Outono na Holanda

Outono na Holanda

Reclamar do clima na Holanda é uma instituição nacional, algo que une o país mais do que final de Copa do Mundo. Reclamação é traço cultural e o clima na Holanda não ajuda muito também. Daí junta os dois e o país ecoa um resmungo coletivo e constante. Ah, não, confundi: essa é a língua holandesa mesmo.

O curto verão holandês se foi (*resmungo*) e o outono (herfst, em holandês) está em pleno vigor. Aqui na Holanda temos as quatro estações do clima temperado bem marcadas, como aprendi na escola (e nos desenhos animados. Aprendi muita coisa em desenho animado, pra minha grande decepção adulta). Como é um aspecto importante da vida na Holanda, resolvi escrever um artigo para cada uma delas, que serão publicados conforme chegar a época. Começo com este, o outono.

E aí? Vamos explorar um pouco o outono holandês?

Outono holandês

Outono na Holanda

Início e final oficial do outono na Holanda

As estações dos climas temperados são 4, e seus inícios/fins ocorrem em 4 momentos astronômicos distintos: os 2 equinócios e os 2 solstícios. Eu tive de olhar na Wikipedia pra lembrar o que é equinócio e solstíco; aprendi isso numa distante quarta série primária, na época em que havia primário.

Equinócio é quando o Sol fica no mesmo plano do Equador, e o eixo da Terra não está nem aproximado nem afastado do Sol. Solstício é quando a trajetória do sol atinge seu ponto mais baixo no céu. Não, não durante o dia (isso é o pôr-do-sol), mas durante o ano. Você sabe que o sol não atravessa o céu na mesma altura o ano todo: ele vai subindo e descendo ao longo do ano, alterando sua trajetória um tico a cada dia. Nos pontos mais baixos, ao norte e ao sul, temos o solstício, duas vezes por ano.

O outono começa na Holanda no equinócio de setembro, ou seja, o outono começa dia 22 de setembro.

Ele termina no solstício de dezembro, ou seja, o outono termina na Holanda no dia 22 de dezembro, quando você jura que já é inverno, tem cara de inverno, mas ainda dá pra tomar cerveja bock (só se vende esse tipo de cerveja no outono).

Folhas amareladas no outono holandês

Tempo instável (querendo dizer, louco).

Dizem os gráficos e dados científicos super sérios que no verão holandês chove mais. Talvez. Eu sei que, enquanto no Brasil são as águas de março, aqui são as águas de fins de setembro que fecham o verão. As tempestades são nervosas e o tempo muda muito rapidamente.

Muito rapidamente quer dizer que, em geral em outubro, o céu despenca (em forma de gelo, muitas vezes), pra em seguida mandar aquele solzinho tímido, mas límpido depois da chuva, bom pra empolgar inexperiente, daqueles que pensam "e dei bem" e na verdade, não se deram; basta esperar aí uns 35 minutos e aí o céu despenca de novo.

Venta, e venta legal. Tá, ok, venta o ano todo (não é a toa que as Terras Baixas são também a terra do moinho), mas no outono é mais. Dica: saia prevenido, que a chuva é gelada (quando não gelosa).

Se você é local, certamente conhece o BuienRadar.nl. É o que todos nós usamos pra prever aquelas tempestades traiçoeiras nas próximas horas e andar nos intervalos, enquanto os turistas se molham ( se molham mais, claro. Se molhar é parte de viver na Holanda).

No começo pode ser estranho de usar, mas você acostuma.

Outono holandês Outono holandês

Fotos tiradas com uma hora de diferença. Na primeira temos a rua coberta de gelo e logo depois, em vez de gelo, temos um límpido, embora tímido, sol enchendo as ruas.

Temperatura no outono holandês

Em setembro a coisa ainda é gerenciável, finzinho de verão e tal, mas em outubro instala-se a lúgubre perspectiva de uma longa, molhada e nublada friaca.  A temperatura vai caindo, caindo... os gloriosos 20 graus do começo de setembro desaparecem rapidamente e ficam apenas na memória (e na esperança pro verão seguinte. Vinte graus aqui é luxo).

Em começo e meio de outubro fica entre 10 e 16 graus, mais pra 12. De noite cai mais, e pode bater 3 graus. Você se recolhe, suspira e pensa: "nem é inverno ainda".  Em novembro a coisa descamba de vez, a temperatura mal chega aos 10 graus, mas não é negativa — negativo fica em dezembro (um tico, nada de frio canadense), mas aí já no finzinho, praticamente inverno mesmo.

Vai fazer frio? Sim, vai. Que roupa levar? Algo à prova d'água e quente.

As famosas folhas de outono

Ah, mas nem tudo é frio e chuva no outono holandês, não mesmo. Um monte de árvore decide que manter folhas custa mais energia do que elas obterão no longo inverno e se livram da cobertura em grande estilo e montam um belo show — um que não me canso de ver.

As folhas vão amarelando, amarelando (não muito avermelhando, entretanto), e caindo e se acumulando... é mais trabalho pros garis e donos de quintais, verdade, mas eu acho lindo. É uma das minhas coisas favoritas no outono.

Bicicleta no outono em Amsterdam

Quando chegamos na Holanda, pra morar, era outono. Eu fiquei encantadíssimo com a paisagem e até hoje tenho um fraco por ela. É uma das grandes atrações da época e um atrativo da estação.

Ah, uma dica: quando você vir um belo montinho de folhas bem arrumadinhos em um canto, daqueles perfeitos pra se chutar, ou se jogar, resista à tentação de fazê-lo. Alguém deu um trampo filha da mãe juntando as folhas e a última coisa que essa pessoa precisa é um babaca pra espalhar tudo de novo. Não seja esse babaca.

Outono em Amsterdam Outono em Amsterdam

Celebrações no outono holandês

Sint-Maarten

Aqui na Holanda o Haloween não é muito forte. Na verdade, somente nos últimos anos, devido à sempre onipresente e oniexportante cultura americana, é que começou a ter alguma expressão. Em vez dele, temos o Sint- Maarten, que acontece no dia 11 de novembro.

É uma festa super legal: as criancinhas se vestem de fantasias e saem pelas ruas (acompanhados de vigilantes pais, claro) carregando lanternas (não de acampamento, daquelas que ficam na ponta de um pauzinho). Elas batem nas casas e cantam músicas típicas e, em troca, ganham doces (ou, como dizemos eu e a Carla, "lekkerices", uma invenção nossa corrompendo a palavra holandesa "lekker" — gostoso).

Eu contei em detalhes as origens da festa e como descobrimos o Sint Maarten por acaso, em um bar que foi invadido por ondas de fofolentíssimas criancinhas cantantes e fantasiadas. Segue o link e leia lá.

Crianças comemoram o Sint-Maarten em Amsterdam
Estávamos na Holanda há poucos dias, e não entendemos nada. Mas achamos lindo.

O Papai Noel holandês: Sinterklaas

Outra festa que acontece no outono holandês e é bem típica é a chegada e celebração do Sinterklaas, o Papai Noel holandês. Há quem diga que o nosso bom velhinho (ou melhor, o bom velhinho americano, já que se fosse nosso provavelmente ele usaria bermuda e chinelo) foi inspirado no Sinterklaas da tradição holandesa, que teria chegado nos Estados Unidos via Nova Amsterdam (hoje Nova York — ela foi fundada por holandeses!).

O nome vem de Sint-Niklaas, o São Nicolau, santo padroeiro de, entre outras coisas, crianças. A festa ocorre em duas etapas. Em algum ponto de novembro (o dia é móvel), o Sinterklaas chega na Holanda vindo da... Espanha (os holandeses não sonham com o Pólo Norte). Então ele começa um tour pela Holanda, acompanhado de seu fiel ajudante, o Zwarte Piet (que nos tempos politicamente corretos causou problemas de relações públicas por ser negro) e o cavalinho, o Amerigo.

Agora, cês tem de ter uma dimensão da festa: os caras montam um show de verdade! O Sinterklaas desembarca de navio no porto de Rotterdam em um evento transmitido pra todo o país, e depois, nas principais cidades, ele desfila em uma parada que mobiliza a todos! É algo muito impressionante de se ver. Em 2008 eu acompanhei a chegada do Sinterklaas em Amsterdam e contei tudo como foi. Lá tem a história mais detalhada do Sinterklaas, Zwarte Piet e do Amerigo.

A seguda etapa da festa é a celebração do dia de Sinterklaas, em 5 de dezembro, quando as criancinhas ganham os presentes (não, não é no Natal, que aqui é comemorado dia 25 e 26 de dezembro, em vez de 24 e 25 como no Brasil). Mas essa é mais uma festa familiar — pouco provável que você veja, se for turista (ou expatriado sem família aqui).

Sinterklaas desfila em Amsterdam
A festa é disputada

Cerveja Bock - Bokbier

A cerveja bock é um tipo de cerveja vendido sazonalmente, e aqui isso é levado a sério. Elas estão à venda nos bares somente no outono. Uma vez estávamos nós e um casal de amigos (ele holandês, ela, sueca) em um bar em Utrecht. O nosso amigo holandês chamou a garçonete e pediu a primeira bock da temporada. A garçonete negou. Não podia vender a cerveja.

"Não estamos no outono".

Era dia 21 de setembro, umas 19h30. O outono começava à meia noite. Ooooooquei...

Bokbierfestival em Amsterdam

Em outubro rola o Bokbierfestival em Amsterdam. Você vai e, ao entrar, compra um copo com quantas fichas quiser. Lá dentro, dezenas de barraquinhas com cervejas bocks feitas por cervejarias da Holanda toda, mais algumas da Alemanha e Bélgica. Há desde grandes marcas (ê, Heineken) até as microcervejarias locais com as suas bocks. Agora, isso é como você vai. Como você volta, companheiro, eu não faço idéia. De algum modo, cheguei em casa, quando compareci ao evento, em 2009.

O festival acontece na Beurs van Belarge, o antigo prédio da Bolsa de Valores de Amsterdam (hoje em dia a bolsa fica num prédio moderno, e o antigo é usado pra exposições e feiras). Esse ano acontece de 29 a 31 de outubro. Se você tiver achado esse artigo depois, dá uma passada no site do evento e veja quando vai ser o próximo.

Você curte cerveja? Eu também! Dá uma olhada no meu guia de pubs favoritos e melhores lugares pra comprar cerveja em Amsterdam.

Cerveja em Amsterdam
Gezellig en lekker

Férias e outono nas escolas e as luzes das bicicletas

No fim de outubro as escolas fecham por uma semana. São as "herfstvakantie". Logo depois delas, a polícia intensifica a fiscalização por luzes nas bicicletas. Os dias estão mais curtos, mas o pessoal ainda está no ritmo de usar pouco a luzinha — que é equipamento de segurança obrigatório. Um dos poucos daqui.

Daí as multas comem soltas pra cima dos desligados (desligados, pegou? Turum-pah!). Quem estiver sem lampadinha, morre com €35,00 pra melhorar a memória.

Eu fiz um artigo sobre equipamento e regras do ciclismo urbano na Holanda; se interessar o assunto, é só seguir o link.

Névoa no outono holandês

O clima como ritmo

Sim, o clima em geral não é o ponto mais atrativo da Holanda. É úmido e gelado e faz poucos dias de sol durante o ano. Isso pode inclusive causar depressão em algumas pessoas. Porém, com tudo isso, eu gosto. Sim, ele também me incomoda às vezes (especialmente quando acabou a comida, o supermercado está a um quilômetro e a chuvinha gelada tamborila as janelas e o mundo escuro lá fora). Mas não é também o desastre total que pode parecer. O clima aqui tem também seu charme .

Eu gosto do senso de ritmo que dá as quatro estações marcadas, e da interação com o clima na minha vida (mesmo que, yeah, muitas vezes seja bem desagradável essa "interação"). São Paulo é uma cidade tão grande que acaba criando seu próprio clima e ritmo e impondo-os à Natureza. Ou ao menos eu assim sentia quando lá morava.

Oh, a Holanda é um país altamente artificial, não se enganem. "Deus fez o mundo, os holandeses a Holanda" diz um velho chavão (alguém me disse que era de Voltaire a frase, mas não achei a referência). Mas isso aqui em baixo. Por cima desse ex-fundo de mar gelado e varrido pelo vento, o clima ainda dita as regras — e isso não é uma coisa ruim.

A seguir: o Inverno na Holanda.

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

18 comentários em “Outono na Holanda”

  1. Olá, Dani e Daniel!
    Tenho viagem marcada para Amsterdã na primeira semana de outubro.
    Como tenho poucas roupas de frio (nenhuma impermeável), gostaria de saber se vocês tem dicas de onde comprar roupas apropriadas (nada muito caro) na parte central da cidade, de preferência perto da Leidseplein. Me hospedarei na Vondelstraat.
    Muito obrigada!

    Responder
  2. Irei a Amsterdam em setembro,chego no dia 18.Somos um casal e gostaríamos de fazer este tour a Zaanse,mas vc inclui uma cidadezinha que me parece só vale a pena na primavera.Neste período,de 18 a 22/09 vc faz apenas a Zaanse?Qto sairia por pessoa?Estamos fazendo um levantamento geral nos preços dos ingressos e estamos tendendo a fechar os que desejamos com vc.Um abraço.

    Responder
  3. Oi Daniel meu nome é Gisele pretendo ir para Amsterdã com meu marido em outubro, achei super legal o blog só queria tirar uma duvida os ticktes de passeios é melhor comprar do Brasil ou comprar ai quando chegar

    Obrigada,

    Responder
  4. Olá! Adorei seu blog gostaria de tirar uma dúvida, estou indo em Outubro pra Holanda/Alkmaar vou ficar na casa de uma amiga quero saber se sou obrigada a pagar pelo SEGURO SAÚDE e onde e como posso solicitar? Me ajude estou perdida.
    Obrigado

    Responder
    • Oi Ariane, o que a Dani falou é verdade, você realmente não é obrigada a ter o seguro. Porém, contudo, todavia, eu se fosse você faria. Qualquer eventualidade médica aqui na Holanda pode ficar bem cara se você não tiver o seguro. Existem diversos no mercado, procure no Google por seguro saúde viagem.

      Responder
  5. Olá,

    Meu nome é Marília, adorei o blog, super completo e está me ajudando muito, percebi que não sabia absolutamente nada sobre a cidade!
    Vou pra Amsterdã no final de outubro, dia 22, e ao procurar acomodações eu encontrei um barco bem legal, no entanto, estou um pouco preocupada com o fato de ficar em um barco no outono, com risco de pegar chuva e vento muito forte, e acabar não sendo uma experiência tão legal assim. Você acha que é furada ficar em barco em Amsterdã no outono?

    Muito obrigada!!

    Responder
    • Marília,

      Bem legal saber que você encontrou dicas valiosas para sua viagem aqui no Ducs Amsterdam!
      Olha, eu nunca fiquei hospedada em barco, assim, não falo de experiência própria. Mas... do que eu conheço dos barcos residenciais acomodações: eles são praticamente como casas, são aquecidos, costumam ficar ancorados em algum lugar e o máximo que pode acontecer é o barco se movimentar um pouquinho por conta dos ventos - se forem realmente muito fortes.

      Boa viagem, boa hospedagem!

      Responder
  6. Olá,
    Ia perguntar qual o mínimo de dias e quais as cidades mais interessantes para visitar na Holanda, já que pretendo fazer somente este país nas minhas férias (uns 08 a 10 dias) e se dá para Amsterdam servir de base única para as demais cidade, mas já estou achando que o início de outubro (quando eu poderia viajar) é um pouco furada por causa do frio e da chuva. É isso mesmo ou posso manter as esperanças? rs

    Responder
    • Sou super suspeita para responder, Ana Luisa

      Adoro Amsterdam, seja qual for a estação do ano. Outono é friozinho mas se não tiver chuva, super gostoso para passear pela cidade. E, mesmo com chuva, são tantos museus e atrações indoor. Se o frio não te intimida, vá!

      Responder
      • Obrigada pelo incentivo 🙂
        E em relação ao mínimo recomendado de dias na Holanda (não pretendo fazer outro país)?

        Responder
  7. Achei muuuuiiiito boas as tuas dicas, mas principalmente a forma que escreves... parece que eu estou conversando contigo aqui. Não é aquela coisa engessada, estilo Publifolha. Nunca pensou em um Canal do Youtube ao estilo Amigo Gringo? Enfim, parabéns!

    Responder
  8. Oi! Ótimo blog 🙂
    Você acha complicado passear com um bebê de 1 ano durante o outono em Amsterdam? Temos planos para uma viagem na primeira semana de outubro e gostaria de saber se o vento, o frio e a chuva limitariam muito o nosso passeio ou se daria para contornar com tranquilidade.
    Obrigada!

    Responder
  9. Olá. Vou ficar uma semana em amisterdan a partir do dia 16.10.2016. Gostaria de ir ao Bokbierfestival, essa data que voce colocou aqui é do ano de 2016? No site deles só mostra 2015

    Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.