Ah, o verão na Holanda... demora pra chegar, e quando chega, se olhar muito, ele some de repente. A temperatura em Amsterdam pode cair, sei lá, dez, quinze graus de um dia para o outro.
( O clima em Amsterdam é meio doido, mas leia aqui mais sobre as temperaturas).
Isso impede os locais de aproveitar o verão em Amsterdam? Muito certamente que não. Quando chega o verão, Amsterdam se ilumina e parece renascer de uma longa hibernação. Os dias são longos, as mangas das camisas são curtas, e o vinhozinho rosé é consumido em grandes quantidades porque... hey, é verão, finalmente! E não vai ser uma queda ou outra de temperatura que vai estragar o rolê.
O verão em Amsterdam é feito para ser aproveitado fora de casa, e essa é uma sabedoria que os locais adquirem muito cedo na vida. E você pode se juntar a eles, com essas sete dicas de como aproveitar o verão em Amsterdam como um local. Pega um barquinho e vem junto.
Aliás, essa é exatamente a primeira dica de....
1. Como aproveitar o verão em Amsterdam: Chame seus amigos e vá andar de barco pelos canais!

Certo, entre as top 5 coisas pra se fazer em Amsterdam eu listei um passeio de barco. Mas claro, esse é um passeio que é popular com os turistas. Os locais preferem andar com um barco menor pelos canais de Amsterdam, em geral acompanhado de amigos e vinho.
A sabedoria local diz que o ideal mão é ter um barco, mas ter amigos que têm um barco, porque a manutenção de um é cara e trabalhosa. Mas hey, se você não conhece ninguém com barco em Amsterdam, aluga um. É sussa, veja.
Você pode alugar pela internet um barco de seis ou doze pessoas por algumas horas, passar na doca pra pegar a chave e sair tu-tu-tuc-zando pelos canais com os seus amigos, dando tchauzinho pra galera que ficou em terra a ver barquinhos (não resisti).
Existem várias empresas que alugam (já dou um exemplo na seção de serviço) e pilotar o barco pelos canais não exige nenhuma habilitação especial. É só tomar alguns cuidados básicos e boa.

Cuidados básicos para pilotar um barco alugado pelos canais de Amsterdam
Ok, alguns cuidados:
- Tecnicamente, quem dirige o barco não deve beber álcool (entre as regras mais ignoradas do mundo, logo abaixo de "não molhar o pãozinho com manteiga no café"). A regra é essa, entretanto, e lembre-se: você é responsável não só pela sua segurança, mas dos outros passageiros. Pense bem.
- Ah, sim: quem pilota o barco deve ter 18 anos ou mais.
- Você não pode navegar nas águas do IJ (o rio que tem na frente de Amsterdam, logo atrás da estação central), e em alguns grandes canais. A empresa em geral te dá um mapa.
- Respeite os sinais de trânsito. Tem uma lista nessa página da empresa que aluga os barcos (site em inglês).
- Sempre mantenha a direita (estibordo, marujo!)
- Os barcos comerciais (e isso inclui os barcos de turismo grandões), sempre tem o direito de passagem. Eles sabem disso e não tão muito aí contigo não. Felizmente, Amsterdam é cheia de canais onde eles não passam, e tem espaço pra todo mundo.
- Você não é obrigado a usar colete salva-vidas, mas pras crianças é uma boa ideia. Pode pedir na empresa.
Não é difícil! O barquinho vai devagar, é simples de pilotar e, se você não encanar de ir pro centrão de Amsterdam, onde os canais são lotados, deve ser muito sussa.
Serviço para alugar um barco para navegar pelos canais de Amsterdam
Aluguel de barcos Sloep Delen
https://sloepdelen.nl/en/
Olha, o procedimento todo está aqui.
Veja onde pegar o barco.
2. Fazer piquenique com pizza num parque de Amsterdam

Amsterdam é toda cheia de gente, e espaço aqui é bem disputado. Apesar disso, os holandeses deixam sempre em suas cidades áreas verdes e parques. O que por mim é fantástico. Parques são muito parte de Amsterdam, e eu listei aqui 5 parques imperdíveis... além, claro, do Vondelpark que mereceu um artigo só dele.
E isso de parque ser parte da vida de Amsterdam é o ano todo, uma das graças é ver as estações do ano transformando a paisagem. Mas no verão, ah, no verão... com o tempo agradável e claro até tarde, parque é o esquema. Tem piscina, tem festival de verão, rola churras e rola... pizza.
Uma das diversões favoritas dos locais é passar numa pizzaria, pegar uma redonda da preferência, uma garrafa de Prosecco ou outro espumante e ir pro parque jantar.
Isso é tão popular que algumas pizzarias já tem tudo esquematizado. Vendem o Prosseco, dão sacolinha pra você levar, copos descartáveis, é show.
Um exemplo dessas pizzarias é a Pizzabakers, que tem unidades perto do Vondelpark e do Sarphatipark, outro favorito meu.

Uma das graças dessa vida, eu digo pra você, uma das graças da vida é aproveitar o tempo bão (que demorou seis meses pra chegar) jogando conversa fora, pizza dentro, regando tudo com Prosecco sentadinho num parque vendo os jovens saudáveis correr.
Um aviso sobre as pizzas européias, pra você não chegar dizendo que quer uma meia calabresa meia quatro queijos com borda grossa. Pizza européia é massa fina, menos cobertura, e em geral come-se uma pizza por pessoa, a não ser que você seja a Carla, que é pequena e come pouco (ainda bem que agora ela tem a ajuda dos nossos saguis).
Serviço para comer pizza no parque em Amsterdam
Pizzaria De Pizzabakers
Overtoom 501 (a unidade perto do Vondelpark)
1e Sweelinckstraat 16 (essa é perto do Sarphatipark)
Sextas a noite e fins de semana pode dar uma lotadinha e sua pizza demorar um tico, mas vale a pena. Ah, eles não aceitam cash, só PIN (o débito local) e cartão de crédito
3. Ir pra praia em Amsterdam
A gente tende a não associar Holanda com praia, talvez pelo litoral meio retão, esculpido pelo ser humano, talvez pelo Mar do Norte ser uma pessoa fria e solitária, que não pega amizade fácil e tende a responder "o que você quer?' quando a gente diz oi. Mas...
Mas guenta que dá pra você curtir uma praia sem sair de Amsterdam mesmo, sabia? Existem algumas praias urbanas e num dia quente elas são diversão certa dos amsterdameses.
Por exemplo, você pode ir pra Blijburg aan Zee (só pegar o tram 26 ali na Centraal e descer na parada IJburg. Dali são 900 metros pra praia.) Fica numa ilha artificial, tem onde pedir uns bons drinks, no fim da tarde rola música ao vivo, bem clima de praia mesmo.
Ou você pode ir atrás da Central e pegar uma balsa pra NDSM-Werf (ela sai a cada meia hora, no canto esquerdo. Não confunda com as balsas que vão pro EYE Film Museum e pro Amsterdam Lookout). Lá, tem o Pllek, um bar-pub-restaurante feito de contêineres, que tem uma praia artificial na frente, com uma vista show de Amsterdam. Já recomendei ele no Ducs quando falei de atrações locais, aqui. E eu fiz um vídeo sobre essa área, assiste aqui:
Ou você pode mesmo pegar um trem na Centraal e estar em vinte minutinhos numa das praias da área de Amsterdam, como Zandvoort.
Enfim, escolha uma das praias urbanas, mande uma selfie pros seus amigos que nem vão acreditar que é Amsterdam.
Mas é.
Serviço
Pllek
http://www.pllek.nl/
TT Neveritaweg 59 (pega a balsa pra NDSM-werf )
Abre de manhã (9h30) e fica aberto enquanto a noite estiver gostosa (a cozinha fecha as 22h00 entretanto. Daí em diante é beber)
4. Ver o por do sol até tarde da noite
O verão de Amsterdam tem uns pores do sol sensacionais. Daqueles estilo pintura-quadro-cartão-postal-uau-é-sério-ísso? Quer dizer, eles podem rolar no inverno também, mas no inverno é muito cedo, e você em geral está dentro de algum lugar e muitas vezes está nublado e encoberto. Enquanto que no verão...

Pode ser mais de dez da noite, a temperatura agradável, você de roupas leves, sentado em algum terraço, tomando uma cerveja, papeando com os amigos ou curtindo a dois...

Ou, simplesmente achar um canal e curtir o fim de dia as 22h00. Sério, ver o pôr do sol de cima de um canal em Amsterdam é uma experiência que eu recomendo ter ao menos uma vez na vida.

Ou você pode aproveitar uma vista absolutamente sensacional indo até o Amsterdam Lookout, que é um prédio ao lado do EYE Film Museum. Dá rpa ver tipo, até a Blegica de cima. Ok, ok, OQUEI, eu to exagerando não dá pra ver tão longe assim. Mas dá pra ver bem longe sim. E é lindo. E dá pra ver o por do sol de lá. Pega aqui um ingresso com dois drinks, porque é verão e você tá em Amsterdam e se isso não é motivo pra você brindar a sua vida, porrãaammm... o que seria motivo então, não é mesmo?Oferecido por GetYourGuide.Torne-se um parceiro.
5. Curta uma piscina no parque em Amsterdam com seus filhotes
Eu falei ali em cima que os parques de Amsterdam têm muitas opções de lazer né? Essa é para você que está em Amsterdam com crianças e quer unir um saguizinho feliz e uma experiência totalmente local em um programa só.
Quando as temperaturas passam dos 23°C, as piscinas infantis dos parques abrem e a criançada sai a correr, brincar, se molhar e em geral se divertir. Existem piscinas públicas em diversos parques de Amsterdam, como o Vondelpark, o Beatrixpark, o Amsterdamse Bos, Flevopark e outros.
As piscinas são bem rasinhas, é mesmo para as crianças, e os olhos dos nossos saguis se acendem quando eu falo que vamos arrumar as coisas pra ir piscinar.
Tá, tá, se você está turistando em Amsterdam eu entendo não querer gastar um dia na piscina, mesmo com calor, mas se você tem criança considere a possibilidade e, se é morador, cara, vá! Tipo, essas são as dicas para aproveitar o verão em Amsterdam como um local, não? ???????????????
6. Vá tomar sorvete em Amsterdam! (Hmmm, sorvete....)
Ah sim, essa tem que ser a mais popular das dicas e de longe a favorita do quarteto de Ducs. Sorvete, sorvete, Amsterdam tem sorvete bom de verdade, não precisa morrer de inveja de Paris e suas Berthillons e Amorinos.
Vamos começar com uma dica que dei pro meu roteiro de Amsterdam em poucas horas, bem no meio do Jordaan, a Monte Pelmo. Tem filinha, mas vale a pena. Gosto do de caramelo.

Monte Pelmo
http://www.montepelmo.nl/
Tweede Anjeliersdwarsstraat 17
Até 28 de setembro, aberto das 13 até as 22h00. Depois é outono, só ano que vem 🙁
Daí, você pode seguir mais pra baixo no Jordaan e experimentar o stracciatella ou o baunilha da IJscuypje. Quer dizer, eles tem outras unidades pela cidade também.
IJscuypje
http://www.ijscuypje.nl/
Tem diversas unidades, mas recomendo:
Jordaan: Prinsengracht 292
Das 12h00 até as 22h00
Tem também a Pisa IJs (Pisa éis, IJs é sorvete em holandês), considerado um dos melhores da cidade e um dos favoritos da Carla, e a Carla é especialista em tomar sorvete (um traço genético que ela passou pra Babyduc. Cês viram que eu tive que aprender a fazer sorvete em casa, né?). Ela é um pouco fora do centrão turista, mas faz parte do roteiro que eu fiz sobre o bairro da verdadeira Casa de Anne Frank, dá uma lida aqui.
Pisa IJs
http://www.pisa-ijs.com/
Scheldeplein 10 (tram 4)
Das 12h00 até a meia noite
7. Aproveite os festivais de verão em Amsterdam
O verão é a época dos festivais em Amsterdam, diversos deles gratuitos. Música, teatro, cinema ao ar livre... sempre tem alguma coisa rolando, vale a pena fuçar e explorar se você se pilhar dando rolê na boa e velha Amsterdam no verão.
A Dani Stefano deu já a dica de vários na sua coluna mensal sobre a agenda cultural de Amsterdam. Você tá acompanhando? O melhor jeito é se inscrever na lista de emails do Ducs Amsterdam. Custa nada!
Alguns dos festivais de verão mais populares de Amsterdam:
Vondelpark Openluchttheater (Teatro ao ar livre no Vondelpark, verão todo): Pois é, e mais uma curtição de verão envolvendo parques em Amsterdam. Se você precisava de ainda mais uma desculpa para ir ao Vondel, aqui está mais uma, e das boas. O festival tem programação intensa de música clássica, teatro, dança e mais. Rola de sexta, sábado e domingo verão afora. A Dani recomendou o OpenLuchttheater aqui.

Grachtenfestival (Festival dos canais, agosto): A música sobre os canais e vias aquáticas encanta a cidade. Jovens talentos tocam música clássica nas noites quentes, tem apresentação de dança.
Pluk de nacht (Aproveite a noite - cinema alternativo, em agosto). Um festival de cinema alternativo, ao ar livre, às margens do 't IJ, pertinho da estação central. A vista é linda, e os curtas, animações documentários são projetados em telões. Ah, os filmes ou são em inglês ou tem legenda em inglês, então se seu holandês né essas maravilhas (o meu certamente não era quando fui a primeira vez), mas seu inglês tá em dia, rola de boa. Começa quando escurece, em geral depois das 21. É "de grates", mas você pode alugar uma cadeira de praia, se não tiver a fins de sentar no chão ou levar sua canga. O clima é altamente alternativo (eu curto). Pode levar sua farofa, mas com moderação, e lembre-se que o festival só é grátis porque o pessoal compra bebida e lanche lá...
A Dani falou do Pluk de nacht e do Grachetnfestival aqui nessa coluna.
Uitmarkt (último fim de semana de agosto): a abertura da temporada cultural de Amsterdam, o gigante Uitmarkt tem de tudo pros culturófilos: teatro, dança, livros, cinema, música... aproveite, mesmo porque com o tamanho dessa feira cultural é meio impossível de ignorar. É gratuito e rola na Oosterdok, com muita coisa ao ar livre.