website statistics

O que fazer em Amsterdam em outubro: exposições que você precisa visitar!

Para saber o que fazer em Amsterdam em outubro, leve em conta que o clima acaba sendo um fator determinante na hora de escolher programas culturais na Holanda. Ao menos para essa brasileira!

Outubro é o mês que, embora as árvores fiquem carregadas de folhas douradas e o céu, em dias claros, de um azul que inunda nossos olhos, o friozinho começa a chegar.

Outono em Amsterdam
Se bem que o outono em Amsterdam é lindo até com chuva... (Foto: Daniel Duclos)

Os terraços dos cafés e restaurantes começam a abrigar bem poucos (a maioria fumantes, já que é proibido fumar dentro de grande parte destes estabelecimentos) e as ruas e parques são usados prioritariamente para se locomover; eventos indoor são os preferidos.

E esse ano até que as temperaturas ficaram amenas por um bom tempo. Porém, agora começaram a cair, e para esse outubro eu prefiro dar dicas de “caminhadas” dentro de dois museus e uma igreja. Recomendo as exposições temporárias do Hermitage, do Tropenmuseum e da Amstelkerk.

Oportunidade única de ver os retrato dos mestres: Os Holandeses do século de ouro no Hermitage Amsterdam

O século XVII é conhecido como o século de ouro holandês por prosperar nos negócios, nas ciências e nas artes.

Rembrandt é um dos pintores mais conhecidos dessa época e de toda história da arte holandesa. Algumas de suas obras e de outros artistas holandeses do século XVII fazem parte da exposição “Hollanders van de Gouden Eeuw” (Holandeses do Século de Ouro).

o_que_fazer_em_amsterdam_em_outubro_expo
(Foto © by Evert Elzinga, divulgação Hermitage Amsterdam, used with kind permission)

São 30 pinturas gigantescas que retratam holandeses e holandesas que se destacaram nessa época. As obras pertencem aos acervos do Amsterdamse Museum e do Rijksmuseum e foram emprestadas à dependência amsterdamesa do Museu Hermitage, - cuja sede fica em São Petersburgo, na Rússia.

São quadros que, pelo formato, são difíceis de transportar e, portanto, raros de se ver em outras partes do mundo. Retratam atiradores, administradores, administradoras e cirurgiões em grupos, executando suas funções na sociedade no século XVII.

Filminho do transporte de 15 dessas obras:

Pessoas que se destacavam na sociedade e que tinham meios financeiros para poder encomendar seus retratos. Tenho quase certeza que eles não sabiam que esses quadros seriam considerados obras primas da pintura e que suas imagens continuariam sendo apreciadas quatro séculos depois de serem pintadas...

Filminho da exposição:

Hollanders van de Gouden Eeuw estreou em novembro de 2014, mais de 250 mil pessoas já visitaram a exposição e fica no Hermitage até o último dia de 2016.

A lição de autonomia do Dr. Deijman, de Rembrandt, passou a compor a exposição em março de 2016. Nessa pintura, pouco conhecida por ter sofrido um incêndio em 1753, o cérebro do criminoso Joris Fonteijn é estudado pelo Dr. Deijman. A obra original tinha 2,50 metros e retratava o grupo de pessoas que acompanhava o Dr Deijman em uma das torres do De Waag, onde funcionava o grêmio dos cirurgiões no século XVII.

Serviço

Site da exposição

Quando e onde: Até 31 de dezembro no Hermitage Amsterdam.

O que fazer em Amsterdam em outubro
O Hermitage em Amsterdam (Foto Paul Schliebs CC BY-NC-ND)

Como chegar: O Hermitage fica no Amstel, 51. Os trams 9 e 14 ou os metrô 51, 53 e 54 são os transportes públicos que te levam até lá. Basta descer na parada Waterlooplein.

Preço: A entrada é gratuita para quem tem até 11 anos. A partir dos 12 anos o ingresso custa 17,50 euros.

Dica extra do que fazer em Amsterdam em outubro

Ah! E por falar no De Waag...  sugiro também visitá-lo e deter seu olhar nos detalhes de cada uma das torres. Você vai descobrir onde a Lição de Anatomia do Dr. Deijman aconteceu!

Descobrindo o Buda no museu tropical de Amsterdam

Um em cada três holandeses possui uma imagem do Buda em casa. E a maioria deles pouco sabe a respeito da figura mais importante dentro do budismo, segundo uma pesquisa feita pelo Tropenmuseum, o museu dos trópicos de Amsterdam.

Por outro lado, há cerca de 500 templos budistas na Holanda – o que demonstra a popularidade dessa religião no país.

O que fazer em Amsterdam em outubro
(Foto: Divulgação da exposição DE BOEDDHA - Van levensverhaal tot inspiratiebron)

Esses foram alguns dos motivos para que o Tropenmuseum realizasse a exposição De Boeddha, que reúne cerca de 100 imagens de budas. A exposição é também uma sobre Tailândia, Índia, Indonésia, China, Myanmar, Japão e Tibé, importantes locais para o budismo. Passa por mosteiros chineses e vai ao  local de nascimento do Buda, no Nepal, até a Indonésia. A viagem também passa pela Holanda, através de documentários que mostram o “tulpenboeddhisme”, ou budismo das tulipas, como a religião é conhecida por aqui.

Além disso, o Tropenmuseum realizou uma brincadeira com os holandeses através das mídias sociais. Pediu para que as pessoas que possuem imagens do Buda em casa enviassem uma foto delas com o Buda e explicassem o que a imagem significa na vida delas. As melhores respostas também fazem parte da exposição.

Serviço

Quando e onde: A exposição De Buddha fica no Tropenmuseum até 31 de janeiro de 2017.

Preço: Crianças até 3 anos não pagam. Até 17 anos a entrada é 8 euros e a partir dos 18 anos, a entrada custa 15 euros.

Como chegar: O Tropenmuseum fica na Linnaeustraat 2 e para chegar lá de transporte público, use o tram 9  a partir da estação central e desça na parada 1e Van Swindenstraat,  ou o tram 14 no Dam e desça na parada Alexanderplein ou o 7 a partir da Leidseplein e desça na parada Linnaeustraat.

Outra dica extra do que fazer em Amsterdam em outubro

Ah 2! E se você quiser visitar um templo budista em Amsterdam, há um bem no meio da Zeedijk, uma das ruas mais turísticas de Amsterdam e cheia de restaurantes de comidas das mais diversas partes do mundo – eu acho melhor perguntar pra Carla onde comer por ali!

Link para o templo budista.

Arquitetura e história dos prédios de Amsterdam: o antes e o depois das restaurações expostos na Amstelkerk

Tenho que confessar que fiz uma confusão na hora de procurar programas bacanas e inesperados para você fazer em Amsterdam. Troquei o K pelo G e li o nome da exposição Amsterdamse Krotten como Amsterdamse Grotten. “Tenho que incluir as grutas de Amsterdam na coluna”, pensei. “Os leitores do Ducs precisam saber que há grutas por aqui!”

Mas o link que, supostamente, me levaria às grutas me levou, na verdade, às ruínas de Amsterdam: uma exposição que mostra imagens do antes e do depois de cerca de 600 prédios que foram restaurados nos últimos 60 anos pela Stadsherstel Amsterdam. É uma empresa reconhecida pelo Ministério da Educação, Cultura e Ciência holandês como uma organização profissional de manutenção de monumentos.

O que fazer em Amsterdam em outubro
Vocês repararam que às vezes Amsterdam parece aquele brinquedo "O Pequeno Engenheiro" com suas casinhas de tijolinhos? (Foto: Daniel Duclos)

Do ponto de vista arquitetônico achei interessante escrever sobre a exposição. Imagina quanta história está embutida em cada prédio da cidade! Em algumas fachadas há o ano em que foi construído. Mas essa fachada é original ou restaurada?

Dá uma olhada nesse vídeo e depois visite essa exposição na Amstelkerk – que aliás, é uma das construções que foram restauradas.

Serviço

Quando e onde: Na Amstelkerk até 31/10/2016

Preço: A entrada é franca.

Como chegar: A Amstelkerk fica bem no centro de Amsterdam, na Amstelveld 10. Os trams 4 e 9 te deixam lá. Basta descer na parada Prinsengracht.

O que fazer em Amsterdam em outubro: ver a arte subversiva de Banksy reunida em Amsterdam

(Oi - vou invadir a coluna com uma dica extra minha, do Daniel. Bem, até agora era a Daniela escrevendo, agora um Daniel, fica tudo Dani, haha 🙂 )

Conhece o Banksy? Imagino que sim. É um grafiteiro britânico que ganhou fama e está causando uma grande agitação por fazer uma arte provocativa, combativa e urbana com seus grafites.

O grafite tem uma característica um tanto subversiva, já que muitas vezes ele é feito independente da vontade do dono do local. Há quem chame de vandalismo, não importa quão bonito ou significativo seja. Eu, porém, estou entre os admiradores da arte de rua. E não estou sozinho.

O que fazer em Amsterdam em outubro
Ah, você não queria seu muro grafitado? Ops. (Arte de Banksy, foto divulgação da exposição The Art of Banksy no Beurs van Belarge)

Amsterdam está recebendo uma exposição sobre a arte de Banksy no prédio histórico Beurs van Belarge (onde ficava a antiga bolsa de valores de Amsterdam). E o sucesso foi tanto que ela foi estendida até 8 de janeiro de 2017 (já era para ter acabado).

É a maior exposição sobre Banksy com 80 peças originais. Uma excelente chance de ver as obras em um único local, já que nunca se sabe onde o artista (que não revela a verdadeira identidade) vai espalhar suas obras.

Serviço

Site da exposição.

Quando e onde: A Arte de Banksy (The Art of Banksy) tá rolando na Beurs van Belarge, na Damrak 243 até dia 8 de janeiro. Ela funciona todos os dias das 10h00 as 18h00, exceto Natal e Ano Novo (quando vai estar fechada) e dia 26 de dezembro, quando vai das 10h00 até as 16h00.

Preço: Adultos por 17,50 euros, estudantes 15,00 euros, crianças de seis a dezesseis anos 8 euros.

Como chegar: Cara, a Beurs van Belarge fica entre o Dam e a estação central de Amsterdam - qualquer transporte que você pegar que pare num desses dois pontos centrais serve pra você. A central fica a 500 metros e o Dam a 300 metros. Bico.