Eu já falei bastante de adaptação, choque cultural, vantagens e desvantagens de morar fora, coisas bem mais profundas. Mas vir pra Holanda teve certas influências mais sutis do que eu voltar do supermercado mascando drop e carregando batatas, boerekool, rookworst pra fazer stampot.
(Já aconteceu).

Sem nem perceber a gente vai se influenciando...
4. Eu fiquei muito menos "formiga"
Após anos morando na Holanda, eu percebi como meu paladar no Brasil era viciado em açúcar. Com a distância e o tempo, níveis de doçura que antes eu achava perfeitamente normais agora acho enjoativos. Quando vou pro Brasil acho difícil encontrar algumas coisas sem adição de qualquer adoçante - natural ou artificial, e as pessoas que conheço no Brasil nem parecem sequer notar que o produto está adoçado.

...não que a gente passe falta de doce aqui, também, né?
3. Eu fiquei mais resistente ao clima
Aposto que você pensou que eu to falando só do frio. Bom, também, mas não só: ao calor, chuva... Se expor ao clima virou parte da rotina, e isso era diferente de quando eu morava no Brasil. Lá, eu dizia: "ah, tá chovendo, vou ficar em casa", "tá frio, não vou sair"... aqui, já saí pra comer fora pedalando com 3 graus e chuva... mesmo porque se for esperar tempo bom, com temperaturas perfeitas pra sair de casa, na Holanda você vai sair umas 6 horas por ano.

Sim, a gente pedala na neve também. E na chuva. Mas eu uso capa de chuva, os holandeses usam guarda-chuva.
Mas a verdade é que o clima aqui parece ter grande influência sobre sua vida, mas ao mesmo tempo, você desenvolve mais resistência a ele.
2. Descobri que ignorância sobre outros países é uma via de mão dupla
A gente sempre reclama de "ah, esse gringo nem sabe que no Brasil se fala português e qual é a nossa capital" e daí eu encontrei um cara do Zimbabwe e descobri que eu sabia nada do Zimbabwe, nem língua (eles tem, segundo a Wikipedia, 16 línguas oficiais) nem capital (Harare), e encontrei gente de Suriname e, apesar de vizinhos do Brasil, eu sabia quase nada sobre o Suriname e quebrei a cara porque achava que a capital do Canadá era Toronto (É Ottawa, que se pronuncia mais pra "ótoa" do que "otáua"), e a capital da Austrália não é Sydney, mas Canberra (thanks, Tim!) e por aí vai.
Aprendi a ouvir e perguntar mais e reclamar menos da ignorância dos outros sobre nosso Brasil varonil.
1. Parei de assumir um monte de coisas como sendo "no Brasil é assim"
Quando falo com leitores do blog, eles são de toda a parte do Brasil, e um monte de coisas que eu assumia que "no Brasil é assim" eu descobri que na real é "onde eu morava é assim", e está longe de ser uma coisa que rola no país todo.
E foi saindo do Brasil que passei a entendê-lo melhor.
Que bacana Daniel! Isso do clima eu estive pensando esses dias de frio aqui no Estado de São Paulo - ficamos doentes por qualquer coisa porque não temos resistência ao clima diferente.
Um grande abraço e continue compartilhando suas experiências com a gente!
Olá Ducs.
Primeiramente meus parabéns pelo blog. Acompanho há algum tempo e seus artigos são muito esclarecedores. Salvo eu não ter achado nada correspondente, gostaria que me esclarecesse quanto seria a renda ( em euros) para um casal viver confortavelmente na Europa? Em Amsterdam, por exemplo...
Desde já agradeço.
abraços
Fábio Rossi Borges
Olá Fábio,
A gente sempre fica feliz e agradece quando ouve coisas boas sobre o blog! 🙂
Com relação ao custo de vida, o Daniel escreveu esse artigo aqui: https://www.ducsamsterdam.net/custo-de-vida-em-amsterdam/
Espero que ajude!
abraços,
Oi Daniel !!! Adorei conhecer você! Sou a Graça Seligman , tia da Luciana . Puxa !!! O blog é sensacional ! Vou ficar de olho e na torcida sempre ! Aplausos !
Oi Graça, também adorei te conhecer, virei fã! Sempre que aparecer por Amsterdam, tá convidada pra um café -- faço questão de retribuir! Um grande abraço
É verdade quando moramos em outro País podemos aprender muito , eu sou uma aprendi muito coisa como Você eu não moro em Amsterdam mas moro em Portugal é quase o mesmo as pessoas o clima não tão frio quanto ai mais é frio foi difícil mais temos que nos adaptar aonde moramos mas gosto muito da Europa , ainda tenho que aprender muito mas com o tempo isso vem gosto muito do seu site nos ajuda muito parabéns continue a levar o que sabe para todos os interessados .
Muito jóia encontrar Brasileiros ajudando ... Brasileiros!!! 🙂 Estou me programando para mudar para Amsterdam início 2017. Dentre todos os trâmites, dúvidas e situações a resolver, há algo que ainda não ficou claro para mim. Sou mãe de uma criança de 8 anos que não fala inglês! Já entendi o esquema de educação européia e a "discreta" segregação escolar que divide os alunos discretamente entre grupos étnicos e neste caso as escolas mais tradicionais são para crianças holandesas de origem holandesa, isto é, pais genuinamente europeus! Como uma criança imigrante que não fala inglês muito menos a língua nativa, pode estudar? Será que escola para latinos é algo que inexiste por aí? Não consigo entender como meu filho estudaria e sim, se não for bom para ele, desisto desta transferência... Vcs tem alguma info sobre???? Para fechar... Obg por existirem!!!! 😉 Bjs e boa sorte sempre!
Olá Ana, como vai?
Realmente, o blog do Daniel é uma mão na roda, embora seja suspeita pra falar 🙂
Com relação à escola para crianças. De fato, essa segregação existe e é bem discreta. Mas também depende muito de onde você vai morar, quais as escolas disponíveis no seu bairro. E até onde eu sei, não é necessário entrar numa escola holandesa falando inglês. As crianças passam por um tempo de adaptação e é questão de meses para que aprendam o holandês e se adequem à realidade local.
Posso te ajudar com mais alguma informação?
Oi Dani sou brasileiro casado e tenho um filhinho de 5 anos, estou indo esse mês de março pra Amsterdã, me oriente melhor sobre as oportunidades de emprego ai, sou técnico em elétrica e minha esposa técnica em enfermagem, ela também tem muita experiencia como manicure e pedicure, estética corporal e facial e trabalha muito bem com cabelos. por gentileza me oriente sobre como é a vida na holanda. whatszap 94 99248-9161 fico no aguardo. obrigado!
Oi Edelson,
Dá uma lida nesse post aqui: https://www.ducsamsterdam.net/faq-perguntas-e-respostas/quero-trabalhar-na-holanda-ou-em-amsterdam-como-faco-e-complicado-conseguir-visto/
Se tiver mais alguma dúvida, entre em contato novamente.
A questao é que seu filho só pode estudar em uma escola perto da sua casa. E como imigrantes geralmente moram em bairros inferiores e holandeses em bairros melhores, suas crianças acabam estudando em escolas diferentes. Holandeses também, muitas vezes, mudam para cidades menores quando tem filhos.
Olá! Na minha experiência em escolas holandesas (por um ano, meu filho ainda estava no pré ou Jardim de Infância): procure a escola mais próxima da sua casa que efetivamente tenha alunos de diversas origens e professores e funcionários de diversas origens. O jeito é perguntar explicitamente isso a quem te atender no momento da visita à escola.
Vai demorar um pouco para aprender o holandês, especialmente escrever, mas tanto quanto o inglês (já que ele não sabe), então essa é a parte que faz menos diferença.
Oi sou Brasileira e tenho um filho que mora na Holanda. Ele trabalha em um restaurante Brasileiro. Em Den Ra nao seu se ta certo o nome. Talvez vc o conhece. seu nome e Carlos Juliano Begnini. Alto e careca obrigado.
Oi Marlise,
Não o conhecemos. Mas, se formos a esse restaurante brasileiro em Den Haag e o encontrá-lo, com certeza vamos lembrar das suas palavras! Agradecemos a visita no blog!