website statistics

Hey — essa é a versão antiga do nosso site, e está no ar por motivos históricos. Nós migramos para uma versão moderna e atualizada! Passa lá!

Deliciosa donuteria em Amsterdam criada com crowdfunding

UPDATE: A Harewood Bakery fechou as portas em 8/7/18 🙁 Fica aqui o artigo como registro histórico dessa excelente donuteria. Desejamos tudo de bom para Kim e sua família em suas novas aventuras.

Eu estava navegando no meu feed do Instagram quando vi uma foto de 3 donuts da @cravingsinamsterdam. Na hora pensei: Onde eu posso comprar esses donuts aqui em Amsterdam?!

Indo atrás das respostas, eu descobri uma donuteira em Amsterdam que foi aberta graças a uma campanha de crowdfunding. A Harewood Bakery prometia donuts caseiros e artesanais deliciosos feitos com ingredientes de primeira qualidade... e como eu comprovei, cumpriu a promessa!

Como surgiu a Harewood Bakery?

A dona da loja, Kim Hasebos, é uma holandesa com mãe e avós indianas e desde criança esteve envolvida com panificacão e confeitaria.

Ela tinha um sonho de viver da confeitaria e para isso deixou seu emprego corporativo e foi para Inglaterra fazer um curso de confeitaria.

Ao retornar para Amsterdam estava decidida a trabalhar em algum projeto que conectasse criatividade e comida.

Donuts em Amsterdam, caseiros, fresquinhos e deliciosos feitos com ingredientes de primeira qualidade.
(Foto: Carla Duclos)

A paixão por donuts

De sua paixão pessoal por donuts, o caminho pra donuteria começou a se trilhar.

Ela preparava donuts e cupcakes na pequena cozinha de seu apartamento no bairro do De Pijp em Amsterdam que eram fornecidos para alguns lugares renomados em Amsterdam, como o Metropolitan e o GS Really Nice Place.

E com sua conta no Instagram, @harewoodbakery, a popularidade de seus produtos foi aumentando. Ela queria crescer e e ir mais além e percebeu que isso podia acontecer.

Em Amsterdam não existia um lugar que vendesse donuts caseiros de qualidade. Quer dizer, tem aqueles de supermercado, né, mas vamos ser sinceros que esses são outra coisa. Estamos falando aqui de algo especial.

Com as limitações de uma produção em casa (pensa fritar muitos donuts num pequeno apartamento), os desejos de expansão e a ausência de um local na cidade, abrir uma loja que vendesse donuts seria o projeto perfeito.

A proposta da donuteria, a Harewood Bakery

A missão da Harewood Bakery era trazer donuts caseiros, de qualidade, feitos com ingredientes de primeira qualidade e tornar popular em Amsterdam o que já era popular em outras cidades como Nova York, Melborne, Londres: Donuts & Cafe.

 

Mas como financiar essa proposta da donuteria em Amsterdam?

Para que o projeto de abrir uma donuteria em Amsterdam se realizasse era preciso dinheiro.Ela tinha 5.000 euros e precisava de 30.000. Onde conseguir esse dinheiro? O meio escolhido pela Kim foi o Crowdfunding.

Através do crowdfunding, ou financiamento coletivo, as pessoas poderiam compartilhar de seu sonho e investirem em um projeto que elas também acreditassem.

 

Como funcionava o financiamento via crowdfunding

Elas poderiam se unir pra trazer pra Amsterdam uma loja bacana, um conceito interessante, algo novo que iria contribuir pra tornar Amsterdam uma cidade ainda melhor.

Mas o crowdfunding não era um pedido de ajuda. Era uma proposta de investimento. Quem investisse no projeto, receberia seu dinheiro de volta mais 12% em 3 anos. 12% de rendimento em 3 anos é um retorno altíssimo pros investimentos europeus. Não há aplicação em banco aqui que vá te dar esse valor em 3 anos.

E além dos 12%, a pessoa também receberia donuts e café, porque né, afinal de contas, queremos donuts! E café! 🙂

Donuts em Amsterdam, caseiros, fresquinhos e deliciosos feitos com ingredientes de primeira qualidade.
Foto: Carla Duclos

É um investimento de risco, se o projeto não dá certo você perde seu dinheiro, mas é a oportunidade de apostar em ideias, conceitos e projetos que você acredite.

E pra quem está abrindo o negócio, o crowdfunding possibilita a realização de um sonho, e se o seu negócio não der certo, você não tem uma dívida enorme com um banco, que não está nem aí pro seu projeto e vai querer seu dinheiro de volta não importa a que custo.

Compartilhou-se um sonho, um risco e com essa união a cidade de Amsterdam ganhava sua primeira donuteria, oferecendo donuts caseiros, fresquinhos, feitos com ingredientes de primeira qualidade.

Donuts em Amsterdam, caseiros, fresquinhos e deliciosos feitos com ingredientes de primeira qualidade.
Foto: Daniel Duclos

Não é sensacional isso?

O projeto era tão bacana que houveram pessoas que investiram menos que o valor mínimo para ganhar o retorno de 12%, ou seja, elas realmente acreditavam e doaram o dinheiro pro projeto.

O crowdfunding da Harewood Bakery foi extremamente bem sucedido. Ele ultrapassou o valor mínimo e atingiu uma meta extra que permitiu a compra de uma máquina de café e embalagens de mais qualidade.

Donuts em Amsterdam, caseiros, fresquinhos e deliciosos feitos com ingredientes de primeira qualidade.
Foto: Carla Duclos

E com esse sucesso, Amsterdam ganhou uma donuteria.

Harewood Bakery, donuteria em Amsterdam

A donuteria fica no bairro do De Pijp em Amsterdam, uma localização top, um bairro com uma cena bem interessante e cheio de coisas legais para se fazer. Fica na Albert Cuypstraat, a rua onde fica a feira Albert Cuypmarkt, uma das atrações de Amsterdam.

Donuts em Amsterdam, caseiros, fresquinhos e deliciosos feitos com ingredientes de primeira qualidade.
Foto: Carla Duclos

Donuteria: Local simples com destaque para o produto

A proposta da donuteria era ser um local simples onde os donuts fossem o centro das atenções. Mas que fosse um lugar agradável onde você pudesse comer seu donut e tomar seu café.

Donuts em Amsterdam, caseiros, fresquinhos e deliciosos feitos com ingredientes de primeira qualidade.
Foto: Carla Duclos

Visitando a Harewood Bakery e provando seus donuts

Muito lindo isso tudo, mas eu precisava descobrir se os donuts eram bons mesmo, se o lugar era de fato legal. E aí, que tem esse lado muito difícil de ser colunista de gastronomia do DucsAmsterdam, que é ir explorar os lugares pela cidade pra vir aqui contar pra você, pra que você não caia em roubadas e tenha experiências incríveis na sua viagem, ou conheça lugares legais na cidade se você mora aqui.

E foi numa quarta-feira pela manhã que eu, o Dani e o Bebeduc fomos conhecer a donuteria. A Babyduc estava na escola e ganhou um donut de sobremesa naquele dia - lá vende pra viagem também.

 

A donuteria é de fato um local simples, pequeno, mas com uma atmosfera agradável onde você pode se sentar e se deliciar com seu donut e seu café. Mas também pode pedir e levar pra casa: tanto o café como os donuts podem ser pedidos pra viagem.

E como eram os donuts? Macios, leves e saborosos 

Eu comi dois donuts, um de lemon curd e amora e outro de açúcar e canela. E tomei um cappucino. O cappuccino era bom e os donuts estavam deliciosos.  A massa era leve, macia, úmida. Embora ele fosse frito, não dava aquela sensação gordurosa na boca. Eu comi dois donuts e saí de lá feliz.

goooood morning friends! #tgif #bigdoughnutmovement

A photo posted by Harewood Bakery (@harewood_bakery) on

Atendimento simpático e ambinte aconchegante

Conversamos com a Kim, a dona da donuteria, que é quem está atrás do balcão servindo seus donuts e preparando os cafés. Ela é super simpática e enquanto conversávamos víamos seus olhos brilhando e a paixão que tinha pelos donuts e pelo seu negócio.

E dá pra provar essa dedicação. Os ingredientes que ela são de primeira qualidade. As raspas do limão usadas no lemon curd vem de limões orgânicos. Os donuts são feitos diariamente, fresquíssimos.

Donuts em Amsterdam, caseiros, fresquinhos e deliciosos feitos com ingredientes de primeira qualidade.
Foto: Daniel Duclos E ainda tem um cantinho pros cachorrinhos

Pode um donut ser saudável"?

Conversamos com ela sobre a ideia do donut "saudável". É claro que ninguém aqui está falando que donut faz bem pra saúde. Óbvio que não. É doce, é frito (e uma delícia 😛). Mas, já que é para comer um donut de vez em quando, vamos comer um que seja top, caseiro, feito com ingredientes selecionados, de qualidade. Aliando uma moderação na quantidade e uma alta qualidade, o donut da Harewood é uma opção mais saudável do que um donut regular.

Eu acredito que o segredo de tudo nessa vida está em equilíbrio. Dá pra comer um donut de vez em quando, e quando for comer, que seja uma experiência especial.

 

breakfast vibes on point ???????? // ????: @friendsandforks #sharingiscaring #bigdoughnutmovement

A photo posted by Harewood Bakery (@harewood_bakery) on

 

E a Kim se propôs a trazer pra Amsterdam esse donut saudável, caseiro, feito com amor, com ingredientes selecionados e de qualidade.

A paixão, o trabalho, a união e o resultado você sente na boca

E você vai sentir tudo isso indo na sua loja e comendo seus donuts. Está ali o resultado de um trabalho que envolve amor pelo que se faz e cuidado com o outro, onde se oferece o que de melhor se tem para proporcionar uma agradável experiência pra quem por lá passar.

É esse o segredo da Harewood Bakery: paixão, determinação, cuidado, qualidade de ingredientes. Tudo isso só podiam resultar em donuts deliciosos e uma experiência incrível.

Serviço:

http://www.harewoodbakery.nl/

Endereço: Albert Cuypstraat 62, Amsterdam
Horário de funcionamento: Quarta à sexta:  8:30 – 15:30. Sábado e domingo:  9:30 – 15: 30pm