website statistics

Fui visitar o Keukenhof no outono, com o parque fechado (e descobri o tema de 2018!)

Curtiu o vídeo? Assina nosso canal AQUI!

Ah, a Holanda na primavera, você já viu? O país todo explode em flores e cores, mas tulipas se concentram mesmo no mais lindo parque de flores do mundo, o Keukenhof. Sim, eu já falei dele aqui. Pena que ele só funciona na primavera (embora você já possa comprar seu ingresso agora mesmo!)

Ok, mas e o resto do ano? Que acontece com o parque?

Keukenhof no outono
Uma visão rara: o Keukenhof no outono, quando ele fica fechado. Fechado, mas não parado, como você vai ver... (Foto: Daniel Duclos - siga no Instagram)

No resto do ano, o Kueknhof fica fechado, numa espécie de hibernação. Ou era isso que eu imaginava. Não é o caso.

Na verdade, para o parque surgir toda primavera coberto das mais lindas flores, é preciso ao longo do ano muito trabalho, dedicação e amor. Flores precisam de amor.

E amor, ou melhor, o romance, será o tema do Keukenhof em 2018!

Todo ano o parque tem um tema que guia o design e os arranjos de flores no Keukenhof. O tema de 2018 é o romance, e será contado através do parque e no mosaico de flores que eles fazem todo ano.

Só que assim, para ter as tulipas floridas na primavera, elas precisam ser plantadas no outono, antes do inverno, pois elas precisam pssar pelo frio embaixo da terra para florescerem.

Esse trabalho é feito a mão, e isso é incrível de pensar: todos os milhões de flores do Keukenhof são plantados uma a uma pela equipe de jardinagem do parque. É um trabalho minucioso, desenhando os jardins para ficarem bonitos, compondo as flores e suas cores seguindo o planejamento dos designers.

Keukenhof em 2018
A equipe do Keukenhof orgulhasamente apresentando o tema e o mosaico que irá florir em 2018! (Foto: Daniel Duclos)

É como se a equipe do Keukenhof estivesse pintando um imenso quadro a céu aberto, usando flores como pigmento e tinta, e as ferramentas de jardinagem como pincéis.

Eu tive a oportunidade de ser convidado pela direção do parque para a cerimônia de início do plantio e pude falar com o diretor do parque e com o jardineiro mais experiente, Andre Beijk.

Em 2017 o tema foi o design holandês, mundialmente famoso e influente. E eu tive o privilégio de ser convidado pela direção do parque para cobrir a abertura oficial, dois dias antes do parque ser aberto ao público. Eu contei tudo nesse vlog aqui:

Keukenhof: qual a melhor época para visitar?

André Beijk tem 30 anos de experiência plantando o Keukenhof, e ele me contou que o plantio de todas essas flores ocorre de outubro até metade de dezembro. Aí entra o inverno, essencial para termos lindas tulipas na primavera.

Plantando flores no Keukenhof
Esse é o Andre, jardineiro com 30 anos de Keukenhof, trabalhando durante a temporada. Mas o trabalho começa muito antes, no ano anterior... (Foto: Divulgação Keukenhof)

Eu perguntei pro André qual é a melhor época para ver o Keukenhof. Ele deu uma dica: na terceira semana de abril. Nessa época, se o parque tiver uma floração precoce devido ao clima, você verá as tulipas que florescem primeiro. Se for uma floração tardia você verá outras espécies, que florescem depois.

Keukenhof com flores: Um parque lindo durante toda a primavera!

Esse foi outro ponto que o Andre salientou: eles planejam o parque para ter flores durante toda a temporada! Ele separou o Keukenhof em três épocas (não dá para prever exatamente quando ocorrem, porque isso varia todo ano):

  • Jardim do Começo da Primavera, onde você tem poucas tulipas, mas muitas outras flores, e o parque está mais vazio, mas já lindo. Se você quiser curtir o Keukenhof com menos gente, essa é a melhor época.
  • Depois temos a época do Jardim das Cores, que é essa época da terceira semana de abril, começo de maio. É quando o parque tem mais cores, mas também mais gente.
  • E por fim, vem o que o Andre chamou de Jardim de Verão. As tulipas tardias ainda estão floridas, as árvores estão com todas as folhas verdes e o clima é mais agradável.

Ou seja, quando você vier ao Keukenhof na primavera, vai ter flor e vai ser bonito. O que muda é só o estilo. Para que isso aconteça eles usam uma técnica: eles plantam flores de espécies e tempo de floração diferentes, mas no mesmo lugar, só em outra profundidade.

Plantando flores no Keukenhof
O Keukenhof é um parque feito à mão por uma equipe que trabalha duro o ano todo. (Foto: Daniel Duclos)

Assim, quando uma fenece, a outra surge e você tem o mesmo jardim florido por toda as oito semanas em que o Keukenhof fica aberto para o público. Impressionante né? O Keukenhof é mesmo...

Um parque de flores feito à mão com amor e trabalho!

Na minha conversa com o diretor do Keukenhof, Bart Siemerink, ele enfatizou justamente esse trabalho de bastidores, que é feito com amor e dedicação pelos profissionais durante todo o ano, para que essas oito semanas aconteçam.

Por isso eu achei super apropriado o tema de 2018, o romance. Não só porque flores remetem ao romance, mas porque reflete o amor investido num trabalhao monumental que rende lindos frutos. Ou melhor, flores.

Keukenhof com flores
O resultado de um ano de trabalho: o parque em flor... (Foto: Divulgação Keukenhof)

Até 2018, Keukenhof! Obrigado de novo pela oportunidade. Foi uma honra ver o parque com cores diferentes e testemunhar mais essa etapa dos bastidores de uma das maiores atrações turísticas da Europa.

Aproveite o Keukenhof em 2018 com um guia brasileiro!

E se você já está preparando sua visita ao Keukenhof 2018, já saíram as datas do tour com o guia brasileiro parceiro do Ducs Amsterdam, o Carlos! Eu contei em detalhes já como funciona esse passeio em um outro artigo no Ducs.

Se você já conhece, corre pra reservar aqui, porque quando a temporada chega, as vagas ZUPT! Somem rapidão! E o Carlos é um só, então já sabe: vagas limitadas. É de quem reservar primeiro!

Garante seu lugar e... quem sabe a gente não se vê em 2018 lá no Keukenhof?