Dica de festival de música eletrônica em Amsterdam em outubro (e a cena eletrônica na Holanda)

Você pode ter se perguntado antes o que fazer pela Holanda já consciente de que esse pequeno país sempre foi um pólo exportador de cultura. Com a música não é diferente.

Você com certeza já ouviu falar de Tiësto e Armin van Buuren, não? O país funciona como uma pequena grande máquina na indústria da música eletrônica e de fato, já vem gerando a algum tempo os nomes dos maiores DJs do mundo.

Musica Eletrônica em Amsterdam
(Foto: &Copy; Mark Richter, Divulgação Amsterdam Dance Festival

A cena eletrônica na Holanda

Lá na década de 90 o estilo começou a se popularizar justamente quando esses caras e outros nomes como Junkie XL e DJ Jean apareceram nos clubs holandeses. Estações de rádio, como a Radio 538 (quase uma JovemPan daqui), ajudaram a transformar o EDM (Eletronic Dance Music) em música tradicional. Eu as vezes chamo de "música popular eletrônica". O estilo é tão pop ular que talvez você chegue a ouvir EDM no supermercado durante as compras. Sério.

Vamos lá, avalie as listas dos top DJs do momento. A chance de encontrar holandeses entre os primeiros colocados é imensa. Martin Garrix, AfroJack, Hardwell, Yellow Claw, DonDiablo, Ferry Corsten... E mais alguns outros.

O país tem uma vibrante cena de clubes, raves e mais de 800 festivais espalhados por suas terras baixas. O território pequeno possibilita a circulação gerando muita atividade e facilitando a conexão dos DJs e do público. Isso além de escolas, estúdios e diversos lugares onde se pode praticar.

Música eletrônica na Holanda está em toda a parte

Isso sem contar quando os próprios holandeses transformam cenários inesperáveis em lugares apropriados para propagação de som. Quartos desocupados que normalmente seriam usados para práticas sexuais, aqui já foram transformados em estações de rádio. Imagine um tanto de Techno vindo de uma rádio localizada na Red Light District, famoso reduto da prostituição legal em Amsterdam. A Red Light Radio promove diariamente as novas tendências da música eletrônica local e do mundo. Stranded FM também, no caso a versão Utrecht.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Red Light Radio (@redlightradio) on

Só para constar, a grande gravadora Spinnin Records, recém adquirida pela Warner Music, também é holandesa. A marca possui sua identidade na música eletrônica e suas mais diversas vertentes. Agora coloca para tocar "Hear me Now” do brasileiro Alok feat. Zimbra, single lançado
pela própria gravadora que vos falo e me diga se você não conhece. Até quem não conhece o estilo provavelmente já ouviu.

OK. Mas o que isso tem a ver com a viagem para Amsterdam?? Digamos que esta cena vai muito mais além do Top 100 da DJ Magazine e Outubro é o melhor mês para conhece-la. Dá uma olhada:

Festival Amsterdam Dance Event em outubro

Todos os anos, em Outubro Amsterdam se torna capital mundial da música eletrônica. A cidade vira um hub de profissionais da música, clubber, ravers e DJs da melhor qualidade. O festival é uma plataforma de negócios e conferências que acontecem paralelamente ao evento de cinco dias de muita música. A line-up é extensa e inclui mais de 140 locações e uma programação de 5 dias, sem parar, dia e noite.

Aqui estão listados os meus clubs favoritos e suas line-up’s para a edição do evento de 2018. Se estiver pela cidade durante esses dias se prepare para dançar MUITO, não dá para perder:

Programa do Amsterdam Dance Festival

Veja o programa completo do Amsterdam Dance Festival 

17/10 - Paradiso - ADE Live: Ama Lou, Dâm-Funk, LYZZA, Róisín Murphy.
18/10 - OT 301 - Atomnation Night - Gidge, Olaf Stuut, Polynation, David Douglas,
Tunnelvisions and Applescal.
19/10 - De Kromhouthal 

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Booking.com

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

1 comentário em “Dica de festival de música eletrônica em Amsterdam em outubro (e a cena eletrônica na Holanda)”

  1. Parabéns! LophostriKz. Belíssima matéria sobre as artes dos DJ's e músicas eletrônicas de Amsterdam. Sem dúvida, eu já previa que o seu perfil a sua veia artística, só seria resultar em sucesso total aí nos países baixos. Fico muito feliz e orgulhoso por fazer parte, nem que seja, um pouquinho de tudo isso. Pois só a força que a gente tem dado, de outras formas [um bom exemplo minhas orações por você] tenho certeza que é de grande valia! Desejo muito mais sucesso pra você "dd". Com Saúde Paz e Bem! John, Roseane, Louise, Jô, Gustavo e Luna!

    Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.