Está nas notícias, mas também na nossa pele: o frio chegou irado na Europa, e mais cedo do que o normal. Temperaturas de -9°C eu só havia visto em janeiro, e mesmo -7°C era coisa pro fim de dezembro.
Junto com o frio veio alguma neve. Não foi, assim, aquele apocalipse nevado, mas também, aqui na Holanda raramente é. Nevou o suficiente pra deixar Haia ainda mais linda de morrer — e prometo um artigo sobre isso. Hoje vou mostrar outra coisa: uma praia com neve.
Nós brasileiros temos a tendência de associar sol a calor, e aqui na Holanda isso é um erro que se aprende através da dor a não cometer. E também nunca associamos neve à praia. Exatamente por isso aproveitei as tropicais temperaturas de quinta-feira (coisa de -7°C) pra ir ver o encontro da neve com a areia. Peguei minha câmera e me mandei pra Scheveningen (a praia mais famosa de Haia).
Chegando lá, dei de cara com a praia fechada, devido à construção de um novo dique em Scheveningen. As barraquinhas que tomavam a orla no verão haviam desaparecido e restou apenas uma cerca com um aviso simpático: Cuidado, areia movediça.

Ao longe, notei que havia pessoas na praia e me animei: há de ter uma passagem. Segura, digo. Daquelas que você usa sem arriscar sua vida.
E tinha... andando mais pra frente, achei um portão e resolvi enfiar a bota na areia nevada. Isso foi o que eu encontrei.


Estava, como você pode ver, anoitecendo, e um vento forte começou a varrer a desolação gelada. A sensação térmica passou pra algo muito frio. Olha só, eu não sou friorento, guento bem ficar sem luvas em temperaturas bem baixas por bastante tempo, mas na hora em que o vento úmido de mar bateu, eu resolvi que era hora de por a mão no bolso. E sair assobiando. Me lembrei da imortal frase encontrada em uma revista em quadrinhos: "O vento tocava hinos fúnebres nas suíças do Tio Patinhas... vuuuush... vuuuuush..."
Não tenho suíças (ou milhões de patacas), mas estava por aí a sensação (dizem que baixou dos -15°C). Decidi que já tinha fotos o suficiente e encerrei a expedição.
Pra vocês lembrarem, vejam a mesma praia em julho desse ano.
Ah sim: eu adorei a experiência, faria de novo (provavelmente farei), mas eu aviso: se for fazer essa graça, vá agasalhado. É sério.
Se quiser, veja o slideshow com todas as fotos da praia com neve.