7 dicas de o que fazer em Amsterdam com crianças

Quando você está programando o que fazer em Amsterdam com crianças dá aquela insegurança, não dá não? Pode me contar, eu sou pai de dois saguizinhos. É, eu sei da fama. Mas eu crio meus filhos aqui e posso te garantir: Amsterdam é uma das melhores cidades do mundo para as crianças.

Amsterdam com crianças
Amsterdam é divertida para crianças sim! (Foto redpepper82 / Adobe Stock)

Nem sou só eu que acho: tem pesquisa atrás de pesquisa mostrando que as crianças mais felizes da Europa moram na Holanda (outra aqui) e a UNICEF considerou a Holanda o país onde as crianças tem o maior bem-estar entre os países desenvolvidos! E Amsterdam é, sim, parte disso.

Pode vir com seus filhos tranquilo pra cá, que vai ser bacana e tem muito o que fazer em Amsterdam com crianças. Vamos te dar as minhas dicas. Quer dizer, minhas não. Dos meus saguis.

1. Amsterdam com crianças: aprender na prática visitando o museu de ciências Nemo

Idade recomendada das crianças: Tem diversão pra todo mundo, mas acho que a criança em idade escolar, digamos, a partir de uns 4 anos, vai curtir mais
Tempo bom ou ruim? Funciona com tempo ruim ou muito frio, mas no verão o telhado fica aberto, tem água pra brincar e uma linda vista de Amsterdam 

O NEMO é um museu de ciências prático. A ideia é experimentar e mexer, descobrir, aprender fuçando, exatamente o princípio da ciência. O público alvo principal são as crianças, mas óbvio que o crianção aqui se diverte junto (e se enche de saudades do tempo em que eu trampava na Estação Ciência em São Paulo. Conhece?).

O prédio do museu é uma atração em si: em formato de proa de navio, ele se projeta no het IJ (a baía em frente à Amsterdam), e por baixo dele entra o túnel que cruza a baía e leva à parte norte da cidade (que está em várias dicas minhas para Amsterdam também).

Amsterdam para crianças
Aquele "navio" é o prédio do NEMO em Amsterdam (Foto: Daniel Duclos)

O prédio do NEMO foi muito criticado no começo (tinha gente que previa que o "navio" iria afundar), mas hoje é um sucesso. No verão, com tempo bom, o NEMO abre seu telhado gratuitamente para o público e oferece uma linda vista da cidade, cafeteria, cadeiras de praia e mais.

Os experimentos são muito bem bolados e muito bem explicados (em holandês e inglês), e sempre tem o que descobrir.

Além dos experimentos, eles fazem uma demonstração ao vivo de uma daquelas máquinas estilo Tom & Jerry, manja, que uma coisa ativa outra em interações cada vez mais doidas até atingir um resultado final. É como ver um desenho animado ao vivo, e a Babyduc já viu várias vezes e sempre pede pra voltar.

E se você tem um lado geek, cuidado com a lojinha do museu. Você vai gastar dinheiro lá. Garantido...

Não esqueça de comprar o ingresso antes aqui via Ducs. Mas se você tem a Museumkaart, eles aceitam, e aí sai de graça.

Serviço para visitar o museu de ciências NEMO

NEMO: http://www.e-nemo.nl/en/

Horário: das 10h00 às 17h00
Fecha de segunda feira, exceto de 1 de junho a 1 de setembro, quando abre todo dia.
Fecha dias 25 de dezembro, 1 de janeiro e 30 de abril

2. Amsterdam com crianças: ler e contar histórias, explorar e descobrir na Biblioteca Pública de Amsterdam (OBA)

Idade recomendada das crianças: Qualquer idade! Que criança não gosta de ouvir historinhas no colo dos pais, ou ler eles mesmos?
Tempo bom ou ruim? Ano todo, mas funciona com tempo ruim ou muito frio (veja abaixo nosso vídeo mostrando uma visita que fizemos com as crianças no inverno) 

Bem pertinho do NEMO você acha mais uma excelente dica para crianças em Amsterdam: a Biblioteca Pública de Amsterdam (OBA da sigla em holandês), unidade central. Pra começo de conversa, ela tem um andar inteiro dedicado às crianças (é o -1). Lá tem livros para crianças pequenininhas até maiores, com temas variados. Tem quadrinhos, e tem livros de ciência, e de ficção e...

Seu pequenucho ainda não lê? Sem problemas: espalhadas pelo andar, você acha poltronas e almofadas confortáveis para você sentar e ler com o saguizinho.

Amsterdam para crianças: Biblioteca
A Biblioteca Pública é uma excelente dica para curtir Amsterdam com crianças (Foto: Daniel Duclos)

Mas eles nem precisam ler: tem uns brinquedos para eles explorarem, uma casinha de ratinho em exposição, criada por uma artista holandesa, com mais de cem cômodos inteiramente detalhados para ver, rever e sempre descobrir um ratinho novo.

E se a criança quiser ir ao banheiro, o andar tem um exclusivo para elas. E se ficarem com fome, corre pro sétimo andar da OBA, onde tem um restaurante self service, com diversas opções que farão sucesso com você e a gurizada.

Além de um andar dedicado às crianças, a Biblioteca tem outras surpresas

Depois de tudo, achem uma das inúmeras exposições fotográficas gratuitas rolando pelos andares da Bilioteca, ou curtam a vista panorâmica de Amsterdam.

Quer saber como é uma visita à OBA em Amsterdam com crianças? Assiste o nosso vlog, que eu mostro exatamente o que te contei aqui e você vai ver como é legal:

https://youtu.be/lrewHw_0rkM

Uma observação sobre o vídeo: quando nós gravamos, o restaurante era o La Place. Agora a OBA passou por uma reforma e eles mudaram o restaurante. Mas continua legal: estou escrevendo essa frase nele agora 🙂

Serviço para visitar a OBA em Amsterdam

OBA: www.oba.nl
Endereço: Oosterdokskade, 143

Horário: Todos os dias das 10h00 às 22h00 (feriados tem horários diferenciados de fechamento, consulte o site)

3. Amsterdam com crianças: interagir com os bichinhos nas fazendinhas (kinderenboerderij)

Idade recomendada das crianças: Acho que é mais legal para os petiticos, até uns cinco anos, digamos.
Tempo bom ou ruim? Essa é melhor ir quando o tempo estiver bom 

A minha filha mais velha passou por toda a fase de bichinhos da fazenda em seu tempo, aprendendo sobre os cavalinhos, vaquinhas, porquinhos e tal. Agora quem está nessa fase é o meu caçula, que ama seu livrinho de bichinhos da fazenda.

E com os dois foi e é sucesso levá-los para ver uma das inúmeras fazendinhas de bichinhos espalhadas por Amsterdam, principalmente em parques. É super fofo, tem os bichinhos todos "que nem no livinhu, né, papai?", e eles podem ver e interagir com os bichinhos.

Amsterdam com crianças: fazendinha de bichinhos
Bichinhos e criancinhas = fofolência máxima (Foto: galitskaya / Adobe Stock)

Aliás teve uma vez que um avestruz veio e nhact no sanduíche da Babyduc, que na época tinha uns 3 aninhos. Esse foi um pouco de interação demais, mas ela eventualmente perdoou o avestruz.

Se você quiser alimentar um dos bichinhos de uma maneira mais, digamos "oficial" e menos impactante, algumas fazendinhas deixam você comprar comidinha pros bichinhos.

No Amstelpark tem uma que eu curto, e no Amsterdamse Bos tem uma fazendinha de cabras que é sucesso (saiu até num vlog da Dani Noce).

Serviço para fazendinha de cabras em Amsterdam

Geitenboerderij Ridammerhoeve (Fazendinha de cabras)
http://www.geitenboerderij.nl/en/ (sim, em inglês ;))
Nieuwe Meerlaan 4
Abre das 10 as 17h00, mas atenção, fecha às terças feiras.

4. Amsterdam com crianças: curtir um piquenique, playground, patinhos nas muitas opções de parques públicos de Amsterdam

Idade recomendada das crianças: Todas as idades!
Tempo bom ou ruim? Tempo bom, mas olha, se tiver nevado ou for outono, fica lindo, mas lindo de ser inesquecível

Amsterdam é cheia de parques, e eles são uma excelente dica do que fazer em Amsterdam com crianças. Sério! Para os menorzinhos, tem as fazendinhas da dica anterior, e tem os playgrounds que entretêm crianças até bem maiores. E todo mundo gosta de um piquenique, né?

Você pode passar num supermercado na Holanda, comprar um monte de coisas gostosas, levar uma toalha/canga (e uns sacos plásticos para forrar embaixo, porque muitas vezes a grama está úmida ou molhada) e wow. Temos todo um outro conceito de "jantar fora" 😉

Dá para fazer caminhadas, aprender sobre árvores, ver quem enxerga o coelhinho, ver patinhos, jogar bola...

Parques em Amsterdam são divertidos para crianças o ano todo

E se tiver nevado? Pode ser que o frio assuste, mas um parque nevado em Amsterdam é uma experiência para lembrar o resto da vida. Tente fazer um boneco de neve do jeito certo, participe de uma guerra de bolas de neve (às vezes de maneira involuntária) e tire milhões de fotos.

No outono os parques são lindos demais também, com as folhas amarelas e vermelhas.

(Foto: CC BY-ND Mandie via Flickr)

E a maior dica: Amsterdam tem muitos e muitos parques além do Vondel. Eu listei 5 dos meus parques favoritos em Amsterdam aqui. Escolha um e você vai curtir muito com a sua família!

5. Amsterdam com crianças: um café com loja infantil. serviços para crianças e área de brincar, o kinderconcept cafe

Idade recomendada das crianças: Depende do café: tem opções para bebês até mais velhos, digamos uns 5 anos. Veja esse artigo!
Tempo bom ou ruim? Ótima opção para tempo ruim

Loja de brinquedo-esquemão tem muitas em Amsterdam, mas essa é um pouco diferente. Digo, muito diferente. A ideia é a seguinte: eles juntam uma loja de artigos infantis: roupas, brinquedos, acessórios. Tudo de muito bom gosto e mais alternativo (nada de Lego, por mais legal que seja Lego).

Boezemvriend: conceito de loja e café para crianças
Nossos saguizinhos brincando numa loja-café para crianças em Amsterdam, a Boezemvriend (Foto: Carla Duclos)

Daí eles oferecem serviços como cabeleireiro infantil. E colocam a loja dentro dum café, com comidas pras crianças (e pros pais poderem tomar um café). E aí, fecham o pacote com uma área pras crianças brincarem.

Demais né? Os nossos saguis adoram, e a gente também. Tanto que a Carla fez um artigo no Ducs inteiramente dedicado a essas lojas-café conceito. Ela escolheu 4 dos nossos favoritos, corre lá pra ler!

6. Amsterdam com crianças: entrar num avião de verdade no Aeroporto de Amsterdam (Schiphol)

Idade recomendada das crianças: De um ano até, sei lá... que idade criança cansa de ver avião?
Tempo bom ou ruim? O terraço é melhor com tempo bom, mas o aeroporto é legal com qualquer tempo

Eu não sei vocês, mas eu adorava ver avião (até parece, eu ainda adoro), e as nossas crianças são fascinadas também. E a sua? Aposto que também curtiria uma tarde passeando no aeroporto de Amsterdam!

Você pode ir a terraço panorâmico ver os aviões pousarem e decolarem... e aproveitar para entrar em um avião de verdade! A KLM pegou um Fokker 100 que ela ia aposentar, reformou e abriu para visitação lá.

Dá pra ver o cockpit, o compartimento de bagagem embaixo, olhar pelas janelinhas, sentar nos bancos e ler as informações e curiosidades sobre a história do aeroporto, da Fokker e da KLM.

Meus saguis não cansam de visitar esse avião. Sério! Eu levo a Babyduc desde que ela tem, sei lá, dois anos de idade, e ela ama até hoje. E o menorzinho vai pelo mesmo caminho. Eu já tenho mais horas dentro daquele avião do que muito piloto...

Amsterdam para crianças: Aeroporto
Isso é dentro do avião aberto pra visitação no Schiphol. Será que a criança tá gostando? 😉 (Foto: Daniel Duclos)

Playground + Avião = diversão

Logo perto do terraço, na parte de dentro, tem um playground indoor para as crianças se divertirem, enquanto os pais tomam um café overpriced de aeroporto no restaurante self-service ao lado. O restaurante tem menu infantil com um brindezinho que, apesar de ser uma tranqueirinha de plástico, faz sucesso com os meus pequenos (teve um que eu consertei e colei até ele desintegrar).

Uma outra dica: o Schiphol fornece um tour de bastidores. Chama Schiphol behind the scenes, onde você faz um passeio de ônibus por uma hora vendo partes que não são normalmente abertas ao público em geral. Reserve com antecedência, porque pode lotar.

E de resto, claro, tem toda a infra de aeroporto, e duvido você conseguir sair de lá sem ao menos um balão em forma de avião e uma criança contente.

Serviço para o Schiphol

A entrada pro avião da KLM é gratuita
Horários: No inverno (ou seja, a partir do último domingo de outubro), das 9h00 as 17h00. No verão (a partir do último domingo de março), das 7h00 as 20h00.

7. Amsterdam com crianças: um playground indoor (TunFun)

Idade recomendada das crianças: De um ano até 12 anos (ou mais)
Tempo bom ou ruim? Perfeito para mau tempo ou tempo muito frio

Claro que brincar ao ar livre é sempre mais legal, mas nem sempre é possível. Sim, o clima em Amsterdam pode não contribuir... Tem hora que brincar seco, quentinho e cheio de opções é o caminho.

O Tun Fun é um playground indoor para crianças de 1 a 12 anos, com brinquedos esportivos feita pra criançada gastar energia. Tem espaço separado pros pequenos, tem quadra de futebol e mais um monte de coisas para manter sagui ocupado, ativo e se divertindo, em vez de estar sentado e passivo na frente do iPad.

Os pais não foram esquecidos: tem um café e mesas de leitura, e acesso internet. Não que eu soubesse: eu em geral fico ocupado demais pulando na piscina de bolinhas junto com meus saguis (e eu não era o único pai fazendo isso...

Serviço para o Tun Fun em Amsterdam

Tunfun: http://www.tunfun.nl/

Endereço: Debaixo da Mr. Visserplein, perto da Waterlooplein. Demora um tico pra você enxergar (tem que descer), mas quando você vê a placa fica bem óbvio 🙂

Dica extra para Amsterdam com crianças: nossa tarde na livraria

Essa é uma dica-bônus, especial para você que gostou da primeira dica, da Biblioteca. Tem uma livraria pertinho da Dam (que é uma das maiores atrações de Amsterdam), que tem uma seção infantil muito legal. E de vez em quando tem atividades pras crianças lá, além de um espaço para elas explorarem. E pros papais e mamães: tem uma unidade do Vascobelo, um dos nossos cafés favoritos em Amsterdam.

Amsterdam com crianças: livraria
Os saguis se divertiram e ainda saíram com livrinhos! (Foto: Carla Duclos)

A livraria chama Scheltema (endereço: Rokin 9), e fizemos um vídeo no nosso canal de um dia que brincamos na neve e depois fomos para lá com as crianças.

Se inscreve no nosso canal no YouTube para ser avisado quando sair!

Divirtam-se todos!

Essas foram apenas algumas das sugestões para você curtir Amsterdam com as crianças. Há muitas, muitas outras. Não acredite na fama de que Amsterdam é só para adultos!

E é claro, além desses passeios em Amsterdam para as crianças, há os passeios tradicionais também: tour pelos canais, museus famosos, que podem entreter as crianças e os adultos. Inclusive, os museus grandes, como o Rijksmuseum e o Van Gogh museum sempre tem algo para as crianças, e até o museu de arte moderna foi grande sucesso com a pequena Duc.

E a própria cidade de Amsterdam é uma atração para as crianças. Cada idade provavelmente irá descobrir um aspecto diferente dela, e compartilhar estas descobertas uns com os outros é a grande aventura.

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Booking.com

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

18 comentários em “7 dicas de o que fazer em Amsterdam com crianças”

  1. Olá! Vou viajar em agosto com meu filho de 04 anos e estou apreensiva com a comida holandesa. Quais as opções para café da manhã,almoço e jantar?
    É fácil encontrar comida mais parecida com a brasileira? Obrigada

    Responder
  2. Ola família Ducs,
    Muito obrigada por tanta informação partilhada! O blog tá sendo fundamental no planejamento da minha viagem!
    Vamos na primavera comemorar o aniversário de 3 anos do meu filho e a Páscoa no mesmo dia (12/04/20).
    Essa é minha dúvida: o que acontece nas Páscoa aí? Fecha tudo? Tem alguma programação legal?
    Obrigada
    Bjs

    Responder
  3. Olá equipe Ducs!
    Antes de mais nada, muito obrigada pelas dicas, estão sendo essenciais no planejamento da nossa viagem!
    Tenho uma dúvida que não consegui esclarecer em nenhum lugar (nem mesmo outros sites/blogs). Como funciona o transporte com crianças, principalmente o trem Schiphol/Centraal e o Tram? Eles pagam passagem? Tenho dois pequenos saguis, um bebe com quase 1 ano e uma de 3 aninhos.
    Gostaria de uma opinião também. É muito complicado pensar em ir de trem do aeroporto para a Centraal com 2 crianças + malas + carrinho? Porque nosso hotel é muito perto da Centraal, me parece um desperdicio de $$ ter que pegar um taxi ou mesmo Uber...
    Agradeço a ajuda!!

    Responder
    • Oi vivi, como vai?

      Crianças até 3 anos e 11 meses não pagam tarifa, desde que não ocupem assento. Dependendo da quantidade de malas, é sim, possível ir de trem do aeroporto para a Centraal, depende um pouco da destreza de vocês. Com uma mala grande, uma mochila nas costas, uma bolsa para mim e uma bolsa para o meu filho, consegui fazer tudo de transporte público (1 adulta 1 criança de um ano e 10 meses na época)...

      abraços,

      Responder
  4. Oi Ducs, tudo bem?
    Eu e meu marido planejando nossa viagem para Amsterdam em abril de 2020.
    Gostaria de saber se vocês indicam alguma babá brasileira/portuguesa
    que fique com nossa filha de 7 anos por algumas horas, para que
    possamos conhecer alguns lugares a noite que não são tão apropriados
    a crianças.
    O site de vocês tem me ajudado bastante com várias dicas, muito obrigada desde já!!!

    Responder
  5. Olá.

    Estou participando do projeto Festas das Nações, no colégio em que eu trabalho aqui em São Paulo.

    Dou aula de redação e procurei mitos, contos ou lendas em português e não encontrei muito... Vou apresentar Sinteeklaas, o Herói de Haarlem, o Holandês voador ( versões bem pobres) poderiam me ajudar? Teriam algum sobre bruxas ou elfos?

    Responder
  6. Olá Daniel, tudo bem??
    Amei suas dicas... obrigada mesmo!!
    Tenho dois filhos pequenos, 1 ano e 3 anos, e vamos todos agora em agosto para ai, numa parada de 4 dias, voce acha pouco??
    Nós amamos curtir a vida, mesmo aqui, os meninos vão para os barzinhos com a gente e não costumamos ter problemas.
    Dúvidas: Voce acha que ai teriamos problemas de leva-los a bares, ou nesse passeio na Heineken?
    Pode fumar em locais fechados, isso acho bem ruim com eles?? Tem algum passeio que não podem crianças?? Qual a melhor região para nos hospedarmos com crianças pequenas??
    Muito obrigada e desculpa as mil perguntas!! bjssss

    Responder
    • Oi Aline,

      Legal que as crianças estarão com vocês nessa viagem. Tem muita coisa pra se fazer com crianças em Amsterdam. Mas não me lembro de ter visto crianças em barzinhos à noite... até porque aqui a tradição é criança ir cedo pra cama. Mas acho que se vocês se sentarem em um café à tarde, principalmente nos terraços, dá sim pra combinar uma cerveja ou vinho pra vocês enquanto as crianças tomam suco de maçã. Em locais fechados é proibido fumar, com isso não precisam se preocupar.
      Sobre região para ficar com crianças... a cidade, em geral, é bem kids friendly, podem se hospedar em qualquer região, sem problemas. Eu só ficaria atenta com as crianças na hora de sair por aí, principalmente por causa dos ciclistas: evitar que as crianças andem nas ciclovias pois o povo da cidade é meio freak nos pedais...

      Bons passeios!

      Responder
  7. Fala Daniel, estou viajando na suas dicas e com uma série de dúvidas quanto à levar um gurizinho de dois anos. Estamos indo para Amsterdam em Agosto agora (08/2017) e eu e minha namorada gostamos bastante de tomar uma cerveja. Como funciona os cafés com criança? Coffeshops é possível?

    Ficaremos em Amsterdam-Zuid, teria alguma dica pra região?

    Queria agradecer essa troca!

    Abraço.

    Responder
  8. Olá Daniel,
    Virei sua fã, honestamente ... há tempos que ando procurando por informações voltadas para famílias e seus artigos são fantásticos!!!! Muito informativos... normalmente as informações para Holanda é sempre voltado para o mundo dos estudantes e finalmente encontrei algo mais dentro da minha realidade ufaaa rs .... Eu e meu esposo moramos atualmente em Portugal, temos dupla cidadania Brasil/italia, e duas filhas pequenas e nossa intenção é ir para Holanda , mas para Rotterdam, pois temos conhecidos lá... estarei acompanhando seu site, parabéns por essa iniciativa, tenho certeza absoluta que tem ajudado bastante os nossos compatriotas .Um grande abraço para você e sua família!

    Responder
  9. Concordo totalmente: Amsterdam é uma cidade ótima pra crianças tb. Tem passeio de barco, que sempre faz sucesso, andar de bicicleta tb é show e simplesmente passear pelas ruas contando quantas janelas coloridas estamos vendo.
    Fomos com nossa filha de 9 anos e ela adorou!
    E o Nemo... Imperdível!!!
    Sdds de Amsterdam... 😉

    Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.