O clima em Amsterdam ao redor do ano: temperatura, previsão do tempo e outras dicas

Aqui em Amsterdam o clima é bem relaxado, meio hippie e... tá bom, não é esse tipo de clima que você quer saber, né? Você quer saber sobre a previsão do tempo em Amsterdam, a temperatura em Amsterdam no mês que você vai vir... Ok. Vamos resolver isso!

Eu vou te falar sobre as temperaturas em Amsterdam em cada mês mais pra baixo no artigo. Antes vou só contar um pouco sobre como é a previsão do tempo em Amsterdam para as próximas horas.

Clima em Amsterdam
Previsão do tempo em Amsterdam: amor. Muito amor. (Foto: Hans Engbers/Shutterstock.com)

Qual a previsão do tempo em Amsterdam

Previsão do tempo é um treco complicado em qualquer lugar do mundo. Mas Amsterdam realmente curte trolar metereologista. O tempo em Amsterdam é doido, mas doido de girar chapéu de catavento enquanto arrasta tijolo pela coleira chamando de totó.

Sim, eu sei que em Curitiba e em São Paulo rola de ter as quatro estações em um único dia. Mas em Amsterdam, as quatro estações do ano acontecem no tempo de você enviar um Whats App pra sua esposa dizendo "precisa comprar leite?" É bizarro.

Clima em Amsterdam: chuva
Em Amsterdam chove até quando está fazendo sol (Foto: Daniel Duclos)

Então leve em conta tudo o que você ler sobre temperaturas e clima em Amsterdam com um pouco de desconfiança.

Dito isso, existem maneiras mais ou menos seguras de saber como está a temperatura em Amsterdam agora. Basta você olhar no seu celular no app de tempo (dá pra adicionar cidades em todos, acredito). Mas a gente mesmo aqui em Amsterdam vive usando dois outros apps para saber se vai chover nas próximas horas. Eu contei quais são no meu artigo sobre melhores apps para levar para Amsterdam no seu smartphone.

Aliás, chove pra caramba em Amsterdam.

Chove muito em Amsterdam?

Esteja preparado para estar a prova d'água, porque, yah. Chove em Amsterdam. Tipo, bastante.

Não é assim, uma chuva torrencial (acho que em vinte minutos de chuva em Sampa cai mais água do que em duas semanas de Amsterdam), mas é... como direi?... Constante.

Tá, tá, tem um pouco de romance nisso. Sim, a gente adora reclamar do clima em Amsterdam. Reclamar do clima é um direito humano básico e universal, exercido por todos desde que Grok, o cavernícola, durante a pré história olhou pro céu e disse "droga, está chovendo meteoros e lava derretida de novo".

Mas sério: pode chover. E se chover, anote as minhas dicas do que fazer em Amsterdam com chuva.

Agora que você já sabe que chove, vamos falar sobre as estações do ano e qual a temperatura em Amsterdam durante o ano todo.

O inverno em Amsterdam (dezembro, janeiro, fevereiro)

O inverno em Amsterdam pode assustar um pouco. Certamente eu tinha um medão de frio, neve, escurecer cedão, essas coisas. Mas passando diversos invernos aqui em Amsterdam, eu aprendi a curtir. E se quer saber, nem é tão assustador uma vez que a gente se conheceu.

Temperatura em Amsterdam em dezembro, janeiro, fevereiro

O pessoal sempre me pergunta se faz frio na Holanda. A Holanda é, comparada com o Brasil, um país frio sim. Apesar disso, a Holanda não é um país de temperaturas extremas, e há anos os invernos não estão ficando tão frios como costumavam.

  • A temperatura em Amsterdam em janeiro fica em média entre 3°C e 7°C.
  • A temperatura em Amsterdam em dezembro é em média entre 1°C e 7°C.
  • E a temperatura em Amsterdam em fevereiro fica na médica entre 3°C e 6°C.

Desnecessário dizer, dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais frios do ano em Amsterdam. Essas médias não querem dizer que não possa fazer temperaturas abaixo de zero em Amsterdam. Pode sim! Eu já peguei -16°C aqui!

Cuidado com a pegadinha do sol no inverno

Nós brazucas estamos acostumados a associar sol com calor. Nem sempre é verdade. Tem dia que abre o sol e continua bem frio. Eu já caí nessa pegadinha logo no ano em que me mudei para a Holanda. Vi o sol lá fora, fui tirar o lixo todo pimpão, saí de camiseta esquecendo que estava no inverno. Dei de cara com -6°C.

Aprenda com meu erro. Olhe no seu celular a temperatura em Amsterdam antes de por o nariz pra fora. Mesmo que não seja inverno.

Neva em Amsterdam?

O clima em Amsterdam: inverno
Digamos que sim 🙂 (Foto: Vanyatko/Shuttersotck.com)

Pode nevar em Amsterdam sim, nos meses de inverno. Porém, é considerado aqui um evento especial. Não ocorre todo ano. Muitas vezes é uma neve rápida, meio molhada, que logo derrete.

Olha mais dicas de neve no nosso vlog:

Aproveita e se inscreve no nosso canal clicando aqui!

De vez em quando pode nevar bastante em Amsterdam, e aí é uma festa!

Mas mesmo se não nevar, tem muita dica do que fazer no inverno em Amsterdam aqui nesse artigo. Continue sua viagem lá.

A primavera em Amsterdam (março, abril, maio)

Clima na Holanda: primavera
A primavera na Holanda é época das flores... e a Holanda não é sutil ao demonstrar isso... (Foto: Daniel Duclos)

A primavera em Amsterdam tem viradas fortes de temperatura e clima. Se o tempo é instável o ano todo, na primavera ele é ainda mais. Chuvas súbitas, vento de través (uma delícia quando se está na bike).

Saia prevenido para quedas súbitas de temperatura, especialmente quando cair a noite.

Ah e venta. Se você se pergunta porque a Holanda é o país dos moinhos de vento... prepare-se para descobrir.

Temperatura em Amsterdam em março, abril e maio

  • A temperatura em Amsterdam em março fica em média entre 6°C e 10°C.
  • A temperatura em Amsterdam em abril é em média entre 7°C e 11°C.
  • E a temperatura em Amsterdam em maio fica na médica entre 11°C e 16°C.

De novo, isso são médias. Pode ter dia que bate quase 20°C em maio. (E depois cai subitamente quando anoitece).

Quando ver as tulipas em Amsterdam: O parque de flores mais lindo do mundo, Keukenhof

A primavera é a época das flores e todo mundo quer saber quando ver as tulipas na Holanda. Lembre-se de que na natureza ninguém manda, mas a melhor época para se ver as flores na Holanda é fim de abril e começo de maio.

Mas eu estou resumindo. Acesse aqui meu artigo sobre Keukenhof, o parque das flores, e irá saber todas as dicas para você planejar a sua visita. Olha uma visita nossa como foi:

Se inscreve no nosso canal clicando aqui!

O verão em Amsterdam (junho, julho, agosto)

O verão em Amsterdam tem temperaturas não muito altas. Alguns dias pode até ficar abaixo de 15°C (isso é experiência própria mesmo), o que em qualquer parte do Brasil é conhecido como "inverno", mas aqui a gente continua chamando de verão e saindo de bermuda, só porque está sol até as 22h00.

Clima m Amsterdam
Por do sol em Amsterdam é um espetáculo sempre (Foto: Daniel Duclos)

Temperatura em Amsterdam em junho, julho e agosto

  • A temperatura em Amsterdam em junho fica em média entre 11°C e 17°C.
  • A temperatura em Amsterdam em julho é em média entre 12°C e 20°C.
  • E a temperatura em Amsterdam em agosto fica na médica entre 12°C e 20°C.

De novo: médias. Alguns dias no ano passa dos 30°C, então, sim, eu recomendo trazer protetor solar para Amsterdam (Ou comprar aqui, a gente tem farmácia também 😉 ), mesmo que isso soe como levar picolé pra Antártica.

Os dias compridos convidam piqueniques, longas caminhadas, sorvetes e até nadar... veja esse artigo de 10 dicas de como aproveitar o verão em Amsterdam como um local!

O outono em Amsterdam (setembro, outubro, novembro)

Como a primavera, espere no outono viradas súbitas de tempo, granizo, sol, vento invertido, chuva de cima para baixo. As temperaturas voltam a cair. Mas se você resistir, vai ser amplamente recompensado com a paisagem outonal.

O outono em Amsterdam é lindo, cheio de folhas amarelas e cachecóis esvoaçantes. Dá lindas fotos (aliás, chama nossa fotógrafa que ela vai fazer um ensaio fotográfico de você em Amsterdam no outono que vai ficar um espetáculo, você nessa linda cidade com as folhas amareladas...)

Temperatura em Amsterdam em setembro, outubro e novembro

  • A temperatura em Amsterdam em setembro fica em média entre 10°C e 17°C.
  • A temperatura em Amsterdam em outubro é em média entre 9°C e 14°C.
  • E a temperatura em Amsterdam em novembro fica na médica entre 6°C e 9°C.

Finzinho de novembro já está bem frio. A luz do dia está sumindo... está quase na hora de encarar o inverno de novo.

Agora que você já sabe como é o clima e a temperatura em Amsterdam durante o ano, você pode me perguntar...

Qual a melhor época para visitar Amsterdam

A melhor época ara visitar Amsterdam é altamente pessoal, e eu tendo a achar que todas as épocas são boas. Eu sou meio parcial por Amsterdam.

Se você pode escolher qualquer época do ano, que dá no mesmo para você, e é a sua primeira vez em Amsterdam... escolha a primavera (veja abaixo, quando falarei de todas as estações do ano). É a época das tulipas e das flores na Holanda. O país está renascendo depois do inverno, e há um clima de felicidade no ar. Adoro a primavera!

Clima em Amsterdam: primavera
Quem não adora a primavera em Amsterdam? Só uma pessoa muito, muito difícil de agradar... (Foto: Daniel Duclos)

Mas as outras estações são lindas também. Uma das coisas que eu mais gosto nesse clima doido de Amsterdam (clima no sentido literal e figurado), é esse senso de ritmo que a gente ganha aqui, por ter as estações bem demarcadas.

Sim, a gente reclama do clima, mas também é muito bom ver a cidade se transformar ao longo do ano, e depois de um tempo, nós passamos a pensar no que cada estação oferece de melhor.

Sim, as tulipas são lindas, mas Amsterdam é linda o ano inteiro! A melhor época é época em que você puder vir para Amsterdam. Estamos te esperando!

Clima em Amsterdam
Vem curtir Amsterdam o ano todo! (Foto: Daniel Duclos)

Planejando sua viagem para Amsterdam

Para ajudar no planejamento da sua viagem, leia meu artigo com as datas, festas e feriados da Holanda ao longo do ano! E veja alguns dos serviços do Ducs que você pode usar para facilitar a sua viagem:

Todas as médias de temperatura desse artigo foram retiradas dessa página do worldweather.com

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Booking.com

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

35 comentários em “O clima em Amsterdam ao redor do ano: temperatura, previsão do tempo e outras dicas”

  1. Bom dia ,
    Vamos para Amsterdam entre is dias 25 e 29 de janeiro de 2020 e gostaria de saber se normalmente precisa comprar calçados especiais ( tipo bota pra neve) ou se não ha tanta necessidade. Uma segunda pele, um bom casaco , gorros , luvas dão conta do frio ou vocês dão alguma recomendação especial?

    Responder
    • Olha... um bom calçado para aquecer os pés é ótimo... mas não precisa ser bota para neve. Luvas, gorros, casacos, segunda pele sim. Mas não precisa ser tantos casacos também, apenas um; com exceção das ruas, todos os demais locais são aquecidos, então o casaco é só pra andar na rua mesmo.

      abraços,

      Responder
  2. Olá Duc,

    somos brasileiros alemães aqui em casa. Estamos planejando tardiamente nossas férias na praia da Holanda. Você pode nos recomendar algo nas proximidades de Amsterdã e quem sabe um Aibnb. Moramos em Bonn levamos 3 horas até Zeeland. Aguardamos o seu retorno.

    Um abraço brasileiro,

    Fica com Deus,
    Shenia & Jörg

    Responder
  3. Veio é agradecer por esse blog.
    Conhecer vocês fez munha viagem para Holanda de 5 dias virar 8 e ainda não quetia mais sair.
    CONHECER a Holanda foi maravilhoso. As pequenas vilas litorâneas e no interior foi muito gratificante, sem encontrar 1 turista que fosse, pura aventura.
    Mesmo não falando inglês os moradores nos fizeram se sentir em casa. ameiiiiiiii
    Não vejo a hora de voltar .
    Obrigado por todas as dicas.

    Responder
  4. Boa noite! Muito bacana seu blog! Estou com vontade de ir para Holanda / Amsterdã em Julho com minha família ! Neste mês também tem muito vento? Não me importo com a temperatura, somente com o vento mesmo !! Estarei com 2 crianças e não seria interessante !! Você tem alguma informação privilegiada de qual mês venta menos? Obrigado

    Responder
  5. Boa Noite Daniel

    Sou Elisa, de São Paulo. Seguindo suas orientações, enviei um e-mail para o Patrick, em inglês, informando-o do que necessito, quando chegarei a Amsterdã e pedindo as primeiras orientações do que será necessário para locar um imovel (pequeno apto ou estudio, por um ano), em local seguro, de fácil acesso a transporte público (visto que não terei carro), vou a trabalho, ainda não tenho conta bancária e nem casa (rs..._). Só que ele não me respondeu. Conhece alguma outra pessoa que possa me assessorar na busca por um local seguro e central para morar, um local confortável (que não seja um muquifo), em local "seguro", mobiliado, pequenino, com cozinha, banheiro e quarto privados? Agradeço se puder me auxiliar. Chego em Agosto 2018, segunda quinzena. Obrigadao

    Responder
    • Oi Maria Elisa,

      O Ducs Amsterdam costuma indicar o Patrick mesmo para este trabalho. Ele é nosso único parceiro nesta área e o único que sabemos que podemos confiar. Mas às vezes ele demora um pouco para responder, sinto muito.

      abraços,

      Responder
  6. Boa tarde,
    Chegarei em amsterda dia 6 junho e ficarei no hotel rho perto praça Dam . Somos 2 pessoas.
    Quanto cobram o transfer?

    Responder
  7. Oii Ducs!!
    Estarei em amsterdam dias 21, 22 e 23 de abril.. e ainda nao sei qual dia escolher para ir ao keukenhof, por causa do clima =(
    E nao queria ir no dia 21 pq imagino que esteja muito cheio devido à parada das flores.
    Vc conhece algum site de previsão confiável pra eu me basear?rs
    Desde já agradeço!! =)

    Responder
  8. Oii,

    Entrei no blog de vocês e adorei as dicas. Eu pretendia ficar uns 17 dias em Amsterdam, iria no final de Maio. Tenho algumas duvidas, eu consigo pegar o final da primavera ? 17 dias é muito p/ explorar Amsterdam? Consigo viajar p/ outros paises ?!

    Responder
    • Oi Debora,

      Que bom que curtiu as dicas do Ducs Amsterdam! Sobre a quantidade de dias: não é muito não, sempre dá pra ficar mais tempo e conhecer mais coisas na cidade hahahaha
      Mas de repente você pode sim, aproveitar para fazer bate voltas em outras cidades e, quem sabe ir de trem para outros países.

      abraços,

      Responder
  9. Boa tarde! Quero visitar a Holanda em agosto mas estou com medo do excesso de turistas nessa época do ano. É muito cheio mesmo? Entre ir no início de agosto ou meio, faz diferença nesse quesito? Obrigada!!

    Responder
    • Oi Carla,

      A minha experiência enquanto moradora é que a cidade está bem tranquila, com poucos amsterdameses na rua... sim, tem bastante turismo, mas é tranquilo, se comparado com cidades mais turísticas, como Roma.

      boa viagem!

      Responder
  10. Bom dia Dani!!
    To pensando em ir para Amsterdam em Novembro, para marcar os 10 anos!! Ai que saudades desse pais incrivel!!
    Vou pegar umas dicas aqui, tanta coisa que eu gostaria de fazer!! Acho que so 4 dias nao vai dar pra nada 🙂
    Um beijao e se tiverem um tempinho quero ver voces!!
    Otima semana!! Fernanda

    Responder
  11. gostaria de estar na Holanda de 06 a 12 de outubro.
    Gostaria de hospedar-me 3 notes numa casa flutuante. Não é barco, é mesmo uma casa flutuante.
    Gostaria de andar de bicicleta na pista de homenagem a Van Gogh e na pista ...
    Seremos eu e meu marido.
    Você gostaria de estruturar nossa viagem conosco ?
    Nosso mail é [email protected]
    vivemos em Portugal e nosso telefone é 351 960311960.
    Aguardo retorno.

    Responder
  12. De novo, Daniel. Não resisto em tornar a escrever e dizer que seus artigos são sensacionais, detalhados, elucidadores. E as fotos enfeitam meu dia. Que você continue com sua carreira sempre ascendente, e momentos muito felizes ao lado da família e amigos. Até breve

    Responder
  13. Boa noite.Aqui são 21:50 e sem chuvas.Moro em Cabo Frio e leio sempre suas histórias,dicas,informações sobre Armsterdam.Pretendo viajar para Armsterdam em 17/08 e ficar 5 Dias.Fiquei um pouco triste em saber que chove mto ai.Caso possa me ajudar gostaria mto.Um abraço para vc sua familia.

    Responder
  14. Olá, primeiramente parabéns pelo blog/site/facebook e etc... as dicas são valiosas e, principalmente, para quem tem "saguis"... Seus posts me auxiliaram e muito na programação de nossa visita para abril próximo, moramos na Itália e vamos nos aventurar de carro. Alsjeblieft: uma dúvida, tenho visto em algumas cidades aquelas máquinas para comprar capas de chuvas, é fácil encontrar alguma em Amsterdam? Dank je wel !!!

    Responder
    • Oi Carla,

      Agradecemos as palavras... que bom saber que você curte o blog e que já está treinando seu holandês.
      Sobre capas de chuva: aproveite que está em Amsterdam, terra que chove bastante, e aproveite pra comprar uma capa de chuva mais resistente. Elas não são tão caras e você as encontra em lojas como a Hema.

      abraços,

      Responder
  15. Oi Daniel!!! Muito obrigada pelas dicas e pelas fotos maravilhosas! Amei!!! Já fui à Holanda, num mês de julho(fiquei encantada) e agora, estou com vontade ir no final de abril. Só, que com medão........do frio!!!!kkkk Vi, pelos seus escritos, que não dá pra confiar na temperatura e clima, mas isto está acontecendo no mundo todo, né? Abraços!!!

    Responder
    • É! O clima está louco no mundo todo graças ao aquecimento global causado por nós, seres humanos... mas olha, ainda que não dê para confiar, em geral, abril é mais quente do que em fevereiro, por exemplo 😉

      abraços,

      Responder
  16. Olá Daniel,

    Sou de SP tenho 36 anos e queria saber se vc conhece algum serviço de intercâmbio aí na Holanda.
    Emprego aqui no Brasil tá complicado e tenho dupla cidadania portuguesa. Será que consigo arranjar algum trampo por aí para pelo menos pagar estadia e escola de inglês durante uns 3 meses?
    Vocês aí utilizam o Uber ou bike mesmo? Rss
    Abraço,
    Lawrence

    Responder
  17. Olá Daniel!
    Eu vou passar uns dias a Amsterdam em Abril. Chego no dia 6 por volta das 00:30h ao aeroporto de Schipol e estou com muitas dificuldades com os transportes até à estação centraal.
    Pelo que andei a pesquisar, devo sair em Stationsplein.
    Pode por favor me ajudar? Eu não sei qual será o melhor transporte a utilizar, já que tenho lido que apenas os ônibus funcionam à noite.
    Agradeço imenso se me puder ajudar!

    Responder
    • Olá Rodrigo,

      Ao chegar no aeroporto de Schiphol você pode ir de trem até a estação central de Amsterdam. A diferença é que os trens demoram um pouco mais a passar. Da estação central você pega um ônibus noturno até o seu hotel. Esses também demoram mais a passar do que durante o dia. Mas tudo funciona, não se preocupe! E tenha um pouquinho de paciência hahahahha

      abraços,

      Responder
  18. Olá Daniel,
    As temperaturas em maio são entre 3 e 6 graus célsius mesmo ou foi um erro de digitação e o correto seria entre 13 e 16 (mais frio que abril?).
    Adorei o seu blog! Pretendo visitar ams no primeiro final de semana de maio e estou pegando várias dicas! obrigada!
    Abs!!

    Responder
    • Oi Ana... de verdade é só uma previsão... as temperaturas estão loucas e pode ser que sejam entre 3 e 6... mas, nesse caso, acho que foi um erro de digitação, entre 13 e 16 graus é o correto!

      abraços,

      Responder
  19. Eu simplesmente AMO esse lugar! Já fui na Holanda em todas as estações e em março desse ano, nao resisti e vou de novo!!

    Toda vez que vejo essas fotos me dá um calafrio e meu peito se enche de amor, especialmente pq minha irma e sobrinho moram la. Desejo que todos um dia possam ir la.

    Responder
  20. Bom dia.
    Mais um belo artigo Daniel. Já estive em AMS por 5 vezes, sendo quatro com a muié e nas 4 estações.... Respeitadas as peculiaridades de cada uma delas, curti a viagem em todas. Mas acho que no verão (dias mais longos se aproveita mais). Enfim, AMS é foda de série e seu blog sempre ajuda nós turistas.
    Estou tentando convencê-la de ir pra AMS passar umas 3 noites e fazer uns bate-voltas à Utrecht/Dez Haag e Rotterdam. Vamos ver se dá certo hehe
    Abraços e obrigado

    Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.