Para comemorar meu aniversário de 40 anos esse ano eu escolhi começar o dia tomando café da manhã no lugar que tem o melhor café de Amsterdam, o Vascobelo. Quer dizer, essa era nossa opinião, mas pelo jeito não estamos sozinhos: O Vascobelo foi escolhido o melhor café de Amsterdam e terceiro melhor da Holanda pelo AD Koffietest 2016.

Era um dia muito especial e eu não queria surpresas. Lá eu sabia que teria o melhor café, comida boa preparada com ingredientes de primeira qualidade, um atendimento excelente e ainda seria amistoso com crianças (importante quando você tem saguis).
E não teve erro. Comecei o dia muito bem com a minha família. O Vascobelo já se tornou um favorito nosso, mesmo tendo sido aberto há pouco tempo...

Um café no bairro que a Anne Frank morava
Eu descobri o Vascobelo enquanto caminhava pelo bairro onde a Anne Frank morava. Logo notei o recém chegado, com sua aparência legal do lado de fora, mesinhas na calçada e parecendo bem aconchegante lá dentro. Não demorei para experimentar.

Ambiente aconchegante onde as crianças são bem-vindas
Quando fomos ao café pela primeira vez, eu, o maridão (Daniel Duclos) e os nossos BabyDucs (que já não são tão babies, então a gente chama eles de saguis), entramos e de cara o ambiente nos conquistou: espaçoso e aconchegante. Tinha uma decoração bacana com livros, arte nas paredes, mesas e cadeiras de madeira, e velas nas mesas.

Os atendentes nos receberam com um sorriso e sorriram pras crianças. Além de bem recebidas, tinha um cantinho com livros infantis e um brinquedo super interessante. O Kapla é composto de peças retangulares de madeira pra se usar a criatividade e construir o que quiser.


O melhor café de Amsterdam
Ambiente agradável, crianças bem-vindas, quando entramos a primeira vez, pedi um café. Um cappuccino, na verdade. E esperei por um cappuccino padrão, sabe, aquele assim... ok, que você acha em qualquer canto de Amsterdam.
Quando o cappuccino chegou, veio com arte. É sempre um bom sinal, mas ainda não era garantia nenhuma. Provei e tomei um susto. Era bom de verdade! Muuuito bom! Superou minhas expectativas.

Pra acompanhar o cappuccino, pedi um croissant.
Comida excelente, de um simples croissant à um completo café da manhã
O croissant veio fresquinho, quentinho, daqueles que derrete na boca. Eu gosto muito de lugares que oferecem um simples croissant, pois é uma ótima opção para quando você não está com muita fome e perfeito também pra crianças pequenas que não comem muito.
Mas, também gosto de ter um prato mais bem servido pra quando, por exemplo, você quer tomar um café da manhã especial no dia do seu aniversário. O eggs benedict e o café da manhã Vascobelo são excelentes: vem bastante comida, tudo fresquinho e feito no capricho.


Eles também servem alguns doces, como a torta de maçã da patisserie Kuyt. É uma patisserie famosa em Amsterdam, e cada dia eles tem uma torta caseira feita no local. A torta da Kuyt não é a melhor torta de maçã de Amsterdam, mas não fica tão atrás assim. Recomendo também o bolo de cenoura, que não tem nada a ver com o bolo de cenoura brasileiro, ele é feito com a cenoura ralada, nozes, você sente as texturas e ele tem uma cobertura a base de cream cheese e açúcar de confeiteiro, que harmoniza muito bem com o bolo. Eu inclusive ensino a preparar esse bolo lá no Entre Panelas.
Os doces combinam muito bem com aquele cappuccino de primeira, que contei ali em cima. Ou qualquer outro café ou chá que você quiser pedir.

Outra vantagem do Vascobelo: é perfeito pra trabalhar. É super comum ver pessoas com o laptop aberto, escrevendo. Eles tem tomadas perto de várias mesas o que é bem conveniente.

E de onde surgiu o Vascobelo?
Depois da excelente primeira visita que superou minhas expectativas, fiquei curiosa pra saber mais sobre o café e fui pesquisar sua história. Era uma rede nova? Um café local ali do bairro?
Lendo o site do Vascobelo descobri que eles são um café belga, o escritório deles fica em Antuérpia, com unidades na Bélgica, Inglaterra, Holanda e Japão. Eles estão há pouco tempo em Amsterdam com os v-bars, que são os cafés próprios, um conceito que eles chamam de café-brasseria. Foi uma dessas unidades que descobri, a da rua Rijnstraat.
"Liderados por sua filosofia, lutar para ser feliz, desenvolvemos o conceito de Café Brasseria, um lugar para compartilhar ideias e experiências, conhecer melhor alguém ou ter um momento de paz.
É um lugar onde você pode curtir tudo o que o que está ligado ao café: ter um momento especial com os amigos, trocar idéias, ser feliz" - Site do Vascobelo

Eles estão presentes em alguns hotéis, bares e outros restaurantes, unidades que eles chamam de v-spots. E tem também alguns pontos de venda onde pode-se comprar café e acessórios. Eles têm também uma loja online.
Uma curiosidade, o Vascobelo já esteve no Rio de Janeiro. Durante as olimpíadas de 2016 eles estavam presentes no Holland Heineken House e lá serviram seu café para o primeiro ministro da Holanda, o Mark Rutte.
Eles estão expandindo e bem recentemente já abriram o terceiro café-brasseria aqui em Amsterdam. Em Amsterdam são 3 unidades no momento: Rijnstraat (no bairro one Anne Frank morava), Stadionplein (zona sul) e uma no centro, na Rokin, dentro da livraria Scheltma.
Se você estiver passeando por outras cidades da Holanda, eles tem unidades no Haarlem e em Eindhoven.
Vascobelo no centro de Amsterdam - Fugindo das armadilhas de turista
Achar um lugar para comer com um café bom de verdade no centro de grandes cidades turísticas como Amsterdam é um desafio. Mas pertinho da praça Dam, ali bem no centro na rua Rokin, o Vascobelo tem uma unidade escondida e perfeita pra você descobrir e fugir das armadilhas e ter uma experiência incrível.

E a unidade da Rokin ainda tem a vantagem de estar dentro de uma livraria enorme e super agradável, a Scheltma, uma livraria em Amsterdam desde 1853. A livraria é super completa (e sim, tem livros em inglês também), com tudo que é assunto e formato (de quadrinhos a livros de arte, de clássicos a best sellers), toda moderna e ainda por cima tem um Vacobelo, pra você tomar seu café. Me fala se não é a combinação perfeita?

A livraria tem vários andares e o Vascobelo fica no terceiro. De lá você consegue avistar a Rokin e pode observar o movimento da cidade enquanto toma seu café.

Quando fomos, pedimos o café da manhã Vascobelo. Precisávamos avaliar se ele era tão bom quanto o servido na unidade da Rijnstraat. Sacrifícios da profissão. E após cuidadosa análise, pudemos concluir que sim, os ovos mexidos estavam no ponto certo, o salmão defumado era de mesma qualidade e tava tudo fresquinho do mesmo jeito.

Nessa unidade não tem brinquedos e livros infantis como na unidade da Rijnstraat, mas as crianças são bem-vindas. Estávamos com o Bebeduc e foi ótimo.
Avaliamos também o café, e sim, tava sensacional.
Essa é a dica: você come bem no centro da cidade fugindo das armadilhas, com uma vista legal e um passeio por uma livraria clássica e antiga de Amsterdam.
Vascobelo: Chegou há pouco tempo e já conquistou o público e a crítica
O Vascobelo chegou há pouco tempo em Amsterdam e nos conquistou de cara. Estão expandindo e a crítica apenas reconheceu o que a gente já sabia: quando saiu o prêmio de melhor café de Amsterdam, a gente falou ao mesmo tempo: é claro!


Agora é sua vez de ir lá, experimentar e compartilhar com a gente o que achou. E se nos encontrar lá, o que não é difícil, diz um oi 😉
Veja nossa reunião de trabalho no Vascobelo (Vlog Ducs Amsterdam #002)
Nós fizemos uma reunião de trabalho no Vascobelo e mostramos tudo nesse vídeo no nosso canal do YouTube. Amsterdam estava linda, toda enevoada.
https://www.youtube.com/watch?v=SLurMzQL14Q
Se inscreva aqui no nosso canal
Serviço
Vascobelo unidade Rijnstraat (bairro da Anne Frank)
Rijnstraat 117 (Da central você pode pegar o Tram 4 e descer na parada Victorieplein Continue descendo a Rijnstraat)
Aberto diariamente das 8 as 18h00, exceto domingos, quando abre as 9h00.
Vascobelo Scheltema (ao lado da Dam)
Rokin 9-15
Segunda e domingo abre as 11h00 e fecha as 20h00. Terça e quarta abre as 10h00 e fecha as 20h00. Quinta e sexta abre as 10h00 e fecha as 21h00.
Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Presunto_ib%C3%A9rico
https://www.kaas.nl/kaas/hollandsekaas/specialiteiten/twentse-bunkerkaas/