Roteiro a pé de um dia em Delft (perfeito bate e volta a partir de Amsterdam)

Ela é pequena, mas tem uma importância enorme para a história da Holanda. Vamos passear por Delft?

Eu diria que Delft é uma cidadezinha pacote completo de felicidade para quem quer descobrir a Holanda mais a fundo. Ela tem história, cultura, cena foodie, lojas de design local e muito charme na sua arquitetura. Sério, o que mais a gente precisa?

Roteiro a pé em Delft
Delft te convida por um passeio. Vamos? (Foto: © by Kavalenkava / Adobe Stock)

Voltando à parte da importância histórica (você já sabe o quanto este quesito me encanta), Delft, além de ser uma das cidades mais antigas do país, é o repositório dos restos mortais da família real holandesa (as tumbas ficam na Nieuwe Kerk – parada 7). É também a cidade natal de Johannes Vermeer (um dos pintores mais famosos da Holanda) e não vamos esquecer que é o lar da famosa porcelana de Delft.

Quem aqui já ouviu falar no “azul de Delft”?

Isso tudo são detalhes interessantes, mas a cereja é que Delft é super lindinha e fofinha! Enfim, uma maravilha para caminhar e se perder. Comigo foi amor à primeira vista! Sabe aquela cidade que você diz: morava fácil! Eu morava fácil em Delft! 😉

Bom, em homenagem a este lindo caso de amor, segue um roteiro de um dia para você se apaixonar por Delft também. Loucos apaixonados sempre querem companhia afinal de contas!

Um lindo passeio a pé em oito passos: o manual de instruções para o roteiro de um dia em Delft

a) Delft foi feita para ser desvendada a pé (e nem se preocupe que não dá para cansar).

b) Roteiros estão aí para serem alterados e desconstruídos. Eles são uma ajuda para quem está começando uma descoberta in loco, não um compromisso.

c) Eu não inclui no passeio, mas começar na fábrica de porcelana pode ser uma boa ideia. Nesse caso, é só sair da estação e caminhar uns 15 minutos. Eles tem visitas guiadas (é preciso reservar em [email protected]) e áudio-guias incluídos na entrada.

Primeira parada no roteiro de um dia em Delft: um café em Delft para começar o roteiro

A Stads-Koffyhuis pertinho da estação de trem, logo quando chegar na parte antiga da cidade, você encontrará essa casa de café. A gente precisa de um bom café nesses dias de caminhada. Estamos juntos?

Café em Delft: roteiro
Pausa para o café é sempre bem-vinda! (Foto: Divulgação Stads Koffyhuis)

Logo de cara, você verá uma enorme prateleira cheia de troféus. Mesas de madeira, decor fofinha. Dica: caminhe pelo café e verá que ele é bem maior do que parece! Eu adoro a escadaria de madeira e o jardim de inverno.

Vale provar! As panquecas são feitas à moda holandesa com a farinha de um moinho tradicional em funcionamento desde 1679. O café expresso e a torta de maçã também valem (gula forte!)

Endereço: Oude Delft 133, 2611 BE Delft
Horário: Seg-Sex 9am–8pm Sab-Dom 9am-6pm
Telefone: 015 212 4625

Segunda parada: o museu mais importante de Delft

Prinsenhof +Stedelijk Museum – no antigo convento de St. Agatha (séc. XIV) e corte de Guilherme de Orange - uma das personagens mais importantes na história da resistência holandesa contra o domínio da Espanha - fica o museu mais importante da cidade.

É um museu pequeno, mas com um acervo admirável de pintura e porcelana. Ele é ideal para quem quiser descobrir mais sobre a guerra da Holanda contra a Espanha. Não deixem de visitar também o Prisenhof, um pequeno jardim na lateral do museu.

Endereço: Sint Agathaplein 1, 2611 HR Delft
Horário: seg-Dom 11am–5pm
Telefone: 015 260 2358

Terceira parada: a Igreja gótica onde está sepultado o pintor Vermeer

A Oude Kerk é uma igreja gótica do século XIII com estilo chamado de brabantino (típico dos países do norte europeu), bem marcante com quatro torres laterais e uma central. Não é interessante notar o quanto o gótico na Holanda se manifesta de forma diferente daquele lá da França? Acho que isso mostra muito sobre a organização dos holandeses medievais.

A igreja já teve seu interior retratado por pintores holandeses, e ali você encontrará a tumba de grandes homens do país, como o pintor Vermeer.

Visão de Delft por Vermeer
Como a fotografia ainda não havia sido inventada, Vermeer teve que clicar Delft na mão mesmo... (Quadro de Johannes Vermeer, "Vista de Delft / Gezicht op Delft, imagem em domínio público)

Endereço: HH Geestkerkhof 25, 2611 HP Delft
Horário: seg-sex 11am–4pm Sab 10am-5pm Dom fecha
Telefone: 015 212 3015

Quarta parada no roteiro de um dia em Deft: Vamos fazer compras?

Eu tinha que fazer um passeio diversificado para você, não acham? Que tal uma parada para umas ‘compritchas’? A LU-ST é uma loja conceito, com várias peças de designers holandeses (“são produtos com história”), produzidos de maneira justa e com materiais recicláveis.

A loja é uma graça, o atendimento ótimo, e o melhor, você pode sentar e tomar mais um café ou suco comendo um docinho feito com produtos da região.

Endereço: Voorstraat 8, 2611 JP Delft
Horário: ter-dom 9am–6pm
Telefone: 015 364 6916

Quinta parada no roteiro a pé por Delft: mercado de pulgas e feira, programa perfeito

A Brabantse Turfmarkt é uma das ruas ao longo dos canais da cidade. O interessante é que todos os sábados acontece uma feira ao longo do canal. No verão, ela aumenta consideravelmente de tamanho e se junta com uma espécie de mercado de pulgas. Vai dizer que não é o programa perfeito para um dia em uma cidade fofa holandesa?

Endereço: Brabantse Turfmarkt
Horário: sábados o dia todo

Sexta parada: a importante igreja onde estão os túmulos da família real holandesa

Roteiro de um dia em Delft: Nieuwe Kerk
Apesar do nome, de nova essa igreja não tem nada... (Foto: Daniel Duclos)

A Nieuwe Kerk, essa igreja nada nova é de 1396 e demorou 100 anos para ser finalizada. Como disse no início do post, aqui ficam as tumbas da família real. Não deixe de ver a tumba de Guilherme de Orange. Para mim, o mais impressionante é ver o minimalismo gótico da igreja em contraste com a tumba barroca real.

Endereço: Markt 80, 2611 GW Delft
Telefone: 015 212 3015
Horário: seg-sab 11am-4pm | fecha domingo

Sétima parada: uma loja que tem de tudo e existe há 250 anos

 Drogisterij de Salamander é uma loja que tem de tudo. Acho que seria um bom resumo. Estamos bem longe da modernidade da LU-ST. A Salamander existe há 250 anos. Teoricamente, é uma drogaria, mas eu chamaria de armarinho também.

Roteiro de um dia em Delft
(Foto: Divulgação De Salamander)

A fachada é a mesma de 1780, e o interior se mantém desde o início do século XX. Eu acho que vale passar por aqui e espiar um pouquinho do cotidiano da cidade em outros tempos.

Endereço: Markt 47 2611GR Delft
Horário: seg 1pm-6pm ter-sab 9:30am-5pm
Telefone: 015 2123777

Última parada: o antigo escritório dos correios e o resumo do espírito de Delft

O ‘t Postkantoor era o antigo escritório dos correios da cidade. Funcionou de 1890 até 2005 (veja só!). Hoje é um ótimo lugar - depois de toda essa densidade e tumbas - que queria sugerir para terminar o dia.

Acho que é um bom resumo do espírito da cidade. Pode ser só para um drink, pode ser para jantar, o importante é que o Postkantoor tem o tom que precisamos para encerrar bem o dia. Móveis vintage, tapetes persas, mas, ao mesmo tempo, um clima moderno e descontraído. Vale!

Endereço: Hippolytusbuurt 14, 2611 HN Delft
Telefone:015 750 3243
Horas: todos dias 10am–12am

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Booking.com

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

16 comentários em “Roteiro a pé de um dia em Delft (perfeito bate e volta a partir de Amsterdam)”

  1. Adorei as dicas! Acha viável combinar Delft com Gouda no mesmo dia? Ou Rotterdã com Gouda? Tenho interesse em conhecer as 3 cidades fazendo bate-volta...estarei em Haia

    Responder
  2. Olá!

    Muito bom o artigo, parabéns! Estarei em Amsterdam no início de agosto e tava pensando: será que dá para ir até Delft, saindo bem cedo de Amsterdam, para visitar o Royal Delft, o Vermeer Centrum Delft, o Museum Prinsenhof Delft e a Oude e Nieuwe Kerk (vi que estes três últimos têm um combo ticket) durante a manhã e sair depois do almoço (tipo umas 14h) para Den Haag (só uns 15 min. de distância de trem) e visitar o Mauritshuis, o Escher in het Paleis, o Panorama Mesdag, o Sea Life Scheveningen e o Madurodam (estes dois últimos fecham às 20h) e retornar quando anoitecer para Amsterdam? Seria um roteiro viável ou meio louco para fazer em um só dia?

    Obrigada!
    Cecília.

    Responder
  3. Olá, Dani!

    A situação é a seguinte: estou pensando em fazer um passeio até Delft. Acontece que não encontrei nenhuma dica de como pegar trem da Centraal até Delft. Encontrei indicação para sair de outra estação de trem: Zuidas. E para chegar até lá é que achei complicado demais. Por isso, pergunto: há trem para Delft saindo da Centraal?
    Desculpe-me por não ter explicado como convém.
    Obrigada por sua atenção.

    Atenciosamente,

    Marilia.

    Responder
  4. Olá, família!

    Cometi um equívoco na mensagem anterior; desculpem! Claro que encontrei como chegar à Delft por trem. Não encontrei como sair da Estação Centraaal!... Foi isso!... Encontrei como sair de outra estação e chegar até lá achei complicado. Nada que um taxi não resolva, mas prefiro transporte público. Daí estou contando com sua orientação.
    Obrigada antecipadamente.

    Saudações,

    Marilia.

    Responder
  5. ola bom dia aqui no Brasil,moro em Ubatuba litoral norte de São Paulo.Tenho 68 anos porem sou ativa sou professora de yoga e massagista em hoteis da cidade.Tenho uma neta que o ano que vem completa 15 e ela ficou apaixonada por Amisterdan devido ao filme estava escrito nas estrelas.Gostaria de leva-la a conhecer porem ja gostaria de ir pagando a nossa viagem gostaria de saber se vc pode me ajudar e outra coisa ela gostaria de uma e´poca com neve.Aguardo seu contato.

    Responder
  6. Ótimo Post!
    Babando de saudades por Amsterdam!!
    Pena que quando estive por á não tive a indicação de ir até Delft.

    Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.