website statistics

Hey — essa é a versão antiga do nosso site, e está no ar por motivos históricos. Nós migramos para uma versão moderna e atualizada! Passa lá!

Retrospectiva Ducs 2012 e feliz 2013!

Não vou mentir, 2012 teve momentos difíceis. Até caiu raio no meu avião. Emocionante. Cês precisam ver o silêncio que se fez na aeronave. Nem o piloto não falou nada. Deve ter assobiado fingindo que nada tinha acontecido. Eu fiz o mesmo, pelo menos até desembarcar.

Mas teve muitas coisas boas também, e nessa hora de virada o importante é focar nas coisas boas. Tão vamos pra retrospectiva Ducs Amsterdam 2012!

Melhores artigos 2012

  • Top 8 dicas de lanches de rua na Europa: minhas street food favoritas

O primeiro artigo de 2012 é também o meu predileto do ano. Eu dou uma lista de 8 comidas de rua européias, minhas favoritas. Comida de rua é uma boa maneira de explorar a alma de um povo.

Sério! Comida de rua é comida pé no chão, comida que o povo consome, democrática, barata, feita e servida por locais para quem chegar e tiver algumas moedas e um estômago resistente. E é feita há tanto tempo que faz parte da alma do país.

Descubra quais são minhas comidas favoritas da Europa, e me diga qual ficou faltando:

Comida de rua e lanches na Europa
munch munch munch
  • 5 cidades legais pra visitar perto de Amsterdam

A Holanda é um país bolsa-do-gato-do-Félix: pequeno mas com um mundo todo dentro. Isso é uma maravilha pros viajantes: em uma horinha de trem a partir de Amsterdam você tem todo um universo pra explorar.

Comecei a lista com 5 cidades bem legais perto de Amsterdam, anotaí.

Haarlem na Holanda
Haarlem — Foto © de Guedas, todos os direitos reservados, usada com permissão.
  •  Que tal pegar uma praia na Holanda?

Falaí, pensou em holanda pensou em praia. Não? Sério? Bom, deixa ver se eu consigo te convencer então, com um artigo com dicas de como pegar uma praia na Holanda (e, de quebra, como planejar passeios de bike na Holanda).

  • 6 Comidas sazonais típicas da Holanda

A culinária holandesa leva uma injusta fama de não existir. Maldade, claro. Um dos jeitos legais de descobrir um pouco sobre a cultura é explorar 6 comidas típicas holandesas que aparecem em certas épocas do ano.

Uma oliebol, duas oliebollen... (Foto de Adriano Petrich, gentilmente cedida. CC BY-NC-ND 3.0)
Foto de Adriano Petrich, gentilmente cedida. CC BY-NC-ND 3.0
  •  Top 4 coisas pra fazer no inverno em Amsterdam

Depois de um artigo sobre praia, hora de congelar o traseiro em Amsterdam. Pára, eu sei que o frio assusta nós brazucas, mas o inverno é divertido também, se você souber como aproveitar. Pra te ajudar, eu listo as top 4 coisas pra fazer no inverno de Amsterdam!

Amsterdam
Spoiler: patinar é uma das principais! 😀

 

Ducs na imprensa em 2012

Vou confessar que é muito legal quando reconhecem e valorizam o trabalho da gente. Em 2012 o Ducs foi citado no O Globo, no Estado de São Paulo e na Revista Boa Viagem da Editora Abril. Nada mal!

  • 01/08/2012 - Revista Viagem e Turismo: "Autoridades no assunto: por tema ou por destino dez blogs especializados".
  • 03/07/2012 - Jornal O Estado de São Paulo: "Guias de viagem escritos por blogueiros: baixe o seu". Leia a coluna.
  • 15/03/2012 - Jornal O Globo: Revista Boa Viagem - Matéria "Dicas de brasileiros 'Locais', na Europa e Estados Unidos". Leia a matéria.

Além disso, rolou um projeto muito legal: eu fui convidado pro projeto Lomo Amigos. A Lomo é uma marca de câmeras analógicas (quer dizer, de filme), e o projeto era assim: eles me deram uma Lomo e cinco rolos de filme. Eu sai a clicar Amsterdam e depois dei uma entrevista pra revista Lomography.

A entrevista saiu em holandês, inglês e português. Leia a entrevista em português aqui. Veja a galeria com as fotos aqui.

Lomo filme 3

Para o alto e avante!

Tá, como eu disse, o ano foi difícil em diversos aspectos. Mas apesar disso teve conquistas importantes e crescimento dos acessos (quase 1,4 milhão de impressões de páginas só em 2012).

Além disso, eu formalizei o blog como uma empresa na Holanda, e até passei a ter um lugar físico pra trabalhar, tipo, sem ser a minha casa ou a casa de café mais próxima. "Não é que esse menino tava falando sério com esse negócio de trabalhar com blogue"? Ora pois, claro 🙂

Por falar nisso, outra coisa legal que rolou em 2012 foi a minha participação no 1° EIBTur, Encontro Internacional de Blogs de Turismo, onde participei de painéis e dei um workshop. Mas o mais legal do EIBTur foi encontrar amigos e colegas de profissão e transformar abraços virtuais em reais. Muito bom!

A página do Ducs no facebook também está bombando, com mais de 4 mil curtidas (to sentindo sua falta lá, poxa!)

O ano teve muito mais (como a participação bigodal do Ducs no Movember, por exemplo), mas...

Amigos, vou encerrando o ano por aqui. Logo mais é 2013, e aí tem mais, certeza. A todos vocês que me acompanharam, me apoiaram, me ajudaram e me abraçaram, me disseram oi no meio da sua viagem a Amsterdam, a todos que perto ou longe torcem junto, que respondem, comentam ou apenas lêem assim, quietinhos... a todos vocês MUITO OBRIGADO e um LINDO 2013 para todos nós.

Ano novo em Amsterdam