Esse é um guest post (artigo de um escritor convidado) pro Ducs Amsterdam, escrito pela Aline. Aqui ela vai dar as dicas pra economizar na compra da sua passagem pra Europa. Depois de comprar sua passagem, veja as dicas de como planejar sua viagem dentro da Europa. Daí, só falta ver como descolar um hotel na Europa. – Daniduc
------
Daniduc e Carla são responsáveis por eu estar aqui escrevendo especialmente para o Ducs Amsterdam. Não apenas pelo convite de guest post em si, mas porque ir para a Europa ganhou um outro significado. Grandes amigos dos velhos tempos, de quando ainda moravam do lado de cá do oceano, certo dia saíram para experimentar o velho mundo e ali ficaram. Agora, é para o velho mundo que vamos, fazer uma visita, tomar um café, comer uns stroopwafels e conhecer um pouco das coisas que mostram neste blog, afinal, ficamos com vontade e já não agüentamos mais de saudades 😉
Há poucos meses, passamos pela experiência de procurar passagens com bom preço para a Europa. Percebemos que não era muito simples, porém pequenos detalhes na hora de pesquisar poderiam fazer grande diferença.
Os preços de passagens variam muito de acordo com uma série de fatores. A depender da companhia aérea, época do ano, pequena mudança de data, país ou até mesmo de cidade, os valores podem ser muito diferentes. Não se engane pensando que quanto mais distante a viagem, mais caro. O preço da sua passagem, no fim das contas, não é dado pela quantidade de combustível usado na aeronave, mas sim pela lei da oferta e da procura.
Então, como conseguir passagens mais baratas?
- DEFININDO DATA E LOCAL
Antes de mais nada, defina os destinos da sua viagem. Faça uma lista das cidades para onde quer ir e escolha o período total da sua viagem. Já aviso de antemão que sua vida ficará mais fácil caso data e local sejam flexíveis.
Outra dica importante: passagens de ida e volta para o mesmo destino costumam ser bem mais baratas do que passagens com destinos diferentes. Por exemplo, passagens de ida SP - Praga e volta Amsterdam - SP, provavelmente, vão custar mais do que passagens ida e volta SP - Praga e Praga - SP. Assim, é bacana planejar sua viagem de modo que você a comece e termine no mesmo lugar.
- COMPRANDO COM ANTECEDÊNCIA
Comprar na última hora é geralmente uma péssima idéia*, pois os preços são muito mais altos. Planeje-se e compre com antecedência. Mas quanta antecedência? Nós compramos quatro meses antes da viagem. Não existe uma regra fechada, mas normalmente comprar um mês antes é roubada. Além disso, vá sempre observando o movimento do mercado, de forma geral. Pelo menos semanalmente - na prática, quase diariamente - consultávamos os sites para acompanhar possíveis quedas. Assim que houve uma queda considerável, compramos.
*Existe uma situação em que é muito vantajoso comprar passagens na hora, mas você precisa ser extremamente flexível. Muitas vezes, quando as empresas estão fechando um vôo, para preencher os assentos disponíveis, elas vendem as passagens com descontos muito fortes. Assim, você pode conseguir um excelente valor. Porém, não tem como contar com essa situação. Pessoas que compram passagens assim estão no esquema world trip e topam ir para, basicamente, qualquer lugar.
- PRÉ-SELEÇÃO DAS MELHORES PASSAGENS
Antes mesmo de começar sua pesquisa, separe um caderninho (eu uso o Google Docs) para anotar todas as informações sobre as passagens que mais lhe interessarem: datas (ida e volta), local, horário, escalas (onde e quando), companhia, preço, onde está a venda etc. Assim, você pode ter uma noção a longo prazo sobre as oscilações dos preços das passagens em diferentes situações. Fica mais fácil organizar a busca assim. Aliás, eu costumo anotar exaustivamente todas as informações sobre a viagem, para não me esquecer de nada.
- SITES DE COMPARAÇÃO DE PREÇOS
Aguns sites brasileiros fazem todo o trabalho de pesquisa de passagens em diversas companhias aéreas. Escreva lá a sua data de partida, retorno, quantas pessoas, destino e pronto, ele vai listar as passagens disponíveis. Você pode, inclusive, ordenar a busca por preço:
www.decolar.com
www.submarinoviagens.com.br
Nesses dois sites você pode, ainda, comprar a passagem. Eles oferecem algumas condições boas de parcelamento via cartões de crédito, mas que variam de acordo com a companhia aérea.
- SITES DAS EMPRESAS AÉREAS
Busque também nos sites das companhias as passagens mais interessantes que encontrar nos sites acima. É comum estarem mais baratas, entretanto com condições de pagamento mais restritas. Se você pretende comprar sua passagem à vista, é provável que no site da companhia valha mais a pena. Porém, se quiser parcelar, terá de conferir onde é mais vantajoso, pois as condições variam de empresa para empresa e algumas chegam a não oferecer parcelamento.
- AGÊNCIAS DE VIAGEM
Vale a pena consultar também. Forneça ao atendente suas possibilidades de datas e destinos e pergunte as opções. Às vezes, eles conseguem preços promocionais disponíveis apenas via agência ou um pacote de viagem completo que seja mais barato do que uma passagem avulsa. Mesmo que você não queira fazer os passeios sugeridos pela agência, você pode simplesmente ir e voltar com o grupo, mas fazer lá o seu próprio roteiro independente.
Condições especiais de pagamento também podem ser mais fáceis em agências de turismo. Mas, particularmente, das últimas vezes em que consultamos, não era mais vantajoso.
- TESTANDO OUTRAS DATAS E DESTINOS
Talvez esta seja a dica de ouro. Se sua data e destino são flexíveis, aproveite para fazer alguns testes. Poucos dias podem fazer grande diferença nos preços. Além disso, passagens com saída de terça a quinta-feira geralmente são mais baratas, pois a procura é menor. Por exemplo, nossa saída de São Paulo estava prevista para 8 de janeiro, para Praga. Porém, se saíssemos uma semana depois, os preços despencavam. No fim, nossa partida está marcada para 14 de janeiro, uma quinta-feira. Além disso, consultando um mapa e pesquisamos passagens para outras localidades próximas aos nossos destinos principais. Encontramos uma passagem SP - Munique, em data diferente da previamente planejada, com um preço muito mais baixo do que o previsto e, de quebra, ainda adicionamos mais esta cidade ao roteiro. Em paralelo, procuramos rapidamente os preços de passagens de trem de Munique para Praga e encontramos por a partir de 44 euros e dizem que é uma viagem linda!
- ESCALAS
É comum que vôos com escalas sejam mais baratos, mas nem sempre isso é verdade. Precisa comparar mesmo, não tem jeito. O problema de vôos com escala é que, além de mais longos, aumentam as chances de você ter problemas com estravio de bagagem ou mesmo perda de conexão. Na hora de escolher sua passagem, é bom analisar quanto está disposto a pagar por um vôo direto e mais conveniente. Nós mesmos escolhemos um vôo São Paulo - Munique com escala em Amsterdam. Conscientemente, escolhemos uma escala com tempo bem apertado - 1h40. Sabemos que as chances de perdermos o segundo vôo, de Amsterdam para Munique, são grandes, mas estamos com Ducs Amsterdam e achamos que isso não seria um grande problema. Ok, no pior das hipóteses tomamos uma cerveja com o casal 🙂
Obs.: é bom prestar atenção nas escalas na hora de comprar a passagem. Pesquisando vôos para a Europa, por exemplo, a empresa Continental quase sempre possui os menores preços, entretanto, seus vôos são muito longos (acima de 20 horas) e têm escala nos Estados Unidos, o que significa, inclusive, que você precisa ter o visto americano.
- COMPROU, ESTÁ COMPRADO 🙂
Uma vez comprada sua passagem, relaxe! É muito provável que outras promoções apareçam no caminho*, mas você não tem como prevê-las e não pode deixar para comprar na última hora, correndo o risco de pagar o preço mais alto. Assuma que conseguiu as melhores condições possíveis e vá planejar o resto da viagem.
*Em casos extremos, é possível que alguma promoção posterior seja tão boa que valha a pena devolver sua passagem já comprada, pagar a multa, comprar a nova e ainda assim pagar menos. Você pode acompanhar se quiser, mas não fique muito esperançoso. São casos tão raros, que talvez compense gastar este tempo com outros preparativos.
Este post é parte da série Eurotrip no blog Das Haus Die Frau. Leia também:
Que tipo de viajante é você?
Eurotrip: planejar para não esquecer nada
Texto e Ilustrações "Selo Eurotrip 2010" e "Destinos" © 2009 by Aline Pimentel
---
Morar fora do país vem com um preço alto e doído: saudades. Foram o Érre (o nome completo dele é rbp) e Aline, dois amigos queridos, que nos levaram para o aeroporto para nossa primeira viagem internacional (já logo de mudança), após devidamente nos embebedarmos os quatro na véspera. O porre comemorava a conquista e anestesiava a saudade prévia que já sentíamos.
Desde aquela noite, anos atrás, eles continuam nos acompanhando. Viram o Ducs em Amsterdam nascer, e não estou falando (apenas) do blog. É agora um orgulho receber uma contribuição da Aline pro Ducs Amsterdam, onde ela dá as dicas de como se dar bem na compra de passagens aéreas pra Europa. Compra que eles acabam de fazer, pois logo mais virão pra cá e finalmente sairá aquele abraço e aquele brinde tantas vezes repetidos no Skype desde a mudança.
Já estou até sentindo o gostinho! — Daniduc