Para aprender holandês, fiz mais de dez cursos do idioma em diversos institutos de ensino, aulas em grupo e particular.
Só que é no dia a dia, com os holandeses, assistindo os programas televisivos que eles assistem, lendo jornais e livros que eles leem, ouvindo rádio e cantando junto as letras é que a gente começa a entender as sutilezas que nenhum curso de holandês para estrangeiros consegue te ensinar.
Nisso tive uma ajudinha especial de uma mulher que nunca me atrevi a perguntar sua idade. Vamos chamá-la aqui de Catarina. Ela foi a minha voluntária no programa Gilde Samenspraak, que coloca aposentados e aposentadas holandesas em contato com imigrantes para praticar o idioma.
Semanalmente ia à casa de Catarina tomar chá com alguma iguaria tipicamente holandesa. Ela fazia questão de explicar a origem das delicadezas que me oferecia. E muito do que sei sobre a Holanda aprendi com ela.
Foi com Catarina que aprofundei também a apreciação por música erudita e museus. Ela me fez compreender a importância destes para o povo holandês, bem como das ações práticas para que as próximas gerações continuem cultivando o amor às artes.
As dicas da agenda cultural de outubro do Ducs Amsterdam poderia muito bem ser as dicas da minha amiga Catarina…
Festival de música em pianos históricos em Amsterdam: Geelvinck Fortepiano Festival
Quando: De 12 a 29 de outubro em diversos locais
Catarina com certeza frequenta o Geelvinck Fortepiano Festival. Ela mesma tem um piano em casa – embora toque violoncelo em uma orquestra em Haarlem. Mas Catarina exalta os fortepianos, principalmente em um festival em que a música da época dos fortepianos foi criada.
Músicos de diversas partes do mundo – China, Romênia e Nova Zelândia, por exemplo – tocam nesses pianos históricos dos séculos 18 e 19. Executam obras clássicas, mas também composições que serão ouvidas pela primeira vez no mundo!
É o caso do romeno Audrei Banciu. Num fortepiano, executará obras de Mendelson, Mozart e Schubert, mas também, pela primeira vez no mundo, a nova obra de Igor Iofe, compositor contemporâneo do Usbequistão radicado em Amsterdam. O concerto de Banciu será no Werkgevouw Het Veen em 14 de outubro, às 20h15.
Já o Rembrandt Frerichs Trio improvisa com música clássica e composições próprias, música moderna em instrumentos antigos.
Rembrandt Frerichs Trio se apresenta no Museum het Cromhouthuis em 23 de outubro, às 20h15.
Também recomendo o concerto da russa Olga Pashchenko, que dá som às imagens de cinema mudo - ao vivo – executando obras em um fortepiano e também em um cravo. Paschenko se apresenta no Geelvinck Pianola Museum em 26 de outubro, às 20h15.
Serviço para o festival de piano em Amsterdam
Onde: O Geelvinck Fortepiano Festival ocorre em diversas locações, em Amsterdam e cidades vizinhas. No total serão 45 concertos e a programação completa está aqui.
Preço: Quando disse medidas práticas para garantir que as futuras gerações continuem curtindo música erudita, me referia também ao preço dos ingressos. Neste festival, crianças até cinco anos não pagam, até 12 anos pagam 9 euros, jovens até 27 anos pagam 12 euros e adultos pagam 18 euros. Se quiser sentar na primeira fila, o valor é 21 euros.
Expoisção de arte em Amsterdam: Johan Maelwael no Rijksmuseum
Quando: 6 de outubro de 2017 a 7 de janeiro de 2018
Catarina poderia muito bem vir com um recorte de jornal sobre essa exposição. Em seguida, me mostraria, em um dos seus livros antigos, as obras do artista nascido na cidade holandesa de Nijmegen. Depois me contaria que ele foi o pintor principal da rainha francesa Isabel da Baviera. A Wikipedia me diz que ela foi esposa do rei Carlos VI, com quem se casou em 1385. E com essa idade, dá pra imaginar que as obras de Johan Maelwael resistiram ao tempo.
Entre 1385 e 1415, Maelwael pintou flâmulas, banners e equipamentos militares, projetou padrões para tecidos, fez grandes pinturas religiosas, criou miniaturas refinadas em manuscritos, forneceu imagens de ouro e pintou pequenas devoções e retratos. Utilizou para isso materiais como folha de ouro, veludo e ultramarino, de acordo com o Rijksmuseum.
Serviço para a exposição de arte no Rijksmuseum em Amsterdam
Onde e quando: O Rijksmuseum fica na Museumplein e você pode adquirir ingressos para essa exposição via Ducs Amsterdam AQUI 😉
Amsterdam Halloween Festival
Quando: de 25 a 31 de outubro em diversas locações
Embora o Halloween não seja uma festa tipicamente holandesa, Catarina tem uma quedinha pela cultura anglosaxônica. Sempre que pode visita as amigas em Londres e, às vezes leva as crianças, filhas de amigas holandesas, para curtir a festa que surgiu no Reino Unido.
E é claro que o Amsterdam Halloween Festival tem festa tradicional para a criançada, com direito a jogos de “gostosura ou travessura”, pintura facial e um buffet de café da manhã no Hard Rock Café da cidade em 29 de outubro, das 10h às 11h30.
Para os adultos, uma festa um pouco mais horripilante: Toyland, com Chucks e Barbies à caráter. Com direito a decoração assustadora e Djs matadores! A balada começa às 21h30 de 28 de outubro e vai até às 5 da manhã no Paradiso Noord/Toolhuistuin.
Quem prefere ver o terror nas telonas, uma maratona de filmes está planejada no Pathé Tuchinski. The Autopsie of Jane Doe, Jogos Mortais, e Don’t hang up são alguns dos filmes que serão exibidos a partir da meia noite de 28 de outubro – e só termina às 7 da manhã.
Veja o trailer de The Autopsy of Jane Doe:
Para quem quiser ir à caráter nas festas, há também um workshop de maquiagem nos dias 24, 26 e 31 de outubro, no Back Stage. Quem sabe você não se inspira para, no próximo ano, organizar seu próprio Halloween no Brasil?
Serviço para o Amsterdam Halloween Festival
Todos os endereços e a programação completa do Amsterdam Halloween Festival estão aqui!