6 dicas para o que fazer em Amsterdam com chuva

Tá chovendo? Oras, bem-vindo à Amsterdam. Mas pra quê esse mau humor? Bora sair. E daí que tá chovendo? Em Amsterdam, se você for esperar o tempo estar bom pra sair, você vai sair bem pouco.

Aí você se pergunta: mas o que fazer em Amsterdam com chuva?

Vem comigo e descubra. Incorpore o espírito holandês e saia pra brincar na chuva.

Amsterdam com chuva
A Babyduc, por exemplo, não quer nem saber: põe as galochinhas e sai pra pisar nas pocinhas

1. Visitar Museus enquanto o mundo cai lá fora

Sim, claro, você já conhece o Van Gogh e a Casa da Anne Frank, e o Rijksmuseum, e eles valem a visita e as re-visitas, mas vamos lá que tem mais museu do que dias chuvosos em Amsterdam, e isso é museu pra caramba! Amsterdam é coalhada de canais, bicicletas e museus, e museus têm a interessante propriedade  de te prover um telhado e coisas interessantes debaixo dele.

Se você estiver pela Museumplein, vai no Stedelijk Museum, menos famoso que os vizinhos Van Gogh e Rijks, mas que eu curti muito. É arte moderna, e pára de preconceito de "não gosto de arte moderna, meu primo de dois anos faz melhor", lá tá cheio de coisa fina pra ver.

Matisse, Chagall Mondriaan, Pollock, Warhol, Kandinsky e  mais uma patota da pesada estão no Stedelijk. Eu dei todas as dicas sobre a história e visita do Stedelijk em Amsterdam.

Ir a museu é uma boa dica do que fazer em Amsterdam com chuva
Ir a museu é uma boa dica do que fazer em Amsterdam com chuva. A cidade tem muitas opções sensacionais!

 

Outro museu menos pop, mas que eu gosto muito é o Amsterdam Museum, que conta a história da cidade. Muitas vezes fui expulso de lá porque eles queriam fechar e eu estava fuçando o acervo todo, peça por peça.

Serviço

Amsterdam Museumhttp://www.amsterdammuseum.nl/
Kalverstraat 92
Horários: Todos os dias das 10h00 às 17h00. Fecha nos dias 27/4 (Dia do Rei), 25/12. Dias 5/12, 24/12 e 31/12 fecha as 16h00
Preços: Tabela aqui
Compre ingressos online para o Amsterdam Museum com o Ducs Amsterdam/Ticketbar aqui

Stedelijk Museum: http://www.stedelijk.nl/en
Endereço: Museumplein, 10 (se bem que é difícil ignorar o Stedelijk na Museumplein...)
Horários: das 10h00 até as 18h00, exceto de quinta-feira, quando fecha às 10 da noite
PreçosOlha a tabela aqui
Compre ingresso online para o Stedelijk com o Ducs Amsterdam/Ticketbar aqui!

Se você tiver com criança

Dois museus legais pra gurizada (até parece, eu me divirto mais que eles) são o NEMO (museu de ciências) e o Museum Marítimo de Amsterdam, com sua réplica quase perfeita de um antigo navio da Companhia das Índias Orientais.

Amsterdam VOC
Icem as bujarronas, seus flibusteiros de meia pataca! Zarpamos ao amanhecer para singrar mares tempestuosos! (Museu Marítimo de Amsterdam)

Eu dei a letra desses museus no meu super artigo de Amsterdam para Crianças. Ah, e perto do incrível Museu Judaico de Amsterdam, tem o Tun Fun, um playground coberto com espaço suficiente pra muitas, muitas criancinhas hiperativas gastarem suas energias. De repente rola um programa dois em um, num dia chuvoso.

Amsterdam Scheepvaartmuseum
O prédio do Museu Marítimo ao fundo

Serviço

NEMOhttp://www.e-nemo.nl/en/
Endereço: Oosterdok 2
Horários: das 10h00 às 17h00
Fecha de segunda feira, exceto de 1 de junho a 1 de setembro, quando abre todo dia
Fecha dias 25 de dezembro, 1 de janeiro e 30 de abril
Preços: Tabela aqui

Scheepvaartmuseumhttps://www.hetscheepvaartmuseum.nl/
Endereço
: Kattenburgerplein 1
Ônibus 22 e 48 saindo da frente da Centraal Staion Amsterdam, descer na parada Kadijksplein (se quiser dá pra andar, sã0 1,5 km a partir da Centraal)
Horários: Aberto todos os dias das do ano das 9h00 às 17h00
Preços: Tabela aqui

2. Entrar no clima visitando as antigas Igrejas de Amsterdam

No coração de Amsterdam existem duas igrejas que de tão antigas nem servem mais como igrejas mais. Hoje são museus com exposições interessantes e, claro, a arquitetura religiosa feita para impressionar.

Especialmente se estiver chovendo lá fora, dando aquele climão gótico.

Mas voltando: é comum na Europa prédios antigos perderem sua função original e serem reusados com outros propósitos, e isso igrejas que acabam dessacralizadas. Algumas viram livrarias, outros prédios de apartamento.

A Oude Kerk ("Igreja Velha", do século XIV) fica bem no meio do Red Light District de Amsterdam, e pode ser visitada para exposições de arte, fotografia, e outras coisas legais, que incluem concertos de órgão.

Oude kerk
Tirei essa foto de dentro da Oude Kerk: dá pra ver o Red Light lá fora...

E no Dam, ao lado do Koninklijk Paleis ("Palácio Real" que não é palácio nem real), tem a Nieuwe Kerk, Igreja Nova, uma meninota do século XV, também é uma visita interessante pra se abrigar da chuva.

Também um museu, eu vi exposições bem legais lá. Em uma Museumnacht ("Noite dos museus" evento anual em novembro), eu vi uma rave rolando lá, pessoas dançando madrugada adentro — foi marcante ver o piso da igreja tomado por pessoas dançando em cima das antigas sepulturas que ainda existem.

Tá, mas não precisa chegar a tanto, foi um evento especial. A programação normal, porém, tem coisas boas rolando regularmente.

Serviço

Oude Kerkhttp://www.oudekerk.nl/en/bezoek
Endereço: Oudekerksplein 23 (dar uma volta na igreja vendo lado a lado as vitrines das prostitutas de Amsterdam e a antiga igreja é algo para se contar depois...)
Horários: De segunda a sábado, das 10h00 às 18h00 (bilheteria fecha as 17h450. Domingo, das 13h00 às 17h30 (bilheteria fecha 17h15). Fecha 1/1, 27/4 (Dia do Rei) e 25/12

Nieuwe Kerk: http://www.nieuwekerk.nl/en/
Endereço: No Dam, meio difícil de não ver
Horários e preços: Tabela aqui

3. Ver Amsterdam chuvosa do alto enquanto toma algo quentinho

E você nem precisa se molhar pra ver Amsterdam sob chuva. Inclusive, pode estar tomando uma bebida quentinha e tudo. Amsterdam tem diversos cafés com vistas bacana pra molhada cidade aos seus pés. Minha sugestão é: suba em um deles.

Você pode ir ao Skylounge, no 11° andar do Hilton (já falei dele como um dos lugares legais pra se fotografar Amsterdam) e sentar num lugar perto da janela — vai valer a pena e Amsterdam estará aos seus pés.

Amsterdam: Skylounge vista
Vista de Amsterdam a partir do Skylounge em um dia de chuva

Ou você pode ir ver Amsterdam bem do meio dela:  o café Blue fica no centro de Amsterdam, em cima do Kalvertoren (eu cheguei a incluir ele no meu roteiro de poucas horas em Amsterdam) e tem paredes de vidro. Apesar de não ser tão alto como o Skylounge, tem a interessante vantagem de estar no meio da cidade.

Tomando um café ou capuccino, você pode olhar Amsterdam escorrendo pelas suas janelas.

Amsterdam cafe Blue
Vendo Amsterdam do alto e do meio, no Café Blue

Serviço

Café Bluehttp://www.blue-amsterdam.nl/
Endereço: Singel 457 (3° andar do Kalvertoren Winkelcentrum)

Skylounge
Endereço: Oosterdoksstraat 4 (11° Andar do Double Tree by Hilton)

4. Ir às compras!

Já que tá chovendo lá fora e o passeio ficou mais difícil, aproveita pra ir às compras no cobertinho.

Quero dizer, a Kalverstraat e 9 Straatjes são ruas de comércio, eu tô falando de ir em lugar de compras fechado. Não, não shopping center, mas por exemplo uma loja de departamentos como o Bijenkorf, bem no centrão, ali no Dam.

(Eu falo O Dam e não A Dam, porque sou estranho).

Amsterdam_chuva_caminhada

O Bijenkorf é uma cadeia de lojas de departamentos com tendência ao chique, marcas famosas, uma espécie de Harrods-wanna-be da Holanda. Você vai encontrar lá moda feminina, masculina e infantil, acessórios de cozinha (pratos, copos), perfumes e cosméticos em geral, um café e até livros (na maioria best-sellers). E muito mais.

Amsterdam_chuva_outono

Se preferir ir pros eletrônicos, pega o metrô 54 e desce na Bijlmer ArenA (com o último A em maiúsculo mesmo, sempre me corrigem). Lá tem o Mediamarkt, vendendo de tudo que vai na tomada ou use bateria.

(Todas as dicas de compras em Amsterdam aqui).

Amsterdam_chuva_tram

A Bijlmer tem também outras lojas grandes, como a Decathlon (artigos esportivos com bons preços) e a Perry (esportes outdoor). Ah, e um outlet da Esprit também.

Se você tiver com criança

E se você tiver com crianças, sempre pode ir ao Ballorig, que é estilo o Tun Fun, um playground coberto, e fica também na Bijlmer.

Ou ao cinema Pathé 3D Imax ali do lado.

Espera, essa pode ser uma boa dica pra dia de chuva também!

5. Ver um filme de camarote em um cinema único

Tuschinski
Sala 1 do Pathé Tuschinski (Foto: Fabio Bruna CC BY-SA 2.0)

OK, cinema tem em toda a parte, e se você tá de visita vindo do Brasil é meio difícil justificar cruzar o Atlântico pra ir ao cinema ver um filme que você poderia ter visto perto de casa.

Mas vou te ajudar. Você pode ir ao estiloso e cheio de história Pathé Tuschinski. É considerado um dos cinemas mais bonitos do mundo, mistura estilos como Art Deco, Art Nouveau e Escola de Amsterdam, existe desde 1921 e é, de fato, lindão.

Theater Tuschinski by Night
Fachada do Tuschinski (Foto: Joel Bez CC BY 2.0)

O salão principal (sala 1) parece um teatro imponente, tem um teto lindo, uma platéia e camarotes, onde dá até pra pedir uma garrafa de champagne. Ah, diz aí, isso não dá pra fazer em qualquer cinema, vai. O Tuschinski é único! Mesmo sem reservar o camarote, você vai gostar.

Serviço

Pathé Tuschinski - http://www.pathe.nl/bioscoop/tuschinski
Endereço: Reguliersbreestraat 26
Pra reservar o camarote, liga no (+31) 020-428 10 60, entre 12h00 e 18h00. Pode falar inglês.

6. Tomar cerveja boa em um bruin café

Amsterdam com chuva: cafe
O molhado tá lá fora... (Foto: Carla Duclos)

Antes de começar: resista à tentação de dizer "bruím" e tente falar algo mais próximo de "bráum" café. Uma das peculiaridades do amável  e divertido idioma batavo.

Anyways. Os bruine cafés. Seguinte, como já expliquei, "café" aqui é pub. Bruin café é um tipo especial de pub, um muito antigo que teve as paredes amarronzadas (bruin = marrom) pelo tempo, fumaça de vela e cigarro, ganhando charme e história pra acompanhar sua cerveja.

Os bruine cafés são mais um caso em que a chuva só acrescenta ao clima. Lá fora chuvoso, aqui dentro gezellig e quentinho, cerveja boa na sua frente, quem está com pressa de ir embora?

Relaxa, pede mais uma, há muito o que descobrir. A chuva não vai a lugar algum, por que você iria? Curte a luz amena do café e a conversa rolando a sua volta.

Bem-vindo à chuvosa e charmosa Amsterdam.

Sugestões? Opa. Leve duas:

't Smallehttp://www.t-smalle.nl/?section=drinken
Endereço: Egelantiersgracht 12

Um bruin café no Jordaan (bairro que já um passeio em si), existe desde algum ano por volta de 1786. É pequeno, charmoso, antigo e você vai entender o que é gezellig indo lá.

(Gezellig é uma palavra supostamente sem tradução exata, indicando algo ou alguém aconchegante, agradável ou aprazível num sentido social)

In de Wildemanhttp://www.indewildeman.nl/
EndereçoKolksteeg 3

Um dos meus pubs favoritos, cerveja boa, atendimento simpático (mas meio errático), clientela de amsterdaneses, centrão de Amsterdam. Ah, e cerveja boa, mencionei? Já? OK.

Aproveita que você tá no clima de cerveja e leia meu artigo sobre pubs e cerveja em Amsterdam.

Dica extra: Descubra se vai chover nos próximos minutos ou quando vai parar a chuva

Amsterdam_chuva_bikes

Adaptar-se à chuva é quesito de seleção natural aqui, e meio que todo mundo passando tempo o suficiene aqui pra criar guelras acaba descobrindo o Buineradar.nl

Sim, o site está em holandês, mas ele tem um útil mapa com informações atualizadas de radar mostrando as nuvens que estão rolando em sua direção. Mais handig impossível.

Ah, e tem app também pra Android e iPhone, dá uma busca!

Amsterdam Arco-íris
E lembre-se: a chuva sempre passa, mesmo em Amsterdam (Foto: Carla Duclos)

Fontes

  • http://en.wikipedia.org/wiki/Tuschinski
  • http://www.amsterdam.info/cinema/tuschinski/
  • http://www.iamsterdam.com/nl-NL/experience/de-stad-in/eten-en-drinken/bars-en-cafes/bruine-cafes-in-amsterdam

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Booking.com

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

5 comentários em “6 dicas para o que fazer em Amsterdam com chuva”

  1. Ah que demais. Tenho um bebê de 17 meses e quero Kent para Amsterdam amanhã. Vai estar frio e chovendo e tinha desanimado. Até meu marido que é holandes tinha desistido kkkk. Depois dessa matéria todo mundo se animou de novo e bora aproveitar essa cidade linda!

    Responder
  2. Olá, amigo. Amo seu site. Quero fazer vários tours em Português, através dele, com o guia brasileiro...No entanto vi que só há opções pra 2 ou mais pessoas, correto?
    Viajarei só entre 31.10 a 4.11.16 e ficarei no Vondelpark....
    Vcs poderiam estudar hipóteses de me juntar a outros grupos? Abç,
    SIL

    Responder
    • Oi Sil, super obrigado!

      Na verdade é possível fazer o tour em uma pessoa - o que acontece é que o preço mínimo é o mesmo para uma ou duas pessoas. Todos os tours são privativos, ou seja, fechados para seu grupo (ou só para você, se for o caso).

      Um abraço e boa viagem

      Responder
  3. Olá Daniel!
    Estou em Amsterdam faz 3 dias e estou adorando!!
    Eu e minha esposa viemos passar uns dias antes da Maratona d Paris, no dia 3/abril. Hoje fomos treinar no Vondelpark e adoramos!!
    Estamos hospedados em um barco pertinho do museu Nemo. Muito bom!
    Tuas dicas sobre o que fazer e onde comer foram muito boas!!
    Talvez a melhor de todas foi o restaurante La Place no 7º andar da biblioteca!
    Nossa, que lugar bom... pertinho da nossa "casa" e muito gostoso, com preço justo!!
    Muito obrigado e parabéns pelo belo trabalho!!!

    Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.