5 parques em Amsterdam que você precisa visitar (além do Vondelpark)

Os parques são tão parte de Amsterdam quanto as bicicletas. O que é surpreendente, uma vez que você considera o quão disputado é o espaço aqui. Quem já tentou achar um apartamento pra alugar em Amsterdam é que sabe...

Talvez justamente por reservar espaço para as áreas verdes Amsterdam seja habitável apesar de ter tanta gente apertada na área da capital holandesa.

O Vondelpark é o parque mais popular de Amsterdam: inclusive, é uma das principais atrações de Amsterdam. Turistas e locais frequentam lado a lado o Vondel o ano todo (e uma das graças de morar em Amsterdam é ver o Vondel mudando ao longo das estações), e o parque justifica totalmente a popularidade. O Vondel é cheio de segredos e lindo de se estar.

Mas porque ficar só num parque em Amsterdam? Às vezes tem um parque super legal, tão legal ou até mais do que o Vondel, perto do seu hotel ou de um passeio que você esteja fazendo. Anota a lista dos meus parques favoritos de Amsterdam.

1. Um parque pequeno e muito charmoso no bairro boêmio de Amsterdam: Sarphatipark

O Sarphatipark é que nem Amsterdam: não muito grande mas compacto com charme e coisas bacanas pra ver. Ele foi construído no mesmo estilo de jardim inglês do Vondelpark, é perfeito para piqueniques (quantas vezes não fui com a Carla e os saguis jantar no Sarphati em um dia de verão?).

Parque em Amsterdam: Sarphatipark
Esse, meu amigo, esse é o meu conceito ideal de "jantar fora" (Foto: Daniel Duclos)

Aliás, pros saguizinhos (é como eu chamo meus filhos) tem um pequeno playground e muitos lagos com patinhos. Pros mais velhos, tem área de exercício e área para se estender ao sol lendo um livro... e inúmeras oportunidades de fotos bacanas.

Passeio bacana para emendar na sua visita ao Sarphatipark

O Sarphati fica bem no meio do De Pijp, um bairro de Amsterdam boêmio e cheio de lugar legal para ir. Olha minhas sugestões de o que fazer no De Pijp nesse roteiro de 3 dias em Amsterdam.

2. O parque do bairro onde Anne Frank morava: Beatrixpark

Bichinhos, trilhas, laguinhos e um playground fazem do Beatrixpark uma visita divertida pra todo mundo, saguis e grandões. No verão tem uma piscininha infantil (aberta e gratuita) bem popular, ainda mais por ter um parquinho bem ao lado e uma sorveteria que vale a pena experimentar com qualquer idade.

No outono, como todos os parques de Amsterdam, ele fica lindo e é comum escolinhas fazerem passeios para coletar folhas e aprender sobre botânica.

Mas você não precisa estar na escolinha para aprender: faça suas trilhas e vá lendo as plaquinhas sobre as árvores e plantas do parque. O Beatrixpark tem também um jardim de ervas medicinais.

E o ano todo é sempre uma área agradável para relaxar ou fazer um piquenique.

Parques em Amsterdam: Beatrixpark
Relaxando no Beatrixpark. O, coisa chata... (Foto: Daniel Duclos<)

O Beatrixpark é divertido não apenas no verão ou com tempo quente, mas no inverno também. Quando neva em Amsterdam, corra para um parque, e verá uma linda paisagem (e diversos bonecos de neve também).

Parques em Amsterdam: Beatrixpark
O Beatrixpark é divertido para crianças no verão, com a piscina, mas no inverno também. (Foto CC BY-NC-ND Kiek Fabels via Flickr)

Dá uma olhada no mapa que a União Amigos do Beatrixpark fez.

Passeio bacana para emendar na sua visita ao Betrixpark

Depois de ir ao Beatrixpark, você pode explorar o bairro em que Anne Frank morava seguindo esse roteiro que eu fiz.

Como chegar ao Beatrixpark

Você pode pegar o tram 5 na Estação Central de Amsterdam e descer na parada Princess Irenestraat. Dali é 300 metros pra entrada do parque.

3. O parque cool e alternativo em Amsterdam: Westerpark

Construído apegado ao antigo gasômetro de Amsterdam, o Westerpark é realmente uma melhoria para a cidade. Além de um parque bacana demais, com natureza, laguinhos, espaço pra criançada e pro pessoal fazer esporte,  tem muita coisa interessante rolando ali ao lado na Westergasfabriek.

Parques em Amsterdam: Westerpark
Você precisa ver o por do sol no Westerpark ao menos uma vez na vida... (Foto CC BY-SA Martin Vmorris via Flickr)

Passeio bacana para emendar na sua visita ao Westerpark

A Westergasfabriek é o antigo gasômetro de Amsterdam. Hoje é um espaço cultural, buscando alternativas sustentáveis, e oferecendo coisas como a Espresso Fabriek, um dos melhores espressos de Amsterdam, e a fábrica do excelente chocolate local Tony (Você viu nosso vlog do Amsterdam lookout onde a gente menciona o chocolate?)

Enfim, eu detalhei mais no meu artigo sobre dicas locais de Amsterdam, corre lá para ler.

Parques em Amsterdam: Westergasfabriek
Emende sua visita ao Westerpark com um rl6e pela Westergasfabriek! (Foto: Rudmer Zwerver/Shutterstock.com))

Como chegar no Westerpark

Da Central, pegue o ônibus 21 e desça na Van Hallstraat. Ali perto para também o tram 10, na parada Van Limburg Stirumplein.

4. Parque espaçoso e perfeito para levar as crianças em Amsterdam: Amstelpark

O Amstelpark parece ter sido feito pensando em agradar as crianças. Tem uma área imensa de playground, uma fazenda de bichinhos de fazendo muito, muito bacana, uma lojinha de sorvete que fica ao lado de um trenzinho que dá a volta no parque todo (que não é pequeno).

Parques em Amsterdam: Amstelpark
Playground e pôneis, o Amstelpark é perfeito pra levar seus saguis! (Foto: CC BY Guilhem Vellut via Flickr)

Aliás, muitas voltas dei eu nesse trenzinho com saguizinhos encarapitados no meu colo. O sucesso do Amstelpark com eles é tanto que eu até indiquei como uma das coisas para se fazer em Amsterdam com crianças.

O Amstelpark abriga festivais bacanas. No verão tem o Taste Amsterdam, e ao longo do ano o Pure Markt passa por lá. Por exemplo, a Dani deu a dica de quando ele rolou no inverno aqui.

Passeio bacana para emendar na sua visita ao Amstelpark

Porque você não dá uma volta ao longo do Rio Amstel. indo para o sul? Se você alugar uma bicicleta (ou tiver uma) pode ir pedalando até Ouderkerk aan de Amstel. Uma cidadezinha bem pitorsca e praticamente desconhecida pelos turistas, fica a apenas uns 8 quilômetros de Amsterdam, super fácil de ir. E o caminho até lá, ao longo do rio, é cheio de natureza e bem bonito.

Como chegar ao Amstelpark

Pra chegar lá, pegue o Tram 4 na Estação Central de Amsterdam e desça no ponto final. Dali é uma pequena caminhada de talvez uns 500 metros.

5. O maior parque de Amsterdam, sucesso entre locais, desconhecido pelos turistas: Amsterdamse Bos

O Amsterdamse Bos é um parque tão grande que nem cabe direito em Amsterdam: uma parte dele fica na cidade vizinha Amstelveen. (Vou ser justo e dizer que as duas meio que se juntam).

Parques em Amsterdam: Amsterdamse Bos
O Amsterdamse Bos no outono é um espetáculo, mas vá lá qualquer época do ano! (Foto: CC BY-ND Mandie via Flickr)

Bem ao sul de Amsterdam, o Amsterdamse Bos oferece tanta coisa pra fazer e explorar que nem parece lotado mesmo recebendo seis milhões de visitantes ao ano. Trilhas? Tem lá. De monte. Fazendinha de cabras pras crianças curtirem? Tem também. Passeio de caiaque? Opa. Pontes? Cento e dezesseis delas! E todas diferentes.

Enfim, tem o que fazer o ano todo (mais de um dia de verão passei convencendo a Babyduc de que era hora de ir embora jantar, sim, querida, mesmo que ainda esteja dia, no verão anoitece bem tarde).

Se você quiser se sentir verdadeiramente um local de Amsterdam, passear no Amsterdamse Bos vai te dar uma boa noção.

Passeio bacana para emendar na sua visita ao Amsterdamse Bos

Olha, eu vou ser sincero, o Amstedamse Bos é um passeio em si. Mesmo. Ele demora um pouco para chegar, mas é mundo para passar uma tarde ou até um dia lá.

Como chegar no Amsterdamse Bos

Você chega lá pegando um ônibus na Estação Central. As linhas 170, 172 or 174 servem. Desça no ponto Van Nijenrodeweg/Amstelveenseweg

Fontes e referências do artigo

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Booking.com

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

6 comentários em “5 parques em Amsterdam que você precisa visitar (além do Vondelpark)”

  1. Alguma dica para parques para quem tem cachorro? Tenho acompanho seu Instagram e esta me ajudando bastante a saber sobre o dia a dia em Amsterdam. Estou me mudando na semana que vem !!
    Excelente trabalho, parabens!

    Responder
  2. Daniel, seria possível agendar com algum fotógrafo para tirar foto durante a estada em Amsterdam de 29/04 a 03/05/2017, para fotos em um dia desse período citado? Qual seria o custo? Em tempo já adquiri bários ingressos pelo seu site.

    Responder
  3. Oi Ducs! Só uma errata: para chegar no Westerpark tem que pegar o ônibus 21, saindo da CS. Valeu pelas dicas! 🙂

    Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.