O típico biscoito caramelado holandês, o stroopwafel, foi o hit da curtíssima temporada dos Ducs em Brasil. Uma das coisas típicas pra comer em Amsterdam (ou na Holanda, o doce faz o sucesso sempre que viajamos pro Brasil. Já nos acostumamos a levar a mala cheia. O pessoal já chega cumprimentando "olá, fez boa viagem, cadê os stroopwafels?" 😀
Conhece o bichinho não. Tem problema, o tio Duc apresenta pra você:
O Stroopwafel
Stroopwafel é um biscoito (bem, mais um waffle, mas enfim) dividido em duas metades grudadas por um caramelo. É mais uma das grandes contribuições da cidade de Gouda pro mundo (você já comeu o queijo de lá? Não? Aconselho.) A idéia parece simples, e é, mas o o efeito é devastador e duradouro. Levamos vários pro Brasil agora, e cara, fez sucesso. Muito. Tenho encomendas pelas próximas décadas e tem gente vindo pra Holanda com uma mala vazia reservada exclusivamente para fins de contrabando dos biscoitinhos.
O stroopwafel (fala-se strôôpváfel, o "oo" do holandês não é "u", que nem no inglês, e o "w" soa como vê. E o "éle" do final é bastante articulado, como o dos gaúchos, não como o dos paulistas, que soa como "u") é gostoso de comer mesmo puro - ouvi dizer, numa história de cortar o coração, que dá até pra comer que nem bolacha maria, um atrás do outro. Mas esse não é o Jeito Certo (além de um pusta desperdício de gostosura). O Jeito Certo de comer é um por vez, e com café. Vamos elaborar.
Pegue um stroopwafel do tamanho da boca do seu recipiente de café (existem stroopwafinhos pra xicarazinhas e stroopwafel de verdade pra usar no recipiente correto de café, ou seja, caneca) e tampe-a, bloqueando a saída dos vapores quentes. Assim ó:

Pronto, é isso. Agora espere. Parece fácil, mas é a parte mais difícil do processo. Tem que amolecer um tanto o stroopwafel, derretendo o caramelo e absorvendo um pouco do aroma do café. Demora aí uns dois, três agoniantes, eternos, minutos. Quando ele estiver molinho, mande ver entre goles de café.

Mas lembre-se: um stroopwafel por vez! É que nem vinho do porto, não é pra você encher a cara, é pra apreciar. E assim dura mais, porque, sabe, é muito chato ter que andar oitocentos metros até o Albert Heijn mais próximo e comprar outro pacote destas gostosuras que se encontra em qualquer esquina... aqui na Holanda 😀 Então se vier pra cá, inclua o Stroopwafel nos seus projetos. Ele se vende principalmente em supermercados. Entre no primeiro Albert Heijn que você achar, compre um pacotinho e dê um jeito de conseguir uma caneca de café e pratique o Jeito Certo de comer stroopwafels. Pode me agradecer depois.