Dicas de reveillon em Amsterdam (e outras coisas legais para fazer em dezembro)

Frio e festas de fim de ano (veja o calendário de Amsterdam ao redor do ano aqui)… época que parece termos mais motivos ainda para estar com pessoas queridas para comemorar, bebemorar, dançar, se alegrar e acreditar que 2018 vai ser de paz e harmonia para todas as pessoas do mundo inteiro.

Por isso, as dicas do Ducs Amsterdam de dezembro de 2017 vão te levar para lugares aconchegantes. Bora nos aquecer?

Dicas de Reveillon em Amsterdam

Re veillon em Amsterdam
Vamos virar o ano em Amsterdam? (Foto: Adobe Stock Photo)

Havia selecionado três festas de fim de ano nas quais o rio IJ é o cenário, mas elas são disputadíssimas… uma delas já está com ingressos esgotados, a outra só tem para mesa VIP… então se estiver a procura de uma festa bacana para passar o reveillon, leia as dicas e corre no site delas. E faça com que os primeiros minutos de 2018 sejam encantadores… para encher a vida de esperança de que o ano novo só trará coisas boas…

Amsterdam NYE Cruise

Para quem quer entrar o ano em grande estilo, o Amsterdam New Years Eve Cruise é uma opção glamourosa. A festa será num navio de passageiros com capacidade para 550 pessoas.

House, R&B e Techno são alguns dos estilos que vão tocar nas pistas dos DJs da festa, entre 22h30 e 03h. À meia noite, quem quiser subir ao deck do navio poderá provar de uma champagne especial  para o momento mágico da virada, com fogos refletindo na água.

Mas a festa é tão bacana que agora só há disponibilidade de ingressos para as mesas VIP para seis pessoas, incluindo uma garrafa de champagne, outra de vodka, além de refrigerantes e fingerfood.

Serviço

Para reservar a mesa VIP escreva para [email protected]. O navio parte do pier 14, no De Ruyterkade, atrás da estação central em Amsterdam.

Panama - We all love 80, 90, 00

O Panama é uma casa noturna que fica à beira do IJ. Todo último sábado do mês promove uma festa em que os hits dos anos 80, 90 e 00 animam os corações nostálgicos. É a festa We all Love, que celebra o reveillon do Panama.

Será inesquecível, garante o site da casa!

Serviço

Os ingressos com desconto, para quem comprasse antecipadamente já esgotaram. Mas ainda dá tempo de comprar o ingresso com preço regular (40 euros) ou, se preferir, com jantar especial de ano novo  (75 euros e inclui 3 pratos). A casa abre as portas às 22h de 31 de dezembro e fecha só às 5 da manhã do dia 1º.

O Panama fica na Oostelijke Handelskade 4. Ingressos podem ser adquiridos aqui.

E claro, você pode ver mais dicas sobre o reveillon em Amsterdam na coluna de dezembro do ano passado. E mais aqui outras dicas de onde passar o Natal e Ano Novo em Amsterdam.

Festival das Luzes de Amsterdam

Passeio de barco pelo Festival das Luzes em Amsterdam
(Foto: © Janus van den Eijnden, divulgação Amsterdam Light Festival)

Lembrando que durante dezembro todo rola o Festival das Luzes de Amsterdam. Dá uma olhada no artigo sobre o festival das luzes, e já reserva seu ingresso nesse link aqui.

Mais dicas de Amsterdam em dezembro: Teatro brazuca em Amsterdam - Casa Munganga

Quando: sextas, sábados e domingos

Um local bem aconchegante é a Casa Munganga, onde você provavelmente terá o prazer de conhecer um casal de brasileiros que possui um lugar bem agasalhado no coração desta colunista. Claudia Maoli e Carlos Lagoeiro são dois artistas - atuam, escrevem e dirigem peças de teatro para públicos de todas as idades, em especial ao público infantojuvenil.

Parceiros de vida e de profissão, Cláudia e Carlos são dois dos fundadores do Teatro Munganga, que iniciou na Holanda há 30 anos. Desde então, as apresentações da trupe tratam de temas universais, onde diversas culturas e seus contrastes dão as diretrizes mais importantes para os projetos.

O Munganga já se apresentou nas mais diversas salas holandesas, no busganga - o ônibus do grupo - e até representou o país dos moinhos em festivais internacionais. E desde 2014 abriu as portas de sua sede e transformou o espaço de ensaios em uma aconchegante sala de espetáculos.

De sexta a domingo, a Casa Muganga acolhe diversos artistas - radicados na Holanda ou convidados internacionais - das artes cênicas, dança e música, com apresentações para públicos de todas as idades, sendo que “arte, cultura e educação caminham juntas”, garante o site da trupe.

Aliás, os brasileiros estão tão bem integrados na Holanda que o idioma principal do site deles é o holandês.

Mas… se você clicar em “programma”, verá que a descrição de cada evento está também em português ou inglês.

Serviço

As apresentações na Casa Munganga acontecem às sextas e sábados às 20h30 e aos domingos às 11h (especial para crianças) e às 16h. No site da trupe, clique em programa e conheça os eventos deste mês, que vão até 17 de dezembro.

A Casa Munganga fica na Schinkelhavenstraat 27. Para chegar lá, pegue o tram 1 na Estação Central e desça na parada Surinameplein

Festival de inverno em Amsterdam; Winterparade

Quando: 21 a 30/12 na Zuiderkerk

Imagina uma mesa com 120 metros de comprimento. Em cima dela, atores, dançarinos, músicos. Quem está sentado em torno da mesa aprecia os diferentes pratos de seu jantar intercalado com performances surpreendentes.

O cenário é a Zuiderkerk, uma igreja construída em 1611 e que atualmente dá espaço para outros tipos de atividades com o avanço do secularismo na Holanda.

A Winterparade “não é um espetáculo, nem um jantar chique, nem uma festa natalina. É uma mistura de visões, encontros, estar juntos. Hilário e encantador”, promete o site do evento, que é também language no problem, ou seja, você pode ir mesmo só falando português!

E, traduzindo para o português, “winter” significa inverno e “parade”, na verdade, se refere ao festival que acontece no verão em diversas cidades holandesas, “De Parade”. Ela foi destaque em na coluna sobre festivais.

Na Winterparade, as noites se encerram com a silent disco, ou seja, os convidados recebem fones de ouvido sem fio e podem matar a vontade de subir na mesa e dançar. Pode ser uma maneira bem divertida e inusitada de passar a noite de natal.

(N. do E.: em uma silent disco, os fones de ouvido várias vezes têm mais de um canal, tocando músicas diferentes. Ou seja, o povo dança em silêncio, cada um em seu ritmo. Acho muito legal!)

Serviço para a Winterparade

A Winterparade acontece de 21 a 30 de dezembro (exceto em 27/12) na Zuiderkerk. Abre às 18h, o jantar e a programação começam às 18h30 e vai até as 22h. A silent disco é das 22h às 23h.

O ingresso custa 45 euros por pessoa e inclui o jantar - bebidas devem ser pagas à parte. Crianças são bem vindas, embora não haja nenhuma programação especial para elas. O ingresso para menores de 12 anos custa 22,50 euros. Acesse o programa completo (em inglês).

A Zuiderkerk fica no Zuiderkerkhof 72, bem no centro de Amsterdam, entre o Nieuwmarkt e a Rembrandthuis. O meio de transporte que chega mais perto é o metrô. Desça na estação Nieuwmarkt.

Outras dicas de Amsterdam em dezembro

As outras dicas que estão na coluna do ano passado e que acontecem tradicionalmente todos os anos, serão em:

Já falamos em colunas anteriores e continuam em cartaz em dezembro:

Carlos Motta no Stedelijk Museum e Exposição de Apichatpong Weerasethakul e Cao Guimarães

Johan Maelwael no Rijksmuseum

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com