
Quando desembarquei na Holanda em 2007, eu não tinha uma câmera fotográfica. Era uma época paleozóica pré-todo-telefone-e-a-geladeira-tem-câmera de hoje em dia, então não me olhe assim.
A primeira coisa que eu fiz, porém, foi comprar uma. Sério. Eu comprei uma câmera no aeroporto, antes de ligar pra minha mãe ("oi mãe, eu sei que essa é a primeira vez que um filho seu sai do Brasil, e sai logo pra morar, e liguei assim que pude, mas primeiro precisei parar pra escolher uma câmera").
Mãe sofre, mas enfim.
Câmera, dizia eu. Comprei uma logo que pus os pés em Amsterdam. Com uma cidade — e um país todo — pra explorar, eu sai a clicar. De monte.
Após alguns anos, eu descobri que tenho meus lugares favoritos pra fotografar em Amsterdam, e agora vou contar pra você poder ir lá fuçar também.
5. Nemo e arredores
O NEMO é um museu de ciências muito legal, e um dos lugares que certamente recomendo levar crianças aqui em Amsterdam. (E adultos, claro, ou você acha que eu esperei ter a Babyduc pra ir?).
O lance é que o NEMO tem uma forma toda arrojada, de proa de navio, e é um prédio altamente fotografável. (Essa forma causou altas polêmicas quando estava sendo construída, com críticos maldosamente notando que o navio estava afundando. Malas).
Mas não é só o NEMO que é legal. Todo o entorno também. Tem navios históricos atracados ao lado (o Museu Marítimo de Amsterdam é logo ali), tem o IJ (a baia/lago/corpo d'água que banha Amsterdam) com seu tráfego naval, e a atmosfera toda de lá é uma delícia (especialmente na primavera/verão).
(Na Holanda "atmosfera gostosa" em geral quer dizer "venta pra cacete".)
Divirta-se explorando e descobrindo ângulos originais de uma cidade original.
4. SkyLounge
O SkyLounge é o caçula dessa lista; foi inaugurado recentemente e rapidamente tomou o lugar do prédio central da OBA (a biblioteca pública de Amsterdam) na minha preferência de "linda vista de Amsterdam".
A OBA passou a fechar seu terraço por boa parte do ano ('mau tempo", dizem. Não estou convencido). Daí eles puseram uns cartazes na sacada pra indicar os prédios que você vê. O problema é que a porcaria dos cartazes são tão grandes e altos que efetivamente atrapalham a visão que les supostamente explicam. Hã... então tá...
Quer saber? Deixa a OBA pra lá e pare um pouco antes, no Hilton Double Tree Hotel. Entre na cara de pau, com aquela confiança de "sim tenho suíte de 2000€ a noite aqui, por quê?" (na verdade, ninguém dá a mínima), ache o elevador e suba até o 11° andar. Bem-vindo ao SkyLounge.
É um bar/restaurante bem legal (recomendo o hambúrguer deles — caro, mas bão, rapaz...) com uma vista muito mais bonita do que a da OBA.
É quase 360°. Dá pra ver Amsterdam-Noord, e o lindo novo prédio do EYE Film Museum, e a Centraal Station. E, claro, o resto de Amsterdam.
Olha por você mesmo:
(Curtiu? Se inscreve no nosso canal no YouTube!)
E não, você não precisa pagar. Claro, se sentar aí tem de consumir, mas se você for só ao terraço tirar algumas fotos, sem encher o saco nem chamar muita atenção, eles nem piscam. Pode ir de boa.
SkyLounge
11° andar do Double Tree by Hilton Amsterdam Centraal Station
Endereço: Oosterdoksstraat 4
Tel: +31 (20) 5300800
3. Jordaan
Sabe aquelas fotos típicas de Amsterdam? Manja, canal, bicicleta em cima da ponte, casa parece de brinquedo? A maior chance é que ela foi tirada no Jordaan.
Visitar o Jordaan é, fácil, uma das principais coisas a fazer em Amsterdam. Um bairro lindo de morrer, e com infinitas possibilidades de exploração.
Uma das vantagens do Jordaan é que é difícil de tirar foto feia lá. Dá, mas tem de fazer um esforço. Outra vantagem é que ele é um mundo de bares, pubs, brechós, lojas de arte, e outras coisas legais pra se divertir entre cliques.
Ande sem destino certo e sem pressa, explorando com cuidado. Até mesmo porque você vai inevitavelmente se perder naquele labirinto, mesmo.
E, de repente, dá um pulo até a Winkel 43, que serve uma das melhores tortas de maçã da cidade.
2. Amstel
O Amstel é o rio que está na origem e no nome da cidade. Amsterdam começou ao redor de uma represa do rio Amstel, ou uma Amsteldam (outras grafias antigas incluem, segundo a Wikipedia, Aemstelredam, Aemstelredamme, Amestelledamme, Amstelredam, Amstelredamme, todas basicamente querendo dizer isso, represa do Amstel).
E o Amstel é um dos lugares que mais amo em Amsterdam. Eu simplesmente adoro esse rio. É navegável e lindo de morrer. Uma das minhas alegrias por aqui é explorar as margens do rio e me surpreender como a cidade vai mudando ao longo dele.
E uma das diversões do Amstel: você nunca sabe o que vai encontrar. Por exemplo, um guapo latagão a voltar pra casa ao fim do expediente... Amsterdam style:
1. Vondelpark
Eu tenho tanta foto do Vondel, tirada ao longo desses cinco anos, que é apenas justo que ele pegue o lugar número um dessa lista.
Se você acompanha o Ducs há alguma tempo (se não, bem-vindo!), já sabe que o Vondelpark é um dos meus lugares favoritos. De todos. É, eu sei que há outros parques lindos em Amsterdam, e que esse é o mais turístico (de fato, eu o listei como uma das 5 principais atrações de Amsterdam).
Mas paixão precisa ser racional?
Se você quer saber mais do parque, eu escrevi uma declaração na forma de um artigo dedicado ao Vondelpark. Leia, é bem legal.
O que eu mais gosto no Vondel é como ele se transforma ao longo do ano. É um dos melhores lugares da cidade pra se registrar a passagem das quatro estações do clima na Holanda. Então, não iporta a época do ano que você estiver aqui...




...você vai tirar fotos bonitas. Garantido.