website statistics

Dicas culturais de Amsterdam em abril: Neve da primavera e Festival de música alternativa

Algo que pode parecer comum para nós, dado como sempre existente, na maioria das vezes, só é realidade porque as gerações mais antigas se manifestaram, saíram de suas zonas de conforto para exigir que suas vozes fossem ouvidas.

Dois festivais que estão nas dicas de abril do Ducs Amsterdam são exemplos de que o esforço que fazemos pelo que acreditamos hoje pode beneficiar quem ainda nem nasceu.

Para quem perdeu a neve no inverno em Amsterdam… que tal caminhar por um fenônemo natural chamado neve da primavera?

Dica cultural em Amsterdam: ópera, world music e muitas atrações para as crianças numa avenida que protestou pra não virar estacionamento - Bredewegfestival

Na noite e dia do Rei (26 e 27 de abril) nos arredores da Bredeweg

Em 1976, a prefeitura de Amsterdam queria que a Bredeweg (uma avenida no bairro de Watergraafsmeer) virasse um estacionamento. Os moradores foram para as ruas se manifestar e, como protestaram fortemente, a prefeitura mudou de ideia. E para comemorar a vitória, decidiram fazer uma festa na avenida.

(Foto: Divulgação Bredeweg Festival)

De acordo com um dos fundadores do festival, Laurent Van der Maesen, a noite e o dia do rei (na época dia da rainha) foram escolhidos por ser um período em que “não há regras, tudo pode, não precisamos de autorização da prefeitura para organizar a festa na avenida.”

A Ópera na Rua é uma apresentação ao ar livre que todos os anos acontece na Noite do Rei. Apresentam-se no palco da rua músicos que compõem diversas orquestras e coros holandesas, mas também artistas da vizinhança.

E no dia do Rei há mais música – world music, jazz e muito mais - teatro, atrações de parque de diversões e outras atividades para as crianças. Também estão presentes as barraquinhas onde os vizinhos vendem objetos que não usam mais – típicas da festa do dia do rei.

Serviço:

O Bredewegfestival acontece nos dias 26 e 27 de abril na Bredeweg, Hogeweg e partes do Linnaeuskade e da Linnaeusparkweg no bairro de Watergraafsmeer, região leste da cidade. Para chegar lá, pegue o trem e desça na estação Muiderpoort – e uma caminhadinha de aproximadamente 10 minutos. Festival de rua organizada por vizinhos, a entrada é gratuita, é só chegar!

Festival de música e 'barulhos' alternativos em Amsterdam: Sounds of the underground

10 a 15 de abril em diversas locações

É com muita curiosidade e pouco conhecimento que me atrevo a escrever sobre o Sounds of the Underground festival.

Festival de música alternativa em Amsterdam
(Poster: divulgação OCCII)

Assim já peço desculpas para os entendidos por alguma besteira que eu deixar escapar nessas linhas. A intenção é introduzir o festival pois sou fã da ideia que devemos conhecer todas as expressões artísticas antes de expressarmos um juízo de valor – e aí sim formarmos opinião a respeito.

Este festival anual de música alternativa ocorre de 10 a 15 de abril em 2018. As apresentações acontecem em alguns espaços bem alternativo da cidade e classifica suas atrações como “avant garde, improv, music, noise, rave e special events”.

Como a maioria destes termos soam para mim como novidade, me joguei apenas na seção ‘music’. E encontrei sons e propostas que muito me agradaram – e compartilho com vocês.

Primeira dica sobre música em Amsterdam: DJ Gingermoon

Charlotte Caldwell é DJ Gingermoon. De acordo com o site do festival, ela é uma sereia escocesa que nadou até a cidade praiana holandesa de Zandvoort, onde cresceu. E como não fala, decidiu deixar a música falar por ela, com uma pegada obscura, romântica e às vezes humorística.

 

Segunda dica sobre música em Amsterdam: Misha Feigin & Lukas Simonis

O site dos guitarristas Lukas Simonis e Misha Feigin diz que ambos são improvisadores vindos das cenas punk (Lukas) e hippie (Simonis). Enquanto Lucas cria uma multiplicidade de possibilidades texturais e harmônicas com frases exatas e minimalistas, Feigin está constantemente buscando meios pouco ortodoxos de criar sons frescos, novas harmonias e conotações – e, ao mesmo tempo, com a tendência de ser melódico e meditativo.

Terceira dica sobre música em Amsterdam: Logosamphia

Também de acordo com o site do próprio artista, Logosamphia é um projeto de música experimental fundado em 2003 pelo artista iraniano-holandês Sadra Hemati.

A música é influenciada por estilos como hardcore, jungle, drum n’bass, breackcore e raves, junto como técnicas tradicionais e estilos contraditórios como polka, cigana, dos Balcãs, clássica entre outras.

 

E a pequena revolução cultural

Estas apresentações acontecem no OCCII, que faz parte de um complexo cultural que por si só já vale a dica. Construído em 1884, funcionou também como uma garagem de trams. A fachada do prédio é bastante colorida, no estilo tradicional russo.

Por, em determinado momento, estar desocupado há mais de um ano, sem cumprir nenhuma função social, a lei holandesa o torna passível de ocupação. E assim, um grupo de artistas ocupou o complexo em 1984. Devidamente legalizado, é formado por diversas iniciativas artísticas, entre elas a sala de concertos do OCCII.

E se você curte locais e a cena alternativa, dá uma olhada no site do festival para a programação completa.

Serviço:

O passaporte que dá direito a todas as atrações do Festival custa 15 euros e pode ser adquirido antecipadamente.

No OCCII, cada dia de festival custa 7 euros. O OCCII fica bem pertinho do fim do Vondelpark (se você considerar a entrada perto da Leidseplein), na Amstelveenseweg 134.

De tram, você pode pegar as linhas 16 e 24 e descer na Haarlemmermeerplein (5 minutos de caminhada), na mesma parada você também chega de ônibus GVB 15 ou 62 e Connexxion 145, 170, 172, 174 e 197. Ou então o tram 1 e descer em Overtoomsesluis (5 minutos de caminhada).

Neve da Primavera em Amsterdam

De 21 de abril a 21 de maio

Pequenas sementinhas de olmos que voam sobre as pessoas e dão a sensação de neve – mas sem ser fria! É assim a neve da primavera.

O olmo é “A” árvore de Amsterdam. De acordo com a Associação Springsnow, é a cidade onde há mais olmos no mundo. Somente na área dos canais, há mais de 75 mil pés desta árvore típica europeia.

(Foto: Filme de divulgação Spring-snow.nl)

Pensando em ampliar essa sensação da neve da primavera para mais pessoas, a Associação Springsnow criou uma rota onde se pode caminhar, sentir o fenômeno natural e observar as variedades de olmos na cidade.

A rota começa num arvoredo próximo ao EYE, em Amsterdam Noord – e só ali há 33 das 55 espécies de olmo – e termina no Hortus Bontanicus – e o horto botânico de Amsterdam é um dos mais antigos do mundo!

No total, são 8 quilômetros de caminhada e, passando pelo olmo mais alto e também pelo mais antigo da cidade.

A rota pode ser baixada e visualizada aqui: http://springsnow.nl/wp-content/uploads/2016/04/Springsnow-Iepenroute-2016.pdf

Mais dicas para abril de 2018 em Amsterdam:

* A casa de Anne Frank pelas lentes de Maria Austria
* Pintando Amsterdam com areia

E ver as cerejeiras em flor no Amsterdamse Bos:

Se inscreva no Canal Ducs (gratuitamente, só clicar aqui!)