O que acontece na Holanda ao redor do ano: festas, feriados e eventos

Saber quais os eventos e festas da Holanda é super importante para você planejar a sua viagem. Tipo, e se é feriado na Holanda bem no dia em que você vai estar aqui? Esse tipo de coisa é bom anotar.

Por isso, eu resolvi fazer esse calendário de datas especiais na Holanda pra você. Esse é um calendário que vale todos os anos, com festas e feriados holandeses. Mas todo o mês o Ducs Amsterdam publica um artigo com a agenda cultural específica do mês em Amsterdam. É a coluna da Dani com dicas do que vai rolar no próximo mês: exposições temporárias, concertos, festivais. Super útil pra você se planejar. Essa coluna sai toda última semana do mês com a programação do mês seguinte!

Para você não perder nenhuma, se inscreva na lista de emails do Ducs (você pode sair a hora que quiser).

Agora vamos pro calendário anual de festas da Holanda.

O que acontece na Holanda em janeiro

Parte do mês: O Festival das Luzes de Amsterdam

O Festival das Luzes de Amsterdam (reserva seu passeio aqui!)  acontece todo inverno há cinco anos. Uma exposição de arte a céu aberto, misturando arte e tecnologia, o Festival ilumina os céus de Amsterdam. Leia mais sobre o Festival das Luzes em Amsterdam aqui.

Eventos na Holanda: Festival das Luzes de Amsterdam
Note que o tema de tulipas já começa a aparecer mesmo no inverno (Foto: © Janus van den Eijnden, divulgação Amsterdam Light Festival)

Dia 1° de janeiro (feriado na Holanda):  O mergulho do Ano novo (Nieuwjaarsduik)

Como assim, você pergunta, mergulho? Não é inverno na Holanda? Sim, é, e os holandeses comemoram a alegria de ser holandês pulando em plena friaca no gélido Mar do Norte.

Eu tô falando sério. Sério como um ataque de hipotermia.

O que acontece na Holanda: mergulho de ano de Ano Novo
"Por que vocês estão fazendo isso?!" "Eu não sEEEeeeeeEEeeeiii..." (Foto: CC BY-NC Roel Wijnants)

O mergulho é feito ao meio dia (ah bom! como se resolvesse muito) em diversas praias do país, mas a mais badalada é Scheveningen, a famosa praia em Haia. Às vezes algumas praias cancelam o mergulho porque, tipo, o mar congelou.

Eu mesmo nunca participei desse evento, como você pode deduzir pelo fato de que estou vivo. Mas é bem popular na Holanda toda.

Hey, pular ondinha no ano novo é tradição, né?

O que acontece na Holanda
Eu tirei essa foto em um dezembro. Convidativo, né? #sqn (Foto: Daniel Duclos)

Para os sobreviventes, dia primeiro de janeiro é feriado (na maior parte do mundo também, claro)...

Dia Nacional da Tulipa

A época das tulipas é mais na primavera, em fim de abril (veja mais pra frente nesse artigo), mas elas são plantadas no inverno. E para comemorar isso, todo ano Amsterdam comemora o Dia Nacional da Tulipa. Ele acontece na Dam (uma das principais atrações de Amsterdam). Lá você pode colher de graça uma tulipa. É bem legal!

Dia Nacional da Tulipa em Amsterdam
Esse é o dia nacional da tulipa na Dam em Amsterdam! (Foto: CC BY-SA Ministerie van Buitenlandse Zaken)

Esse ano cai no dia 21 de janeiro, um sábado.

O que acontece na Holanda em fevereiro

Carnaval na Holanda (feriado em algumas partes, mas não em Amsterdam)

Sim, a Holanda tem... mais ou menos... carnaval. Partes do país ao menos. Em Amsterdam não tem muito: o carnaval não é feriado em Amsterdam! Em algumas províncias ao sul da Holanda é, e tem uma festa, mas é diferente do Brasil. Quem vai te contar isso é a Ana Risson na sua coluna de fevereiro (fique ligado!).

Em Amsterdam você nem vai notar que é carnaval. Especialmente se estiver nevando. Mas fique tranquilo, que eu te dou as dicas do que fazer no inverno em Amsterdam aqui.

O que acontece na Holanda em março

Segunda quinzena de março: Abre o parque de flores e tulipas Keukenhof

Ah, começa a temporada das flores! Em março abre uma das principais atrações turísticas da Holanda: o famoso parque das flores Keukenhof. Esse ano, 2017, a abertura do Keukenhof é dia 23 de março. Em março ainda não é época das tulipas, mas o parque está aberto com outras flores.

Parque das flores na Holanda: Keukenhof
Oras, nem só de tulipas vive o Keukenhof (Foto: Daniel Duclos)

O parque das tulipas continua aberta até fim de maio (dia 21 de maio em 2017).

Para saber qual é a melhor época para ver as tulipas e outras flores, além de pegar um monte de dicas sobre o Keukenhof, esse é o seu artigo!

Ah, e eu se fosse você reservava aqui já agora o tour do nosso guia Carlos que vai passar pela vila dos moinhos (Zaanse Schans) e o Parque das Flores (Keukenhof), porque esse tour é um sucesso  esgota bem rápido!

Guia brasileiro em Amsterdam
Contrata o Carlos que ele te leva pro Keukenhof! (Foto: Monique Reberte)

Alguma época entre março e abril: Páscoa na Holanda (feriado na Holanda)

Sendo uma cultura cristã, a Páscoa é feriado aqui na Holanda. Mas diferente do Brasil, a Sexta-feira Santa não é feriado na Holanda! O feriado de Páscoa na Holanda é a segunda feira depois do Domingo de Páscoa. Eles chamam o Domingo de Páscoa na Holanda de "Eerste Paasdag" ("Primeiro dia de Páscoa") e a segunda de "Tweede Paasdag" ("Segundo dia de Páscoa").

É, a Holanda é cheia de curiosidades que confundem todo mundo.

O que acontece na Holanda em abril

Mês todo: tulipas!

Agora sim, a primavera entrou. O tempo começa a ficar bom, as temperaturas agradáveis, esse é o mês ideal pra visitar o Keukenhof. Como eu disse antes, visite meu artigo sobre o Keukenhof aqui.

Dia 27 de abril: O Dia do Rei na Holanda (Koningsdag, feriado na Holanda)

Essa é a festa da Holanda e Amsterdam é o lugar pra comemorá-la. O Dia do Rei é o dia nacional holandês, onde todo mundo sai de laranja pra fazer uma festa-baderna tamanho cidade, especialmente em Amsterdam. É tipo uma balada ao ar livre durante o dia todo, e se me perguntar acho muito civilizado comemorar o dia do patriotismo com uma baladona gigante em vez de, sei lá, desfiles militares, por exemplo.

Uma curiosidade: o Dia do Rei é um feriado que cai no aniversário do monarca. E até 2013, a Holanda tinha uma Rainha, mas ela abdicou. O Dia da Rainha era no dia 30 de abril, mas passou a ser o Dia do Rei no dia 27 de abril, aniversário do Rei Willem-Alexander.

Só que muita gente não acompanhou a mudança, e todo ano no dia 30 de abril tem uns 3 ou 4 turistas todos vestidos de laranja no centro de Amsterdam se perguntando cadê a festa...

Feriados na Holanda: Dia do Rei
Uai! Cadê todo mundo?! (Foto: CC BY Melinda Seckington)

Como você lê o Ducs, você fica a par de tudo aqui nesse artigo sobre o Dia do Rei.

O Dia do Rei é feriado na Holanda e se não fosse nenhum holandês trabalharia do mesmo jeito.

O que acontece na Holanda em maio

Dia 4 de maio: Dia Memorial aos Mortos (Nationale Dodenherdenking)

É um dia sóbrio, sério, onde é comemorada a memória dos que tombaram vítimas das guerras, especialmente da Segunda Guerra Mundial. Há um ritual em Amsterdam, onde o Rei deposita flores aos pés do Monumento Nacional no Dam e então o país todo observa dois minutos de silêncio (mesmo! Até os trens param por 2 minutos) das 20h00 às 20h02.

Feriado na Holanda
É tradição depositar flores no Monumento Nacional na Dam em Amsterdam durante o Dia Memorial aos Mortos (Foto: CC BY-NC-ND Bauke Karel)

Para saber um pouco sobre o impacto da Segunda Guerra em Amsterdam, veja esse passeio alternativo pelo bairro onde Anne Frank morava, cheio de história.

Dia 5 de maio:  Dia da Libertação (Bevrijdingsdag, ponto facultativo)

Ok, chega de seriedade. No dia seguinte os holandeses comemoram a libertação do país do jugo nazista pelos canadenses na Segunda Guerra. Discursos, shows e alegria generalizada tomam a cidade.

Você vai ler em diversos lugares que é feriado a cada cinco anos (eu mesmo ouvi isso de holandês, mas na verdade oficialmente o Bevrijdingsdag é, apesar de ser uma data comemorativa oficial, é ponto facultativo, com folga a ser determinada entre empregados e patrões. Na prática, todo mundo que pode sai pra comemorare tem muita festa rolando pela cidade.

Quinta-feira da Ascensão (Hemelvaartsdag, feriado na Holanda)

Mais um dos feriados religiosos da Holanda. Cai sempre numa quinta-feira, a 14ª depois da Páscoa. Muita gente confunde com Pentecostes quando eu comento desse feriado, mas são dois feriados diferentes.

Fim de maio: Última chance de ver as flores em Keukenhof

As datas de fechamento do parque variam todo ano (em 2017 será no dia 21 de maio). Mas você tem maio quase todo para ver as flores de Keukenhof. Depois a temporada de flores na Holanda acaba, o parque fecha e aí só ano que vem.

O que acontece na Holanda em junho

Festivais de verão

Junho é verão na Holanda e começam os primeiros festivais e muita coisa acontece. Na verdade, eu recomendo bastante e de novo você acompanhar a coluna mensal do Ducs por email para ficar sabendo dos melhores festivais, eventos, exposições e concertos em Amsterdam.

Ou fica ligado também na página do Facebook do Ducs, onde a gente vai divulgando em tempo real o que está rolando.

Domingo de Pentecostes e Segunda-feira seguinte (feriado na Holanda)

Pentecostes é um feriado religioso, comemora a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos de Jesus. Cai num domingo, mas a segunda-feira também é feriado. O próximo feriado na Holanda agora só Natal, em dezembro.

O que acontece na Holanda em julho

Festivais de verão

Agora os festivais de verão estão bombando na Holanda. Veja por exemplo alguns deles que a Dani indicou aqui (eles acontecem todo ano).

O que acontece na Holanda em agosto

Festivais de verão

Ainda é verão na Holanda, e os festivais, sim, continuam. Veja mais alguns que acontecem todo ano, indicados pela Dani aqui nesse artigo.

Começo do mês: Pride Amsterdam - Parada Gay de Amsterdam

A outra festa tamanho cidade do ano (a primeira, claro, é o Dia do Rei). A cidade lota pra celebrar a diversidade e tolerância e mandar um aviso bem claro: essa festa vai ficar aqui mesmo, com muito orgulho! Há diversos eventos, incluindo desfile de barcos e as divertidas Olimpíadas Gay.

Parada Gay de Amsterdam
O mundo precisa de mais tolerância, amor e festa, sempre! (Foto: CC BY-NC-ND Isabelle Puaut)

O que acontece na Holanda em setembro

Hotéis lotam em setembro por causa do IBC - Congresso de profissionais de entretenimento

Eu tô pondo esse congresso aqui não pra te recomendar que vá, mas pra avisar: esse é um dos principais motivos de os hotéis lotarem nessa época e você ter de pagar uma fortuna num quarto. Isso se achar.

Além disso, existem muitos outros congressos, então, se você está planejando vir em setembro, reserve aqui o seu hotel com muita antecedência!

O que acontece na Holanda em outubro

Meio do mês: Maratona de Amsterdam

A Maratona de Amsterdam é bem tradicional, e muita gente viaja para cá para participar. A cidade gira em torno da corrida, com rotas de tram alteradas e ruas fechadas. Eu, a Carla e os saguis sempre damos uma espiada e incentivamos os corredores (acompanha o Ducs no Instagram, que a gente faz Stories pra mostrar).

Eu sempre acho muito bacana de ver como tem gente de todas as idades participando.

O que acontece na Holanda em novembro

Dia 11 de novembro: Dia de São Martinho (Sint-Maarten)

Essa tradição é super fofa: as crianças saem de noite segurando lanternas. Daí elas tocam as campainhas e, quando atendem, cantam musiquinhas tradicionais. Em troca, ganham docinhos. Alguns chamam de "halloween holandês", mas não é bem a mesma coisa. Não tem aquela pegada de terror.

Agora que tenho dois filhos, todo ano é dia de embrulhar os saguizinhos em múltiplos capotes (novembro é frio!) e sair com eles para cantar as musiquinhas.

Se você estiver em Amsterdam, repare. Às vezes as criancinhas entram nos cafés cantando musiquinhas (muitos estabelecimentos incentivam isso, e guardam prendas especiais pra elas).

Segundo domingo do mês: Chegada do Sinterklaas em Amsterdam

O dia de Sinterklaas (São Nicolau, que presenteia as crianças aqui na Holanda) é em dezembro, mas ele chega antes pra andar pela Holanda. E esse dia tem um grande desfile na cidade. É bem bonitinho. A Dani anunciou ano passado a festa aqui.

Festas na Holanda: Sinterklaas
Apesar de algumas semelhanças, Sinterklaas não é o Papai Noel (Foto: CC-BY Marc van Woudenberg)

O que acontece na Holanda em dezembro

Dia 5 de dezembro: Sinterklaas (Noite dos presentes, Pakjesavond)

Esse é o dia de Sinterklaas na Holanda! Nessa noite o Sint sai a distribuir presentes, crianças e adultos se reúnem numa festa em família bem "gezellig" (é uma palavra holandesa que, como saudade em português, não se traduz. Seria algo próximo de "aconchegante", mas…)

Eu contei tudo sobre o Sinterklaas e a Noite dos Presentes aqui nesse artigo.

É uma data importante pra todos os holandeses, que tem memórias carinhosas da sua infância. Infelizmente ela tem um lado controverso também, que abordei aqui.

Feiras de Natal

Na Holanda também tem as feiras de Natal, e a Dani recomendou algumas aqui.

Dias 25 e 26 de dezembro: Natal (feriado na Holanda)

No Brasil, a véspera de Natal é muito importante: tem a ceia, tem amigo secreto, tem o tio do pavê, aquela tradição que todos conhecem.

Feriado na Holanda: Natal
Então é Natal... lálá... e o que você fez...?... Eu? Eu curti MUITO Amsterdam! (Foto: Daniel Duclos)

Na Holanda, porém, os dias importantes são o dia 25 e o dia seguinte, 26! A véspera é dia normal aqui. Já o dia 26 é tão importante que é até feriado e chamam de "segundo dia de Natal" (tweede kerstdag). A Carla contou mais sobre as tradições de Natal na Holanda, junto com dicas de alguns restaurantes que ficam abertos no Natal e Ano Novo aqui.

Dia 31 de dezembro: Réveillon (Oud & Nieuw)

Festas em Amsterdam
(Foto: Adobe Stock Photo)

E chegamos ao fim de mais um ano. A Dani deu dicas de onde ver os fogos da virada do ano no artigo de dezembro, se você ainda não leu, corre aqui.

Por ler o Ducs, me acompanhar nessa viagem ao longo do ano, ler e compartilhar nossos artigos, fica com meu muito obrigado e um grande abraço.

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Booking.com

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

7 comentários em “O que acontece na Holanda ao redor do ano: festas, feriados e eventos”

  1. Haa não acredito esse ano o parque vai fechar mais cedo ( vi no site 13/05) e vou chegar dia 23/05, tem outros lugares para ver tulipas ??? nessa data ainda

    Responder
  2. Daniel, curto muito seu blog, tanto que mesmo nunca tendo ido para Amsterdam, já peguei dicas suas para várias outras cidades da Europa. Enfim, eu tinha me programado para ir a Amsterdam na segunda quinzena de abril e ver o parque com as tulipas e aproveitar a primavera. Devido a imprevistos no meu emprego não poderei mais ir nessa data. Mas talvez possa ir na primeira quinzena de junho. Além de perder o parque com as tulipas, vou perder mais alguma coisa indo na primeira quinzena de junho? É um período que vc recomenda? Eu pretendo na mesma viagem fazer Edimburgo e Berlim. Obrigada!

    Responder
    • Olá Thaís,
      Que bacana que você curte o blog! Agradecemos por compartilhar sua opinião com a gente. Sobre o período que você vai para Amsterdam. Bom, você perde o parque mas pega o início do verão... e daí tem muita atividade acontecendo ao ar livre. Continua navegando pelo Ducs e na última semana de maio sai uma coluna com dicas culturais para junho, por exemplo!
      abraços,

      Responder
  3. Oi... pode parecer que não, mas essa é uma perguntinha difícil. Depende muito do local e do estabelecimento. Em geral, o comércio no centro de Amsterdam permanece aberto nos feriados (mas funciona em horários diferentes). Museus e atrações turísticas costumam estar abertos nos feriados (mas dependendo do feriado alguns fecham). Assim, sempre terá algo para fazer. No entanto, se busca alguma atração específica, é melhor consultar o site antes para ter certeza se vai ou não estar funcionando.

    Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.