De waag, no Nieuwmarkt

De Waag e Nieuwmarkt

Parece um castelinho, mas isso é uma das poucas coisas que o De Waag nunca foi. Ele começou sua vida nos anos 80 do século XV, como Sint Antoniespoort, um portão da antigo muro da cidade de Amsterdam.

Com o muro derrubado devido à expansão da cidade, perdeu a função. Logo acharam uma nova: casa de pesagens do mercado que se estabeleceu no novo espaço à frente. Na época, antes da padronização de pesos e medidas, era importante que houvesse um local controlado pelo governo onde se realizassem pesagens imparciais. Depois que veio a padronização e instrumentos modernos de pesagem, perdeu novamente a função.

Durante a Segunda Guerra, viu serem agrupados em sua frente prisioneiros judeus caçados no bairro judaico que ficava próximo, antes de serem enviados à campos de concentração.

Depois da guerra, um furor modernizador varreu a Holanda, e Amsterdam achou que o obsoleto prédio estava no caminho do progresso. Resolveram derrubá-lo para fazer uma auto-estrada e uma estação de metrô. Setores da sociedade se revoltarem e, após confrontos, a estação de metro foi construída, mas o prédio, e outras casas históricas, preservado.

Nos anos 90 passou por cuidadosa restauração e hoje abriga um restaurante-café em seu térreo. Durante o verão, há mesas na sua frente, como podem ver na foto, onde é possível sentar e tomar uma cerveja, vendo os séculos passarem.

O De Waag não é a única estrutura sobrevivente do antigo muro medieval de Amsterdam. Descubra quais são as outras!

Foto: Daniel Duclos
Câmera: Canon EOS 450D
Local: Amsterdam
Tirada em: 28/07/2009

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Booking.com

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

2 comentários em “De waag, no Nieuwmarkt”

  1. Ola Daniel, tudo bem?
    Estamos indo para Amsterdam em maio, chegamos dia 16/05/2018 e ficaremos apenas 4 dias, tenho uma duvida quanto ao parque Keukenhof, pelo que vi no seu blog, ele vai até dia 13/05/2018, após essa data ele não abre mais?
    Queria muito ir, será que consigo visitá-lo?
    Obrigada pela ajuda.
    Att,
    Vanessa.

    Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.