Amsterdam é uma cidade segura? Sim é. Isso quer dizer que nunca nada dê errado aqui? Huh, não. Esse é um mito que inclusive já detonei. Isso quer dizer que a chance de você sofrer violência aqui é baixa, embora existam alguns perrengues que podem azedar sua viagem. Mas e aí? Qual é o equilíbrio?
Como evitar as armadilhas, golpes e ciladas de Amsterdam e ao mesmo tempo curtir a cidade sem ficar na paranóia?

Então... tem os cuidados de segurança básicos e óbvios que todo brazuca nasce sabendo (não sair com um maço de euros saltado do bolso de trás da carteira, não largar seu celular na mesa do café pra ir ao banheiro, essas coisas). E tem algumas pegadinhas que são assim, especiais de Amsterdam.
Dá uma lida, arquive em sua mente pra futura referência e vai dar tudo certo. É coisa simples, como...
1. No aeroporto de Amsterdam (Schiphol), pegue taxi somente no ponto oficial
Vamos começar na sua chegada. Existem muitos meios de como ir do aeroporto de Amsterdam até o centro da cidade (e expliquei todos aqui). Mas vamos dizer que você optou por ir de táxi. É bem possível que logo alguém te ofereça "taxi?" ainda mais se você estiver com uma cara de perdido, cansado e cheio de mala. Tentador, mas recuse.

São taxis clandestinos que operam, tentando pescar clientes antes deles chegarem ao ponto oficial de taxi, que fica bem na frente da saída do saguão principal do Schiphol. Antes esse problema era mais comum, porém tem diminuído bastante. Inclusive o ponto oficial de taxi está bem sinalizado atarvés de todo o aeroporto.
2. Mesmo como pedestre, fique ligado no trânsito de bicicletas em Amsterdam
Ok, você fez check in no seu hotel, tá de boas, hora de ir curtir Amsterdam. BRIM BRIM BRIM SINETA! VOOOOSH! Passou uma bike tirando uma fina de você. Você tava na ciclovia e nem viu. Bem-vindo à Amsterdam.
Sim, Amsterdam pertence às bikes, e se você for alugar uma bike pra curtir a Amsterdam, existe todo uma série de dicas de segurança para você pilotar sua magrela (que eu detalhei aqui). Mas agora eu estou falando de outra coisa: tome cuidado com as bikes mesmo se você estiver a pé (ou dirigindo carro).

Um dos primeiros erros que um turista comete aqui é sair entrando na ciclovia como se ela fosse calçada. É compreensível: muitas vezes a calçada e a ciclovia tem cor parecida, e aí, se não tá acostumado com uma cidade pedalante, é fácil nem pensar nisso. Uma nervosa campainhada na sua orelha vai servir de aviso rapidão.
Ou um grito pouco educado de um local "pas op met de fietspad, stomme toerist!" 🙁
Então, essa é uma das minhas dica de segurança em Amsterdam: présténção com as bikes! Coloque na cabeça que bicicleta é trânsito aqui.
Agora, também não é tão ruim quanto parece. Apesar de parecer completo caos, há uma certa ordem e os locais estão acostumados a evitar turistas e outros desavisados/desacostumados. O risco de você ser de fato atropelado é baixo. Só não fique testando sua sorte se puder evitar.
3. O Red Light de Amsterdam tem suas próprias regras
O Red Light District é uma das famosas atrações de Amsterdam, e apesar do estigma de criminalidade associado à indústria do sexo, é razoavelmente seguro. O povo vai passear lá mesmo. Eu já expliquei no Ducs como essa mistura de turistas, locais, trabalhadores do sexo, famílias, cada um na sua, é uma coisa bem holandesa.
(Mesmo com um filtro lindão).
E existem seguranças contratados por elas que estão sempre dispostos a dar aula de mergulho ornamental em canal, modalidades celular e portador. Melhor evitar.
Outra: se você começar a entrar em bequinhos do Red Light tarde da noite... melhor você saber o que está fazendo.
E por fim, se alguém sussurrar algo em seu ouvido, ignore. Na verdade, essa regra vale para Amsterdam toda. Vou até fazer um novo item...
4. Não compre coisas que te oferecem na rua em Amsterdam
Se alguém te abordar oferecendo uma barganha, recuse. As maiores chances é que é roubada. Literalmente. A bike de 20€? Yeah. Provavelmente roubada.
Eu nem preciso dizer que, além de errado num nível óbvio (você está se aproveitando da infelicidade dos outros - o quê, essa bike tinha dono, né?), tem o risco de a polícia estar de butuca. E se eles te pegarem...
Também, se oferecerem drogas na rua, ignore. Tem muita confusão sobre a política de drogas em Amsterdam. Você pode sim entrar em coffeeshop para queimar um fumo, mas comprar drogas na rua, mesmo maconha, é ilegal. De novo, você vai estar arriscando a estragar sua viagem a toa. E nem vou mencionar outras drogas...
(Não, não pode).
Aliás, tem esse mito, né, que em Amsterdam pode tudo...
5. Não vá beber na rua sem mais aquela
Esse é um bom jeito de você se encrencar. Porque é meio que o contrário: aqui é tudo tão regulado que até a bagunça tem regra. Não pode beber na rua, (somente em alguns locais e horários, devidamente sinalizados). Quer curtir uma cervejinha? O mais seguro é seguir as minhas dicas de cerveja em Amsterdam e tomar uma breja boa num lugar seguro.
6. Fique ligado com os canais (especialmente com as crianças ou se você estiver alterado)
Os canais de Amsterdam são lindos demais, sou grande fã. Mas se você notar, a maioria não tem nada te separando de um tchibum. O que não é necessariamente um problema, vai, você tem que ser bem desastrado pra cair num sem querer. E mesmo se você cair, é mais um susto do que outra coisa.
A não ser que você seja criança ou esteja em um estado de mente meio alterado. Aí é legal ficar um pouco mais ligado. Assim, não precisa perder o sono, os canais não vão pular em cima de você pra te engolir, é realmente não ficar testando sua sorte e pronto. Vai dar tudo certo.

Pronto. Não foi tão ruim, né? A maioria dos cuidados são puro bom senso e atenção. De resto é curtir sua viagem para Amsterdam em segurança. Ah, e leia esse artigo aqui com dicas práticas de Amsterdam para você não passar perrengue, que vai ser bem útil, papo sério.