Já falei múltiplas vezes no blog da Biblioteca Pública Central de Amsterdam. É um prédio lindo, moderno: lá, além de obviamente ler (inclusive revistas), você pode acessar a Internet, fazer uma refeição, tomar um café e ter uma linda vista de Amsterdam. É um lugar totalmente recomendado.
Mas Haia também tem a sua biblioteca pública, e o prédio central dela é maravilhoso. Acho seu espaço até mais agradável de ficar do que a OBA (como é carinhosamente apeldiade a Biblioteca Pública de Amsterdam). Agradável, na verdade, não seria a palavra... seria... gezellig.
(Gezellig é uma daquelas palavras intraduzíveis, como saudade. Mistura agradável, aconchegante, convidativo, social— é algo que faz você se sentir bem de uma maneira específica. Sabe quando você vai à noite pra casa de amigos queridos e fica conversando, rindo e tomando vinho até as 4 da manhã e vai embora cansado, mas feliz? Isso é gezellig).
A Biblioteca Pública Central de Haia fica no complexo de prédios da Spui, no centro. No mesmo complexo está a Stadhuis (prefeitura). É bem moderno. E grande! A Biblioteca mesmo ocupa 6 andares (do 0 ao 5). Eles oferecem wifi de graça, computadores pra acessar Internet e muito espaço de leitura e estudo, inclusive pra crianças. Vamos ver como é?
Chegando



Quadrinhos
Quem me conhece um pouquinho, sabe que eu sou fanático por quadrinhos. Logo no térreo, à direita, tem uma seção de quadrinhos. E não é assim, uma seçãozinha não. É bem completa e tem quadrinhos para adultos. E sim (sempre a questão da língua), tem em inglês também. A decoração, assim como o acervo, é muito boa!
Quem curte quadrinhos vai reconhecer as referências 🙂

Um andar pra crianças — livros, brinquedos, jogos
A Biblioteca boa parte do segundo andar dedicado pra crianças. Lá elas encontram livros, brinquedos, jogos, espaço de leitura. E os livros, de novo, não são só em holandês não. Tem de um monte de línguas (não achei português, entretanto).




Eles fizeram um festival do livro infantil em Haia. A Biblioteca publicou as fotos em sua conta no Flckr.
Por falar em crianças, eu escrevi um artigo sobre Amsterdam para crianças.
Exposições
Sempre tem eventos e exposições rolando. Quando eu fui, tinha uma exposição de arte e outra de tecnologia (sobre invenções).


Acesso à internet e estudos
Existem por toda a Biblioteca, mesas de estudo e leitura. E no andar 5, há uma imensa sala de estudos — que eu não fotografei por não ter tido autorização da Biblioteca.
As fotos aqui não mostram muito, mas confie em mim: você vai achar um lugar pra sentar e ler, estudar ou navegar — é grande! O uso da Internet é gratuito, inclusive a wi-fi. Você tem de criar um usuário na hora. (Ah, eu escrevi um artigo sobre dicas de acesso à Internet em Amsterdam.)
Se ver algo e quiser copiar, há, em cada andar, uma máquina Xerox (fotocopiadora) — as cópias são pagas, mas não são caras.
Jogos, DVD's, e até Blu-ray
Você pode alugar jogos de PlayStation 2, filmes em DVD ou Blu-ray. E, se quiser ver o filme na própria Biblioteca, também dá. Eles tem uma sala pra isso.
E, claro, livros
Não só de literatura, mas também técnicos e de não ficção (inclusive de culinária, pra alegria da Carla)
Se você curte livros (quem não?), eu escrevi um artigo sobre as livrarias e sebos de Amsterdam.
Haia
Haia é uma linda cidade. Um dos jeitos legais de conhecê-la em um dia, é através de uma caminhada ao longo da rota das árvores patrimônio da cidade.
Serviço
Pra ir lá, vá até a Spui, 68, bem no centro. Você pode ler o quanto quiser dentro da própria Biblioteca, mas se quiser levar pra casa, é preciso ter uma carteirinha. As tarifas variam, mas o site tem a tabela. Aliás, o site todo tem versão em inglês. Se quiser ir no holandês, o endereço é http://www.bibliotheekdenhaag.nl/. O site cobre as diversas unidades da Biblioteca — esse artigo é apenas sobre a unidade central.
Os horários de abertura estão no site também. Coloco os links porque assim a informação fica sempre atualizada.