Onde tomar Café da manhã em Amsterdam: 9 dicas imperdíveis

Um bom café da manhã em Amsterdam: o programa perfeito para começar o dia. Eu sou dessas que, antes da primeira refeição, não abrem nem um sorriso. Gosto tanto de café da manhã que tomo dois por dia.

Juro! Especialmente em viagem, o café da manhã é minha refeição preferida: é quando planejo meu dia de passeios e descubro sutilezas culturais por trás da culinária de cada lugar. Comida e viagem: não há combinação melhor, não é?

E no fim de semana, mesmo quando não estou viajando, gosto de sair com minha família e amigos para tomar um "pequeno-almoço" (como dizem os portugueses)  ou um brunch e curtir a cidade.

Selecionei, então, meus lugares preferidos para tomar café da manhã em Amsterdam. Espero que goste:

1. Café da manhã em Amsterdam numa localização charmosa: Kaffe de Hoek

Café da manhã em Amsterdam: onde tomar
(Foto: Aline Lickel)

Um café bem no meio do Jordaan, um bairro muito lindo em Amsterdam. Fica numa esquina de frente pro canal. Localização super charmosa! O Kaffe de Hoek em si é muito simples e, justamente, por isso eu gosto muito.

As janelas dão uma vista linda para as ruas e o menu de café da manhã é super diverso: tem desde misto quente (tosti, em holandês) a tradicionais panquecas holandesas (pannenkoeken).

Minha sugestão: peça pelo Café da Manhã Completo e delicie-se com o clássico holandês, o uitsmijter - dois ovos fritos bem estalados, com fatias de presunto, acompanhados de duas torradas com manteiga. E uma saladinha! Inclui também um café e um suco de laranja fresco.

O café não é espresso tirado em máquina, nada disso, mas é bem gostoso. Como falei, o Kaffe de Hoek não tem frescura, é tudo muito simples, bem servido, bom atendimento e garantia de uma experiência bem holandesa. Vá lá provar!

Kaffe de Hoek
Facebook
Endereço: Prinsengracht 341
Tel: +31 (020) 625 3872

2. Café da manhã completo e brunch em Amsterdam: Little Collins

Meu café da manhã favorito é aquele caprichado, a la English breakfast, que parece mais um almoço completo do que um café da manhã. Eu costumo acordar com bastante apetite! O Little Collins é um restaurante australiano, que de quarta a domingo serve um delicioso brunch.

Eu atravesso a cidade só para comer lá. Eles mudaram o menu há uns meses, agora meu prato preferido é o "Fungi". Dê uma olhada no menu.

Eles têm um delicioso blood marry no brunch (com álcool ou versão virgem, se você não está afim de encarar uma vodka logo cedo)! O lugar é pequeno, sugiro fazer reserva.

Little Collins
Site
Endereço: Eerste Sweelinckstraat 19F
Tel: +31 (020) 673 2293

3. Café da manhã no antigo gasômetro de Amsterdam: De Bakkerswinkel

Uma rede de padarias muito agradável na cidade. Sou especialmente apaixonada pela Bakkerswinkel West, na Westergasfabriek.

O Westergasfabriek é um conjunto de prédios do século XIX onde funcionava um antigo gasômetro. Atualmente, é um complexo cultural super super bacana, cheio de lojas, galerias, restaurantes, cafés, sorveterias etc.

E o mais interessante, tudo isso dentro de um parque super gracioso em Amsterdam, o Westerpark. Essa unidade do Bakkerswinkel é grande, espaçosa e a comida deles é sempre muito gostosa, com pão fresco feito por eles.

De Bakkerswinkel
Site
Endereço: Regulateurshuis 1
Tel: +31 (020) 688 0632

4. Café da manhã com pão fresquinho em Amsterdam: Vlaamsch Broodhuys

Café da manhã em Amsterdam
(Foto: Aline Lickel)

Por falar em padaria gostosa com pães fresquinhos, outra rede holandesa boa é a Vlaamsch Broodhuys. E que pães!

Aliás, quando falo padaria, esqueça aquela imagem de padaria do Brasil (ou ao menos as paulistanas, que são minha principal referência). Aqui elas não têm aquela infra estrutura com a mercearia, a sessão de queijos e frios para fatiar na hora sob encomenda e tudo o mais. Aqui são padarias por essência, por que fabricam pães, mas fora isso, mais parecem pequenos restaurantes ou cafés, absurdamente aconchegantes.

Na Vlaamsch Broodhuys recomendo provar a pasta de chocolate puro, que é servida com o café da manhã completo. Juro, é dos deuses! E o grande perigo é que todas as geléias, mel e pastas de chocolates que eles servem no café, tem para comprar e levar de toneladas para casa.

Vlaamsch Broodhuys
Site
Endereço: Haarlemmerstraat 108
Tel: +31 (020) 5286430

5. Café da manhã gostoso e sustentável: Bagels & Beans

Apesar de bagel (aquele pão redondo, em formato de rosquinha) não ser tradicional na Holanda, existe uma rede local aqui especializada só nisso. Quem me apresentou este lugar foi o Daniduc ([Hey, sou eu!]), quando estive pela primeira vez em Amsterdam.

Café da manhã em Amsterdam
(Foto: Maurizio Pesce CC BY)

O que acho bacana é que o Bagels & Beans se preocupa muito com desenvolvimento sustentável. Para todos os ingredientes, desde o grão de café até os peixes que usam nos sanduíches, eles procuram comprar de pequenos produtores familiares ao invés de grandes indústrias. Acho importante apoiar iniciativas como essa.

Tem Bagels & Beans espalhados pela cidade inteira, basta uma olhada no Google Maps para achar o endereço mais perto de você. Eu costumo frequentar no centro um na Raadhuisstraat 18, bem pertinho do Dam.

Dica: se quiser provar uma coisa bem local e diferente, peça pelo bagel doce de granulado (chocolate sprinkles, no menu em inglês). Er, é, ué! Bagel com manteiga e chocolate granulado. É tradição local. Digo, não o bagel em si, mas o pão com granulado para o café da manhã. É sério! Eu adoro.

Bagels & Beans
Site
Endereço: Raadhuisstraat 18 (e muitas outras unidades)

6. Café da manhã local em pleno centro turístico: De Balie

O De Balie fica num prédio do século XIX, antigo Tribunal de Justiça em Amsterdam. Hoje em dia é um complexo com cinema, teatro e restaurante, que sedia diversos debates políticos e sociais. É um lugar interessante, sobretudo, para provar uma experiência bem local.

de-balie_s
Você e os locais... (Foto: Aline Lickel)

O De Balie Grand Café, apesar de ficar praticamente na Leidseplein, uma praça central super turística e muito fácil de chegar, é frequentado basicamente por locais. É um lugar comum entre os amsterdammers para ter reuniões de negócios, trabalhar ou, simplesmente, tomar um café enquanto lê o jornal.

O café da manhã é simples, mas honesto. O croissant é bem fresquinho, com geléia e manteiga, e o café bem tirado. Sempre vou de capuccino (que, como o original da Itália, na Holanda não tem chocolate, creme nem canela, é só café espresso com leite quente e espuma).

De domingo eles servem um brunch. Mas nunca fui. Se você for, me diga o que achou!

De Balie
Site
Endereço: Kleine-Gartmanplantsoen 10  (tipo, na Leidseplein)

Tel: +31 (020) 5535 100

7. Café da manhã caprichado e belo: Conservatorium Brasserie

Para um café da manhã bem caprichado, especial, daqueles em que você senta por horas, enquanto vai se servindo aos poucos no buffet e jogando conversa fora com os amigos, meu lugar predileto é a Brasserie do Conservatorium Hotel.

O lugar é lindo: um espaço bem grande e amplo, com uma decoração bem bacana e moderna, ao mesmo tempo clássica holandesa. O pé direito é alto e o teto de vidro, então, você consegue aproveitar a luz agradável do dia mesmo com o frio miserável que faz do lado de fora. Tem um jardim de inverno encantador e a comida e atendimento são impecáveis.

Você pode pedir pratos do menu ou fazer como eu: sempre vou de "Ice Table & a choice of a la carte", que inclui o buffet de frios, pães, frutas, iogurtes, sucos, geléias etc + um prato do menu. E como sou louca por ovos, minha sugestão do menu são os "eggs benedict" com presunto e trufas. Salivo só de lembrar!

Conservatorium Brasserie
Site
Endereço: Van Baerlestraat 27
Tel: +31 (020) 570 0000

8. Café da manhã bem servido para os moradores: Drovers Dog

Fora do circuito turístico, o Drovers Dog é outro australiano da lista. Fica afastado do centro mas é tranquilo de chegar: meia hora a partir da Estação Central com o tram 2 (desça na Hoofddorpplein) e você está lá.

Super frequentado por locais, durante o fim de semana está sempre bombando de gente, tamanha popularidade.

A comida é boa e bem servida. Mais uma vez, minha pedida são os "eggs benedict" com presunto e espinafre. Outra opção gostosa é o misto quente. Simples, mas caprichado! Eles tem também pratos de granolas e cereais, além de opções vegetarianas. Ah, não deixe de provar o suco natural de maçã, cenoura, beterraba e gengibre.

Se você está com crianças, eles são mega colaborativos. Além de cadeirões aos montes e espaço para entrar com o carrinho de bebê, eles têm um cantinho super aconchegante perto da janela com sofás e caixas de brinquedos. É o lugar favorito das crianças. Não tem trocador de fraldas nos banheiros, mas eles dão um jeitinho se você precisar e arrumam um espaço para você. Experiência própria!

Drovers Dog
Site
Endereço: Heemstedestraat 25 
Tel: +31 (020) 669 2233
Não aceita pagamento em dinheiro. Só cartão de crédito ou débito.

9. Gartine: café da manhã caseiro levado à perfeição

Onde tomar café da manhã em Amsterdam: Gartine
(Foto: Aline Lickel)

Quer algo bem caseiro, mas levado à perfeição? Experimente o Gartine. Anos atrás, seus donos começaram a cultivar uma horta e pomar no interior da Holanda.

Apaixonados pela terra e pelo sabor fresco das coisas que produziam, incluindo ervas e frutas outrora esquecidos no mundo culinário, resolveram expandir e abriram este pequeno restaurante no centro de Amsterdam.

Em uma portinha discreta, perto da praça Spui, fomos recebidos pelo dono, Willem-Jan (não consigo pensar em nome mais holandês!). O ambiente tem um ar meio rústico e aconchegante e a experiência foi muito agradável. A comida é deliciosa e temperada com muitas ervas frescas.

Comemos geléias caseiras, pães quentinhos, croissants, french toasts, ovos no ponto e um chá preto aprovado pelo marido - especialista no assunto. Nossa filhota de um ano também se deliciou com o iogurte, mascarpone e frutas vermelhas do pomar Gartine.

A propósito, com mesas pequenas e espaço apertado, não é lá o lugar mais adequado para crianças. Não tem cadeirão e nem trocador. Eles, porém, foram extremamente atenciosos. Avisei na reserva que levaria uma bebê e eles nos arrumaram até uma mesa com espaço para o carrinho. Achei simpático!

O site é em holandês, mas tem o menu em inglês. Está aberto de quarta a domingo, quando você pode ligar para fazer a reserva. Com freqüência, o telefone cai na caixa postal e a mensagem é em holandês. Ligue de novo mais tarde. Vale a pena insistir!

Gartine
Site
Endereço: Taksteeg 7
Tel: +31 20 320 4132
Não aceita cartão de crédito.

OBS: A média de preço dos cafés da manhã desse artigo é de cerca de €20 por pessoa, exceto o Conservatorium, que sobe para uns €35. Nos links indicados há os preços atualizados dos menus, assim como horário de funcionamento.

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Booking.com

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

16 comentários em “Onde tomar Café da manhã em Amsterdam: 9 dicas imperdíveis”

  1. Oi, Ducs! Sou uma grande fã do seu blog!
    Poderia me tirar uma dúvida sobre água? Explico: é que sei que em vários países podemos tomar água da torneira, pois ela é potável. Na Holanda, mais especificamente, em Amsterdam, também é assim?

    Responder
  2. Amei as dicas!!!
    O único problema é ter que escolher apenas 2 lugares dentre tantas opções maravilhosas, pois só passarei duas manhãs em Amsterdam. 🙁

    Responder
  3. Olá, estou lendo o seu blog por indicação do Rogério do viajando na net! Senti falta do preço do café da manhã! Seria interessante se tivessem os preços pra gente organizar em qual ir! Obrigada 😉

    Responder
  4. Olá, como vou ficar meio fora da área central, estou na dúvida se tomo café fora ou no hotel.

    Considerando preço, o valor do café no hotel é 12,5 euros. O que você acha?

    Responder
    • Oi Adriana,

      Depende muito de você e seus hábitos alimentares e rotinas matinais. Fora você deve pagar mais ou menos a mesma coisa, dentro você tem a facilidade de acordar e já ir pra mesa... Dentro você pode comer todos os dias as mesmas coisas ... fora você pode conhecer novos lugares e novos sabores... Dentro te poupa tempo para fazer outras atividades... fora é o primeiro passeio do dia... enfim... você avalia, você decide!

      Responder
  5. Há algum sítio , para alugar bicicletas?
    e quanto fica?
    e o Festival das Luzes paga-se?

    Obrigada*

    Responder
  6. Olá!
    Adorei as dicas. Estou indo para Amsterdã no próximo mês. Vou ficar 15 dias e quero explorar bastante o que a cidade tem a oferecer... Adorando este site e já li quase inteiro (hehe). A única coisa que sinto falta às vezes nas dicas, é quanto ao preço das coisas... Seria interessante colocar pra nós que iremos pela primeira vez, termos uma ideia do quanto iremos (e se podemos) gastar!
    Parabéns!!
    Um abraço...

    Responder
    • Oi Luciana,
      Bom saber que o blog te ajuda e já leu quase inteiro. Com relação a valores, fica complicado colocar, uma vez que pode ficar desatualizado com frequência - e daí não podemos nos responsabilizar caso alguém tenha lido 2 euros e, quando chegaram à Amsterdam já estava 4, por exemplo. Espero que você compreenda também o lado do Ducs nesse ponto.
      abraços,

      Responder
  7. Ola. Estou em Amsterdam e passei o dia no Westepark. Fiquei curiosa demais com uma espécie de ilha dentro do parque. Com pequenas casinhas. Voce sabe me dar maiores informações? Obrigada.

    Responder
    • Oi Priscilla,

      Para ser sincera, não sei exatamente onde fica essa "ilha"... Mas, do lado do westerpark há um "jardim popular" em que as pessoas têm casinhas. Coisa da época da guerra, quando as casas eram pequenas. E aí inventaram esses jardins para as pessoas poderem cultivar. Dentro do westerpark tem também uma mini-fazenda para as crianças terem contato com a natureza. E, por último, tem muitos bares, cafés, restaurantes e até cinema...

      Enfim, espero ter te ajudado...

      Responder
  8. Fiquei até com vontade de tomar um segundo café da manhã. Quando morava na Holanda, fui várias vezes a Amsterdam, mas nunca tomei café da manhã, sempre ia só para passar o dia, principalmente quando recebia visita de alguém da família ou amigos. O único café/restaurante da lista em que já fui (aliás, várias vezes) é o Bagels & Beans, mas não em Amsterdam. Adoro Bagels & Beans (hummm... black olive tapenade) e sei que as dicas são de café da manhã em Amsterdam, mas acho que vale a pena mencionar aqui que eles têm lojas em muitas outras cidades da Holanda. Agora que não moro mais aí, sempre que vou a passeio pelo menos um almoço tem que ser no Bagels & Beans. Só de ler o post e escrever o comentário já bateu uma saudade.

    Responder
  9. Dicas são sempre um alento para um turista de primeira viagem, em qualquer cidade.
    E mesmo sabendo que partem do pressuposto de que um turista conhece pelo menos o idioma inglês, penso que diante dos brasileiros, a afirmativa quase sempre não é real.
    Eu mesmo só falo e compreendo o nosso idioma pátrio, o lindo português.
    Então, fica uma observação, sempre que der, pensem em esticar um pouco as dicas, pensando em turistas que se viram sem a melhor comunicação.
    No caso em tela, quais são os lugares em que mais facilmente poderemos ser compreendidos na nossa intenção para tomar um café da manhã ?
    Naturalmente, sempre me atrapalho com lugares em que é necessário detalhar o pedido.
    Abraço !

    Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.