Neve na Praia: onda de frio na Europa

Está nas notícias, mas também na nossa pele: o frio chegou irado na Europa, e mais cedo do que o normal. Temperaturas de -9°C eu só havia visto em janeiro, e mesmo -7°C era coisa pro fim de dezembro.

Junto com o frio veio alguma neve. Não foi, assim, aquele apocalipse nevado, mas também, aqui na Holanda raramente é. Nevou o suficiente pra deixar Haia ainda mais linda de morrer — e prometo um artigo sobre isso. Hoje vou mostrar outra coisa: uma praia com neve.

Neve na praia de Scheveningen (Snow on the beach)

Nós brasileiros temos a tendência de associar sol a calor, e aqui na Holanda isso é um erro que se aprende através da dor a não cometer. E também nunca associamos neve à praia. Exatamente por isso aproveitei as tropicais temperaturas de quinta-feira (coisa de -7°C) pra ir ver o encontro da neve com a areia. Peguei minha câmera e me mandei pra Scheveningen (a praia mais famosa de Haia).

Chegando lá, dei de cara com a praia fechada, devido à construção de um novo dique em Scheveningen. As barraquinhas que tomavam a orla no verão haviam desaparecido e restou apenas uma cerca com um aviso simpático: Cuidado, areia movediça.

Aviso de areia movediça na praia de Scheveningen, Holanda
Não, de verdade!

Ao longe, notei que havia pessoas na praia e me animei: há de ter uma passagem. Segura, digo. Daquelas que você usa sem arriscar sua vida.

E tinha... andando mais pra frente, achei um portão e resolvi enfiar a bota na areia nevada. Isso foi o que eu encontrei.

Pessoa encapotada andando na praia nevada de Scheveningen, Holanda
Última moda em biquinis na Europa...

Neve na praia de Scheveningen (Snow on the beach)

Pegadas nevadas de bota na areia da praia de Scheveningen, Holanda
Pegadas na areia. Só que em vez de serem havaianas...

 

Neve na praia de Scheveningen (Snow on the beach)

Neve na praia de Scheveningen (Snow on the beach)

Neve na praia de Scheveningen (Snow on the beach)

Estava, como você pode ver, anoitecendo, e um vento forte começou a varrer a desolação gelada. A sensação térmica passou pra algo muito frio. Olha só, eu não sou friorento, guento bem ficar sem luvas em temperaturas bem baixas por bastante tempo, mas na hora em que o vento úmido de mar bateu, eu resolvi que era hora de por a mão no bolso. E sair assobiando. Me lembrei da imortal frase encontrada em uma revista em quadrinhos: "O vento tocava hinos fúnebres nas suíças do Tio Patinhas... vuuuush... vuuuuush..."

Não tenho suíças (ou milhões de patacas), mas estava por aí a sensação (dizem que baixou dos -15°C). Decidi que já tinha fotos o suficiente e encerrei a expedição.

Pra vocês lembrarem, vejam a mesma praia em julho desse ano.

Ah sim: eu adorei a experiência, faria de novo (provavelmente farei), mas eu aviso: se for fazer essa graça, vá agasalhado. É sério.

Se quiser, veja o slideshow com todas as fotos da praia com neve.

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com