Oba, vamos comprar encrenca com os leitores! Esse é o tipo de artigo que historicamente me dá problema nos comentários, mas eu não consigo resistir.
Eu sei que ninguém gosta de ouvir que algo em que acredita está errado. E algumas vezes as pessoas ficam realmente nervosas. Tipo, uma vez um cara ficou muito ofendido por causa de um mito que eu detonei, ele achou que eu tava zoando com ele (ou sei lá, a pessoa não parecia ser muito equilibrada).
O bom senso manda eu ficar piano e deixar pra lá, mas se eu tivesse bom senso não seria blogueiro. Né? Bora detonar os mitos!

Mito 1: "Na Holanda não tem leite condensado"
Quando a gente tinha acabado de mudar, os níveis de brigadeiro no sangue da Carla baixaram e ela quis logo remediar isso. Ela falou: preciso ir na loja de produtos brasileiros comprar leite condensado.
Eu: você já olhou no supermercado pra ver se tem?
Ela: Não, mas não vai ter né?
Eu: Sei lá. Olha, vai que tem.
Tinha. Claro! De onde que saiu essa lenda de que não tem leite condensado nos outros países eu não sei, mas é meio absurdo se você lembrar que, hã, o leite condensado industrializado não foi inventado no Brasil, mas por uma multi nacional de origem suíça que está presente em mais de cem países.

Mas nem precisa ser o da Nestlé não. Magina se o país dos laticínios gostosos não ia ter uma marca local mó boa. Procura pelo Gecondenseerd volle melk met suiker da Friesch Vlag. É bom demais.

Onde achar: Cara, tem meio que tudo que é supermercado. SIM! Até no da esquina da sua casa. Não, não é só no Albert Heijn XL. A pegadinha é a seguinte: procura na seção de "alimentos exóticos", perto de onde tem coisa pra fazer sushi, comida indonésia, essas paradas. Tá lá.
(Se não tiver, procura em outras seções. Eu sempre acho).
Papo firme. Já vi no Albert Heijn (pequeno, de esquina), no Deen, no Dirk van de Broek e aposto que tem no C1000 e no Lidl, que nunca procurei porque não tem perto de casa.
Resposta típica: "Ah, mas aqui na Slobônia Meridional onde eu moro (ou minha amiga morava) não tem"
Hum, essas são as lendas da Holanda, não da Slobônia, mas vá lá. Você já olhou no supermercado pra ver se tem? Porque "mais de cem países" é país pra caramba. Dá uma fuçada, e veja direitinho. Às vezes tá em outra seção. Procura em supermercado on-line. Procura em mercearia.
Se não tiver de jeito nenhum (*cof, não procurou direito cof*) , faz o seguinte: pega um litro de leite comum, vira numa panela de fundo grosso, pega 160 gramas de açúcar e vira lá também, põe um tiquinho de bicarbonato de sódio, liga fogo bem baixo e espera virar leite condensado. Pronto.
Resposta típica: "ah, mas holandês não faz doce com leite condensado, eles tomam mais no café, quando tomam"
Verdade. Mas se ele por acaso quiser fazer doce pode, porque TEM LEITE CONDENSADO NA HOLANDA! Hah! 😀
Mito 2: "Na Holanda não tem feijão/só tem feijão em lata/só tem feijão branco"

Essa foi o mito que quando eu desdisse ofendeu profundamente o cara que eu falei na introdução. Ele ficou realmente muito puto comigo. Mas eu me sinto na obrigação de repetir, porque dá mó dó dos brasileiros que mudam pra Holanda e trazem metade da mala de feijão e, sério, espaço em mala é precioso.
(Eu não tô inventando: uma vez encontrei um casal no aeroporto que tava trazendo metade da mala de feijão porque um primo tinha dito pra eles que aqui só tinha feijão em lata. Fiquei consternado).

Tem feijão em lata, tem feijão seco, tem feijão branco, marrom, preto, azuki. Tem feijão de tudo que é tipo e cor e você pode comprar sem stress e fazer do jeito que sua mãe fazia e ser feliz comendo feijão.
Onde achar: No Marqt (o supermercado orgânico), por exemplo, e também no Eko Plaza, ou melhor, supermercados orgânicos em geral. Tem também em algumas feiras (markt, que é feira em holandês e é com k). Costumava ter na Volkskruidentuin, número 142 da Kinkerstraat (tem mó tempo que não vou lá). No Albert Heijn tem feijão branco, fradinho, um marrom, red kidney beans (não tem o preto)... Ponto é, procura que se bobear aqui tem mais variedade de feijão do que no Brasil até. Nunca passei vontade de comer feijão nesses 7 anos de Holanda.

Pronto, chega de lenda de comida.
Mito 3: "Na Holanda não tem roubo"
Cara, essa é pedir pra ter encrenca mesmo. Aposto que já tem gente correndo me xingar no comentário sem nem ler o resto. OK, Daniduc, respire fundo. Tome coragem e continue.
Tem roubo sim. Não, não é frequente na maioria dos lugares da Holanda, em geral não é violento (seria no caso furto, o mais comum), mas tem.
Por que eu tô falando isso em vez de deixar pra lá? Porque mais de um brasileiro chegou aqui babando arco-íris e vendo unicórnios e deixou o notebook em cima da mesa do café e foi ao banheiro e não achou nada na volta, ou largou a bike só com a trava do pneu de trás, sem prender no rack e ficou a pé.

(Quer saber como evitar roubo de bike na Holanda? Te dou as dicas).
Aí você comenta com os amigos ou família no Brasil que tem que travar bike e ouve "aí tem disso também, é?"
É. É, tem. Entraram na casa de uma amiga minha e levaram um monte de coisas, também. Tem batedor de carteira, tem golpista, tem pessoa que agarra sua bolsa e sai correndo.
Fica calmo, a criminalidade aqui é baixa, sim, a Holanda é um país seguro, sim. O que eu tô dizendo é só... tipo, não chegar vendo unicórnio nem babando arco-íris, e aplique o bom senso (mesmo se você for blogueiro).
Resposta típica: "Ah, mas no Brasil é MUUUUuUUUuUuUUu(... etc e tal ...)UUuuuuito pior"
Tá. OK. E na Somália é pior do que no Brasil e mesmo assim você tranca a porta da sua casa, né? Aqui, trava sua bike. E não abandona seu laptop.
E evite outras ciladas na Europa.
Resposta típica: "Na minha cidadezinha aqui na Holanda eu não travo minha bike e ninguém nunca rouba"
Acredito total em você. Mas tem outras cidades na Holanda, e tal.
Mito 4: "A Holanda é um país liberal então tá tudo liberado"
Certo, essa afeta mais Amsterdam, mas talvez por culpa mesmo de Amsterdam, acaba levando a Holanda toda.
Não, não é tudo liberado na Holanda, muito antes pelo contrário. Tudo é regulamentado, até a baderna. Digo, se os caras criaram lei e regulamentação até pra puxar fumo!
Não pode beber na rua (exceto em zonas delimitadas), não pode fumar tabaco dentro de coffeeshop. Prostituição é regulamentada. Tudo é muito cheio de regras.
Dito isso, é um país onde tem liberdade de expressão de verdade, e eu gosto da abordagem prática que os holandeses têm: já que as pessoas vão fazer, vamos ao menos organizar.
O que eu quero dizer com essa lenda é: não sai despirocando a parafuseta achando que "pode tudo", a não ser que você tope pagar em euro advogado em holandês.
(Exceto no dia do Rei, hehe.)