Olha, vou confessar que o Ducs Amsterdam é na verdade uma máquina de transformar café em dicas de Amsterdam. Sem café e rock pesado não sai artigo, numa formula de produção de blog que apelidei de "Espresso e Motörhead". Então achei que tava na hora de por Lemmy para cantar, passar um café duplo (sem açúcar, claro), e aproveitar para dar as dicas de onde tomar café em Amsterdam.
Café bom, claro. A vida é curta demais pra tomar café ruim. Né?
Dica de café em Amsterdam: Bocca Coffee

Quando cheguei em Amsterdam, lá no paleozoico ano de 2007, a cena de café na Holanda era algo entre patético e deprimente. Você tinha opções entre água amarga ou agua amarga queimada, e um lugar como o Bocca Café era impensável. Felizmente isso mudou, e o Bocca é apenas um dos muitos templos do café que temos por aqui hoje.
Fica pertinho da Leidseplein e tem um espaço amplo dedicado a arte do café. Eles fazem a própria torra e você pode comprar pra levar para casa, ou pode sentar e curtir um café bom tirado ali na sua frente por um time de baristas competentes e claramente apaixonados pelo que fazem.
A paixão da Bocca vem de longe: o seu fundador era um trader de sementes de gergelim e estava a negócios na Etiópia. Por acaso ele viu uma plantação de café e se apaixonou na hora. Hoje, vinte anos depois, o Bocca torra, coa, passa, vende, ensina e de modo geral vive café.

Hoje no Bocca a dedicação deles aparece inclusive em pequenos detalhes, como uma ficha que acompanha seu café dando detalhes sobre o grão que você escolheu (sim, você especifica o grão). E se quiser mais detalhes ainda, é só escanear o QR code na ficha.
Só que atenção, café bom atrai muita gente, e você pode ter que esperar um lugar pra sentar, mesmo se for lugar no balcão. Ainda mais se for sábado. Compensa, mas tenha paciência.
Bocca Coffee
www.bocca.nl
Kerkstraat 96
Onde tomar um bom espresso em Amsterdam: Back to Black Coffee
O Back to Black já tinha estreado como dica aqui no Ducs em um artigo só pra ele, escrito pela Carla aqui. Tem a história das donas e fundadoras, como surgiu e tudo. Você pode ler o post ou ver o vídeo onde a Carla conta tudo:
https://www.youtube.com/watch?v=iW3ivXXjq9U
Aproveita e se inscreve no Canal Ducs! <3
Não leu o artigo nem viu o vídeo. Tem nada não. Vai lá e toma um espresso no pequeno e charmoso back to Black, come um doce feito lá mesmo, e te garanto que você vai querer saber mais. E voltar. Várias vezes.
Back to black
Unidade 1: Weteringstraat 48
Unidade 2: Van Hallstraat 268, 1051 HM Amsterdam
Dica de café na Holanda: The Coffee Virus

Eu fui infectado com esse virus. Ou será que caí num caldeirão quando era pequeno? Preciso de mais café pra decidir. E um dos meus lugares favoritos pra conseguir é o The Coffee Virus. Primeiro, por causa da localização: ele fica do outro lado da baia de Amsterdam, logo atrás da A'dam Lookout. Então a ida ao the Coffee Virus já começa bem, pegando a balsa gratuita atrás da estação central e curtindo aquela vista de Amsterdam.
Bom, saindo da balsa, a gente vai em direção ao Lookout, mas em vez de ir pra frente, vamos para a parte de trás e achamos um prédio com cara de tudo, menos de que tem uma cafeteria dentro. É lá mesmo.
The Coffee Virus fica dentro do Amsterdam A Lab, um espaço para startups e pequenas empresas da área criativa, reaproveitando o que era antigamente o prédio da Pfizer em Amsterdam.

Adoro esse reaproveitamento do espaço urbano que Amsterdam faz (cê tá ligado no De Hallen, um espaço de convivência urbana onde funcionava uma garagem de trams?).
Enfim, o The Coffee virus serve café de responsa, tem uma decoração super alternativa com repurposing de elementos urbanos como postes de luz e placas, e se você tá com fome, tem lanches muito gostosos.
The Coffee Virus
thecoffeevirus.nl
Overhoeksplein 2
Café gourmet em Amsterdam: Scandinavian Embassy
Essa dica também já apareceu aqui no Ducs, dessa vez como parte do meu super roteiro de 3 dias por Amsterdam. Mas tem nada não, eu coloco ela aqui. Serve como desculpa pra eu voltar lá.

Um barista premiado internacionalmente e um chef de cozinha se juntaram pra abrir a Scandinavian Embassy e o resultado é uma combinação interessante de comidas, cafés e design, decorado com peças de coleções de moveis conceituais.
Para variar, o lugar não é grande: nenhum das cafeterias de Amsterdam que indiquei aqui são grandes, na verdade, a maioria é bem pequena. Ambiente intimista aqui manda. Você pode sentar no balcão ou na mesa comum, e pedir uma comida preparada pelo chef pareada com um café: não tenha medo de pedir sugestões e conversar.

E aí você aproveita e já continua seguindo o roteiro que indiquei ali em cima. Boa? Boa. Mais café, agora!
Scandinavian Embassy
scandinavianembassy.nl
Sarphatipark 34
Café bom em Amsterdam: Koffiespot espresso bar
Outro lugar pequeninho com café de responsa, o Koffiespot fica no Jordaan, um dos mais bonitos bairros de Amsterdam. Eles usam grãos torrados pelo pessoal do Bocca (que indiquei ali em cima), e os baristas adicionam seu toque pessoal na hora de tirar. Dá pra acompanhar com alguns lanches excelentes ou doces com opções vegan, gluten free/sugar free.
Já passei diversas horas escrevendo no Koffieespot (algumas delas escrevendo a mão. Se você acompanha os Stories do meu Instagram, sabe que curto caneta tinteiro e escrita à mão), convertendo um espresso atrás do outro em palavras para você ler. Amo meu emprego.
Koffiespot
www.koffiespot.nl
Elandsgracht 53
Mais um excelente café em Amsterdam: Naked espresso

Já pensou bobeira né? O nome não quer dizer que a gente vai tomar um espresso peladão! Tem a ver com a técnica de tirar o espresso através de um portafilter (a parte onde vai o pó do café) sem o fundo, ou seja, "naked"... huh, bom talvez tenha um fundo de besteira, já que o naked Espresso surgiu originalmente perto do Red Light District, o Bairro da Luz Vermelha aqui em Amsterdam. Mas enfim, o lugar é super família, caso a sua família curta café bom tirado na hora com grãos selecionados.
(Se não curtir pede emancipação).
Além de café bom o Naked Espresso serve também doces vegan bem gostoso e é um bom lugar para sentar e escrever canalizando a cafeína em seu ser. O único problema é que eles agora abriram uma unidade perto de casa e eu nunca mais vou dormir na vida, e eu adoro dormir também.
Ah dica: pede um café que contenha leite, e veja as latte arts que eles fazem. É de cair o queixo às vezes.
E agora tem Naked Espresso também na Dam! Não tem desculpa mais para não ir numa!
Naked Espresso
nakedespresso.nl
Unidade 1: Warmoesstraat 46
Unidade 2: Dam 10
Unidade 3: Rijnstraat 71-73
Onde tomar café em Amsterdam: White Label coffee
Como várias das dicas de café em Amsterdam dessa lista, a White label Coffee é também uma torrefação. Mas se você for até a loja vai ter um lugar cool um pouco fora do esquemão, mais local, e um café memorável. Uma coisa bacana é que bastante informação no site deles (em inglês), sobre a origem dos grãos e da técnica que eles usam. Mas o bom é ler as histórias mandando um café de lá...
White Label Coffee
whitelabelcoffee.nl
136, Jan Evertsenstraat
Café em Amsterdam: 30 ml Europaplein

A 30 ml é super recente, abriu aqui em Amsterdam nesse verão, no bairro onde Anne Frank morava (falei dele aqui). Os baristas são simpáticos e tiram lattes, espressos, filtrados e outras formas de felicidade líquida pra você curtir. O público do centro de convenções RAI ali perto também vêm almoçar.
E agora com a nova linha de metrô Noord Zuid é tranquilo de chegar na Europaplein, tem uma linha que sai da Estação Central e para quase na frente. Enjoy!
30 ml
www.30mlcoffeeroasters.com
Europaplein 71

Essas são as minhas dicas de onde tomar um bom café em Amsterdam... por enquanto! Ainda tem material para muitos outros artigos com esse tema. Felizmente Amsterdam entrou com tudo na arte de torrar, tirar e curtir café com arte e paixão, e eu sigo na árdua tarefa de explorar cada novo lugar que abre aqui! Para ficar a par dessas dicas e outras, me siga lá no Insta e veja especialmente meus Stories! O usuário é @ducsamsterdam