E quando você pensa que já sabe bastante sobre o que acontece em Amsterdam… a cidade te surpreende mais uma vez!
Pois!
As dicas culturais de Amsterdam de agosto vão te guiar por locais que considero mágicos, já que as possibilidades que eles oferecem vão muito além das aparências.
Um festival alternativa numa vila de artistas: Landjuweel festival
Quando e onde: 2 a 6 de agosto em Ruigoord
É o caso de Ruigoord, um vilarejo em meio a um terreno de indústrias químicas próximo ao porto de Amsterdam. Ele é ocupado por artistas há mais de 40 anos que lutaram, resistiram e fizeram com que os empresários cedessem e os deixassem ali ficar.
Quando da ocupação, em 1973, artistas e antigos moradores voltaram a viver no local. Atualmente, as casas servem apenas como ateliês e a igreja, que já foi palco do casamento de Herman Brood e Nina Hagen em um filme de rock and roll holandês, é utilizado para eventos culturais dessa comunidade muito paz e amor.
Um festival mágico para curtir Amsterdam alternativa
E é em Ruigoord que acontece, de 2 a 6 de agosto, o Landjuweel Festival, totalmente independente, que traz muitos artistas bem alternativos e desconhecidos do grande público. É exatamente isso o que o torna incrivelmente especial.
Ele é baseado em tradições flamencas e traz muita música cigana, africana, jazz e dance music, entre outros estilos. Mas também tem teatro, sarau, atividades para as crianças, workshop e muitas surpresas ou, “tudo o que em termos ou palavras não é possível de se expressar”, como dizem dos organizadores.
Landjuweel, em livre tradução, significa jóia da terra. Começou como um festival pequenino para os moradores da vila, artistas e seus amigos, que ficavam acampados no terreno. A tradição de acampar continua, agora aberta para o público em geral.
É mais um daqueles festivais holandeses em que o aconchego e charme do evento chega a ser mais importante do que as atrações, embora a programação seja também muito boa. Até agora, a lista dos artistas confirmados está no evento criado pela comunidade de artistas para o Landjuweel no Facebook.
E, apesar de estar em holandês, cada atração está com o link para o site o fan page do artista, para ter uma ideia de que tipo de banda ou de ritmo estará presente no festival.
Os ingressos podem ser adquiridos aqui e variam entre 15 euros – a diária do evento - a 115 euros - uma passe par tour que inclui também o espaço no camping.
Para chegar à Ruigoord, utilize o ônibus 82, que sai da estação de trem Amsterdam Sloterdijk no caminho para o vilarejo.
Música ao vivo nos jardins e praças do bairro mais charmoso de Amsterdam: Hofjes en Pleinconcerten
Quando e onde: 13/8 no Platanenhof, no Jordaan

(Foto: Daniel Duclos)
O Jordaan é um bairro bastante popular até mesmo entre os turistas. Mas o que talvez seja menos conhecido são os moradores tradicionais do bairro, especialmente os que já viveram 60 anos ou mais e que são encontrados nos cafés e bares do bairro, sejam eles clientes ou os proprietários desses locais.
Se você falar o holandês - ou não - eles vão querer falar com você. São dessas pessoas que curtem puxar conversa. Expansivos, eles podem até cantar e dançar. Demonstram facilmente seus sentimentos, tem histórias de vida interessante e o típico humor seco dos amsterdameses… são os boêmios que eu mais curto na cidade!
Se você quer curtir um pouco dessas pessoas fantásticas, então dá um pulo no Hofjes en Pleinconcerten (Shows em jardins internos e praças, se traduzirmos livremente).
As apresentações são gratuitas, começam por volta das 15h, e duram uma hora sem pausa. Com música para agradar todo tipo de público, dos moradores do bairro, mas também quem passa por ali ou é turista, o mais importante é o estar junto com as pessoas, celebrar!
E embora a programação completa ainda não tenha sido divulgada – e tenha começado em maio, a nossa dica vai para a Amsterdamse Straatband, formada por esse tipo de boêmios fofos que frequentam o bairro.
A Amsterdaamse Straatband se apresenta no Platanenhof, um desses jardins internos - que é também outro motivo para conhecer esse mini-festival. Ele fica na Lauriersgracht 99.
E agora, uma dica extra! Embora o site esteja em holandês, está bem fácil para acompanhar. Compartilho aqui a rota com todos os jardins internos possíveis de ser visitados no Jordaan. Em um mapa você encontra a localização de cada um deles – e a maioria está aberto diariamente para visitas, aproveita!
Qual é a boa em Amsterdam? Amostra grátis da nova temporada cultural no Uitmarkt
Quando e onde: 25 a 27 de agosto na região de Oosterdok
Os holandeses, em geral, gostam muito de planejar. A maioria deles usa agenda e marcam todos os “ afspraaken” (encontros). Já presenciei até gente marcando hora para fumar junto no local de trabalho na agenda – conto isso aqui.
A agenda é muito usada também para artes e espetáculos. Há quem compre ingressos para um concerto com até meio ano de antecedência!
Talvez pensando nisso o Uitmarkt seja uma grande sacada. É um festival que traz uma amostra do que será a próxima temporada cultural; você pode provar gratuitamente de shows, peças teatrais, dança, ópera, literatura e muito mais.

(Foto: Bas Uterwijk, divulgação Uitmarkt)
Provando a temporada cultural em Amsterdam em boa companhia
Na Holanda, a temporada artística inicia em setembro. Esse ano, o Uitmarkt completa 40 anos e serão mais de 350 apresentações que acontecerão em 30 palcos diferentes, entre eles, no Muziekgebouw aan het IJ, no Conservatorium de Amsterdam e na Biblioteca Pública da Cidade (onde o Dani costuma trabalhar).
Os espetáculos de dança acontecem no Scheepvaartmuseum e em volta do NEMO estarão as atividades para as crianças. Todos estes locais ficam em uma região conhecida por Oosterdok.
A programação completa ainda não está fechada, mas os holandeses Steffen Morrison, Berget Lewis junto com a Jazz Ochestra do Concertgebouw, e o Nationalle Ballet já estão confirmados.
Steffen Morrison:
Berget Lewis:
Uma das razões que torna esse festival gigantesco mágico é o fato de que todas as organizações e artistas que participam serem voluntários! E, novamente, o mais importante não são as atrações, mas tudo o que o evento proporciona de convivência, harmonia, aconchego ou, numa palavrinha holandesa que resume isso tudo: gezelligheid!
Mais dicas sobre a Agenda Cultural de Amsterdam para agosto!
Na coluna de agosto do ano passado eu falei sobre três festivais:
- Pluk de Nacht, de filmes ao ar livre. Esse ano ele acontece de 16 a 26 de agosto.
- Gracthtenfestival, de música nos canais da cidade, de 11 a 20 de agosto.
- De Parade, com música, teatro, comidinhas e outras diversões, de 11 a 27 de agosto.
Algo a dizer? Manda bala! :)