website statistics

4 Dicas locais de Amsterdam que os turistas em geral não conhecem

UPDATE: As dicas aqui continuam interessantes, mas hoje em dia elas já são bem conhecidas (esse artigo é e 2009!). Eu escrevi esse outro artigo com dicas locais atuais de uma Amsterdam alternativa pra você conhecer, só clicar!

 


 

Ok, você já leu as top 5 coisas para ver em Amsterdam e mais 5 principais atrações em Amsterdam, e seu roteiro pra Amsterdam já está montado. Mas é claro que a cidade tem seus segredos. Quanto mais tempo se passa aqui, mais se descobre. A cidade não se revela de cara. Você tem de conquistá-la - ao mesmo tempo que ela te conquista! Após quase dois anos morando aqui, ainda há muito o que explorar, mas já descobrimos algumas coisas que passam batidas pelos calouros de Amsterdam.

1. Dica local de Amsterdam: Van Gogh sem filas e quase só pra você

Ponto turístico em Amsterdam: Museu do Van Gogh
Quer ver o Van Gogh sem fila e só para você? (Foto: Daniel Duclos)

O Van Gogh Museum é uma das top 5 atrações turísticas da cidade, e está entre as mais visitadas do país. E merecidamente, aliás. Mas essa popularidade toda tem seu preço: o museu está em geral lotado e é preciso disputar cotovelo a cotovelo um espaço diante dos mundialmente famosos girassóis. Ainda assim, vale a pena. Agora, se você fizer sua lição de casa, terá sua recompensa.

Os desprevenidos pegam o tram e entram na fila. Mas se você comprar o ingresso com antecedência via Ducs Amsterdam aqui,  pode pular a fila do guichê e ir direto pra entrada.

Se você usar esse link, você também pula fila — a diferença de comprar direto no Van Gogh é que eu ganho uma comissão. O preço para você é o mesmo!

Ok, mas durante o dia o museu ainda é lotadasso. E durante a noite? Durante a noite fecha, certo? Bem, não às sextas feiras. Sexta a noite rola a Museum Vrijdagavond. O Van Gogh, fica aberto até as 22h00 e sempre tem algo legal rolando no hall central.

Um bar abre, e pode ter projeções de vídeo, música ao vivo, DJs. E não é bagunçado ou barulhento - pelo menos não quando fomos. É relaxado e gezellig (aconhegante? Agradável? A tradução de gezellig é tão complicada quanto a tradução de saudades pra outras línguas.)

Da última vez nós vimos uma linda apresentação ao vivo de música de câmara francesa, acompanhando com vinho do bar, e depois vimos de novo o acervo permanente do museu praticamente sozinhos.

Serviço

Site: http://www.vangoghmuseum.nl
Endereço: Paulus Potterstraat 7
Horários: Diariamente das 10h00 às 18h00, exceto sextas, quando fica até as 22h00. (Confirme aqui)
Preços: Veja os valores atualizados.
Veja o programa e a descrição da Vrijdagavond no Van Gogh Museum.

2. Dica local de Amsterdam: Vista aérea gratuita da cidade na OBA

Uma dica local de Amsterdam: vista
Uma dica local de Amsterdam é curtir a vista a partir da Biblioteca Central (Foto: Daniel Duclos)

Quer ter uma vista do alto da cidade? Casas antigas de frente pra água, o NEMO museum, tudo isso de graça? Em um dia aberto dá até pra ver um moinho de vento na cidade (e ele é a próxima dica, logo abaixo). Chegar lá é bico.

Veja no mapa o caminho da Centraal Station até a Biblioteca Pública de Amsterdam.

A partir da Centraal Station, saia dela e pegue a esquerda (em direção à Igreja de São Nicolau) e vá andando. Você irá passar pelo terminal de ônibus, pegue a passarela de pedestres (e bikes, claro), em direção ao restaurante flutuante chinês. Bem perto do restaurante, na passarela, à sua esquerda, você verá o prédio central da Biblioteca Pública de Amsterdam (Openbare Bibliotheek Amsterdam, ou OBA). Aliás, ela é linda - aproveite quando entrar.

Suba até o último andar (o sétimo), onde tem um restaurante-café self-service. Ele tem uma sacada que tem uma linda vista. E você não precisa pagar nada - nem consumir. A não ser, é claro, que você queira sentar na mesa, aí é de bom tom pegar ao menos um café.

Uma dica local de Amsterdam: vista
Aquele prédio verde em forma de navio é o museu de ciências NEMO, uma excelente dica de Amsterdam para crianças (Foto: Daniel Duclos)

Atenção: é comum o terraço estar fechado no inverno e até parte do outono! Se estiver, não tema: recentemente foi inaugurado o Hilton Double Tree Hotel bem pertinho. Você passa por ele a caminho da Biblioteca (tem um Starbucks). No 11° andar, há o bar/restaurante Sky Lounge, com uma vista espetacular da cidade. Eles toleram se você for lá ver a vista, não precisa consumir (claro, a não ser que você sente na mesa...) O Sky Lounge também é um dos top 5 lugares pra se fotografar Amsterdam! Olha como foi uma visita nossa lá:

Curtiu? Se inscreve no nosso canal no YouTube!

3. Dica de Cerveja artesanal com moinho de vento - Brouwerij 't IJ

A maioria das pessoas, quando pensa em cerveja holandesa, pensa em Heineken. Todo respeito à famosa marca, mas há coisa muito melhor na Holanda em matéria de cerveja. Heineken pra cerveja holandesa é que nem 51 pra cachaça brasileira. E, de boa, dá pra tomar Heineken no Brasil.

Dica local de Amsterdam: cervejaria
Aquele ao fundo é o moinho que você senta embaixo ao visitar a 't IJ. Sério. (Foto CC BY 2.0 David Evers)

Em vez de se acotovelar na Leidseplein pra pagar um absurdo num copo de Heineken, vá até a Browerij 't IJ (fica na Funenkad 7). Eles fazem a própria cerveja artesanalmente em quantidades limitadíssimas. A maioria é vendida lá mesmo no pub deles, ao pé de um moinho de vento! Pronto, fuja dos turistas, junte-se aos locais e ainda veja um clichezão holandês enquanto toma uma cerveja genuinamente local, artesanal. E deliciosa!

É possível fazer um tour pela cervejaria e ver como fazem a cerveja (de sexta e domingo). Nunca fiz o tour, mas o pub/cervejaria valem mesmo sem ele. Há também queijos e outros lanches pra acompanhar a cerveja (que, aliás, é orgânica!) Ah, não vou dizer mais, vá lá! Depois, tente já bêbado pronunciar corretamente o nome da cervejaria e me mande um vídeo. 🙂

Se você tá no pique de cerveja, escrevi um artigo que é um mini-guia de todos os meus pubs preferidos em Amsterdam e onde tomar cerveja na cidade.

4. Dicas de Amsterdam: Feiras culturais da Spui

Dica cultural de Amsterdam
Essa é uma excelente dica cultural de Amsterdam: a feira de livros da Spui (Foto: Daniel Duclos)

A última dica de hoje é a het Spui. Ou melhor, a feira de livros usados que tem por lá toda sexta feira. Pra quem curte ler, como eu, é uma perdição. E não, não tem livro só em holandês. Claro, português seria pedir demais, mas há grandes pechinchas em diversas línguas, inclusive espanhol e francês. Há também LPs usados, lindos livros de arte belamente ilustrados, posters, fotos antigas de Amsterdam, e um monte de tesouros que fazem a alegria dos ratos de sebo (um dos quais vos escreve nesse minuto 🙂 )

E, aos domingos, há uma feira de arte no mesmo local. Há arte pra todos os gostos e bolsos, mas olhar é sempre de graça. A maioria das vezes o próprio artista está lá vendendo, e podem rolar papos muito legais. E a Spui é uma atração em si, claro.

Dica extra: um passeio a pé pelo bairro onde Anne Frank morava

A casa da Anne Frank é uma das maiores atrações de Amsterdam. Mas poucos sabem que essa não é a casa onde ela morava - é a casa onde ela se escondeu! Se você quiser descobrir a casa onde ela morava mesmo, e ao mesmo tempo fazer um passeio gostoso e praticamente desconhecido pelos turistas, eu fiz um roteiro a pé pelo bairro onde Anne Frank morava. Segue o link, fuja das filas e você não vai se arrepender.

Planeje seu roteiro completo para Amsterdam com as minhas dicas

Tá na hora de ir encerrando, mas se você estiver planejando sua visita para Amsterdam, eu fiz um roteiro  para Amsterdam passo a passo de três dias, com dicas locais e também as principais atrações. E é super fácil de adaptar para o número de dias que você vai ficar.

E pra você que tá procurando onde ficar em Amsterdam, escrevi um artigo só sobre isso.