Você pode ter se perguntado antes o que fazer pela Holanda já consciente de que esse pequeno país sempre foi um pólo exportador de cultura. Com a música não é diferente.
Você com certeza já ouviu falar de Tiësto e Armin van Buuren, não? O país funciona como uma pequena grande máquina na indústria da música eletrônica e de fato, já vem gerando a algum tempo os nomes dos maiores DJs do mundo.

A cena eletrônica na Holanda
Lá na década de 90 o estilo começou a se popularizar justamente quando esses caras e outros nomes como Junkie XL e DJ Jean apareceram nos clubs holandeses. Estações de rádio, como a Radio 538 (quase uma JovemPan daqui), ajudaram a transformar o EDM (Eletronic Dance Music) em música tradicional. Eu as vezes chamo de "música popular eletrônica". O estilo é tão pop ular que talvez você chegue a ouvir EDM no supermercado durante as compras. Sério.
Vamos lá, avalie as listas dos top DJs do momento. A chance de encontrar holandeses entre os primeiros colocados é imensa. Martin Garrix, AfroJack, Hardwell, Yellow Claw, DonDiablo, Ferry Corsten... E mais alguns outros.
O país tem uma vibrante cena de clubes, raves e mais de 800 festivais espalhados por suas terras baixas. O território pequeno possibilita a circulação gerando muita atividade e facilitando a conexão dos DJs e do público. Isso além de escolas, estúdios e diversos lugares onde se pode praticar.
Música eletrônica na Holanda está em toda a parte
Isso sem contar quando os próprios holandeses transformam cenários inesperáveis em lugares apropriados para propagação de som. Quartos desocupados que normalmente seriam usados para práticas sexuais, aqui já foram transformados em estações de rádio. Imagine um tanto de Techno vindo de uma rádio localizada na Red Light District, famoso reduto da prostituição legal em Amsterdam. A Red Light Radio promove diariamente as novas tendências da música eletrônica local e do mundo. Stranded FM também, no caso a versão Utrecht.
View this post on Instagram
Só para constar, a grande gravadora Spinnin Records, recém adquirida pela Warner Music, também é holandesa. A marca possui sua identidade na música eletrônica e suas mais diversas vertentes. Agora coloca para tocar "Hear me Now” do brasileiro Alok feat. Zimbra, single lançado
pela própria gravadora que vos falo e me diga se você não conhece. Até quem não conhece o estilo provavelmente já ouviu.
OK. Mas o que isso tem a ver com a viagem para Amsterdam?? Digamos que esta cena vai muito mais além do Top 100 da DJ Magazine e Outubro é o melhor mês para conhece-la. Dá uma olhada:
Festival Amsterdam Dance Event em outubro
Todos os anos, em Outubro Amsterdam se torna capital mundial da música eletrônica. A cidade vira um hub de profissionais da música, clubber, ravers e DJs da melhor qualidade. O festival é uma plataforma de negócios e conferências que acontecem paralelamente ao evento de cinco dias de muita música. A line-up é extensa e inclui mais de 140 locações e uma programação de 5 dias, sem parar, dia e noite.
Aqui estão listados os meus clubs favoritos e suas line-up’s para a edição do evento de 2018. Se estiver pela cidade durante esses dias se prepare para dançar MUITO, não dá para perder:
Programa do Amsterdam Dance Festival
Veja o programa completo do Amsterdam Dance Festival
17/10 - Paradiso - ADE Live: Ama Lou, Dâm-Funk, LYZZA, Róisín Murphy.
18/10 - OT 301 - Atomnation Night - Gidge, Olaf Stuut, Polynation, David Douglas,
Tunnelvisions and Applescal.
19/10 - De Kromhouthal