Você curte planejar suas viagens usando blogs? Suponho que sim, já que está acompanhando o Ducs 🙂
E faz muito bem! Blogs de viagem dão aquela visão pessoal, sem aquela neutralidade polida de fontes oficiais ou corporativas, levando a gente pra viajar junto antes mesmo de sairmos de casa.
Como blogueiro, eu vou dar algumas dicas essenciais para quem está pesquisando uma viagem em blogs, seja qual for a viagem e o blog. Guarde pra suas próximas viagens!

Dica 1: Olhe a data de validade
Quando estiver pesquisando uma viagem em blog preste muita atenção à duas coisas: quando o artigo foi publicado e quando a viagem foi realizada.
Um artigo antigo pode indicar informações desatualizadas, restaurantes que já não são tão bons, atrações que fecharam e outras roubadas. (Não necessariamente, mas se o artigo for antigo, cheque com muito carinho as informações em outras fontes).
Além disso, uma viagem feita no inverno pode ser muito diferente de uma viagem feita no verão, e a época em que o blogueiro viajou pode influenciar muito a sua visão.
Dica 2: Leia os comentários
Não fique apenas no artigo: os comentários são uma mina de informações extra! O blogueiro responde dúvidas dos leitores (pode ser que você nem tivesse pensado naquilo), os outros leitores dão mais dicas ainda, há atualizações (veja a dica anterior), enfim...
Um exemplo é meu artigo "7 ciladas e golpes em cima de turistas na Europa". Eu listo 7 golpes, mas há centenas de comentários, com outros leitores dando seu relato e avisando de outras roubadas em muitas outras cidades. Leia o artigo e depois os comentários!
Dica 3: Deixe o seu comentário!
Por falar nisso, se seguiu um roteiro de um blog, volte lá e deixe suas impressões! Fale o que foi legal, o que não foi, dê dicas que não estão no artigo. Você vai ajudar os próximos viajantes e fazer um blogueiro contente (blogueiro adora comentário).
Dica 4: Use os programas e parceiros do blog (todos ganham!)
Muitos blogs de viagem tem diversos programas pra facilitar sua viagem: reserva de passagens, de hotéis, venda de ingressos.
Você ganha por usar tudo a partir de um ponto, em geral com vantagens (preço menor, ou pular fila, ou outra coisa que a empresa parceira pode oferecer porque ganha no volume de vendas).
Além disso, você recompensa o blogueiro, que ganha uma comissão ou remuneração. É um ótimo jeito de financiar o trabalho do blogueiro, sem desvantagens pra ninguém: a empresa ganha clientes, você ganha o serviço e as vantagens, e o blogueiro financia seu blog!
No Ducs Amsterdam eu tenho a parceria com o Booking.com (reservas de hotéis no mundo todo, não só Amsterdam), de venda de ingressos para as atrações de Amsterdam e também Paris!
Dica 5: Junte tudo em um arquivo e imprima para PDF
Você pode selecionar as partes legais do blog e colar em processador de textos (como o Word, por exemplo, ou OpenOffice). Depois, imprima para PDF. Daí você pode colocar em seu smartphone ou tablet e levar pra sua viagem.
Aproveite e mande uma cópia para seu próprio email. Se der qualquer problema com o arquivo, você tem uma cópia no email, que pode ser acessada de qualquer parte do mundo com internet!
Se não quiser ter esse trabalho, sempre pode adquirir o Guia Ducs Amsterdam, com tudo organizadinho pra você.
Acima de tudo, divirta-se!
Agora, hora de por em prática uma das dicas e deixar um conetário compartilhando a sua dica legal de pesquisa de viagem em blog!
Obrigado e não esqueça de dar um pulo no Facebook e no Twitter do Ducs!