O que fazer em Amsterdam em abril: tradição de páscoa holandesa, festival de música e de cinema

São Paulo não é Brasil. Amsterdam não é Holanda. Ambas são cidades cosmopolitas que acabam tendo mais a ver entre si culturalmente do que com o resto do país onde estão localizadas geograficamente.

Se comparada à São Paulo, Amsterdam é uma cidadezinha pequenininha. Mas talvez seja tão grande ou até maior em diversidade de eventos culturais.

É possível que você encontre um festival de filmes fantásticos ou de música minimalista em São Paulo. Só que, dependendo de onde você está na cidade, precise de horas para se deslocar até essas atrações.

Já em Amsterdam tudo é tão relativamente perto!

O que fazer em Amsterdam em abril
Páscoa e flores são em abril, mas cultura é todo mês em Amsterdam (Foto: 279photo / Adobe Stock)

Já dei a pista sobre duas das dicas do que fazer em Amsterdam em abril. A terceira é para quem vai estar na cidade na páscoa e quer conhecer uma tradição holandesa para essa festividade. E, mesmo se você estiver na cidade sem crianças poderá se emocionar com esses ovos de páscoa que não são de chocolate!

O que fazer em Amsterdam em abril: comemorar a Páscoa no zoológico ARTIS e parque Amsterdamse Bos

Quando: De 14 a 17 de abril de 2017

Como é a tradição de Páscoa na Holanda

O feriado de páscoa na Holanda começa na Sexta Feira Santa até segunda feira. O domingo é conhecido como o Eerste Paasdag (Primeiro dia de Páscoa) e a segunda como o Tweede Paasdag (Segundo dia de Páscoa).

É uma festa que é bastante comemorada em família, especialmente com as crianças. A tradição é decorar e esconder os ovos de galinha para que as crianças os procurem, uma verdadeira caça ao tesouro.

Originalmente, os ovos eram enterrados nos campos para que esses se tornassem férteis. Atualmente, os ovos são escondidos no jardim ou dentro de casa, caso o tempo não favoreça.

Há também busca por ovos em parques e bosques, organizados para grupos de crianças e seus familiares.

Buscando os ovinhos de páscoa em Amsterdam

Dentre as atividades organizadas pelo ARTIS – que é muito mais do que um zoológico, possui até planetário – e do Amsterdamse Bos – que é muito mais do que um bosque, possui até um teatro de arena – há algumas que mesmo quem não fala holandês pode participar.

Amsterdam em abril
Parece o Keukenhof, né, mas na verdade é o ARTIS na primavera! (Foto: Daniel Duclos)

No Artis, os visitantes da Broedmachinehuis (casa de chocadeira) poderão ver ovos nos mais diferentes estágios. Com sorte, no momento em que estiver lá verá uma casquinha quebrando e um pintinho nascendo! No mesmo local, as pessoas são encorajadas a pegar os pintinhos na mão e acariciá-los.

Na loja do Amsterdamse Bos (a Boswinkel), também é possível ver os pintinhos saindo da casca. E para crianças de 3 a 6 anos há uma trilha desenvolvida especialmente para elas, a Kabouterpad (trilha de gnomos).

Na páscoa ela estará ambientada para a festa e na Boswinkel os pais e mães podem adquirir cartões com comandos para que as crianças se divirtam enquanto caminham. No cartão, que também está em inglês, pode estar escrito “procure cogumelos” ou “sentir a diferença entre as árvores”. Cada cartão de comando custa 1,50 euro.

Serviço:

Artis Zoo - Zoológico de Amsterdam
http://www.artis.nl/
Preços e horário de funcionamento: Abre todos os dias, das 9 às 17:00, exceto quando no horário de verão, quando vai até as 18:00. Adultos €21,50, de 3 a 9 anos €18,
Endereço: Plantage Kerklaan 38-40 1018 CZ Amsterdam

Compre ingresso antecipado para o ARTIS aqui!

Amsterdamse Bos
Horário de funcionamento:A Boswinkel funciona das 10h às 17h.
Como chegar: Para chegar ao Amsterdamse Bos você pega um ônibus na Estação Central. As linhas 170, 172 or 174 servem. Desça no ponto Van Nijenrodeweg/Amstelveenseweg

O que fazer em Amsterdam em abril: Festival de música em Amsterdam - World Minimal Music Festival

Quando: De 5 a 9 de abril no Muziekgebouw aan ‘t IJ

Festival em Amsterdam
O prédio do Concertgebouw aan 't IJ é lindo! (Foto CC BY Tjerk Zweers via Flickr)

Música para viajar no tempo e no espaço, para meditar, entrar em transe... é esse o espírito do World Minimal Music Festival que acontece bienalmente em Amsterdam.

Nessa edição, destaco a noite de 6 de abril, totalmente dedicada a artistas dos Estados Unidos, com a execução de obras de Philip Glass, Terry Riley, Steve Reich e la Monte Young, considerados por alguns especialistas como os pioneiros desse movimento iniciado nos anos 1960, segundo o wikipedia.

Mas também a apresentação, em 7 de abril, do The Master Musicians of Jajouka liderados por Bachir Attar, do Marrocos, que se tornaram mundialmente famosos em 1971, tendo como um dos seus grandes fãs o guitarrista dos Rolling Stones, Brian Jones.

São poucos os músicos que compõem esse tipo específico de música experimental. Mas há, entre eles, um holandês: Louis Andriessen.

De Materie é obra que faz uma reflexão musical, analisando a relação entre alma e matéria. Essa composição tornou Andriessen mundialmente conhecido. No festival será executada sob a regência do maestro Reinbert de Leeuw, o mesmo que, em 1989 – um ano após o falecimento de Andriessen – dirigiu a première internacional dessa obra.

Mas os ingressos para a apresentação esgotaram-se rapidamente, o que levou a organização do festival a criar um ensaio aberto, na tarde de 5 de abril, para possibilitar que mais pessoas possam assistir ao concerto.

Eu se fosse você já reservava o ingresso do ensaio aberto, já que a sala nesse dia também já está bem cheia!

Serviço

Os ingressos para cada apresentação variam entre 10 e 34 euros. No entanto, você ganha descontos caso comprar entradas para mais apresentações .

Como chegar:O Muziekgebouw aan ‘t IJ fica no Pietheinkade, 1 e dá pra ir a pé da Estação Central de Amsterdam. Vista uma roupinha mais quente pois você vai caminhar ao lado do ‘t IJ, o rio que fica atrás da estação.
Outras informações e programação completa aqui.

O que fazer em Amsterdam em abril: Festival de cinema - Imagine Film Festival

Quando: 12 a 22 de abril no Eye Film Museum

Longas e curta metragens, masterclasses e até uma festa fantástica fazem parte da programação do Imagine Film Festival, que acontece no Eye Film Museum, em Amsterdam-Noord, já indicado no Ducs várias vezes.

O Imagine busca, com seus filmes, levar ao público “a relação entre pensamentos experimentais que antecipam ou refletem os desenvolvimentos da sociedade e da tecnologia, apresentando temas sérios de maneira atraente e acessível”, de acordo com os organizadores do festival.

Minha dica de filme 1: Get Out, do diretor americano Jordan Peele e que abrirá o festival

Minha dica de filme 2: Loop, da Hungria

Horror, suspense e ação são alguns dos gêneros exibidos no Imagine. Mas não é qualquer horror, suspense ou ação. Você já assistiu algum filme de ação russo ou indonésio? Dá uma olhada no trailer de Loop, da Hungria:

Um festival para imaginar o futuro através do cinema

O tema do festival em 2017 é moda fantástica. Um dos destaques é uma masterclass com a figurinista Linda Hemming que já ganhou Oscar de melhor figurinista e que desenhou os costumes para diversos filmes James Bond e também para a nova versão da mulher maravilha, que está com estreia prevista para meados desse ano.

Além da aula, em que Lindy irá mostrar seus desenhos e explicar como ela cria as roupas dos personagens fantásticos, há também uma exposição de parte dos trabalhos dela nas áreas públicas do Eye durante todo o festival.

Mais um filme que recomento é O Bar, do espanhol Alexis de La Iglesia:

Uma festa entre sonho e realidade

E no meio do festival, em 15 de abril, haverá uma festa para entrar ainda mais no clima fantástico. The Surrealist Ball é o nome da festa “incomum e bizarra” cujo tema é o espaço entre o sonho e a realidade, conforme descrição no site deles.

O traje da festa é surreal e fantástico, com inspirações em Dali, Alexander McQueen e Lady Gaga. No site da The Surrealistic Ball você encontra sugestões de fantasias. e, caso prefira, pode adquirir o ingresso VIP Custom Styling com antecedência. Você preenche um formulário e um time de customizadores irá fazer a sua fantasia para a festa. Imagina que souvenir bacana você vai levar pra casa depois!!!

Serviço

Como ir: O Imagine Film Festival acontece no EYE Film Museum, que fica no IJPromenade, 1. Para chegar lá basta pegar a balsa Buiksloterweg, que sai da parte de trás da Estação Central.

Veja o vlog onde os Ducs vão para Amsterdam-Noord numa atração ao lado do Eye, o Lookout. A balsa do vídeo é a mesma que você pega:

https://youtu.be/qg6_q42fGFo

Quanto custa: A festa The Surrealist Ball será no Tolhuistuin, que fica ao lado do EYE e os ingressos custam 35 euros antecipados, 45 euros na porta ou 80 o ingresso VIP que te dá direito também a fantasia, mas que precisa ser reservado com antecedência. Outras informações aqui.

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

7 comentários em “O que fazer em Amsterdam em abril: tradição de páscoa holandesa, festival de música e de cinema”

  1. ola! irei para Amsterdã de 27/04 a 3/05 e descobri que nesses datas acontece o dia do Rei. como serão as festas? é durante a semana (27/4 é quinta) mesmo ou eles adiam para o final de semana? os museus abrem??? obrigada 🙂

    Responder
  2. Olá Daniel,
    Em Amsterdam há alguma casa de show ou teatro que tenha atrações fixas, do tipo Broadway ou o rei leão em Londres, Bolshoi em Moscou ou Vegas...
    Estarei em Amsterdã de 20 a 25 de abril de 2017.

    Outra questão que ficou perdida pelo tópico do keukenhof, é sobre a parada das flores. É um evento do tipo imperdível para gastar uma tarde inteira? Ou só vale o registro mesmo?

    Obrigado, você faz um trabalho incrível no seu site!

    Responder
  3. Estarei em Amsterdã no período de 15 a 20 de abril. Como vi neste post é feriado de Páscoa de 14 a 17 de abril. Por esse motivo, gostaria de saber o que funciona ou não nesse período (museus, restaurantes, comércio), para que eu possa aproveitar ao máximo minha estadia, tendo em vista que essa será a minha primeira viagem a Amsterdã.

    Responder
    • Olá Patricia,

      Basicamente tudo estará funcionando, é possível que uma atração ou outra tenha horário diferenciado. Assim, vale a pena checar o site da atração específica antes de visitar, só pra ter certeza que estará aberto.

      Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.