Toda cidade aqui na Holanda tem seu brasão, e dele adota um símbolo municipal. O pessoal sempre me pergunta sobre o símbolo de Amsterdam, os três X juntos. Na verdade, eles são parte do Brasão da cidade (e um símbolo religioso, não tem nada que ver com pornografia). De qualquer forma, você os encontra por toda a cidade.
Cegonhas trazem boa fortuna...
Haia também tem seu Brasão:

Nele figura, como podem ver, a cegonha, que é o símbolo da cidade. Desde tempos medievais, as cegonhas faziam ninho na ilhota do Hofvijver, o lago que fica em frente ao Binnenhof (é o prédio onde se baseia o Parlamento holandês). De lá, elas comiam o que sobrava do mercado de peixes — evitando o mau cheiro e doenças, sendo, daí, vistas como símbolo de boa fortuna pra cidade. E assim ficou.


Hoje em dia o município adota uma versão estilizada da cegonha como logotipo, super moderna:

...e também novidades
Pois, eu e Carla, aproveitando que já estávamos íntimos da Dona Cegonha (moramos em Haia dese abril desse ano), aproveitamos e fizemos uma encomenda. E olha só...
Fomos atendidos 🙂
...
🙂
Ter um bebê na Holanda? Como vai ser isso?
Poisé, também não sei. Mas que pai de primeira viagem sabe qualquer coisa? Ainda mais no exterior, em um país novo.
Mudar de país foi a coisa mais difícil que já fiz. Está sendo, em diversos aspectos. Nada me preparou pro choque de me ver criança de novo (dessa vez sem meus pais. Eu era o responsável), sem saber fazer compras no supermercado, onde correr quando se tem uma dor de dente ou ao menos... ler! Me vi analfabeto, pois de holandês eu sabia 4 palavras quando aqui cheguei.
Apanhei bastante, mas por outro lado, vivi muita coisa boa também, e aprendi muito. Estou aprendendo. Cresci e isso me mudou como pessoa.
Não há preparação pra isso. O único jeito é viver e deixar a experiência te transformar. Com filho, no exterior ainda por cima, estou encarando por aí. Não estou preparado. Ninguém está. O que estou é extremamente feliz por ter aberto mais uma porta prum mundo maior, e o melhor desse tipo de porta é que, uma vez abertas, elas não podem ser fechadas.
Parabéns pra mamãe! 🙂
Quer saber uma tradição holandesa relacionada com bebês e aproveitar e dar os parabéns pra futura mamãe? Dá um pulo no blog da Carla, o Entre Panelas.
