Na última semana de fevereiro, fez uma onda de frio na Europa tão forte que os canais de Amsterdam congelaram totalmente! Aí já viu, né? A galera correu pra subir nos canais de Amsterdam e curtir um evento bem raro.
Yes, raro! Apesar da imagem que a gente tem de "país no norte da Europa é frio", o clima na Holanda é muito temperado pelo mar, que dá aquela equilibrada, cortando os extremos que você esperaria nessa latitude.
Então assim, congelar canal não rol todo ano. A última vez que deu essa congelada foi em 2012. Aliás, em 2012 fez bem mais frio - cheguei a pegar -16°C (no termômetro, não de sensação) por vários dias. Aí os holandeses se assanham, porque eles amam, mas tipo, são apaixonados por patinação em gelo natural!
E toda vez que faz uma friaca monstro dessas, eles ficam dodinhos, torcendo para acontecer a legendária Elfstedentocht... ou o TOUR DAS ONZE CIDADES! Eu já falei dele aqui. Você pode ler nesse post, ou assistir o vídeo do começo, onde inclusive coloquei umas imagens da Elfstedentocht de 1963, uma das mais difíceis da história.
Como esse tour só acontece quando o gelo tá forte o suficiente para aguentar dois terços da Holanda patinando em cima dele, tem muito tempo que a Tocht não acontece. A última foi em 1997... e esse ano, bem, esse ano não chegou nem perto.
O gelo estava seguro para patinar no canal?
Na realidade o gelo tava até meio fraco, cedendo em várias partes, e, ao contrário de liberar, a polícia tava mandando sair do gelo! Mas o povo ingnorou, né? Será que eles não caem?
Spoiler: sim, caem. Sempre tem alguém que desafia os limites, e aí já viu, ti-bluft na água gelada. Tenso, mas real - e já teve gente que, sim, morreu nessa brincadeira.
De toda a forma, o pessoal não tava nem aí, e curtiu horrores a ocasião. Rolou patinação, claro, hóquei sobre gelo, mais patins, dancinha, e aquela selfie épica de dentro do canal. Sem barco. Dentro do canal sem barco... histórico.
E o passeio de barco, que acontece quando os canais congelam?
Eu vendo ingressos para os passeios de barco em Amsterdam (e muitas outras atrações, clique aqui), e todo ano eu recebo a pergunta: será que vai congelar o canal quando eu estiver aí? E se congelar o canal e eu tiver comprado o ingresso, que acontece?
Bem, primeiro, a essa altura você já notou que é bem raro de congelar canal a ponto de congelar. E no ano que acontece, é por poucos dias. Esse ano por exemplo, foram dois dias só, e mal e mal.
Além disso, os barcos sempre procuram rotas alternativas, porque não são todos os canais que congelam. Eles simplesmente pegam outro canal, e o passeio continua rolando.
Mas vai, digamos que justamente no dia que você tá aqui calhou também de ser a visita de Frost, o Gigante do gelo, e seu hálito congelante transformou TODOS os canais de Amsterdam em bloco sólido de gelo impenetrável. Bom... daí o seu passeio vai ser cancelado e você vai ter o dinheiro de volta. Paciência. por outro lado, você vai estar vendo fora do comum, e vai te dar fotos bem lindas.

E aí? Teria a moral de entrar no canal congelado?
Espero que você tenha curtido o vídeo (já coloco a ficha técnica), e queria saber: você é do time que numa dessas entraria no canal ou seria daqueles que ficaria na beira? Diz pra mim e, se você entrou e tirou uma selfie, posta lá no Insta e me marca, pra eu dar like. Eu sou o @ducsamsterdam no InstaGram
Aliás, me marca em toda foto sua que você tiver curtindo Amsterdam! Quero ver você e dar like na sua foto!
E se você me seguir lá, não esquece de ver meus Stories, filminhos curtos que eu dou uma noção de como está Amsterdam agora, hoje, nesse minuto. E vamos conversando por lá também!
Vídeo Ducs Amsterdam: Canais congelados em Amsterdam
Imagens, roteiro e edição: Daniel Duclos
Música: I've seen, por Dyalla Swain
Produção: Ducs Amsterdam