website statistics

Como funciona o I Amsterdam Card

Todo mundo adora praticidade e descontos, né? O I Amsterdam card pode ser um excelente jeito de você combinar um monte de ingressos e o transporte público em um único cartão, em vez de comprar tudo separado. Mas vem a dúvida: O I Amsterdam card vale a pena?

Pode valer a pena sim, compra o I Amsterdam card e compensar bastante dependendo da sua viagem, mas para ajudar você a decidir eu vou te explicar como funciona o I Amsterdam Card.

 

I Amsterdam Card
É bem simples, na verdade... (Foto: Divulgação Get Your Guide / I Amsterdam)

O que está incluso no I Amsterdam Card?

Algumas das top atrações de Amsterdam e mais um monte, tipo, um monte de atrações estão incluídas de graça. Museu do van Gogh? Incluso. Passeio de barco? Sim. Rijksmuseum? Opa. E cara, bem mais.

Mas antes que você pergunte, não, não inclui a  Casa da Anne Frank. Infelizmente, a Anne Frank é só no site deles, e até 1/5/2018, somente on line: nem direto na bilheteria não tem, devido a uma reforma que eles estão fazendo.

O I Amsterdam Card inclui transporte em Amsterdam? E no aeroporto?

Além das entradas para as atrações, você ganha também uso ilimitado do transporte público dentro de Amsterdam. Isso quer dizer, os transportes da empresa  municipal de transportes de Amsterdam, a GVB. Não está incluso o trem do aeroporto Schiphol até o centro, porque esse transporte é intermunicipal.

Se quiser saber mais como funciona o transporte público de Amsterdam expliquei aqui. Se quiser saber como ir do aeroporto até o centro de Amsterdam, detalhei tudo aqui.

Transporte público em Amsterdam está incluso no I Amsterdam card
(Foto: Adobe Stock Photo)

O I Amsterdam card inclui esse mapa aqui, com uma lista de atrações inclusas.

Como eu uso o I Amsterdam card nas atrações de Amsterdam?

Quando você compra o I Amsterdam card (veja pergunta mais abaixo, eu dou os links), você vai receber por email o voucher. Você precisa imprimir esse voucher e ir pegar o cartão físico (continua lendo que eu explico onde também).

Com esse cartão, basta apresentar nas atrações inclusas. Para o transporte público, ele funciona como um cartão eletrônico (em holandês, OV-Chipkaart). Encoste nas catracas do metrô ou na máquina na entrada do ônibus (autocarro) ou tram (bonde/eléctrico).

Por quanto tempo vale o I Amsterdam card?

O I Amsterdam card tem opções de 24, 48, 72 e 96 horas.

Assim que você usar a primeira vez, as horas de validade do seu I Amsterdam card começam a contar. E são horas corridas. Ou seja, se você tem um cartào de 24 horas, assim que você usar em uma atração ou no transporte, essas 24 horas corridas começam a contar.

Onde eu compro o I Amsterdam Card

Existem algumas maneiras de comprar o I Amsterdam card.

Pode comprar também no site do I Amsterdam (não tem em português, e o preço é o mesmo), seguindo esse link.

Onde eu pego o I Amsterdam Card

Onde pegar o I Amsterdam card
Um dos lugares para pegar o I Amsterdam Card fica no Arrivals 2 do Schiphol (Foto: Adobe Stock Photo)

Ok, você comprou o I Amsterdam Card, e agora? Como eu disse lá em cima, você recebe o voucher pelo email. Imprima esse voucher e vá pessoalmente até um dos pontos do I Amsterdam. Existem três:

  • Na Estação Central de Amsterdam (Amsterdam Centraal Station / Amsterdam Central Station), Fica na parte norte da estação, lá no fundo.
  • No aeroporto Schiphol: no Visitors Information Centre, fica no Arrivals 2. Só se lembre que o I Amsterdam card não inclui o trem do aeroporto até a cidade de Amsterdam.
  • Na praça em frente à Estação Central: saindo da estação, ali onde fica o ponto de tram, tem um escritório do I Amsterdam.

Pode pegar em qualquer um desses lugares.

O I Amsterdam Card vale a pena?

Na verdade, só quem pode decidir com certeza é você, porque cada viagem é diferente. O que posso te dizer é o seguinte: se você vai visitar as principais atrações de Amsterdam, conhecer a cidade pela primeira vez, eu acho que vale sim. Vai te economizar tempo e dinheiro.

Agora, se você quer fazer uma viagem mais alternativa, sair do esquemão, andar muito a pé, pegar uma bike e sair pedalando você mesmo, e tal, de repente pode não valer tanto a pena. Em última análise, só pondo na ponta do lápis.

E aí? Decidiu? Então manda ver no banner abaixo: