Onde tomar o melhor café de Amsterdam: Vascobelo, um café com boa comida e ambiente

Para comemorar meu aniversário de 40 anos esse ano eu escolhi começar o dia tomando café da manhã no lugar que tem o melhor café de Amsterdam, o Vascobelo. Quer dizer, essa era nossa opinião, mas pelo jeito não estamos sozinhos: O Vascobelo foi escolhido o melhor café de Amsterdam e terceiro melhor da Holanda pelo AD Koffietest 2016.

Vascobelo melhor cafe de amsterdam
Melhor café de Amsterdam, comida boa, livros, ambiente cool e amistoso com crianças. Difícil não gostar do Vascobelo. (Foto: Carla Duclos)

Era um dia muito especial e eu não queria surpresas. Lá eu sabia que teria o melhor café, comida boa preparada com ingredientes de primeira qualidade, um atendimento excelente e ainda seria amistoso com crianças (importante quando você tem saguis).

E não teve erro. Comecei o dia muito bem com a minha família. O Vascobelo já se tornou um favorito nosso, mesmo tendo sido aberto há pouco tempo...

Vascobelo melhor cafe de amsterdam
Deixa eu falar, a gema molinha daquele ovo tava tão gostosa quanto parece... (Foto: Carla Duclos)

Um café no bairro que a Anne Frank morava

Eu descobri o Vascobelo enquanto caminhava pelo bairro onde a Anne Frank morava. Logo notei o recém chegado, com sua aparência legal do lado de fora, mesinhas na calçada e parecendo bem aconchegante lá dentro. Não demorei para experimentar.

vascobelo melhor cafe de amsterdam
A gente tava passando e ouviu o Vascobelo dizendo: entra, vams tomar um café... (Foto: Carla Duclos)

Ambiente aconchegante onde as crianças são bem-vindas

Quando fomos ao café pela primeira vez, eu, o maridão (Daniel Duclos) e os nossos BabyDucs (que já não são tão babies, então a gente chama eles de saguis), entramos e de cara o ambiente nos conquistou: espaçoso e aconchegante. Tinha uma decoração bacana com livros, arte nas paredes, mesas e cadeiras de madeira, e velas nas mesas.

Vascobelo melhor cafe de amsterdam
O ambiente é um dos pontos fortes do Vascobelo. Quer dizer, depois do café delicioso, comida feita no capricho com ingredientes de qualidade e atendimento simpático, claro. (Foto: Carla Duclos)

Os atendentes nos receberam com um sorriso e sorriram pras crianças. Além de bem recebidas, tinha um cantinho com livros infantis e um brinquedo super interessante. O Kapla é composto de peças retangulares de madeira pra se usar a criatividade e construir o que quiser.

Vascobelo melhor cafe de amsterdam
Essa construção que fez foi a Babyduc... sob os olhares de aprovação do staff do Vascobelo. (Foto: Carla Duclos)
Vascobelo melhor cafe de amsterdam
E essas mãozinhas são do Bebeduc, que também adora construir com o Kapla, que nem a irmã (Foto: Carla Duclos)

O melhor café de Amsterdam

Ambiente agradável, crianças bem-vindas, quando entramos a primeira vez, pedi um café. Um cappuccino, na verdade. E esperei por um cappuccino padrão, sabe, aquele assim... ok, que você acha em qualquer canto de Amsterdam.

Quando o cappuccino chegou, veio com arte. É sempre um bom sinal, mas ainda não era garantia nenhuma. Provei e tomei um susto. Era bom de verdade! Muuuito bom! Superou minhas expectativas.

Vascobelo melhor cafe de amsterdam
Aqui na Holanda (e em outros países), cappuccino não leva chocolate. Só pra você ficar avisado. (Foto: Carla Duclos)

Pra acompanhar o cappuccino, pedi um croissant.

Comida excelente, de um simples croissant à um completo café da manhã

O croissant veio fresquinho, quentinho, daqueles que derrete na boca. Eu gosto muito de lugares que oferecem um simples croissant, pois é uma ótima opção para quando você não está com muita fome e perfeito também pra crianças pequenas que não comem muito.

Mas, também gosto de ter um prato mais bem servido pra quando, por exemplo, você quer tomar um café da manhã especial no dia do seu aniversário. O eggs benedict e o café da manhã Vascobelo são excelentes: vem bastante comida, tudo fresquinho e feito no capricho.

Vascobelo melhor cafe de amsterdam
Esse é o café da manhã Vascobelo que além do croissant, traz ovos mexidos que vem firmes, mas ao mesmo tempo úmidos e macios, salmão defumado, pão assado no local e um queijo holandês chamado Twente Bunker, que é maturado em Twente Daarle, uma área usada no passado para armazenamento de munição e que se tornou hoje uma área perfeita para maturação do queijo devido às grossas camadas de concreto. Inclui um café ou chá e suco de laranja natural (Foto: Carla Duclos)
Vascobelo melhor cafe de amsterdam
Esses são os eggs benedict vem com 2 ovos pochet quentinhos e com a gema que escorre quando você corta, servidor sobre muffin inglês fresquinho, servido com presunto ibérico de bellota, considerado o melhor presunto ibérico que existe. E pra completar, tudo regado com um molho holandês. (Foto: Carla Duclos)

Eles também servem alguns doces, como a torta de maçã da patisserie Kuyt. É uma patisserie famosa em Amsterdam, e cada dia eles tem uma torta caseira feita no local. A torta da Kuyt não é a melhor torta de maçã de Amsterdam, mas não fica tão atrás assim. Recomendo também o bolo de cenoura, que não tem nada a ver com o bolo de cenoura brasileiro, ele é feito com a cenoura ralada, nozes, você sente as texturas e ele tem uma cobertura a base de cream cheese e açúcar de confeiteiro, que harmoniza muito bem com o bolo. Eu inclusive ensino a preparar esse bolo lá no Entre Panelas.

Os doces combinam muito bem com aquele cappuccino de primeira, que contei ali em cima. Ou qualquer outro café ou chá que você quiser pedir.

Vascobelo melhor cafe de amsterdam
Esse é o bolo de cenoura com cappuccino e um coração. (Foto: Carla Duclos)

Outra vantagem do Vascobelo: é perfeito pra trabalhar. É super comum ver pessoas com o laptop aberto, escrevendo. Eles tem tomadas perto de várias mesas o que é bem conveniente.

Vascobelo melhor cafe de amsterdam
Onde você acha que eu eu escrevi esse artigo?! (Foto: Carla Duclos)

E de onde surgiu o Vascobelo?

Depois da excelente primeira visita que superou minhas expectativas, fiquei curiosa pra saber mais sobre o café e fui pesquisar sua história. Era uma rede nova? Um café local ali do bairro?

Lendo o site do Vascobelo descobri que eles são um café belga, o escritório deles fica em Antuérpia, com unidades na Bélgica, Inglaterra, Holanda e Japão. Eles estão há pouco tempo em Amsterdam com os v-bars, que são os cafés próprios, um conceito que eles chamam de café-brasseria. Foi uma dessas unidades que descobri, a da rua Rijnstraat.

"Liderados por sua filosofia, lutar para ser feliz, desenvolvemos o conceito de Café Brasseria, um lugar para compartilhar ideias e experiências, conhecer melhor alguém ou ter um momento de paz.

É um lugar onde você pode curtir tudo o que o que está ligado ao café: ter um momento especial com os amigos, trocar idéias, ser feliz" - Site do Vascobelo

Vascobelo melhor cafe de amsterdam
Inspetor Daniduquê, parando para tomar um espresso antes de sair para sua próxima investigação envolvendo o desaparecimento de importantes papéis da Embaixada da Boêmia Meridional. (Foto: Carla Duclos)

Eles estão presentes em alguns hotéis, bares e outros restaurantes, unidades que eles chamam de v-spots. E tem também alguns pontos de venda onde pode-se comprar café e acessórios. Eles têm também uma loja online.

Uma curiosidade, o Vascobelo já esteve no Rio de Janeiro. Durante as olimpíadas de 2016 eles estavam presentes no Holland Heineken House e lá serviram seu café para o primeiro ministro da Holanda, o Mark Rutte.

Eles estão expandindo e bem recentemente já abriram o terceiro café-brasseria aqui em Amsterdam. Em Amsterdam são 3 unidades no momento: Rijnstraat (no bairro one Anne Frank morava), Stadionplein (zona sul) e uma no centro, na Rokin, dentro da livraria Scheltma.

Se você estiver passeando por outras cidades da Holanda, eles tem unidades no Haarlem e em Eindhoven.

Vascobelo no centro de Amsterdam - Fugindo das armadilhas de turista

Achar um lugar para comer com um café bom de verdade no centro de grandes cidades turísticas como Amsterdam é um desafio. Mas pertinho da praça Dam, ali bem no centro na rua Rokin, o Vascobelo tem uma unidade escondida e perfeita pra você descobrir e fugir das armadilhas e ter uma experiência incrível.

Vascobelo melhor cafe de amsterdam
O mapa do tesouro: a livraria Scheltema na Rokin é bem legal, e dentro tem uma unidade do Vascobelo. (Foto: Carla Duclos)

E a unidade da Rokin ainda tem a vantagem de estar dentro de uma livraria enorme e super agradável, a Scheltma, uma livraria em Amsterdam desde 1853. A livraria é super completa (e sim, tem livros em inglês também), com tudo que é assunto e formato (de quadrinhos a livros de arte, de clássicos a best sellers), toda moderna e ainda por cima tem um Vacobelo, pra você tomar seu café. Me fala se não é  a combinação perfeita?

Vascobelo melhor cafe de amsterdam
Livros e café, para sempre uma combinação de amor (Foto: Carla Duclos)

A livraria tem vários andares e o Vascobelo fica no terceiro. De lá você consegue avistar a Rokin e pode observar o movimento da cidade enquanto toma seu café.

Vascobelo melhor cafe de amsterdam
(Foto: Carla Duclos)

Quando fomos, pedimos o café da manhã Vascobelo. Precisávamos avaliar se ele era tão bom quanto o servido na unidade da Rijnstraat. Sacrifícios da profissão. E após cuidadosa análise, pudemos concluir que sim, os ovos mexidos estavam no ponto certo, o salmão defumado era de mesma qualidade e tava tudo fresquinho do mesmo jeito.

Vascobelo melhor cafe de amsterdam
Não parece ruim, né? Não tava... (Foto: Carla Duclos)

Nessa unidade não tem brinquedos e livros infantis como na unidade da Rijnstraat, mas as crianças são bem-vindas. Estávamos com o Bebeduc e foi ótimo.

Avaliamos também o café, e sim, tava sensacional.

Essa é a dica: você come bem no centro da cidade fugindo das armadilhas, com uma vista legal e um passeio por uma livraria clássica e antiga de Amsterdam.

Vascobelo: Chegou há pouco tempo e já conquistou o público e a crítica

O Vascobelo chegou há pouco tempo em Amsterdam e nos conquistou de cara. Estão expandindo e a crítica apenas reconheceu o que a gente já sabia: quando saiu o prêmio de melhor café de Amsterdam, a gente falou ao mesmo tempo: é claro!

Vascobelo melhor cafe de amsterdam
O prêmio orgulhosamente conquistado pelo Vascobelo no balcão (Foto: Carla Duclos)
Vascobelo melhor cafe de amsterdam
No jornal a lista dos premiados (Foto: Carla Duclos)

Agora é sua vez de ir lá, experimentar e compartilhar com a gente o que achou. E se nos encontrar lá, o que não é difícil, diz um oi 😉

Veja nossa reunião de trabalho no Vascobelo (Vlog Ducs Amsterdam #002)

Nós fizemos uma reunião de trabalho no Vascobelo e mostramos tudo nesse vídeo no nosso canal do YouTube. Amsterdam estava linda, toda enevoada.

https://www.youtube.com/watch?v=SLurMzQL14Q

Se inscreva aqui no nosso canal

Serviço

Vascobelo unidade Rijnstraat (bairro da Anne Frank)
Rijnstraat 117 (Da central você pode pegar o Tram 4 e descer na parada Victorieplein Continue descendo a Rijnstraat)
Aberto diariamente das 8 as 18h00, exceto domingos, quando abre as 9h00.

Vascobelo Scheltema (ao lado da Dam)
Rokin 9-15
Segunda e domingo abre as 11h00 e fecha as 20h00. Terça e quarta abre as 10h00 e fecha as 20h00. Quinta e sexta abre as 10h00 e fecha as 21h00.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Presunto_ib%C3%A9rico

https://www.kaas.nl/kaas/hollandsekaas/specialiteiten/twentse-bunkerkaas/

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

10 comentários em “Onde tomar o melhor café de Amsterdam: Vascobelo, um café com boa comida e ambiente”

  1. Bom dia, sou português de Lisboa, e li o vosso blog. Vocês são do best, as vossas dicas são/foram muito importantes. Eu estive ai em setembro 2017, e como era a primeira vez em Amesterdão fui seguindo algumas das vossas pistas, então a do Winkel 43 foi a primeira, e rapazes é realmente imperdível, a ponto de voltar agora em 24 abril 2018, com um casal amigo, e vou lá na certa. Bom esta minha abordagem vem no sentido de me aconselharem, aquele boteco como vocês dizem, para almoçar/jantar, coisa assim boa e barata Ahahah, onde se possa comer como nós comemos, boa carne, bacalhau e assim estão vendo. Desta vez voltei para ir ver as Tulipas, e conhecer melhor Amesterdão, já que da outra vez só estive 2 dias agora estarei outros dois. Obrigado pela arenção que quizerem dispensar. Abreijos

    Responder
    • Oi Daniel,
      Olha, coisa boa e barata, com boa carne e bacalhau, como tem em Portugal, aqui não tem não. Você acha boas carnes e bacalhau em restaurantes, mas vão custar caro.
      Tem opção barata e boa, mas não vai ser tão boa como as tascas de Portugal.
      Um lugar é o Stadskantine. O prato custa 9,95 e é bem servido. Eles tem 3 opções, uma com carne/frango, uma com peixe e uma vegetariana. Ele está indicado nesse artigo aqui: https://www.ducsamsterdam.net/dicas-de-restaurantes-em-amsterdam/
      Você pode também comer uma boa pizza por um preço razoável no De Pizzabakers, também indicado no mesmo artigo.
      Abraço e Boa viagem!

      Responder
  2. Olá! Estou em dúvida se pego o café da manhã no hotel ou não. O custo desse café da manhã é quanto, em média?

    Obrigada!

    Responder
  3. Parabéns pelo site, tem dicas ótimas!
    Eu visitei o Vascobelo seguindo a dica do Ducs, mas não gostei.
    Os bolos são pedaços pequenos demais, quase um "teco" e o achocolatado era bem aguado (pedimos 3 e todos estavam iguais), não valeram o preço.
    O ambiente é legal mas mesmo assim eu não voltaria lá.
    O Blue Amsterdam dá de 10.
    Abraços!

    Responder
    • Oi Pedro,
      Lamento que não tenha gostado. Sei que é chato quando seguimos uma indicação e não gostamos, mas as pessoas tem opiniões diferentes e isso as vezes acontece. Quantos aos bolinhos, você pediu os que são mesmo pequeninos. Eles tem uma proposta diferente e inclusive o preço é menor, pois são mini. Eles tem também outras tortas e bolos em tamanho padrão. Nós continuamos frequentando o Vascobelo e continuamos gostando. Então mantenho a indicação e recomendação. O Blue Amsterdam também é um café que gostamos e que está inclusive recomendado aqui no Ducs, como nesse artigo por exemplo: https://www.ducsamsterdam.net/amsterdam-o-que-fazer-conexao-poucas-horas-roteiro/
      Obrigada por compartilhar sua experiência.
      Abraço!

      Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.