Estou aqui para dar algumas dicas práticas de planejamento de viagem. Após planejar algumas viagens por aqui, acho que posso indicar alguns sites úteis. Alguns serão interessantes apenas se você for partir da Holanda, mas outros são válidos para Europa e até para o mundo todo.
Planejar uma viagem dá trabalho e se dinheiro é um fator limitante, muita pesquisa precisa ser feita. Eu gosto de planejar viagens, mas posso dizer que entendi porque agências de turismo ganham dinheiro. Nem todo mundo gosta e tem saco pra fazer isso e é mais prático ir na agência, falar o que você pretende fazer e esperar o cara montar a viagem pra você. Em geral sai mais caro, mas é uma opção perfeitamente válida se você não tem saco de pesquisar e agendar todo o seu passeio.
Se você é daqueles que como eu, quer marcar e planejar sua própria viagem, vou indicar aqui alguns sites que poderão ser úteis nessa jornada. E muitos são úteis também não apenas pra um planejamento, mas se você pretende por exemplo andar de trem na Holanda.
Aos sites!
Viajando de trem
Site de trens locais (Para viajar dentro da Holanda)
O site oferece opção de consulta dos trechos, mostra os preços e horários, além de detalhar as conexões quando houverem, indicando precisamente em que plataforma você irá chegar em em qual deverá pegar o próximo trem. Há um serviço de envio das informações para seu celular que pode ser bem legal ter em mãos durante a viagem.
Site de trens internacional
Neste site você pode pesquisar os preços e horários para viajar para outros países a partir da Holanda. Teoricamente o site oferece serviço de compra online, mas todas as tentativas que fiz não foram concluídas com sucesso. A opção mais segura é consultar os trechos e preços e ir até a central de vendas comprar pessoalmente o seu bilhete.
Na Estação Central de trem de Amsterdam há um grande ponto de vendas.
Viajando de avião
Pesquisando preços:
Para pesquisar preços de passagens aéreas, eu costumo utilizar os seguintes sites:
http://www.skyscanner.net
O skyscanner oferece consulta de preços, mas na hora da compra irá te direcionar para o site da companhia aérea. Tome cuidado durante o planejamento que as vezes o preço mostrado não é o mais atual e pode ter aumentado um pouco. Aconteceu comigo quando eu pesquisava preços de passagens pra Itália. Confira sempre no site da companhia aérea. O site é bem útil para ter uma idéia dos preços, comparar entre companhias aéreas e ver os destinos mais em conta.
O edreams oferece também a venda de passagens no próprio site. Já compramos passagem com eles e correu tudo bem. No entanto, ultimamente tenho achado o preço deles um pouco alto. Preste atenção que mesmo que você tenha especificado 2 passageiros, o preço mostrado é o individual.
Algumas companhias aéreas que operam na Holanda:
- KLM
A maior companhia aérea holandesa. Opera vôos diários direto de São Paulo para Amsterdam. Não é low cost, mas as vezes oferece boas promoções.
- Transavia
É a low costa da KLM. Oferece vôos pra Itália, Espanha, entre outros. Boa opção. O serviço deles é ótimo, você pode despachar até 20 quilos de bagagem (coisa rara entre as companhias low cost), os lugares são marcados, você embarca na ala boa do Schiphol, o embarque é civilizado e os vôos que fizemos foram super tranqüilos. A única diferença pra KLM é que você paga seu sanduíche a bordo, o que pode ser inclusive uma vantagem, você paga só se quiser e caso queira ainda escolhe o sanduíche.
Há outras companhias que operam na Holanda, como Ryanair, Vueling, mas com estas eu ainda não voei.
Viajando de carro
Fizemos uma viagem de carro aqui na Europa que foi a viagem entre Suíça e França: a volta ao lago Genebra (Lac Leman). Alugamos um carro através da EasyTerra, uma agência de aluguel de carros que nos conectou à Auto Europe, uma outra agência que estava naquele momento com preços melhores. As agências tem pacotes fechados com as locadoras e em geral conseguem oferecer melhor preço que se alugar com a locadora direto. Veja, isso é em geral, não uma verdade absoluta. Vale sempre a pena checar nas locadoras e ver o que compensa mais.
Na Easy Terra você pesquisa cidade e período em que pretende alugar o carro e ele vai te listar as opções. Quando alugamos, fizemos tudo pela Internet e deu super certo. A Locadora de carros no nosso caso foi a Europcar, uma locadora grande aqui na Europa.
Além da EasyTerra e Auto Europe indicadas acima você pode checar algumas locadoras de carro:
- Sixti: http://www.sixti.com
- Europcar: http://www.europcar.com
Viajando de ônibus
Nós nunca viajamos de ônibus, mas fica aqui a dica da empresa de ônibus com a qual você pode comprar passagens e viajar aqui na Europa, a Eurolines. Viajar de ônibus costuma ser a opção mais barata, porém mais demorada também. Tudo depende do quanto você pode/quer gastar, tempo e disposição.
- Eurolines: http://www.eurolines.nl
Hotéis e albergues
Nas viagens que fizemos aqui na Europa, acabou que quase nunca ficamos em albergues (exceto em Berlim). Em geral, para pegar um quarto só para o casal com banheiro privativo, acaba saindo o mesmo preço quando não mais caro que um hotel.
Se você é solteiro e o que você quer é uma cama num quarto coletivo com banheiro comum, então o albergue pode ser uma excelente escolha em termos de custo. Se vocês são um casal e topam um banheiro compartilhado, o que vai economizar um dinheiro, acho que melhor e mais econômico que albergue são os hoteis Formula 1 da Accor. Por outro lado, mesmo que pelo mesmo preço, um albergue pode ser que te dê uma localização mais centralizada que o Formula 1, em geral localizado em regiões mais periféricas. É tudo questão de pesquisar e escolher o pacote custo/benefício que mais lhe agradar.
Para localização, use e abuse do Google Maps ou Google Earth. Você terá uma idéia mais precisa da localização do hotel, poderá ver quão próximo do centro você ficará, se há estação de metrô ou ônibus/tram próximo ao hotel.
A regra preço versus localização canta. Assim, quanto mais longe do centro, mais barato costuma ser. O que nós procuramos fazer é sempre ficar num hotel que, mesmo que mais afastado, seja bem próximo a uma estação de metrô. Como nosso esquema é tomar café da manhã, bater perna turistando o dia todo e voltar pro hotel se arrastando no fim do dia pra dormir umas horinhas e continuar a maratona no dia seguinte, um hotel nesse esquema atende bem. 🙂
Se você gosta de retornar pro hotel no meio do dia, descansar e tal, então é realmente melhor um mais perto do centro.
Pesquisando e reservando hotel
- Booking.com
Você pesquisa e já faz a reserva no site. Sempre funcionou bem. Eles tem tarifas especiais para os hoteis, muitas vezes mais em conta. Já paguei 99 euros num Hilton que a diária comum era 160 (na verdade esse foi a trabalho e a empresa que pagou, nossa faixa de preço é bem abaixo). Só preste atenção que já vi ótimas tarifas de hotel 4 estrelas, mas que eram "sem cancelamento". Ou seja, cancelou pagou todas as diárias do mesmo jeito.
O site tem um sistema de reviews legal, os hotéis tem uma nota baseada nesse review e em geral o hotel condiz com a nota e os reviews. Além disso, você mesmo poderá fazer o review após ter ficado no hotel.
Hotéis em Amsterdam
Hotéis na Holanda
Hotéis na Europa
Recomendo!
- Rede de hotéis Accor
A Accor oferece uma grande variedade de hotéis que vão dos de luxo aos mais simples com banheiro coletivo. No site, aparecerão todas as opções. Você pode também efetuar sua reserva aqui.
Nós costumamos ficar no Ibis ou Etap. O Etap é mais simples que o Ibis e a diferença pro Formula 1 é que tem banheiro privativo. Tome só cuidado com a localização dos hotéis. Já vi hotel de Paris que ficava beeeeem longe de Paris. Google Maps neles.
O Etap de Viena eu recomendo. Fica bem próximo a uma estação de metrô, 15 minutos do centro. Simples e muito conveniente. Ah, leve shampoo, sabonete, pasta de dente pro Etap que o hotel não oferece. O Ibis já oferece, mas se quer que seu cabelo não vire uma palha de aço, leve seu shampoo.
- Albergues e hotéis
Aqui você pode pesquisar albergues e hotéis. Se albergue é a sua opção, pesquise aqui. Nunca reservei com eles, mas já pesquisei.
O Dani escreveu um artigo dando as dicas de onde ficar em Amsterdam.
A internet oferece uma enorme variedade de sites. Aqui eu indiquei apenas alguns que mais utilizo. Conforme for descobrindo mais, vou indicando. Além de planejar toda sua viagem, você ainda pode pesquisar informações turísticas sobre a cidade que irá visitar. Costumo sempre levar na mala as impressões das páginas da Wikipedia e Wikitravel da cidade que estamos indo conhecer. Boa leitura para o trem ou avião. 🙂