Parece um castelinho, mas isso é uma das poucas coisas que o De Waag nunca foi. Ele começou sua vida nos anos 80 do século XV, como Sint Antoniespoort, um portão da antigo muro da cidade de Amsterdam.
Com o muro derrubado devido à expansão da cidade, perdeu a função. Logo acharam uma nova: casa de pesagens do mercado que se estabeleceu no novo espaço à frente. Na época, antes da padronização de pesos e medidas, era importante que houvesse um local controlado pelo governo onde se realizassem pesagens imparciais. Depois que veio a padronização e instrumentos modernos de pesagem, perdeu novamente a função.
Durante a Segunda Guerra, viu serem agrupados em sua frente prisioneiros judeus caçados no bairro judaico que ficava próximo, antes de serem enviados à campos de concentração.
Depois da guerra, um furor modernizador varreu a Holanda, e Amsterdam achou que o obsoleto prédio estava no caminho do progresso. Resolveram derrubá-lo para fazer uma auto-estrada e uma estação de metrô. Setores da sociedade se revoltarem e, após confrontos, a estação de metro foi construída, mas o prédio, e outras casas históricas, preservado.
Nos anos 90 passou por cuidadosa restauração e hoje abriga um restaurante-café em seu térreo. Durante o verão, há mesas na sua frente, como podem ver na foto, onde é possível sentar e tomar uma cerveja, vendo os séculos passarem.
O De Waag não é a única estrutura sobrevivente do antigo muro medieval de Amsterdam. Descubra quais são as outras!
Foto: Daniel Duclos
Câmera: Canon EOS 450D
Local: Amsterdam
Tirada em: 28/07/2009