A melhor torta de maçã de Amsterdam: onde comer e dicas de compras numa feira orgânica

Nesse artigo eu vou te contar sobre um passeio que fiz num sábado de manhã, onde comecei comendo a melhor torta de maçã de Amsterdam e prossegui para visitar uma das feiras mais legais de Amsterdam onde todos os produtos vendidos nela são orgânicos: o Noordermarkt.

O restaurante que vende a melhor torta de maçã da cidade é a Winkel 43, e ele está localizado no Noordermarkt. Mas pera, Noordermarkt não é o nome da feira? É nome de feira ou endereço?

Na verdade é os dois. Aqui as feiras fixas recebem o nome do local onde elas são realizadas. E a feira de orgânicos que visitei é realizada no Noordermarkt, uma praça que fica no bairro do Jordaan. Há vários cafés e restaurantes nessa praça, e um deles é a Winkel 43. Assim fica perfeito unir os dois: torta de maçã + feira.

A melhor torta de maçã de Amsterdam: Winkel 43, no Noordermarkt.
Será que essa é mesmo a melhor torta de maçã de Amsterdam? Só tem um jeito de saber...

Há duas feiras que acontecem no Noordermark: Uma é um mercado de pulgas e rola às segundas-feiras. A outra, a de produtos orgânicos, acontece aos sábados.

A feira de orgânicos do Noordermarkt é pequena, mas super diversificada. Nela a gente encontra vegetais, carne, queijos, café fresquinho coado na hora, chocolate, tortas, pães e por aí vai.

Eu adoro passear em feiras e comer coisas gostosas. E você? Gosta? Então vem comigo.

A melhor torta de maçã de Amsterdam: Winkel 43

Eu comecei meu passeio comendo um delicioso pedaço da melhor torta de maçã holandesa acompanhada de uma amiga muito querida, a Valentina, autora do blog de comida Trem Bom, com quem fui encontrar pessoalmente pela primeira vez. Ela mora em Londres e veio passar alguns dias de férias em Amsterdam.

Quando ela me falou que estava vindo pra Amsterdam, eu quiz logo que ela conhecesse o que tem de melhor na cidade. E como somos duas food bloggers, eu pensei que seria uma ótima ideia começarmos com um café e uma deliciosa torta de maçã e depois visitar a feira.

Combinamos então de nos encontrar na Winkel 43.

A Winkel tem mesas ao ar livre onde você pode se sentar e ficar observando a movimentação da feira enquanto se delicia com seu pedaço de torta. Lá tem também algumas mesas do lado de dentro.

Como o dia estava chuvoso na hora em que chegamos, acabamos ficando do lado de dentro do café. Tem menos vista, mas em compensação estava bem tranquilo  e pudemos conversar bastante comendo torta com café.

melhor torta de maçã de Amsterdam, na Winkel 43, no Noordermarkt.
Vamos lá. Avaliar essas delícias é um trabalho duro, mas alguém tem que fazer...

Dentro ou fora da loja, continua sendo a melhor torta de maçã de Amsterdam

Aliás, o café deles é bom. Recomendo um café ou cappuccino pra acompanhar sua torta.

Aos sábados, devido ao alto movimento de pessoas por causa da feira, a Winkel 43 não atende nas mesas. Nós fizemos nosso pedido no balcão e levamos nós mesmas pra mesa. Hm, hein, bem, na verdade não foi bem "nós". Obrigada Valentina. 😉

Enfim, é assim que funciona pra todo mundo aos sábados: self-service.

E, esteja preparado pra alguma fila. Mas, sério, pegue a fila e peça seu pedaço de torta (com ou sem slagroom, chantilly em holandês) que eu garanto, vale a pena. Ah, e lembra que eu disse que o café deles é bom? Não esquece de pedir também. Mas se não gosta de café, vá de chá, ou suco, ou água, ou o que você quiser, o que importa mesmo é provar a torta.

 

A melhor torta de maçã holandesa em Amsterdam, na Winkel 43, no Noordermarkt.
Foca na torta...

Olha a quantidade de tortas no balcão! Por dia são cerca de sessenta tortas servidas! Pelo jeito, muita gente concorda que essa é a melhor torta de maçã de Amsterdam...

Winkel 43 
Site: http://www.winkel43.nl/
Endereço: Noordermarkt 43
Tel: +31 (0) 20 6230223

 Explorando a feira de orgânicos no Noordermakt

Depois de muito papo bom, decidimos que estava na hora de deixar a Winkel e seguir para a feira. Foi legal que o tempo melhorou, parou de chover e até tirei o casaco, porque também esquentou. Eu sou apaixonada por gastronomiapassear em feiras é diversão pra mim, um dos meus programas favoritos. Mesmo se não for comprar nada, só de andar pela feira, descobrir seus produtos, sentir os cheiros, ver as pessoas já me deixa feliz.

E o Noordermarkt, apesar de ser uma feira pequena, tem uma grande diversidade de produtos, de ingredientes à comida pronta, a ítens que não são comida.

Como surgiu a feira de orgânicos do Noordermarkt em Amsterdam?

Sabia que a feira de orgânicos do Noordermarkt começou em 1987 com algumas barracas de frutas e legumes colocadas ali na praça pelo dono da Winkel 43 com o intuito de atrair mais clientes pro seu café?

Pois é, acho que nem ele mesmo imaginava que daria tão certo o plano. Quase 30 anos depois, eles nem atendem mais as mesas de tão alto que é o movimento.

Noordermarkt Amsterdam: Barraca de vegetais na maravilhosa feira de orgânicos

Frutas, verduras e legumes para encher os olhos e a sua panela...

Começamos a andar pela feira e a primeira coisa que nos chamou a atenção foi o colorido incrível dos legumes, frutas e verduras. Dava vontade de levar de tudo pra casa.

Noordermarkt Amsterdam: Barraca de vegetais na maravilhosa feira de orgânicos

Noordermarkt Amsterdam: Barraca de vegetais na maravilhosa feira de orgânicos

Vi tomates lindos, pimentões, cerejas, morangos, blueberries e até descobri um vegetal novo que nunca tinha visto antes. Feiras são tão legais que a gente até aprende com elas. Nesse dia eu descobri um novo tipo de aspargos, que eu nunca tinha ouvido falar, chamado em holandês de Korenaar asperge.

Noordermarkt Amsterdam: Barraca de vegetais na maravilhosa feira de orgânicos. Esse é o Korenaar asperge, um tipo de aspargo disponível na Holanda.
É esse aqui na frente dos rabanetes. Lindo né?

Queijos e pães na feira de orgânicos em Amsterdam

E em meio às barracas de legumes, fomos ver as de queijo e pães.

Aquelas peças de queijo lindas empilhadas, pedaços de tudo que é tipo, holandeses, não holandeses, com tempero, defumados, jovens ou envelhecidos, todos orgânicos. Eu adoro queijo e tinha cada um...  Provei uma muçarela de búfala defumada deliciosa. (Presente da Valentina, obrigada!)

Noordermarkt Amsterdam: Barraca de queijos sensacional na feira de orgânicos Noordermarkt Amsterdam: Barraca de queijos sensacional na feira de orgânicos

E os pães? Gente, os pães! Um mais tentador que o outro. Eu comprei 2 pães em uma das barracas da feira, a da panificadora Le Perron. Comprei um com passas, castanhas e canela e um outro do tipo sourdough, que eu AMO. O sourdough é aquele pão com sabor mais azedinho. O pão italiano no Brasil é do tipo sourdough. Os dois que comprei estavam absolutamente deliciosos. Eu recomendo muito.

Isso sem falar nos doces que vendiam na Le Perron. Uns muffins e tortas maravilhosos. E lembre-se: tudo orgânico!

Noordermarkt Amsterdam: Barraca de pães sensacional na feira de orgânicos

E mais uma coisa que aprendi: Fui pesquisar sobre a Le Perron e descobri que os produtos deles são comercializados em outras feiras e supermercados também.

Noordermarkt Amsterdam: Barraca de pães sensacional na feira de orgânicos

Carnes e embutidos e uma curiosidade...

Continuando nossa exploração pela feira, paramos pra olhar uma barraca que vendia embutidos. Eu vi nessa barraca um presunto de carneiro defumado que era como um "presunto de parma", mas de carneiro. Acabei não comprando, mas fiquei muito curiosa para experimentar.

Vou ter que voltar lá pra resolver isso.

E tinha também outras barracas de carne, vendendo carne fresca, vários cortes, tudo orgânico.

Noordermarkt Amsterdam: Barraca de embutidos sensacional na feira de orgânicos

Uma barraca só de cogumelos?

E de repente, no meio da feira, um cheiro delicioso de cogumelos sendo refogados nos atraiu pra uma barraca maravilhosa do que? De cogumelos, só cogumelos.

Eles vendem tudo que é tipo de cogumelos, de selvagens a cultivados. Nós acabamos não provando o sanduíche porque estávamos sem fome naquela hora, mas várias pessoas que estavam ali comendo falaram pra gente que estava uma delícia.

Se você provar me conta o que achou? Sério: essa é a sua missão. Hey, é um trabalho duro, mas... 😉

Noordermarkt Amsterdam: Barraca de cogumelos sensacional na feira de orgânicos

Noordermarkt Amsterdam: Barraca de cogumelos sensacional na feira de orgânicos

Comendo na feira: opção de almoço diferente em Amsterdam

Isso é uma coisa muito legal dessa feira: tem várias coisas pra comer lá na hora. É uma ótima opção de um almoço alternativo durante o passeio.

Tem o sanduíche com os cogumelos fritos na hora, tem barraquinha vendendo quiches. Tem os doces vendidos nas barracas de pães, tem uma barraca que vende tudo de framboesa, muffins, tortinhas, geleia. Enfim, opções não faltam pra gente sair com a barriga bem cheia da feira.

Na feira de orgânicos Noordermarkt em Amsterdam: Barraca de cogumelos fritando cogumelos na hora pra servir num sanduíche.

Noordermarkt Amsterdam: Barraca de pães sensacional na feira de orgânicos

Café com chocolate, ai ai... vida dura

E os cheiros não pararam nos cogumelos. Teve o cheiro de café fresquinho sendo coado ali na hora que nos levou pra barraca que vendia o café. Mas a tentação não parou por aí. Essa barraca  vendia também chocolate! Eee, sorvete!

Café, chocolate e sorvete, quão tentador é isso? Tentação devia ser o nome da barraca. Aliás, acabou de virar como eu vou chamar essa barraca. hehehe

Na feira de orgânicos Noordermarkt em Amsterdam: Chocolate da Chocolatemakers e café fresquinho coado na hora.

O chocolate que eles vendem é de uma fábrica pequena, local aqui de Amsterdam, a Chocolatemakers. A fábrica fica localizada na parte norte de Amsterdam (Amsterdam Noord) e foi fundada em 2011.

O chocolate que eles produzem é orgânico (se tá pra vender no Noordermarkt tem que ser né?). Eles selecionam e compram o cacao de produção orgânica direto do produtor e o leite e açúcar adicionados são também orgânicos.

Esse chocolate é também vendido em outros locais em Amsterdam, mas se quiser meu conselho, aproveita a visita à feira e já se abastece. 🙂

Na feira de orgânicos Noordermarkt em Amsterdam: Chocolate da Chocolatemakers e café fresquinho coado na hora.

Comprando lembrancinha de bom gosto em Amsterdam

E enquanto andávamos e conversávamos, uma barraca que vendia umas porcelanas lindas nos atraiu. Ficamos ali olhando enquanto conversávamos um pouco sobre o Snapchat. E foi ali que fiz alguns snaps em vídeo da feira (aproveita e me segue lá, sou a carladuc).

Noordermarkt Amsterdam: Barraca de porcelana

Vimos também barraca de flores, de tecido. Você pode aproveitar e comprar uma lembrancinha diferente de Amsterdam que não sejam as óbvias das armadilhas de turista. Algo diferente e de bom gosto pra te lembrar da sua viagem.

 

Noordermarkt Amsterdam: Barraca de flores

Quanto tempo reservar para o passeio na Noordermarkt em Amsterdam

A feira é pequena mas super diversificada. Eu tive uma manhã de sábado deliciosa em boa companhia, com boa comida, vendo, sentindo e descobrindo coisas interessantes.

Reserve a manhã de sábado da sua viagem para esse passeio. Você vai poder iniciar o seu dia com a melhor torta de maçã holandesa, passear na feira e ver e/ou comprar as frutas e legumes da estação, comer um delicioso sanduíche, sobremesa, tomar um café fresquinho e ainda levar algumas delícias pra comer no seu hotel ou apartamento e até mesmo comprar coisas de bom gosto para levar para amigos ou mesmo pra você.

E se você mora aqui e ainda não visitou o Noordermarkt, demorou, vai lá que você não irá se arrepender. 🙂

(Na próxima coluna o passeio continua, com mais dicas de coisas gostosas em Amsterdam pra você.)

Referências

  • http://www.amsterdam.info/markets/noordermarkt/
  • http://www.iamsterdam.com/en/visiting/what-to-do/shopping/amsterdam-markets/noordermarkt-flea-market
  • http://www.iamsterdam.com/en/visiting/what-to-do/shopping/amsterdam-markets/noordermarkt-on-saturday
  • http://boerenmarktamsterdam.nl/
  • http://www.chocolatemakers.nl/
  • http://www.rungis.nl/site/media/nieuws/artikel/20070101.html
  • https://www.youtube.com/watch?v=O7IvnkLlVsM

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Booking.com

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

24 comentários em “A melhor torta de maçã de Amsterdam: onde comer e dicas de compras numa feira orgânica”

  1. Olá ! Que bacana adoro ir nessas feiras, hum quantas gostosuras! Tenho uma curiosidade não tem muito a ver com esse post , mas também é sobre gastronomia, essas famosas batatas fritas no cone que vendem em Amsterdam é verdade que são fritas com gordura da barriga do cavalo? Tenho muita vontade de saber quando estive aí eu não sabia como perguntar não falo nada em holandês e nem em inglês se você souber me responder fico muita grata.

    Responder
  2. Oi Carla! Adorei as dicas, mas acho que na minha programação não vai rolar de estar ai num sábado! A feira de Noordermarkt funciona no dias de semana também?

    Responder
  3. ola, essa materia da feira de pulgas é so sabado ou tem outro dia....Obrigada!(vou em setembro para Amsterdam ficar dois dias, sendo eles domingo e segunda)

    Responder
  4. Fui em agosto pra Amsterdam e bati ponto na Winkel por sua causa. Gente, que delícia de torta (tomei cerveja pra acompanhar hahahahaha) e ainda comprei um pedaço pra levar pro hostel e comer mais tarde. Boa demais!

    Responder
  5. Oi, de que horas até que horas vai a feira? Chegaremos de Bruges direto para lá, num sábado.. acho que vou almoçar lá.. que horas termina?

    Responder
  6. Fiquei com tanta saudade deste nosso encontro. Vim reler e ver as fotos novamente. : ) Disse que poderia voltar em agosto, mas nao via dar. Vou ver Setembro ou Outubro. Super beijo e saudades do passeio. xx

    Responder
  7. Vou chegar em Amsterdam no dia 12/12/16 ás 11:45 e tenho uma conexão longa (meu voo é às 19:30). Quero ir para o centro e visitar o Noordermarkt, mas como será uma segunda-feira gostaria de saber se conhece o mercado de pulgas, e se vale a pena a visita. Obrigada. Adoro o blog.

    Responder
    • Oi Lucia,

      O mercado de pulgas no Noordermarkt é ótimo! Só que a hora que você chegar lá vai estar no finalzinho, as melhores peças já terão saído. Mas ainda assim, vale conhecer!

      abraços,

      Responder
  8. Oi Daniel! Parabéns pelo blog, é excelente! Faz 3 anos seguidos que vou à Amsterdam, amo a cidade, já fui 5 vezes e pretendo voltar logo. Você é leitura obrigatória. Mas tenho que confessar que não fiquei apaixonado pela torta de maçã da Winkel 43, principalmente por ter tanta passa. No final é uma torta de maçã com passas. Sei que é um sacrilégio, mas ainda prefiro a torta de maçã do McDonalds, sinceramente... Mas agradeço muito a sugestão do croquete do Van Dobben, é espetacular! Grande abraço!

    Responder
  9. Gente, vou em Outubro. E só agora com os últimos acontecimentos que comecei a ficar levemente preocupada. Queria saber se a vida mudou por aí? Se vcs andam um pouco desconfiados e/ou com medo?

    Responder
    • Oi Francielle. Coisa horrível esse último atentado na Alemanha, né? Nesse momento, eu sustento o que falei quando teve o atentado em Bruxelas esse ano. Leia aqui - vale tudo ainda:

      https://www.ducsamsterdam.net/extra-com-os-atentados-de-bruxelas-devo-vir-amsterdam/

      "Eu vou ser honesto: eu fiquei abalado com esses atentados. Ontem, quando soube, foi difícil trabalhar. Eu estou aqui no Ducs Amsterdam me esforçando para levar divertimento e informação para vocês e recebo a notícia de gente se explodindo em locais que conhecemos (ou gostaríamos de conhecer).

      Passado o choque inicial, eu retomei meu trabalho. Porque eu não posso impedir essas coisas horríveis de ocorrerem, mas posso alegrar o dia de alguém com uma foto, com minhas dicas, com minhas histórias. Eu posso ajudar a lembrar que o mundo não é só terror.

      Há beleza.

      Acho que a melhor resposta ao terror é seguir a vida. Quando há um acidente de carro não deixamos de andar de carro. Quando há queda de um avião, as viagens prosseguem. Viajar o mundo une pessoas, diminui preconceitos, tudo o que terroristas não gostam. O terror não pode vencer.

      A vida, sim.

      Então, com os atentados de Bruxelas, devo vir a Amsterdam?

      Eu viria. Eu estou aqui."

      Responder
  10. Carla, que postagem delícia!

    Acho que o legume aqui no Brasil chamamos de nirá, tem um gosto meio de cebolinha, não?

    Beijos

    OBS - comi a torta na winkel em dezembro baseada naquele roteiro para uma conexão em amsterdam - achei muito boa, mas para poder dizer se é a melhor, ainda pretendo ir comer outras! kkkk

    Responder
    • Thais,
      Acho que degustar diversas tortas de maçã em Amsterdam é uma excelente e divertida ideia. 😉
      Olha, eu acabei não comprando o aspargo, mas ainda vou provar.
      Grande abraço!

      Responder
  11. Adorei o post! Deu muita vontade de estar aí. As fotos ficaram um show. Pena que não são em 4G!
    Ficou faltando dizer o que a sua amiga Valentina achou da torta do Winkel?
    Eu com a família, seguindo um post anterior do Ducs, fomos jantar no Winkel e adoramos: A comida, o ambiente e o bairro...

    Responder
  12. Parabéns pela coluna!! Ficou muito legal, mesmo! Aliás, este blog está a cada dia melhor! Parabéns para vocês! 😉

    Responder
  13. Adorei!!! Tb sou louca por feira!!! Se deixar passo o dia!!! Dá vontade de provar e levar mesmo tudo para casa! Mas comer antes a torta acaba sendo uma dica para se conter com tantas delicias!!!! Bjs

    Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.