Como fazer um boneco de neve

Em Amsterdam neva pouco, mas neva, apesar do que os holandeses resmungam. Só que normalmente não é o suficiente pra fazer um boneco de neve: um tiquinho de centímetros, dá pra fazer umas bolas de neve e olhe lá. A cidade fica linda (bem, ela é linda de todo o jeito), mas o valor de entretenimento não se equipara ao de diversão.

Isso mudou no inverno de 2009/2010 quando nevou loucamente em Amsterdam. Todo mundo saiu pra aproveitar a neve como diversão, adultos e crianças, homens e mulheres, holandeses e... e o brazuca aqui.

Fazer bola de neve foi fácil: é parecido com fazer bola de areia e, como meu irmão poderá testemunhar (como acusação), eu tenho alguma prática com bolas de areia. Bonecos de neve, porém, foram outro barato.

Jeito errado

Minha primeira tentativa envolveu ir juntando a neve em um montinho, tentando torná-lo cada vez maior, enquando o moldava.

IMG_7780 Amsterdam snow

Não deu nem um pouco certo. Aliás, falhou miseravelmente. Demorei pra sempre, fiquei cansado e o boneco ficou ridiculamente pequeno e disforme. Nada parecido com aqueles bonecões lindos de filme. Uma frustração duquesca imperou e me contentei em fotografar os bonecos de neve de Amsterdam.

Bonecos de neve em Amsterdam

Amsterdam - Vondelpark
Esse simpático e sorridente boneco achei no Vondelpark. Depois dizem que os europeus são frios...
Amsterdam snowman - Boneco de neve Amsterdam
Boneco de neve em Amsterdam

O Jeito certo: como fazer um boneco de neve de verdade

Uma hora tomei coragem e paguei o mico de perguntar pra um local como fazer um boneco de neve. (Não foi tão ruim: paguei um mico maior quando aprendi a abastecer um carro na Europa. Bem maior).

É simples: nada de ir juntando a neve em montinho!

Em primeiro lugar, ache um lugar plano, com bastante área, coberto de neve. Pegue um tantinho e faça uma bola de neve. É, dessas pequenas, boas de imprimir em velocidade na nuca de alguém.

Depois, ponha essa bolinha no chão e comece a rolá-la. Isso, role pela área que você escolheu fazer o boneco. A bola vai juntando a neve e crescendo como... bem... como uma bola de neve 🙂

Ahhhhhhh bom! Aí está o segredo!

Amsterdam snow
A garotada tem as manhas já...

Não esqueça de rolar em mais de uma direção, pra ela crescer uniformemente. Mantenha-a rolando pelo chão.

Primeiro faça uma bem grande pra base. Depois outra um tico menor pro corpo e depois uma menor ainda pra cabeça. Empilhe-as, e grude com mais neve — dessa vez solta, que você pega no chão.

Depois é só enfeitar, dando uma carinha ou roupas pro garotão.

Olha como ficou meu boneco quando apliquei a lição:

Boneco de neve
Beeeeem melhor!

Mas nesse eu já tinha prática. A primeira oportunidade mesmo de testar o método quando fiz minha viagem de turismo à Praga. Lá fizemos um simpático boneco de neve; na verdade dois, mas um deles não era muito simpático.

Boneco de neve em Praga

Aí, a última parte é destruir da maneira mais tenebrosa possível seu pobre boneco. Um nós executamos à boladas de neve; o outro... bem, o outro a Sarah mandou para os grandes campos gelados do além com um golpe tão legal que acabou nocauteando dois ao mesmo tempo: o boneco e ela mesma.

Praga - Prague
Sua hora chegou!

Agora, o jeito é esperar pra ver como vai ser esse inverno. Não tô levando muita fé de que vai nevar muito. Mas, quem sabe? 🙂

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Booking.com

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.