O que fazer em Amsterdam no inverno

As tulipas acabaram na primavera, as árvores do outono já estão peladas e você me pergunta: "O que fazer em Amsterdam no inverno?"

O frio europeu assusta muita gente, mas com as roupas adequadas, um espírito aventureiro e as minhas dicas do que fazer em Amsterdam no inverno, você ver que na real a temível friaca amsterdamesa né assim, tão medonha...

Aliás, não esqueça de se inscrever nosso canal no YouTube: custa nada, é só clicar aqui e e confirmar e tá pronto!

O que fazer em Amsterdam no inverno
amor em Amsterdam no ano todo, gente! (Foto: BeyondDC BY-NC-ND via Flickr)

Papo sério: não deixe o friozão assustar você! Tem muito o que fazer em Amsterdam no inverno!

1. O que fazer em Amsterdam no inverno: Curtir o Festival das luzes

Quando acontece o Festival das Luzes de Amsterdam: de 28/11/2019 até 19/01/2020

Mas as decorações de Natal não são as únicas luzes no inverno de Amsterdam. Todo inverno, Amsterdam se ilumina em estátuas de luz em uma exposição temporária espalhada pela cidade. É o Amsterdam Light Festival, ou o Festival das Luzes de Amsterdam.

O  Festival das Luzes de Amsterdam tem um tema diferente todo ano, o que sempre te dá motivo para ver de novo. Diversos artistas, designers e arquitetos do mundo todo expressam o tema do ano em obras de arte feitas de luz. Eu acho muito bacana, porque o festival une tecnologia e arte, das das minhas coisas favoritas!

Para ver o festival de barco, clique aqui para comprar o passeio que irá te levar por todas as esculturas.

2. O que fazer em Amsterdam no inverno: Patinar no gelo

Brazuca e gelo não tem muita intimidade, tô sabendo. A primeira vez em que pus um patim no pé e fui tentar me equilibrar em cima de duas finas lâminas apoiadas sobre escorregadio gelo, um congelante pânico se apoderou de qualquer função racional do meu cérebro e eu só pensava "agora danou-se tudo".

Demorou um bom tempo pra eu raciocinar que em vez de eu ter medo de escorregar, a idéia toda era justamente escorregar — ou deslizar, vá lá.

Balance o corpo de um lado pro outro, crie um pêndulo e deixe-se deslizar. É divertido!

Se você já sabe patinar ou está a fim de tentar, esse é um bom jeito de dar um bizu na alma holandesa: patinar é o esporte nacional deles!

Onde patinar no gelo em Amsterdam

O que fazer em Amsterdam no inverno
(Foto: Daniel Duclos)

Tem três lugares principais em Amsterdam: a pista da Leidseplein, a Jaap Eden IJsbaan (usada principalmente pelos locais e patinadores sérios) e a Museumplein. Se você está a turismo, o melhor deles é a Museumplein: eles congelam o espelho d'água que fica na frente do letreiro I Amsterdam. E você pode alugar um par de patins lá.

3. O que fazer em Amsterdam no inverno: Aproveitar museus e outras atrações indoor

Como assim, você não gosta de museu? Certeza? Olha que Amsterdam tem tudo que é tipo de museu, bem capaz de você achar um que você curta.

Tá, tem os óbvios, como o Van Gogh e a Anne Frank (duas das principais atrações de Amsterdam), tem os um pouco menos óbvios. Como o Museu de Amsterdam que conta a história da nossa cidade favorita no mundo. Depois disso, há um mundo a ser explorado!

O que fazer em Amsterdam no inverno: Museu do Van Gogh
Sim, o Van Gogh é pop, mas Amsterdam tem muitos outros museus bacanas também! (Foto: Daniel Duclos)

Tem o Tropenmuseum ("Museu dos Trópicos", um museu antropológico), tem o FOAM (Museu de Fotografia de Amsterdam, tem o Museu Histórico Judaico, tratando da rica história do judaísmo na Holanda e no mundo (as exposições temporárias são excelentes), tem o Museum Van Loon, em uma das elegantes casas a beira de um dos mais famosos canais de Amsterdam, que pertenceu a uma das famílias mais poderosas de Amsterdam...

Quando o clima estiver inclemente, o esquema é explorar a história, arte e cultura, passado e presente!

(E aproveite para economizar e comprar aqui o I Amsterdam card, que dá entrada em inúmeros museus, além de transporte público.)

E se mesmo assim eu não te convenci a ir em museus, sempre tem outras atrações em ambiente fechado: descobrir alguns dos meus pubs prediletos pra tomar cerveja em Amsterdam, por exemplo.

4. O que fazer em Amsterdam no inverno: Comer comida de inverno!

Tô sabendo, comer é bão demais o ano todo. Mas nega, vai, que comer uma coisa gordurenta e reconfortante enquanto o Sr. Inverno sopra e bufa lá fora é uma delícia vezes dois...

E a Holanda tem longa tradição de coisas gostosas e gordurentas pra se reconfortar no inverno. Listei algumas aqui, no meu artigo sobre comidas sazonais típicas da Holanda. Leia e verá que diversas comidas sazonais são pro frio, e faz sentido.

Um programa divertido, por exemplo, pode ser se aventurar na pista de patinação da Museumplein, ter o ego destruído por crianças de dois anos que patinam melhor do que você anda, e depois ir reaquecer seu traseiro e seu coração comendo poffertjes cobertas de açúcar de confeiteiro acompanhada de chocomel quente (aviso: você engordou 350 gramas ao ler essa frase).

Ou você pode se refugiar do frio comendo a melhor torta de maçã de Amsterdam. Hey, comer comida típica holandesa é também adquirir cultura, né?

A melhor torta de maçã holandesa em Amsterdam, na Winkel 43, no Noordermarkt.
O negócio é consumir cultura, sabe... hehe (Foto: Carla Duclos)

5. O que fazer em Amsterdam no inverno: Ver as decorações de Natal e a cidade de noite

Anoitecer cedo não é necessariamente uma desvantagem como você vai ver nessa e na próxima dica. Tudo bem, as decorações acabam em janeiro, e o inverno dura um pouco mais. Mas por boa parte dele, a cidade está enfeitada, com luzes nas ruas e em algumas casas, e como anoitece cedo, elas brilham mais bonitas mais tempo.

Conhece a palavra holandesa "gezellig"? (Se pronuncia rézéliRRR... ah, deixa pra lá.) É uma dessas palavras um pouco intraduzíveis, tipo saudades.

Mistura agradável, aconchegante, convidativo, social— é algo que faz você se sentir bem de uma maneira específica. Sabe quando você vai à noite pra casa de amigos queridos e fica conversando, rindo e tomando vinho até de madrugada e vai embora cansado, mas feliz? Isso é gezellig.

natal_em_amsterdam
(Foto: Daniel Duclos)

E eu acho que Amsterdam, durante as noites de inverno, com as luzes amarelas das janelas refletindo na rua um cantinho aquecido e aconchegante, é muito gezellig.

Quem tem medo do inverno em Amsterdam?

Eu sei, o inverno dura pra sempre no norte europeu, e muita gente tem medo.  Mas se você prestar atenção, em vez de apenas congelar e esfriar, ele pode aquecer e iluminar também.

Amsterdam no inverno: Festival das Luzes
Vem explorar Amsterdam no inverno - é mais divertido do que você espera... (Foto © Frank Karssing da obra Run Beyond de Angelo Bonello, exposta no Festival das Luzes de Amsterdam do inverno 2015-16, Divulgação Amsterdam Light Festival, used with kind permission)

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Booking.com

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

49 comentários em “O que fazer em Amsterdam no inverno”

  1. Maravilhosa é Amsterdam no inverno, verão, em todas as estações!
    Em falar em comida de inverno, não sei se é típico, mas aí em Amsterdam tomei sopa de tomate e fiquei apaixonada!
    Aliás sou apaixonada pela cidade toda!!

    Responder
  2. Olá! Irei passar o natal em Amsterdã esse amo e tô amando todas as dicas! Adorei também ver a venda de ingressos por aqui! Será que vale a pena ir a Voledam e Marken no inverno??

    Responder
    • Oi Priscilla, vale muito a pena! Estas cidades ficam muito charmosinhas no inverno, ótima paisagem pra tomar um café ou chocolate quente ou comer uma porção de poffertjes!

      abraços,

      Responder
  3. Oi Daniel,

    Li que você faz o passeio de barco para ver o festival das luzes em novembro, isso significa que os rios congelam em que período do ano?
    Estou indo agora em novembro e fiquei um pouco preocupada em relação ao frio!

    Obrigada!

    Responder
    • Oi Carla,

      Os rios não costumam congelar facilmente...mas acho um pouco difícil congelarem agora em novembro... mas, claro, tudo é possível por conta da crise climática...

      abraços,

      Responder
  4. Olá Ducs! Estarei passando por Amsterdã ,no dia 03 de fevereiro em uma conexão vinda da Espanha e chegando aí umas 17:00hs, e partiremos no dia 4 pela manhã estarei eu, minha filha e minha neta de 10 anos. o que vc acha que dá para dar uma voltinha para ter uma pequena impressão da cidade ? Será que a gente consegue caminhar a noite pelas ruas? O que poderíamos fazer em tão pouco tempo? Se vc puder nos ajudar eu te agradeço.

    Responder
  5. Uau, por tanta dica útil!
    Chego a Amsterdão (diretamente de Portugal) no fim de novembro próximo. Vou querer ver o Festival Luzes no barco. Aconselham algum ingresso ou tour em particular do qual possa usufruir ao máximo? obrigada.

    Responder
  6. Boa noite. Estamos chegando em Amsterdam dia 12/02/18. Tem passeio de barco nos canais com jantar? Como em Paris? Se sim, vc vende esses ingressos?

    Responder
  7. Advinha quem passou o dia no Jaap Eden IJsbaan, tomou neve, chuva, vento e não se importou pq a pista é sensacional?!! Te devo mais essa Ducs! As crianças já votaram no repeteco na programação de amanhã, depois, e depois...! kkkk Beijão e feliz ano novo

    Responder
  8. Olá Ducs....

    Cara, to na duvida de Amsterdam ou Suíça nas 2 ultimas semanas de fevereiro. Muitas das atrações acima se encerram o inicio do ano, ou no natal, etc.

    O que você recomendaria? Amsterdam ou Suíça em fevereiro?

    Abraços e parabéns pelo trabalho

    Responder
    • Oi Fernando,

      Difícil responder...também porque sempre tem coisas bacanas pra se fazer em Amsterdam... uma sugestão é você estudar bem as atrações dos dois locais e o que te agrada mais...

      abraços,

      Responder
  9. Ola, Daniel. tudo bem? Meu nome é Sayonara e eu vivo na Suiça ha quase um ano. Agora em dezembro tomei coragem e estou indo visitar Amsterdã com o meu namorado. Sempre acompanho os seus posts, tanto aqui no Blog como no insta. Hoje estava justamente buscando informações do que fazer em Amsterda no inverno e encontrei seu post. Mas mesmo com todas as informaçoes que você ja deu, queria saber se voçe conhece algum hotel legal com uma localizaçao tranquila, onde desse pra gente visitar alguns pontos de Amsterda.

    Desde ja te agradeço e te parabenizo pelo seu blog. Um beijo!

    Responder
  10. Bom dia! Vou chegar com minha esposa, filha e sobrinha (adolescentes!!) no dia 29.12.17 e saio para Bruxelas no dia 01.01.18.
    Gostaria de saber se nesta época já neva na cidade e se alguns pontos turísticos estarão funcionando (tipo o museu de cera, elas querem tirar foto ao lado do Justin).
    Vi que a virada de ano na cidade é especial referente aos fogos e gostaria de saber se é seguro ficar pelas ruas a noite para ir em algum barzinho e depois na hora de ir embora se é seguro.
    Existe uber na cidade? é barato? nossa viagem é tipo mochileiro e vamos ficar em algum hostel, ainda não definimos.
    Agradeço se tirar esclarecer minhas dúvidas!! Abç

    Responder
    • Olá Marcelo,

      Na verdade, saber quando neva na cidade é meio que acertar na loteria, difícil prever... Mas os pontos turísticos estão todos funcionando. Com relação aos fogos, existem locais específicos onde as queimas acontecem e, sim, é seguro estar perto desses lugares - com uma distância saudável deles, diria eu 😉
      E, sim, existe uber na cidade!

      abraços,

      Responder
  11. Daniduk salve! Vamos ficar duas noites na cidade, 16 e 17 de fev próximo.
    Nossa corrida museus, lojas bacanas, café - o especial, restaurante e algum programa musica.
    Tem dicas?
    Temos uma reserva de hotel na área central mas ainda podemos pegar sua dica. Estamos na faixa dos US100 a 120.
    abs
    Lui

    Responder
  12. Olá.... Estarei com meu marido em Amsterdã de 10 a 13 de fevereiro e depois alugamos um carro para dar uma circulada do dia 13 até dia 15. Pensamos em ir para Alkmaar, Volendam, Edam... Tem alguma outra sugestão? É uma dúvida... As estradas ficam transitáveis, quer dizer, há gelo na pista? Estamos receosos pois nunca dirigimos com gelo ou neve. Obrigada!

    Responder
  13. olá,
    Estarei em Amsterdam entre 27/02 e 03/03/17, portanto 3 dias inteiros úteis.
    Os passeios de barco estarão funcionando?
    com que antecedência preciso comprar os ingressos para Museu Anne Frank?

    Responder
    • Fala Alberto. Os passeios de barco funcionam normalmente exceto se os canais congelarem, o que é muito raro (última vez, se não me engano, foi por duas semanas em 2012). O quanto antes você comprar os ingressos pra Anne Frank melhor. Esgota muito rápido.

      Responder
  14. Olá pessoal! Primeiramente, parabéns pelo blog, não o conhecia, gostei muito das informações disponíveis. Se me permitem, gostaria de fazer umas perguntas a respeito do festival de luzes. Estou indo para Amsterdam no dia 15 de fevereiro.

    1 - Faz muito frio nessa época?

    2 - Nessa data, ainda vai ter festival de luzes?

    Valeu gente, vou continuar enchendo o saco de vocês em outros posts!

    Responder
  15. Olá ! Primeiramente parabens pelo blog ! Esta me ajudando bastante em minha viagem agora em janeiro para Amsterdam.
    Com relação ao festival de luzes, pretendo fazer o Water Colors, de barco. Notei que existem barcos abertos e fechados. Minha dúvida é se com o frio que estará fazendo em janeiro, seria loucura pegar o aberto ? Provavelmente a visão é mais legal mas o vento frio deve ser "cortante". Alem disso estarei com 2 crianças. Sabem me dizer algo a respeito ?
    Abraço !

    Responder
    • Oi Michel,

      Essa pergunta é bastante pessoal e, portanto difícil de responder. Porque a sensação de frio varia de pessoa pra pessoa. Mas como também tenho filhos, eu iria pela sensação das crianças. Como é para elas o frio? E, outra coisa: também depende do quão agasalhados vocês estão. Se estiver muito frio, é importante estarem com os pés bem aquecidos - meias e sapatos que não deixem o frio entrar por baixo, vestir em camadas, gorro e luvas... bem agasalhados é possível sim aguentar o vento no rosto 🙂

      abraços,

      Responder
    • Fala Michel. Os pontos que a Dani levantou são importantes, mas deixa eu complementar: leve em conta também que em caso de mau tempo, o passeio de barco aberto não ocorre (seu dinheiro é reembolsado).

      Eu fiz o passeio com barco fechado, e foi bem confortável. Claro, imagino que a visão com o barco aberto realmente seja melhor, mas deu pra ver bem as esculturas do barco fechado.

      Abraço

      Responder
      • Legal Daniel. Isso que eu estava na dúvida. Se mesmo no fechado da para aproveitar. Acho que vou de fechado mesmo...rsrs
        Obrigado e parabens pelo blog !
        Abraço

        Responder
  16. oi, estou indo de lua de mel no dia 29 de dezembro e iremos passar o ano novo ai, você indica alguma lugar legal em que possamos comer boa comida e curtir uma coisa animada. Obrigada

    Responder
  17. Oi, farei uma conexão de 9 horas em Amsterdam no final de janeiro (dia 24) e estou pensando em sair do aeroporto para visitar a cidade. Mas me preocupo com o tempo. 9 horas, descontando alfândega e essas coisa, é tempo suficiente? será que estará nevando nesta época? tenho lido tudo neste blog! acho tudo sensacional!!!!

    Responder
  18. Boa noite! Parabéns pelo Blog! Vou para Amsterdam em dezembro e gostaria de saber se mesmo nessa época há necessidade de compra ingresso antecipado para visitar a Casa de Anne Frank. No inverno as filas também são grandes? Muito obrigada!

    Responder
  19. Oii estou indo com minha filha de dez anos , minha irma e cunhado para amsterdan dia 16 de dezembro. Estou preocupada em arranjar um hotel barato e bom, porque não posso botar minha filha em qualquer lugar. me dê dicas.

    Responder
  20. Olá, Parabéns, estou adorando tudo. Estou fazendo meu roteiro com as suas dicas. Farei um bate e volta dia 28/12 de Paris-Amsterdam. Meu trem chega as 10 e volta as 19 hs., gostaria de fazer a rota a pé do festival das luzes, poderia me dizer qual o caminho a seguir, quanto tempo vou levar, daria tempo de ver todo o caminho? Outra coisa é seguro andar à noite até a Estação Central. Um grande abraço e muito obrigado por sua ajuda.

    Responder
  21. Eu estou indo pela 1 vez em Amsterdam e um dos maiores motivos de ter escolhido foi o site ducsamsterdam. É incriveeel a quantidade de dicas, fotos e sugestões. Todas as duvidas que tenho venho aqui e já saiu com a resposta, em relação a hotéis, lugares p/ visitar e o que realmente vale a pena fazer. Estou indo dia 10 de Novembro com muitas expectativas! Danieeel, muito obrigada =)

    Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.