Onde passar o Natal e Ano novo em Amsterdam: dica de 4 restaurantes abertos

Quando a gente vai viajar pra algum lugar na época de Natal e Ano Novo, bate sempre aquela dúvida: O que vai estar aberto?

Nessa época muitas lojas e restaurantes fecham e aí que se a gente não se planeja, pode dar com a cara na porta e bater aquela frustração.

Eu e o Dani tivemos uma experiência lúdica quando visitamos Groningen durante o Natal de 2007. A gente dá risada até hoje, mas vou te confessar que na hora foi meio apavorante.

Amsterdam é maior e mais turística que Groningen, mas muita coisa fecha, principalmente no dia 25. E pra te ajudar a programar as refeições desses dias, eu selecionei 4 restaurantes que eu gosto e que vão estar abertos no Natal e/ou Ano Novo.

Mas primeiro eu vou te contar um pouco sobre como os holandeses comemoram o Natal.

Natal não é a festa mais tradicional de fim de ano aqui na Holanda

A primeira coisa que acho interessante de contar sobre o Natal aqui é que ele não é a festa mais importante de fim de ano. O dia de Sinterklaas (São Nicolau), comemorado dia 05 de dezembro é muito mais tradicional na cultura holandesa.

Onde passar o Natal e Ano novo em Amsterdam
(Foto: CC-BY Marc van Woudenberg)

O Natal vem se popularizando cada vez mais por aqui, mas muitas famílias não fazem troca de presentes por já terem feito na celebração do Sinterklaas. E o Papai Noel também é menos generoso com as crianças do que o Sinterklaas.

Apesar do Sinterklaas ser mais forte na tradição, não é feriado público e as pessoas celebram no final de semana anterior ou posterior, o que for mais perto. E por outro lado, o Natal tem 2 dias de feriado público, dias 25 e 26, o Natal e segundo dia de Natal, consecutivamente. Vai entender esses holandeses… Eu to tentando há 9 anos.

O dia 25 é celebrado com a família e as pessoas ficam mais em casa. Já o dia 26 é mais descontraído, mais lugares no comércio abrem, as pessoas saem mais pra rua e é comum comemorar esse dia com os amigos.

Os holandeses não fazem a ceia no dia 24 de dezembro

Eles tem os dois dias de Natal, mas no dia 24 não se faz a ceia de Natal por aqui como é tradicional no Brasil. É dia útil normal, expediente completo.

As pessoas mais religiosas assistem à missa no dia 24 a noite, mas é isso. No dia 25, aí sim as famílias se reúnem e fazem o jantar de Natal.

Pelo fato do dia 24 não ser celebrado, é mais fácil encontrar restaurantes abertos nesse dia. O que é bom pros brasileiros que quiserem ter um jantar especial na noite do dia 24. Mas também não é uma noite normal como as outras. Tem restaurantes que fecham. E supermercados que costumam ficar abertos até as 21:00 ou 22:00, fecham mais cedo nesse dia, normalmente por volta das 18:00.

E pra te ajudar a não dar com a cara na porta, vou falar dos quatro restaurantes que eu conheço, frequento e gosto, e que estarão abertos durante o Natal de 2018. Para dicas do ano novo e Reveillon em Amsterdam, veja esse artigo aqui.

Comida farta e com bom custo/benefício: 't Zwaantje

O 't Zwaantje é um restaurante que já indicamos aqui no blog e que vai estar aberto nos dias de Natal.

Ele é um restaurante que gostamos muito, descobrimos por acaso há 8 anos atrás e virou um favorito. A cozinha deles eu diria que é holandesa-internacional. Eles oferecem pratos típicos holandeses, e outros internacionais.

Onde passar o Natal e Ano novo em Amsterdam: Restaurante em Amsterdam
(Foto: © Alexandre & Erika Goedert)

Os pratos são bem servidos e a comida deles é aquela bem preparada e sem frescura, que combinada com o ambiente de pouca luz, com as toalhas na mesa que são um tapete, trazem uma sensação de aconchego e conforto. Comida sem frescura e farta. É difícil sobrar espaço pra sobremesa, mas eu recomendo você tentar. A torta de maçã deles servida com sorvete de canela vai encerrar seu jantar com louvor.

Eles vão oferecer o menu tradicional a la carte deles nesses dias, sem menu especial pro Natal. Mas te garanto que isso não é um problema, pois nunca comemos nada ruim lá. Eles tem várias opções e tenho certeza que você vai achar algo que goste pra ter uma noite especial. O único cuidado é se você é vegetariano. Eles tem algumas entradas vegetarianas, mas não prato principal. Você pode olhar o menu deles em inglês aqui.

Serviço:

Site: http://zwaantje-restaurant.nl/
Berenstraat, 12 / 1016 GH Amsterdam
Tel: (020) 623 23 73
Abre:
Natal: (24, 25 e 26 de dezembro) 16h30 - 23h00
Ano Novo:
31/12: Fechado
01/01: 16h30 - 23h00

Melhor reservar antes!

Restaurante com comida típica holandesa: Moeders

O Moeders é outro restaurante que já indicamos aqui no Ducs e que estará aberto nos dias de Natal. O restaurante é típico holandês e a idéia lá é que você come a comida holandesa caseira, de mãe. Moeders em holandês significa mães e o restaurante é todo decorado com fotos de mães nas paredes. Você pode inclusive levar uma foto da sua mãe para eles colocarem na parede que eles colocam.

Onde passar o Natal e Ano novo em Amsterdam: Restaurante Moeders em Amsterdam
(Foto CC-BY Jim Forest)

Também com porções bem servidas, sem frescura e aconchegante. Eles terão um menu especial para o Natal, e você pode ler aqui nesse PDF. O arquivo está em holandês e inglês.

Recomendo o dutch ricedish, que é uma combinação de vários pratos típicos holandeses que são trazidos em panelinhas na mesa. Ele é servido para no mínimo 2 pessoas. Assim você tem uma amostra de vários pratos holandeses. E você vai ter a sensação de estar comendo na casa de um holandês.

Comida simples, servida com panelas na mesa e farta. Embora vou ter que te dizer que a parte do "farta" não é muito típico holandês. Já ouviu falar da pão durice holandesa? Já ouvi histórias aqui do holandês ligar pros convidados e perguntar quantas batatas eles comem porque assim eles podem preparar a quantidade certa de comida. Não to zoando.

Onde passar o Natal e Ano novo em Amsterdam: Restaurante Moeders em Amsterdam
(Foto: Carla Duclos)

O Moeders oferece prato principal vegetariano, é só perguntar na hora.

Você pode fazer reserva pelo site do Moeders, mas eles não aceitam reservas pra grupos grandes nesses dias.

Serviço:

Site: http://www.moeders.com/en/home
Rozengracht, 251 / 1016 SX Amsterdam
Abre todos os dias. Durante fins de semana das 12h00 até as 24h00, dias de semana, das 17h00 até as 24h00

Nota: a cozinha fica aberta até as 22h30. Último pedido as 22h15.
Reservas para Natal no site ou através do email [email protected]

Um delicioso steak de Natal: Loetje

O Loetje é um restaurante especializado em carne, em steak mais precisamente. E apesar de especializados em carne, eles tem opção de prato principal vegetariano no menu. E os acompanhamentos são pedidos à parte, dando boa flexibilidade pra você montar sua refeição.

Eles tem diversas unidades em Amsterdam e aqui eu vou recomendar 3: Centraal, Café Loetje (próximo à Museumplein) e Aan 't IJ (veja no serviço abaixo os endereços e horários).

Eu mesma já fui ao Café Loetje que é a unidade próxima à Museumplein. Mas sempre me recomendaram o Loetje em todas as unidades.

Quando eu fui ao Café Loetje comi um steak, a versão não apimentada deles. O steak estava com tempero na medida certa e a carne era bem macia, daquelas que derrete na boca sabe? Se você gosta de carne, esse é o que eu recomendo.

Onde passar o Natal e Ano novo em Amsterdam: Restaurante Loetje Aan 't IJ em Amsterdam
(Foto CC-BY Xenon Flash)

Eles vão estar abertos nos dias de Natal, mas com horários diferentes. O loetje vai ter menus especais e pratos exclusivos para o Natal. Você pode olhar e fazer sua reserva para o Natal nas unidades que ainda tiverem vagas aqui nessa página. Está em holandês, mas o Google translate pode te dar um força.

As unidades da Centraal e a do lado norte da cidade (Aan 't IJ) vão oferecer um opção de um menu especial de Natal além do menu a la carte tradicional deles. Na unidade Aan 't IJ o menu sai €67,50 por pessoa. Na unidade da Centraal o preço não está especificado. Só lembra que Natal aqui é dias 25 e 26, portanto essa opção de menu de Natal não vale pro dia 24.

As porções são também bem servidas. Eu recomendo pedir os acompanhamentos pra compartilhar.

 

Serviço:

Site: http://loetje.com/
Abre:
Natal:
25/12: a partir das 16h30
26/12: almoço das 12h00 - 15h00, jantar a partir das 16h30.

Restaurante para uma ceia de Natal com vista para toda Amsterdam

Jantar de Natal em Amsterdam
Restarante Moon é uma boa dica para um almoço ou jantar de natal (Foto: Divulgação Moon)

O Moon é um restarante giratório que fica no alto do Amsterdam Lookout, aquele prédio na parte norte de Amsterdam. Para chegar lá é super simples, basta pegar uma balsa gratuita atrás da Estação Central de Amsterdam e fazer a travessia em poucos minutos. A balsa é 24 horas, não se preocupe.

O Moon vai oferecer menu especial para jantar de Natal, que você pode ler aqui. Tem também a opção de menu de almoço no dia de Natal (lembrando de novo: aqui não se comemora a véspera, estou falando do dia 25 mesmo).

Faça sua reserva nessa página aqui.

Serviço:

Site: https://restaurantmoon.nl/

Contato: [email protected],

Telefone: +31(0)20.237.6311 Abre:

Abre todos os dias.

Almoço: 12:00 – 13:30
Jantar: 18:00 – 21:00

Espero que com essas dicas você possa ter literalmente deliciosos dias de Natal e Ano Novo se estiver aqui em Amsterdam para esse final de ano. E, esteja onde estiver, que você e sua família tenham um lindo Natal e um 2017 maravilhoso.

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Booking.com

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

8 comentários em “Onde passar o Natal e Ano novo em Amsterdam: dica de 4 restaurantes abertos”

  1. Bom dia
    Todo brasileiro que for para Amsterdam, precisa conhecer teu blog, escrito de forma direta, simples, com humor e seriedade, sendo impressionante todos os artigos e, a grande abrangencia de topicos....meus parabens, e sucesso, vcs teem mais um fa para levar seu trabalho a outras pessoas....
    Uma pergunta.....vcs sabem se o restaurante Zwaantje aceita cartao?....vcs poderiam acrescentar esse dado no item, restaurantes.

    Responder
    • Oi Luiz Antonio,

      Agradecemos as belas palavras sobre o blog 🙂

      Sobre o restaurante, procurei no site deles, mas não tem nada escrito a respeito sobre cartões. Geralmente aceitam cartões de débito. Talvez seja o caso de, de repente, na hora que for fazer a reserva (e caso for pagar com cartão de crédito), fazer a pergunta.

      abraços,

      Responder
  2. Olá.

    O meu nome é Ricardo Brasil.

    Antes de mais, obrigado pelo blog - está muito bom! 🙂

    Eu e a minha namorada vamos este ano passar a passagem de ano a Amsterdão, vamos de dia 30-12-2017 a dia 3-01-2017 e gostávamos de vos pedir umas dicas em relação a sítios fixes com pequeno-almoço para ficarmos e que fossem perto de actividades/festas de passagem de ano?
    Já agora, que festas ou sítios para a passagem de ano vocêrs recomendam aí?

    Muito obrigado e uma abraço.

    Continuem com o bom trabalho,

    Ricardo Brasil.

    Responder
  3. Oi Carla,

    Há holandeses que sim, fazem a ceia de natal no dia 24. A família com a qual convivi sempre fez ceias de natal na noite do 24. E, para meu desespero, a primeira delas, quando eu ainda não falava holandês, saí com uma baita dor de cabeça. Por eu estar na mesa, eles iniciavam o diálogo em inglês. Minutos depois estava todo mundo animado, falando em holandês...

    Responder
  4. Olá Ducs, vocês salvaram meu natal"""" rsrsrsrs.
    Já estava em desespero, com medo de ter que comer pão e chocomel como jantar de natal.
    Obrigada pelo maravilhoso blog sobre uma das cidades que mais amo na vida (o amor é tão grande que no 2º dia de visita fiz uma tatuagem em homenagem).
    Beijos e abraços.

    Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.