Rembrandthuis em Amsterdam: Você pode entrar na casa onde Rembrandt viveu

Ronda Noturna de Rembrandt
O famoso quadro "Ronda Noturna" de Rembrandt (By Rembrandt - www.rijksmuseum.nl : Home : Info, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=29589481)

Se você estivesse em Amsterdam há uns 380 anos teria a possibilidade de encontrar-se com Rembrandt andando por aí. O artista que nasceu em Leiden se mudou para a cidade a procura de mais trabalhos. E quando mudou para Amsterdam passou a frequentar lugares que hoje são turísticos, como o De Waag  - onde pintou A Aula de Anatomia de Nicolaes Tulp - e  a Oude Kerk - onde casou e, anos mais tarde, enterrou sua esposa. Na cidade, pintou diversas pessoas e acontecimentos daquela época.

De Waag, uma atração turística em Amsterdam
De Waag é o nome desse "castelinho" em Amsterdam (Veja exatamente onde tirei essa foto aqui). (Foto: Daniel Duclos)

Mas se você estiver em Amsterdam agora - ou planejando uma viagem à cidade -  pode entrar na casa e no ateliê do homem considerado por muitos holandeses como o maior pintor holandês de todos os tempos.

A casa de Rembrandt: conhecendo um pouco mais como Rembrandt viveu

A Rembrandthuis – casa de Rembrandt – é um museu que existe desde 1911 e funciona no prédio onde o artista realmente morou e trabalhou por 20 anos, entre 1639 e 1658. Esta é a única casa que Rembrandt habitou e está aberta ao público.

Para que a mesma atmosfera que havia no local no século XVII fosse mantida, a casa foi redecorada com móveis, objetos e artes daquele tempo. Assim, a casa de Rembrandt é um ótimo local para experienciar como ele viveu e trabalhou. Tem um pouco da história dele enquanto pessoa, artista, professor, colecionador, empreendedor e morador de Amsterdam.

A sala da casa de Rembrandt (
A sala da casa de Rembrandt (Foto: Divulgação Rembrandthuis)

O que ver na casa de Rembrandt em Amsterdam?

Na Rembrandthuis você pode assistir a uma demonstração de como eram feitas as tintas na época em que o próprio artista tinha que misturar pigmentos em óleo de linhaça para preparar sua tinta a óleo – não existiam aquelas lojinhas especializadas em artes plásticas, muito menos aquelas papelarias que o Dani adora visitar e gastar fortunas imaginárias…

Demonstração de como se preparavam tintas na época de Rembrant
Demonstração de como se preparavam tintas na época de Rembrant, feita na casa do famoso pintor (Foto: Divulgação Rembrandthuis)

Outra demonstração que ocorre o dia inteiro na casa é sobre como se imprime uma gravura utilizando a técnica de água forte – que era bem popular nos tempos de Rembrandt.

Embora ele seja mais conhecido do público em geral como pintor atualmente, Rembrandt fazia mais sucesso – e dinheiro – com suas gravuras água forte. Ele também entrou para a história da arte como um dos maiores água-fortistas do mundo.

Esta difícil técnica de gravura (com ácido) fez com que os traços de Rembrandt se tornassem bastante conhecidos na época. Ele desenhava paisagens, retratos, nus, tronos, peças bíblicas e, quando não tinha modelos, fazia estudos com seus auto-retratos.

Quem visita a casa pode assistir a uma demonstração de impressão de gravura água-forte no mesmo espaço onde ficava a máquina de impressão de Rembrandt, bem como observar as gravuras água-forte que ele fez.

Em seu acervo, a Casa de Rembrandt tem, no total, 260 das 290 gravuras do artista. A casa também possui 4 das placas de gravura que ele mesmo cunhou.

As pinturas que estão expostas nas paredes da casa – tanto do acervo próprio, como de exposições temporárias – são assinadas por artistas que inspiraram Rembrandt – como o professor dele, Pieter Lastman – ou de seus alunos – como Ferdinand Bol – e outros artistas influenciados por ele.

2019 será o ano de homenagens a Rembrandt!

Em 2019 completam-se 350 anos que Rembrandt faleceu. Portanto, o ano que vem será de homenagens ao artista com diversas atividades e exposições por toda a Holanda. A casa de Rembrandt preparou três exposições que destacam determinados aspectos da vida, do trabalho e da casa dele.

A casa de Rembrandt em Amsterdam
A casa de Rembrandt (Foto: Divulgação Rembrandthuis)

A primeira, Rembrandt’s Social Network, está programada para iniciar em 1º de fevereiro de 2019. Na exposição veremos aspectos da família, amigos e as pessoas com quem Rembrandt mais se relacionava – também artistas e compradores de suas obras. Esta exposição vai até 19 de maio.

Prevista para iniciar em 7 de junho, a exposição Inspired by Rembrandt exibe gravuras do acervo da própria Rembrandthuis, assinadas por artistas que, como o título da mostra sugere, foram inspirados por Rembrandt. Pablo Picasso, Edgar Decas e Glenn Brown são alguns dos autores das obras que poderão ser vistas até 1º de setembro de 2019 na casa de Rembrandt.

Picasso, inspirado por Rembrandt (Foto: Diovulgação Rembrandthuis)

A técnica de Rembrandt poderá ser desvendada a partir de 21 de setembro de 2019 em Laboratorium Rembrandt. Ao longo dos séculos, muitos pesquisadores e restauradores pesquisaram como o artista trabalhava. Na exposição descobre-se os desenvolvimentos destas pesquisas e como asnovas tecnologias revelaram outros aspectos sobre a obra do mestre holandês.

Serviço:

Os ingressos para a casa de Rembrandt variam entre 4 e 13 euros (e, em 2019, 5 a 14 euros). Compre aqui!

Crianças até 5 anos não pagam, bem como portadores do Holland Pass (compre aqui)  ou I Amsterdam Card (compre o seu aqui). A casa oferece também serviço de audiotour em português. As demonstrações de preparação de tintas e de impressão água-forte são em inglês - ou holandês.

A Rembrandthuis fica na Jodenbreestraat 4, É do lado da Waterlooplein – onde fica um mercado de pulgas, a prefeitura e a ópera.

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Booking.com

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

2 comentários em “Rembrandthuis em Amsterdam: Você pode entrar na casa onde Rembrandt viveu”

  1. Boa Noite <
    Já fomos a Amsterda em Out de 2017 e compramos alguns ingressos com vocês, sendo que desta vez estarei retornando em Outubro proximo e entre algumas coisas que gostaríamos de fazer é se tem como irmos na Loja da Heineken sem ir ou sem fazer aquele tour do Museu?

    Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.