O que fazer em Amsterdam no inverno

As tulipas acabaram na primavera, as árvores do outono já estão peladas e você me pergunta: "O que fazer em Amsterdam no inverno?"

O frio europeu assusta muita gente, mas com as roupas adequadas, um espírito aventureiro e as minhas dicas do que fazer em Amsterdam no inverno, você ver que na real a temível friaca amsterdamesa né assim, tão medonha...

Aliás, não esqueça de se inscrever nosso canal no YouTube: custa nada, é só clicar aqui e e confirmar e tá pronto!

O que fazer em Amsterdam no inverno
amor em Amsterdam no ano todo, gente! (Foto: BeyondDC BY-NC-ND via Flickr)

Papo sério: não deixe o friozão assustar você! Tem muito o que fazer em Amsterdam no inverno!

1. O que fazer em Amsterdam no inverno: Curtir o Festival das luzes

Quando acontece o Festival das Luzes de Amsterdam: de 28/11/2019 até 19/01/2020

Mas as decorações de Natal não são as únicas luzes no inverno de Amsterdam. Todo inverno, Amsterdam se ilumina em estátuas de luz em uma exposição temporária espalhada pela cidade. É o Amsterdam Light Festival, ou o Festival das Luzes de Amsterdam.

O  Festival das Luzes de Amsterdam tem um tema diferente todo ano, o que sempre te dá motivo para ver de novo. Diversos artistas, designers e arquitetos do mundo todo expressam o tema do ano em obras de arte feitas de luz. Eu acho muito bacana, porque o festival une tecnologia e arte, das das minhas coisas favoritas!

Para ver o festival de barco, clique aqui para comprar o passeio que irá te levar por todas as esculturas.

2. O que fazer em Amsterdam no inverno: Patinar no gelo

Brazuca e gelo não tem muita intimidade, tô sabendo. A primeira vez em que pus um patim no pé e fui tentar me equilibrar em cima de duas finas lâminas apoiadas sobre escorregadio gelo, um congelante pânico se apoderou de qualquer função racional do meu cérebro e eu só pensava "agora danou-se tudo".

Demorou um bom tempo pra eu raciocinar que em vez de eu ter medo de escorregar, a idéia toda era justamente escorregar — ou deslizar, vá lá.

Balance o corpo de um lado pro outro, crie um pêndulo e deixe-se deslizar. É divertido!

Se você já sabe patinar ou está a fim de tentar, esse é um bom jeito de dar um bizu na alma holandesa: patinar é o esporte nacional deles!

Onde patinar no gelo em Amsterdam

O que fazer em Amsterdam no inverno
(Foto: Daniel Duclos)

Tem três lugares principais em Amsterdam: a pista da Leidseplein, a Jaap Eden IJsbaan (usada principalmente pelos locais e patinadores sérios) e a Museumplein. Se você está a turismo, o melhor deles é a Museumplein: eles congelam o espelho d'água que fica na frente do letreiro I Amsterdam. E você pode alugar um par de patins lá.

3. O que fazer em Amsterdam no inverno: Aproveitar museus e outras atrações indoor

Como assim, você não gosta de museu? Certeza? Olha que Amsterdam tem tudo que é tipo de museu, bem capaz de você achar um que você curta.

Tá, tem os óbvios, como o Van Gogh e a Anne Frank (duas das principais atrações de Amsterdam), tem os um pouco menos óbvios. Como o Museu de Amsterdam que conta a história da nossa cidade favorita no mundo. Depois disso, há um mundo a ser explorado!

O que fazer em Amsterdam no inverno: Museu do Van Gogh
Sim, o Van Gogh é pop, mas Amsterdam tem muitos outros museus bacanas também! (Foto: Daniel Duclos)

Tem o Tropenmuseum ("Museu dos Trópicos", um museu antropológico), tem o FOAM (Museu de Fotografia de Amsterdam, tem o Museu Histórico Judaico, tratando da rica história do judaísmo na Holanda e no mundo (as exposições temporárias são excelentes), tem o Museum Van Loon, em uma das elegantes casas a beira de um dos mais famosos canais de Amsterdam, que pertenceu a uma das famílias mais poderosas de Amsterdam...

Quando o clima estiver inclemente, o esquema é explorar a história, arte e cultura, passado e presente!

(E aproveite para economizar e comprar aqui o I Amsterdam card, que dá entrada em inúmeros museus, além de transporte público.)

E se mesmo assim eu não te convenci a ir em museus, sempre tem outras atrações em ambiente fechado: descobrir alguns dos meus pubs prediletos pra tomar cerveja em Amsterdam, por exemplo.

4. O que fazer em Amsterdam no inverno: Comer comida de inverno!

Tô sabendo, comer é bão demais o ano todo. Mas nega, vai, que comer uma coisa gordurenta e reconfortante enquanto o Sr. Inverno sopra e bufa lá fora é uma delícia vezes dois...

E a Holanda tem longa tradição de coisas gostosas e gordurentas pra se reconfortar no inverno. Listei algumas aqui, no meu artigo sobre comidas sazonais típicas da Holanda. Leia e verá que diversas comidas sazonais são pro frio, e faz sentido.

Um programa divertido, por exemplo, pode ser se aventurar na pista de patinação da Museumplein, ter o ego destruído por crianças de dois anos que patinam melhor do que você anda, e depois ir reaquecer seu traseiro e seu coração comendo poffertjes cobertas de açúcar de confeiteiro acompanhada de chocomel quente (aviso: você engordou 350 gramas ao ler essa frase).

Ou você pode se refugiar do frio comendo a melhor torta de maçã de Amsterdam. Hey, comer comida típica holandesa é também adquirir cultura, né?

A melhor torta de maçã holandesa em Amsterdam, na Winkel 43, no Noordermarkt.
O negócio é consumir cultura, sabe... hehe (Foto: Carla Duclos)

5. O que fazer em Amsterdam no inverno: Ver as decorações de Natal e a cidade de noite

Anoitecer cedo não é necessariamente uma desvantagem como você vai ver nessa e na próxima dica. Tudo bem, as decorações acabam em janeiro, e o inverno dura um pouco mais. Mas por boa parte dele, a cidade está enfeitada, com luzes nas ruas e em algumas casas, e como anoitece cedo, elas brilham mais bonitas mais tempo.

Conhece a palavra holandesa "gezellig"? (Se pronuncia rézéliRRR... ah, deixa pra lá.) É uma dessas palavras um pouco intraduzíveis, tipo saudades.

Mistura agradável, aconchegante, convidativo, social— é algo que faz você se sentir bem de uma maneira específica. Sabe quando você vai à noite pra casa de amigos queridos e fica conversando, rindo e tomando vinho até de madrugada e vai embora cansado, mas feliz? Isso é gezellig.

natal_em_amsterdam
(Foto: Daniel Duclos)

E eu acho que Amsterdam, durante as noites de inverno, com as luzes amarelas das janelas refletindo na rua um cantinho aquecido e aconchegante, é muito gezellig.

Quem tem medo do inverno em Amsterdam?

Eu sei, o inverno dura pra sempre no norte europeu, e muita gente tem medo.  Mas se você prestar atenção, em vez de apenas congelar e esfriar, ele pode aquecer e iluminar também.

Amsterdam no inverno: Festival das Luzes
Vem explorar Amsterdam no inverno - é mais divertido do que você espera... (Foto © Frank Karssing da obra Run Beyond de Angelo Bonello, exposta no Festival das Luzes de Amsterdam do inverno 2015-16, Divulgação Amsterdam Light Festival, used with kind permission)

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com