website statistics

Hey — essa é a versão antiga do nosso site, e está no ar por motivos históricos. Nós migramos para uma versão moderna e atualizada! Passa lá!

Como transferir dinheiro da Holanda para o Brasil (de maneira segura e barata)

Viver fora do Brasil é sempre um aprendizado, com vantagens e desvantagens (contei aqui), e uma dúvida que sempre pega o recém expatriado é: como transferir dinheiro do exterior pro Brasil?

Sei bem, porque eu mesmo passei muito perrengue tentando entender o que era IBAN, BIC, SWIFT, a baderna toda, e sofrendo com as taxas e tarifas bisonhas que surgem de repente. Mas de uns dois anos pra cá eu tenho usada basicamente uma solução, e essa é A DICA pra transferir dinheiro da Holanda pro Brasil. Tranquilaço. Chama Transferwise.

Como funciona a Transferwise, e como ela surgiu

Pra você ver que esse problema de transferir dinheiro do exterior é universal, o primeiro funcionário que o Skype contratou tava batendo cabeça com isso. Ele recebia o salário em euros, mas morava em Londres, e precisava transferir a grana pra gastar em libras. Um amigo dele, também morando em Londres tava com a mesma dor de cabeça: ele ganhava em libras, mas precisava pagar o financiamento da casa dele na Estônia, onde ele tinha nascido.

Todo mês os caras faziam a transferência pagando as taxas cheias do banco e enfrentando a burocracia toda. Mas aí vem a parte massa da história: eles trabalhando na área de tecnologia, montaram uma solução melhor.

Você faz uma transferência local, no seu país. na sua moeda para a Transferwise. Daí, a Transferwise faz uma trasnferência equivalente no outro país, a partir de uma conta deles naquele país. BOOM! O dinheiro chega mais rápido (são duas transferências locais em vez de uma internacional), e custa bem menos (pelo mesmo motivo).

Fala sério: genial, vai.

Mas usar a Transferwise é legal? E é seguro?

É 100% legal (nos dois sentidos: bacana e dentro da lei). É regulada e aprovada pela FCA, Financial Conduct Athority, um órgão regulador do Reino Unido super respeitado. Com milhões de usuários no mundo, a mídia toda está em cima, e o Guardian, por exemplo, chamou a Transferwise de uma das 20 empresas startups de tecnologias mais quentes de Londres [Fonte]. Já saiu na Financial Times, The Economist, e várias outras mídias.

É firmeza: tô usando desde 2015, quando descobri.

(Queria que tivessem me dado essa dica antes... bom, ao menos tô te dando a dica agora).

Como usar a Transferwise?

Bico. Primeiro passo: Você vai no site deles usando esse link aqui. (Esse link é afiliado meu: sem você pagar nada a mais, eu ganho uma comissão por te indicar a Transferwise. A dica vale mesmo se você não usar meu link, porém. Prefiro perder a comissão do que você perder a dica: clica aqui pra usar sem me comissionar (sai o mesmo preço)).

Okay, você está no site da Transferwise. A partir de agora é bem intuitivo. Você pode escolher o valor que a pessoa (ou a sua conta) vai receber nem reais lá no Brasil, e a Transferwise converte o quanto você tem que transferir em euros daqui da Holanda. Ou vice-versa: você diz quanto em euros você vai mandar, e a Transferwise calcula o quanto a conta no Brasil vai receber.

Okay, e agora? Agora é criar uma conta (dá pra usar o seu perfil no face ou no Google), e daí é só alegria. Achar os dados dos bancos, aquela baderna de SWIFT e tal, é fácil: eles têm busca e, uma vez cadastrada a conta, ela fica lá fácil pra você usar da próxima vez.

As transferências são em geral super rápidas. Acabei de fazer uma agora, e o dinheiro chegou em 4 horas no Brasil. Isso é mais rápdio do que se eu tivesse feito um DOC dentro do Brasil mesmo!

(Às vezes chega no dia seguinte, dia útil pode influenciar, mas é sempre o mais rápido que dá).

E pode usar cartão de crédito para transferir dinheiro da Holanda pro Brasil, ou precisa ter uma conta aqui?

Pra você pagar a transferência, pode usar iDeal (se você tá na Holanda, sabe o que é), transferência comum, cartão de crédito ou débito, tem um monte de opção.

A cotação deles é bastante boa, e as taxas saem realmente mais em conta: se eles conseguem fazer a transferência mais barato, eles inclusive devolvem o excedente (acontece direto comigo).

E dá para fazer o inverso, ou seja, mandar dinheiro do Brasil pra Holanda?

Super dá. Sério, vale muito a pena.

Faz uma tentativa para você ver!

(Fotos: Adobe Stock Photo)