O que fazer em Amsterdam em junho: dicas para curtir Amsterdam depois que o Keukenhof fechar

Ah, o verão na Holanda!

Mais do que nas outras três estações, é no verão que os holandeses - em geral -  mais gostam de sair de casa. De preferência, fazer atividades ao ar livre. E o setor cultural acompanha essa tendência e, claro, há muitas opções para quem quer apreciar as temperaturas mais altas.

Duas atividades gratuitas e uma para quem adora jardins e flores mas chegou um pouco tarde para visitar o Keukenhof. Essas são as dicas de junho do que fazer em Amsterdam para os leitores de Ducs.

O que fazer em Amsterdam em junho
(Foto: Daniel Duclos)

1.  Música, teatro e dança no teatro ao ar livre do Vondelpark: Openluchttheater do Vondelpark

Quando ir e quanto custa: Até 10 de setembro, grátis

Você já deve ter ouvido falar do Vondelpark. Ele é um dos parques mais famosos de Amsterdam e o mais próximo da Museumplein (onde ficam os museus de Van Gogh, Rijksmuseum e Stedelijk).

O Vondel é um ótimo local para relaxar, tomar uma chávena de chá, treinar andar de bike para ganhar coragem de sair pedalando pela cidade... e, de maio a setembro, para assistir a shows musicais, espetáculos teatrais e de dança gratuitamente.

O que fazer em Amsterdam em junho: Vondelpark
Como se o Vondelpark não tivesse surpresas o suficiente... (Foto: Divulgação Vondelpark Openluchttheater)

De clássica a world music, teatro adulto e infantil, os mais variados estilos de dança. Se você está passeando pelo Vondelpark e escutou música, é só confiar em seus ouvidos que vai chegar ao Openluchttheater, ou teatro ao ar livre, em tradução literal.

Então é só buscar um lugarzinho para se sentar e curtir as atrações deste teatro de arena. As apresentações são gratuitas e costumam começar às duas da tarde e ir até às 10 da noite.

Como moradora, dificilmente checava a programação. Se passo pelo parque, ouço música ou aplausos e vou ver. Se me agrada acabo ficando!

Também porque a atmosfera é, em geral, tão alto astral que, para mim, é mais importante do que conhecer qual artista está no palco.

O que fazer em Amsterdam em junho
Quem está dançando? Todos nós! (Foto: Divulgação Vondelpark Openluchttheater)

Serviço e programação

Para você, que está de passagem pela cidade e quer aproveitar tudo ao máximo, talvez assistir um comediante fazendo piadas em holandês seja meio sem graça - e até eu, que falo holandês, não consigo entender todas as piadas deles...

Assim, se preferir, dá uma olhada no site para conhecer a programação. No menu à esquerda, clique em Language No Problem - a maioria das atrações são assim.

Agora, se encontrar algo que queira assistir de qualquer jeito, também dá pra reservar assento por 5 euros. Essa é também uma maneira de apoiar o Openluchttheater. Outra maneira é deixar qualquer contribuição numa latinha que sempre aparece no final de cada espetáculo!

O Openluchttheater funciona até 10 de setembro dentro do Vondelpark. Os trams 1, 3 e 12 te deixam bem perto do parque.

2. Descubra jardins secretos bem no centro de Amsterdam: Open tuinen dagen

Quando rola: 16 a 18 de junho, das 10 às 17h

Se você adora flores mas, sem saber, acabou programando sua viagem para junho e, por alguns dias, não conseguiu visitar o Keukenhof, o Open Tuinen Dagen (dias de jardins abertos, em tradução livre)  é uma super oportunidade de visitar jardins restritos ao público em geral no resto do ano.

Sempre no terceiro fim de semana de junho, cerca de 30 edifícios no centro de Amsterdam abrem suas portas para quem quiser conhecer seus jardins internos, que destoam da agitação da cidade.

(Foto: © by Peter Kooijman, divulgação Museum Van Loon)

Entre outros, estão no programa o jardim do prédio da Anistia Internacional, do Museu da Bíblia, ou da Huis Marseille. Para visitar, não é necessário reservar ou agendar. Mas é preciso adquirir o ingresso, que é válido durante os três dias e dá direito a entrar em todos os jardins.

Serviço:

Os ingressos antecipados custam 18 euros e podem ser adquiridos via internet, no site do Museu van Loon ou então na sede física do museu, que fica no Keizersgracht, 672. É  bem no centro da cidade, mas se preferir usar o tram, pegue o 24 e desça na parada Muntplein.

3. Vamos ver esculturas monumentais nas ruas de ZUID? ARTZUID

Se por acaso você está passando por Apollolaan, Minervalaan ou Zuidas e ver uma escultura abstrata: ela está ali temporariamente e faz parte da exposição ARTZUID.

Esse ano, o tema dessa exposição é De Mondriaan a Dutch Design. E aquela escultura que você viu, está bem acompanhada. São 50 obras de holandeses e outras dez de artistas internacionais. Ad Dekkers, Gust Romijn, Auke de Vries, André Volken e Joost Baljeu são alguns dos holandeses que fazem parte da ARTZUID esse ano. Em comum: são todos artistas contemporâneos, do período pós-guerra.

Se você quiser conhecer todas as demais esculturas da exposição, passe no pavilhão de visitas da exposição e retire o roteiro da ARTZUID. Daí você decide se quer caminhar ou pedalar vendo as obras!

Serviço:

O pavilhão fica na Minervalaan 1. Para chegar lá, vá com o bonde número 5 ou desça na estação Zuid do trem ou do metrô. No pavilhão você também encontra o catálogo da exposição.

4. Curta a exposição de fotos jornalísticas ainda em cartaz: World Press Photo

Na coluna anterior, dei a dica da exposição fotojornalística World Press Photo. Ela continua em cartaz. Leia mais sobre ela aqui.

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Booking.com

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

6 comentários em “O que fazer em Amsterdam em junho: dicas para curtir Amsterdam depois que o Keukenhof fechar”

  1. Olá, você poderiam me informar se já tem algo previsto para outubro? De exposição, festival...!

    Super agradecida 🙂

    Responder
  2. Olá, devo estar indo para Amsterdam em junho, do dia 25 ao 29, serão poucos dias e nunca pisei em terras holandesas, devo ficar no RHO Hotel, o que vc acha ? sua localização é boa para vai a primeira vez ?? e o que vc me indicaria nestes poucos dias ??
    Um abraço,
    Carlos Steele

    Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.