Eu escrevi já sobre o que fazer no inverno em Amsterdam, justamente porque o inverno daqui assusta muita gente. Faz frio, escurece cedo (por volta de 16h30 no seu auge). Mas o inverno tem seu lado iluminado: o Festival das Luzes de Amsterdam!
Esse inverno, o Festival das Luzes de Amsterdam acontece de 28/11/2019 até 19/01/2020!
Um festival de arte, design e tecnologia: a cara de Amsterdam
Há sete anos acontece o Festival das Luzes em Amsterdam (Amsterdam Light Festival). O Festival foi criado justamente para iluminar o inverno de Amsterdam, e usar a cidade como uma tela para projetar arte com luz, design e tecnologia. Artistas do mundo todo são convidados e expõem na cidade.
Na foto acima, uma das 30 obras da edição desse inverno. Uma reinterpretação do quadro de Van Gogh, Noite Estrelada, que mescla o clássico com nova tecnologia! Os artistas Ivana Jelic & Pavle Petrovic usaram a própria cidade de Amsterdam como parte da obra que referencia e recria o icônico quadro de Van Gogh!
Luz, tecnologia, arte, design e projeção internacional. Isso é muito a cara de Amsterdam! Imperdível E um excelente motivo para você visitar Amsterdam no inverno.
Lançando uma luz no inverno de Amsterdam

Artistas de diversos países se empenham em contar histórias em luz e arquitetura por obras diferentes espalhadas pela cidade, à beira dos canais. E andando de barco é um dos melhores jeitos de curtir o Festival das Luzes de Amsterdam. Existem dois tipos de barco: aberto e fechado (depende da empresa).
Passeio de barco para ver o Festival das Luzes de Amsterdam: vale a pena?
Super vale a pena! Você vai ver as obras de uma perspectiva única, tipicamente de Amsterdam. É como se você também fosse parte da obra. E dá pra ver as esculturas sim, mesmo as que ficam do lado oposto de onde você está sentado no barco.


Eu tenho parceria com a Get your Guide para venda de ingressos, e olha só, os barcos são fechados e aquecidos, mas tem decks abertos: aí você pode dar um visu do lado de fora.
Eu sempre disse que o passeio de barco dá outra perspectiva de Amsterdam, e agora isso é mais verdade do que nunca. Além da versão literal de você estar em outro ponto de vista, você tem também o ponto de vista dos artistas ao seu redor, iluminando outros aspectos de Amsterdam.
As esculturas foram feitas mesmo para ver dentro da água. Dá pra ver de fora do canal? Dá, mas o impacto mesmo é navegando ao longo delas. Ou por baixo. Ou no meio.
Rola de fazer o passeio de barco do Festival das Luzes de Amsterdam com criança?
Uma coisa que me perguntaram é se o festival é bacana para crianças. Eu diria que depende.
Acho que se a criança for muito pequena, ela pode se entediar (o passeio dura 1h15). Nesse caso, eu recomendaria levar alguns brinquedos. Note que o barco não tem muito espaço pra ficar zuzucando de lá pra cá.
Porém se seus saguis são maoirzitos, acho que eles podem curtir o passeio de barco e as esculturas de luz. O barco tem um guia explicando as esculturas (quem fez, qual é a proposta etc). É em inglês e você pode ir traduzindo pra saguizagem.
E o inverno pode atrapalhar o passeio de barco pelo Festival das Luzes de Amsterdam?
E lá fomos nós deslizando pelas águas do inverno. Aliás, isso é algo que sempre me perguntam: e se os canais congelarem no inverno? Que acontece?
Seguinte: vou ser sincero que os canais congelarem é meio raro, mesmo no inverno. Pra parar o trânsito de barcos a friaca tem que ser excepcional. Não acontece todo o inverno, e mesmo quando congela, é por alguns dias, não o inverno todo.
Mas ok, vamos dizer que esse seja o pior inverno desde a última era Glacial e, sei lá, bem na sua semana congelou. E aí?
Aí, bem, devolve-se o dinheiro e pronto. Se você comprar pelo Ducs/Get Your Guide, o dinheiro é devolvido no mesmo meio que você usou para pagar (cartão de crédito ou PayPal). Se você comprou direto com a empresa de barco, fale com eles.
E sei lá, de repente você vai patinar nos canais 😀

Onde: existe mais de um local de saída. Depende da empresa que fará o seu tour. Vem especificado no ingresso. O ingresso que o Ducs / Get Your Guide vende sai da Stadhouderskade 30. Isso é pertinho do Rijksmuseum e Museumplein, e da Leidseplein. Mas tem tours de outras empresas que sai ali da frente da Centraal.
Dica extra: se você tiver um plano de dados no celular em Amsterdam, abre o seu Google Maps durante o passeio. Você vai ver que as esculturas estão marcadas no mapa (pelo menos estavam no meu celular) 🙂
Fontes consultadas
- Light Book, livro (em holandês) distribuído aos participantes do tour inaugural do Festival das Luzes de Amsterdam
- Website oficial do Amsterdam Light Festival