterdam é a cidade das águas, e o legal é que os canais são parte viva do espaço urbano (muita gente acha que eles têm mau cheiro e tal. Nada. Eles são navegáveis e tem gente até que pesca).

Passeio de barco em Amsterdam
(Foto: Daniel Duclos)

Enfim, vamos lá passear de barco. Pegue o tram 17 em direção a central. Se você não comprou o passe de tram antecipadamente aqui, nem tem o cartão I Amsterdam (compre aqui), você pode comprar a passagem com o cobrador do tram. Já aviso que sai um pouco mais caro. Desça no ponto final. As saídas dos passeios de barco ficam bem na frente da Centraal Station.

E sim, o Ducs vende os ingressos, pra você não precisar ficar na fila, que se você ficou na fila da Anne Frank já chega por hoje né?

Compre seu ingresso antes para o cruzeiro pelos canais de Amsterdam aqui.

O passeio dura cerca de uma hora e tem bastante saídas (não precisa escolher horário, pegue o próximo barco que sair).

Agora vamos ver a Biblioteca de Amsterdam....

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde: Biblioteca Pública de Amsterdam

Vire as costas pra central e ande para a sua esquerda, em direção ao prédio do NEMO (aquele em forma de proa de navio gigante, todo verdinho). Vá andando até chegar na Biblioteca Central de Amsterdam (OBA).

Biblioteca Amsterdam
(Foto: Daniel Duclos)

A Biblioteca é um prédio de muitos andares, com iluminação bacana, opção para usar a internet, e muito mais. O andar -1 é todo dedicado às crianças e frequentemente levamos os nossos saguis lá. Aliás, é uma das nossas 8 dicas para Amsterdam com crianças (leia as outras aqui).

No último andar tem um café/restaurante self service e uma vista bem bacana de Amsterdam. Suba para tirar fotos e se me achar lá, pode vir me dizer oi.

Vista da Biblioteca Pública Central de Amsterdam
(Foto: Daniel Duclos)

Você pode jantar aqui mesmo, ou você pode escolher um lugar mais bacana, com uma super vista...

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Janta em Amsterdam-Noord: Vista espetacular no A'dam Lookout

Na real, essa janta é mais uma atração: um jantar com uma vista espetacular de Amsterdam. A ideia é a seguinte: atravesse a estação central (que está reformada e bem bacana), e do outro lado pegue uma balsa gratuita (destino Buiksloterweg. Se você ver a plaquinha indicando EYE, é essa).

A travessia dura uns 5 minutos, se isso, e você está em Amsterdam-Noord, do outro lado do rio. Você vai no A'dam Lookout, o antigo prédio que era sede da Shell e hoje virou um sky deck pra você ver Amsterdam inteira do alto. Lindo!

amsterdam_lookout
(Foto: Divulgação Amsterdam Lookout)

Você entra num elevador todo do futuro e wooooosh, 20 e tantos andares em segundos em meio a uma apresentação cheia de efeitos. Lá em cima tem o deck de observação - vá lá e faça tipo, um milhão de fotos (eu fiz).

Compre ingressos para o Amsterdam Lookout aqui via Ducs!

Daí, ok, janta. Você tem duas opções. O Madam - mais infos e menu (em inglês) aqui. Reservas aqui. Achei o atendimento atencioso e os pratos gostosos.

Ou você pode ir no restaurante giratório, com vista 360° de Amsterdam, o Moon. Se escolher ir nesse, não precisa comprar ingresso pro Amsterdam Lookout, é só subir direto (fica no 19° andar) por outra entrada. Eu confesso que ainda não fui no Moon, mas já que estamos aqui, vou citar né?

O menu está aqui. E as reservas podem ser feitas aqui.

Lindo, né? Olha uma das nossas visitas lá:

https://youtu.be/qg6_q42fGFo

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Noite, passeio: Red Light District

Agora que a noite caiu, você pode dar um passeio pelo famosíssimo Red Light District de Amsterdam. Sim o bairro das mulheres nas janelas. Eu contei sobre esse rolê já aqui no Ducs, veja o último item (incluindo dica de segurança).

Mas não fica na noia. É bem seguro, tomando os devidos cuidados que eu falei no link acima.

Red Light District em Amsterdam
(Foto CC BY-ND Jess)

Agora, claro, vai todo o tipo de gente, da galera atrás de baderna até famílias que moram lá (sim, tem). O que é tipicamente holandês, essa mistura de cada-um-na-sua, o que junto com o bairro em si forma a combinação que eu acho que torna o lugar digno de uma visita.

Se estiver empolgadão, pode rolar até um pub crawl.

Ufa. Hotel, né? Amanhã é o último dia.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam - Dia 3: De Pijp, Cervejaria no Moinho e até a próxima, Amsterdam

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Café da manhã: Bakkerswinkel

Café da manhã na padoca versão Amsterdam. Ou seja, não é uma padoca, mas uma charmosa cafeteria que faz seus pães e scones e outras gostosuras fresquinhas. Na verdade é uma rede, tem diversas unidades por Amsterdam, mas a que a gente vai hoje fica ali pertinho do De Pijp, que o nosso passeio de hoje.

(Ah sim. A pronúncia: de páip, ou de péip. Nunca "de pijipi". Nunca.)

Então o nosso dia começa na Roelof Hartstraat 68 (pegue o trams 3 ou 12 e desça na Roelof Hartplein, é pertinho).

Depois de comer calmamente as delícias da De Bakkerswinkel, hora de irmos andando. Um caminhadinha de 660 metros. Eu te explico o caminho.

Vá descendo a Roelof Hartstraat a direita de quem sai da Bakkerswinkel, e vire à esquerda na Hobbermakade, vira de novo na primeira a direita (atravesse o canal) e vá reto na Eerste Jan Steenstraat. Quando ela cruzar com a Ferdinand Bolstraat até ela encontrar a Albert Cuypmarkt.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Manhã, passeio: Albert Cuypmarkt

O Albert Cuypmarkt é uma super feira de Amsterdam.

Rola de segunda a sábado há mais de 100 anos, e tem de tudo, excetuando-se talvez camelos e uma foca amestrada e mesmo assim, não ficaria surpreso se topasse com uma por lá.

Albert Cuypmarkt: Roteiro Amsterdam
Foca eu não sei, mas tem queijos típicos holandeses, claro. E muito mais, basta ir descobrindo. (Foto: Carla Duclos)

Portanto: ATENÇÃO! Se hoje for um domingo, o Albert Cuypmarkt está fechado! Nesse caso aconselho a inverter o roteiro desse dia com o do dia 2.

De roupas a trava de bicicleta, de queijos tradicionais (maravilhosos e mega baratos!) e vegetais frescos a camisetas e meias, o mercado lota de turistas e locais, o que há de ser um bom sinal, os locais se dignarem a enfrentar hordas de turistas pra comprar em um lugar. Os preços são bons, a qualidade das comidas é ótima (não vou jurar pelas pilhas Sony de lá), é garantido que tenha algo que te interesse.

No muito mínimo, procure pelo carrinho de stroopwafels feitos na sua frente (sabe o que é um stroopwafel?). Se o industrializado já é bom, imagina o feito na hora, na sua frente, quentinho. Peça um, e leve um saquinho dos menores pra casa. Você não vai se arrepender, juro.

Stroopwafel!
Stroopwafel fresquinho tem sabor de Holanda... (Foto Paula Somehara, tirada em Zaanse Schans - que é um passeio de um dia bem bacana também, veja as dicas aqui )

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Manhã, compras: (Opcional) Loja de cozinha Duikelman.

E se, como a Carla, o seu pique for cozinhar, aproveite e vá numa loja de cozinha mega completa daqui de Amsterdam. Fica ali na Ferdinand Bolstraat 66-68 mesmo. Volta um tico e você tá lá, pronto pra virar o Jamie Oliver. Ou o David Lebovitz, um dos meus food bloggers favoritos.

Mas esse papo todo de comida tá dando fome. Volte pro Albert Cuypmarkt e hora do almoço.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Almoço no De Pijp: (Opção 1) Hambúrguer secreto - De Butcher

Ok, vamos comer. Escondido no meio do Albert Cuypmarkt está um dos melhores hambúrgueres de Amsterdam, o De Butcher. Mas é meio escondido mesmo. Fica atrás das barraquinhas, no número 129 da Albert Cuypstraat.

02-BUTCHER
(Foto: Divulgação De Butcher)

O lugar é meio apertado, mas o hambúrguer compensa tudo.

Ah, e por falar em segredo: o De Butcher tem ainda mais um segredo: a cozinha secreta. Yeah. Uma área secreta atrás, que um bar onde você pode comer, beber e dançar noite adentro... mas só pra quem tá ligado no esquema: você tem que reservar antes e ganha uma senha secreta pra acessar. A reserva é pelo email [email protected].

Mas isso é pra outra ocasião. Agora a gente tá aqui só pra comer o burgão de responsa deles mesmo, um dos meus preferidos de Amsterdam.

(Se quiser engordar de vez, peça também o milkshake caseiro pra acompanhar - você está de férias, todo mundo sabe que nas férias as calorias não contam, hehe).

Hambúrguer em Amsterdam: De Butcher
Aqui a carne é bruta, o hambúrguer é memorável, o cozinheiro é tatuado e não usa luvinha. Delícia, não delicadeza, é a especialidade da casa. (Foto: Divulgação De Butcher)

Não curte hambúrguer? Quer algo mais sofisticado? Sem problemas. Dali do Albert Cuypmarkt ache a Eerst van de Helststraat e desça. É uma rua de pedestres (e, bem, bicicletas. É Amsterdam, né?) e cheia, lotada de coisas e lojas bacanas. Aliás vale a pena dar uma andando por ela de qualquer forma, mesmo que você tenha almoçado no De Butcher.

Logo você vai estar ao lado do Sarphatipark e vai achar a Scandinavian Embassy...

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Almoço no De Pijp: (Opção 2) Café de prima com comida gourmet - Scandinavian Embassy

Um barista premiado internacionalmente e um chef de cozinha se juntaram pra abrir a Scandinavian Embassy e o resultado é uma combinação interessante de comidas, cafés e design.

(Eles exibem/decoram o lugar com peças de coleções conceituais)

O lugar não é grande, e você pode escolher sentar no balcão ou na uma mesa comum no fundo. Peça as comidas com a mente aberta (os pratos são ousados), e cerque tudo de cafés - eles inclusive oferecem algumas vezes menus harmonizando as comidas com cafés gourmet.

O nome (embaixada escandinávia) vem do fato dos dois fundadores terem se conhecido em Estocolmo. Se você quiser saber mais da história da Scandinavian Embassy (e ver umas fotos bem bonitas), esse artigo em inglês é bem legal.

O site deles é esse, e o endereço oficial é Sarphatipark 34.

Ok, almoçados? Vamos continuar explorando?

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde: (Opcional) Sarphatipark

O Sarphati é um parque menor do que o Vondel, mas muito charmoso e construído no mesmo estilo de jardim inglês. O Monumento a Samuel Sarphati domina o centro do parque, e ao redor dele a galera costuma se estender quando faz sol.

sarphatipark_amsterdam

Mas se você estiver com seus saguizinhos, pode explorar também os laguinhos com patinhos e dar uma paradinha no playground também.

Se passar uma bicicleta de sorvete (IJsfiets), ignore! Tem duas opções de sorvete bem melhores ali ao lado do Sarphati: a IJScuypje (Eerste van der Helststraat 27) o Yoghurt Barn (que é na real frozen yougurt e fica na Eerste van der Helststraat 80).

Hm, vamos tomar uma cerveja agora?

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde com cerveja: (Opção 1) Heineken Experience

Aqui pertinho tem a multifamosa Heineken Experience. Bom, um dia foi a fábrica da Heineken, mas tem tempo que a industrialização levou a produção pra outros lugares, mas o prédio histórico é uma atração turística hoje.

Heineken Experience, Amsterdam
(Foto CC BY-SA Maria Eklind)

Montaram todo um show. Não é um museu, é a "Experiência Heineken" (como eles mesmos dizem). Ou seja, vá procurando entretenimento. E sim, você tem direito a tomar a Heineken no fim do processo.

Você pode comprar os ingressos via Ducs Amsterdam, claro, só clicar aqui.

Atenção! A Heineken Experience não permite a entrada de menores de idade!

Se você terminou o passeio e quer jantar, pegue o tram 10 e pule para a parte que falo do restaurante Moeders.

Bom, mas pode ser que você prefira uma cerveja artesanal, orgânica e local. Ao pé de um moinho. Ora, pois não, vamos nessa.

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Tarde com cerveja: (Opção 2): Brouwerij 't IJ, a cervejaria do moinho

Ah, já indiquei tantas vezes aqui no Ducs a 't IJ. Tá no meu post de cervejas, leia lá, tem tudo, inclusive preço.

Cervejaria do moinho em Amsterdam
(Foto: CC BY 2.0 Amanda Anderson (Mandy))

Pra você chegar na 't IJ daqui do De Pijp, ande até a Heineken Experience, mas em vez de parar lá, ande mais um pouco até a parada da Weteringcircuit. Lá pegue o tram 7 sentido Flevopark e desça na parada Dapperstraat (ou veja outras opções no mapa abaixo:)

Lá vire à esquerda na Pontanusstraat e segue ela toda vida (uns 800 metros). Você vai logo enxergar o moinho. É lá (endereço oficial: Funenkade 7).

Sente numa das mesas coletivas, peça uma, duas ou três, ou menu degustação (diversos sabores em pequenos copos).

Aproveite o fim de tarde. Ah, Amsterdam... já tem que ir embora?

Ah vamos ao último jantar. Vamos pro Moeders? É só pegar o tram 10 e descer na Marnixstraat:

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Janta: Comida típica holandesa no Moeders

O Moeders é um restaurante de comida tradicional holandesa. O nome quer dizer "mães" e um dos charmes do local (além da comida) são as paredes forradas com fotos das mamães de quem foi e levou pra deixar lá.

restaurante_amsterdam_moeders
(Foto: Divulgação Moeders)

Eu contei mais sobre o Moeders no meu post sobre restaurantes de Amsterdam (inclusive como reservar, porque, ó, precisa viu? Senão você vai dar com a cara na porta, porque apesar do nome o lugar é pequeno e não é que nem coração de mãe).

Roteiro de 3 dias em Amsterdam, Noite: Até a próxima, Amsterdam!

por_do_sol_amsterdam
(Foto: Daniel Duclos)

Ahh, ta quase acabando. Se você quiser curtir a noite, procura a dica sobre o De Butcher e veja sobre o bar secreto. Você pode reservar e ir lá (é legal ir um pouco mais arrumadinho). Ou você pode ir pro seu hotel e começar a planejar quando você vai voltar, porque certamente Amsterdam estará aqui te esperando de braços abertos.

Curtiu o meu roteiro de 3 dias em Amsterdam? Ah, essa viagem foi épica, diz aí! Então, ajuda o Ducs e compartilha nas redes sociais, marca seus amigos, ajuda a espalhar o nosso trabalho. Sem você ele não tem sentido, e por isso, deixo aqui meu muito obrigado e um desejo de uma ótima viagem.

Até a volta!

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com