O que fazer em Amsterdam em dezembro: feiras de Natal, fogos na virada do ano e concertos!

Luzes natalinas refletidas nas águas do canais, bonecos de Sinterklaas e Papai Noel enfeitando lojas e uma enorme árvore de natal bem no Nieuwmarkt...

Natal em Amsterdam
(Foto: Daniel Duclos)

... até mesmo uma cética que acredita em Deus (eu!) se emociona e se arrepia com a atmosfera das festas cristãs e de fim de ano em Amsterdam!

Como na maior parte dos países, os comerciantes holandeses aproveitam a época fria para aquecer os seus negócios. E oferecem produtos que esquentam os nossos corações. E eu vou às feiras natalinas buscar decoração, comidas e presentes para deixar a minha casa com esse gostinho de fim de ano, principalmente docinhos de marzipã, hmmmmmm.

Bora entrar no clima e assistir também a um concerto natalino! E sair às ruas amsterdamesas na noite da virada para abraçar e desejar “gelukkig nieuwjaar” (feliz ano novo) a pessoas desconhecidas!

O que fazer em Amsterdam em Dezembro: O Festival das Luzes

Anoitece super cedo em dezembro em Amsterdam (cerca de quatro e meia

As Feiras de Natal em Amsterdam (Kerstmarkt)

Você que está em Amsterdam no início de dezembro tem a oportunidade de visitar feiras natalinas e levar pra casa uma decoração bem original.

Okay, sabemos que, em geral, a maioria dos enfeites natalinos vendidos no Brasil ou na Holanda são, na verdade, made in China. Mas ainda assim, tenho certeza que você vai encontrar algo que só pode adquirir na Holanda nessas feiras que vou sugerir. E que tal patinar no gelo?

Comida e patinação na feira de Natal da Museumplein - Ice Village

De 17 a 30 de dezembro na Museumplein

O sonho de muitos holandeses e holandesas que eu conheço é ter um natal branquinho, ou seja, com muita neve, lagos e canais congelados para aproveitar o feriado se divertindo em família, quer fazendo bonecos de neve ou com patins ou trenós. Como não dá para controlar o clima, o jeito é garantir um local para praticar os esportes de inverno, mesmo que o gelo seja artificial.

Feira de Natal em Amsterdam
(Foto: Daniel Duclos)

Em dezembro, um desses lugares é a Museumplein, que se transforma na Ice Village. A famosa praça que abriga o museu do Van Gogh ganha uma pista de patinação no gelo e chalés que, além de comidas e bebidas, vendem acessórios natalinos, moda e estilo de vida relacionados ao inverno.

Para patinar, a única exigência é o porte de luvas - e sugere-se, roupas quentinhas e confortáveis. Ao lado da pista é possível alugar os patins e a numeração dos pares garante que quase todo mundo possa patinar: do 25 ao 49, numeração europeia, ou seja, do 23 ao 47 na numeração brasileira.

Para quem nunca patinou, há também a possibilidade de ter uma ajudinha profissional. Para até duas pessoas, a hora de aula avulsa custa 60 euros. Se você vai estar em Amsterdam por um longo período, há aulas em grupo e mais em conta todos os sábados e domingos, das 10h às 11h. Para ambos os casos, é necessário se inscrever antecipadamente, enviando mensagem  [email protected].

Serviço:

A Ice Village estará aberta a partir de 13 de dezembro de 2019.
De domingo a quinta, a pista de patinação funciona das 10h às 21h e sexta e sábado, das 10h às 22h. Em 24 de dezembro a pista fecha mais cedo: às 17h00.

Os preços de entrada na pista e de aluguel de patins são a partir de 4,50 euros. Aqui você encontra todos os preços e demais informações sobre o funcionamento da Ice Village.

A Ice Village fica na Museumplein e os bondes (trams) 2, 5 e 12 te deixam por lá.

Pure Winter Markt

15 e 2 de dezembro de 2019 no AmstelPark e no Park Frankendael

Comidas, bebidas, produtos criativos, designer, vintage e presentes. Esses são os ingredientes que fazem do Pure Markt um local atraente para quem procura presentes e decorações natalinas bem bacanas. O diferencial dessa feira está na palavra “Pure” pois maior parte das barraquinhas oferecem alimentos vendidos pelos próprios produtores, que podem te informar sobre os ingredientes, a maneira como são produzidos e a origem deles. E embora aconteça quase todos os meses do ano, a edição de dezembro é especial, que traz o espírito festivo para você que quer encontrar um presente artesanal para um ente querido.

O Pure Markt na edição festiva tem duas datas e parques diferentes.

Em 11 de dezembro acontece no AmstelPark, das 11h às 17h.

O Amstelpark fica na Arent Janszoon Ernststraat 1 (e aqui no Ducs foi recomendado como excelente passeio para crianças em Amsterdam). Para chegar lá de transporte público, você pode pegar o metrô 51 ou o tram 4, que sai da estação central, e descer na estação RAI. Dali é só uma caminhadinha.

Em 18 de dezembro, o Pure Markt funciona no Park Frankendael, também das 11h às 17h.

Para chegar a esse parque você pode pegar o bonde 9 e descer na parada Hugo de Vriesland. O endereço é Middenweg, 1097. Pegue mais infos (em inglês) aqui.

Funky Xmas Market

15 de dezembro de 2019 na Westergasfabriek

O Sunday Market, que acontece mensalmente na Westergasfabriek, também está transvestido de natal em dezembro.

Essa já é uma das mais originais e diferentes feiras de Amsterdam o ano todo, com a exposição e venda de produtos feitos e vendidos por artistas locais. Em dezembro os organizadores garantem que você vai encontrar os presentes mais originais e as decorações natalinas mais descoladas. Lá você compra artes, roupas e acessórios, brinquedos e outros objetos diretamente dos artistas, designers e outras pessoas criativas de Amsterdam... e também docinhos de marzipã!

O Funky Xmas Market vai rolar em 15 de dezembro, das 12h às 18h.  Os estandes ficam do lado de dentro e de fora da Westergasfabriek, que fica no Westerpark. Para chegar lá, pegue o ônibus 21 ou o bonde 10 e desça na parada Van Hallstraat.

Atmosfera do Sunday Market:

Um concerto de Natal em Amsterdam: Kerstgala com o pianista Wibi Soerjadi

Em 27 de dezembro, das 20h15 às 22h35 no Concertgebouw

Em dezembro, diversas salas de espetáculo de Amsterdam programam concertos de música erudita cujo tema são as histórias bíblicas e natalinas. Somente no Concertgebouw há nove apresentações em que a palavra "Kerst" (natal) está no nome do concerto.

A minha dica é o concerto de Wibi Soerjadi, pianista conhecido por ter popularizado a música erudita na Holanda. Nascido em 1970, pediu um piano para os pais e  toca desde os 11 anos. Após algumas semanas de aulas, já executava Für Elise com perfeição!

Foi o único solista que, a pedidos da então rainha Beatrix, se apresentou durante uma visita de autoridades estrangeiras ao país. Soerjadi também foi convidado pela Disneyland Paris para tocar nas festividades de 50 anos do parque original, além de compor uma peça especial para homenagear Freddy Mercury (vocalista falecido do Queen) [Fonte].

Este concerto natalino é também uma tradição: esta é a 27ª vez que Soerjadi se apresenta na Kerstgala (gala de natal). Nunca um artista se apresentou em um recital solo tantos anos seguidos na Grote Zaal (Grande sala) - a mais importante sala de concertos de Amsterdam.

Concertgebouw em Amsterdam: programa de dezembro
Nada mal, hein? Ao vivo é ainda mais bonita 😉 (Foto: Divulgação - © Fred George)

Ele é muito perseverante e suas especialidades são Chopin e Liszt. Dá uma olhada nesse vídeo, que, embora antigo, dá uma ideia de como ele se prepara para uma apresentação no Concertgebouw.

Serviço:

O Concertgebouw fica na Concertgebouwplein 10 - em frente à Museumplein. Com os bondes 5 e 16 você desce na parada Museumplein. Com o bonde 2, na parada Van Baerlestraat.

Onde passar a virada de ano em Amsterdam

Uma das noites mais quentes do inverno holandês é a de 31 de dezembro. Mesmo com temperaturas beirando zero - ou abaixo de zero, muita gente vai às ruas para ver as queimas de fogos de artifício.

Virada de ano em Amsterdam
Uma tradição na virada de ano em Amsterdam (Foto: Daniel Duclos)

Em geral, os holandeses adoram soltar fogos, mas há muitas regrinhas na Holanda. Atualmente, as pessoas podem soltar fogos apenas entre as seis da tarde do dia 31 e as duas da manhã do dia 1º. Eles são vendidos apenas em lojas que possuem uma autorização para isso e somente entre os dias 29, 30 e 31 de dezembro. De acordo com a mercadoria há uma idade mínima para a compra: 12, 16 ou 18 anos.

Onde ver a queima de fogos na virada do ano em Amsterdam

Voltando às comemorações de reveillon, para quem gosta de barulho, sugiro a Nieuwmarkt, onde explodem os chamados "fogos de artifício chineses". Para quem não gosta de barulho, mas ficou curioso, sugiro visitar o local no dia seguinte. Você vai ver a praça coberta de "lixo vermelho" dos restos da noite anterior. Como, na Holanda, quem trabalha na limpeza urbana tem também direito a folga em 1º de janeiro, a bagunça só começa a ser retirada em 2 de janeiro!

Já para quem prefere as explosões de cores, a opçãe "oficiail" o Oosterdok é a "Copacabana" holandesa. A contagem regressiva nacional - e transmitida pela TV - é feita ali.

Mas... ó... os moradores do Jordaan organizam uma queima de fogos linda no Prinsengracht com a Westerkerk (também conhecida como a igreja da Anne Frank por estar ao lado do museu) aos fundos... não conta pra ninguém, mas é pra lá que eu costumo ir!

Virada do Ano em Amsterdam
(Foto: Daniel Duclos)

E em todos esses locais as movimentações começam às 21h30. Mas se você for friorento ou friorenta, pode ir pra rua mais tarde! O clima é muito aconchegante. Você pode aproveitar a última noite do ano para fazer novas amizades pois, em geral, as pessoas estão mais abertas do que o normal. É uma oportunidade de festejar ao lado de gente de muitas nações, sejam eles locais ou turistas.

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

6 comentários em “O que fazer em Amsterdam em dezembro: feiras de Natal, fogos na virada do ano e concertos!”

  1. Olá! Parabéns pela qualidade das informações no blog, estou adorando!! Vamos passar o Réveillon este ano em Amsterdam, e estaremos perto do Vondelpark (Leonardo Hotel). A queima de fogos na Leidseplein provavelmente é a mais indicada, certo? Queremos ir para a rua para ver os fogos lá pelas 23:30, quanto mais fogos coloridos melhor! E num ambiente mais “família”, pois estarei com meu marido e nosso “sagui” de 8 anos (e se eu te contar que meu pai me chamava de saguizinho branco??? kkkkkk! Juro!!!)
    Muito obrigada!

    Responder
    • Olha só, você é uma sagui hahahahha

      Então Patrícia... eu, particularmente, prefiro ver a queima de fogos nos canais, no Jordaan... é bem tranquilo. Na Leidseplein é mais pra balada mesmo...

      abraços,

      Responder
  2. Olá! Muito útil esse post, parabéns!
    Gostaria de saber se já tem algo no blog sobre como ficar informado sobre o que rola na cidade, os melhores sites de notícias (por exemplo, no Brasil dá pra acessar Uol, Folha, etc). Quais são os tops sites para ficar informada por aqui?
    Abraços e sucesso!

    Responder
  3. Olá Ducs! Sei que perguntas sobre clima são recorrentes, mas vou arriscar mandar mais uma... Amsterdã em março é - literalmente - uma fria? Pergunto pq tenho lido muito sobre o inverno rigoroso, mas geralmente citam os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Estou pensando em ir no início de março (dia 07), sei que ainda é inverno, mas quero saber se ainda há temperaturas negativas, ou se posso ter esperança de dias não tão cinzentos =]. Obrigada e parabéns pelo blog! Foi lendo vcs que me animei pra conhecer Amsterdã 😉

    Responder
    • Oi Carol,

      Que legal que o blog está te levando à Amsterdam!!!
      Agora, em geral, mesmo nos meses mais frios, as temperaturas na Holanda costumam estar abaixo de zero só à noite, de madrugada. São poucos os dias de frio assim tão rigorosos. E em março, de fato, é menos frio!
      Mas veja bem: isso é algo genérico... com as mudanças climáticas as coisas ficam mais imprevisíveis... não posso te garantir que em março também hajam dias mais frios...

      abraços,

      Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.