5 dicas de como fotografar as tulipas na Holanda

Este artigo lindo e útil é contribuição da Luciana Misura, designer brasileira que mora nos Estados unidos há 11 anos, de onde escreve dois dos meus blogs favoritos: o Aprendiz de Viajante e o Colagem. Todas as fotos desse artigo são © 2013 by Luciana Misura e a maioria foi tirada nos campos de tulipa nos EUA. Lu, manda ver agora:

Tulipas na Holanda: dicas de fotografia

Então você vai estar na Holanda na época das tulipas? Seja por sorte ou planejamento, você terá chances de tirar algumas das fotos mais bonitas da sua vida, veja algumas dicas para fotografar melhor essa flor que virou um símbolo do país (claro que essas dicas não são para profissionais!).

1. Mostrando o impacto da quantidade e a ilusão de ótica

Os campos de tulipas impressionam pela quantidade, pelos blocos de cor que as tulipas formam no horizonte. São linhas coloridas que a distância parecem sólidas, e que só quando você se aproxima, vê que aquelas linhas são flores e não cercas ou muros.

Não deixe de captar imagens mostrando essa ilusão: comece tirando algumas fotos que mostrem as linhas coloridas à distância, e vá se aproximando e fotografando cada vez mais perto até que as flores possam ser identificadas.

Tulipas na Holanda: dicas de fotografia

Tire algumas fotos apenas das flores sem pessoas e outras incluindo pessoas propositalmente, para mostrar como a pessoa está ali pequenininha no meio daquela imensidão de flores. Se você usa uma câmera automática, comece com o modo paisagem.

Tulipas na Holanda: dicas de fotografia

Tulipas na Holanda: dicas de fotografia Tulipas na Holanda: dicas de fotografia

Se você usa uma câmera semi-profissional, vá brincando com a profundidade de campo – tire fotos com apenas algumas poucas tulipas em foco e o restante da massa de tulipas coloridas fora de foco ao fundo, para aumentar a ilusão das linhas coloridas abstratas. Teste também o oposto, aumentando a profundidade de campo e deixando várias fileiras de tulipas coloridas em foco.

2. O charme de cada flor

Quando estamos diante de um campo enorme com milhões de flores é fácil a gente acabar tirando muitas fotos que mostram apenas a grandiosidade do lugar e esquecermos de tirar fotos dos detalhes. Mas com a variedade de tulipas existente, seria uma pena não tirar fotos que mostrem essas flores de perto.

Tulipas na Holanda: dicas de fotografia Tulipas na Holanda: dicas de fotografia

Tem tulipas com mais de uma cor, com pétalas que tem franjas, com veios coloridos parecendo marmorizadas, vale a pena registrar as que você achar mais bonitas. Se você usa uma câmera automática, o modo retrato e o modo macro (uma florzinha) são boas opções.

Tulipas na Holanda: dicas de fotografia Tulipas na Holanda: dicas de fotografia

Em uma câmera semi-profissional, experimente ajustar o foco apenas para uma flor e deixe as demais fora de foco. Se você tem uma lente macro, é a hora de usar!

3. Procurando as diferenças

Em um campo de tulipas você vai encontrar uma ou outra tulipa que apareceu na fileira errada, por exemplo uma tulipa branca no meio das vermelhas, ou uma tulipa que tem pétalas vermelhas e amarelas em um campo que tem as duas variedades.

Tulipas na Holanda: dicas de fotografia

Tulipas na Holanda: dicas de fotografia

Esteja de olho nos detalhes, uma tulipa caída numa poça d’água, uma tulipa que cresceu sozinha no mato fora das fileiras simétricas, um inseto pousado na flor, muitas vezes são esses detalhes que rendem as melhores fotos.

4. Ângulos inusitados

A maioria das pessoas tira sempre fotos de pé, da altura dos olhos, e esquece que mudar um pouco o ângulo pode trazer fotos muito mais interessantes. Experimente se abaixar e tirar fotos na mesma altura que as flores, ou ainda abaixo delas, perto do chão, olhando em frente ou de baixo para cima.

Tulipas na Holanda: dicas de fotografia

Fotos do alto também ficam lindas, principalmente em lugares que tem as tulipas em quantidade. Muitas vezes existem molduras naturais, galhos de árvores, janelas, portas, uma infinidade de opções para quem começa a procurar.

Tulipas na Holanda: dicas de fotografia

5. Você, ali no meio do colorido

Muitas vezes acontece: a gente fica tão fissurado tirando milhares de fotos que esquece de aparecer em algumas delas. Não cometa esse erro! Antes de chegar no lugar já peça pra alguém viajando com você tirar algumas fotos suas, e se estiver viajando sozinho, um tripé pequenininho é item indispensável.

Tulipas na Holanda: dicas de fotografia   Tulipas na Holanda: dicas de fotografia

Vale a pena pensar em que roupa você vai usar: uma roupa de cor neutra, de preferência sem estampas, vai fazer com que você saia muito melhor na foto.

Tulipas na Holanda: dicas de fotografia

Muitas vezes fotos onde você está de pé no meio dos campos vão acabar tendo outros elementos ao fundo (carros, casas, outras pessoas, etc), então vale a pena se abaixar no meio das flores.

Tulipas na Holanda: dicas de fotografia

Se você não puder entrar no meio das fileiras (muitas vezes as fazendas não permitem, pra não danificar as flores), jogue com a ilusão de ótica: vá até o meio de dois campos grandes e peça para a pessoa fotografando ir pro lado oposto e usar o zoom, se for feito corretamente não vai dar nem pra notar que você está em uma área que tem bastante espaço, tudo o que você vai ver na foto são as linhas coloridas das tulipas.

Tulipas na Holanda: dicas de fotografia

Não esqueça de levar bateria extra e cartão de memória extra, você vai precisar.

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

3 comentários em “5 dicas de como fotografar as tulipas na Holanda”

  1. Olá. Vamos para Amsterdam dia 10/05 e ficamos até 14/05. Queremos comprar alguns passeios antecipados, como o keukenhof, o passeio de barco, Museu da Anne... Para isso, preciso informar a data em que vou fazer o passeio no ato da compra, ou posso comprar sem data e utilizar no período que vamos estar ai? Obrigada e no aguardo.

    Responder
    • Olá Carlise,

      Para visitar o Keukenhof ou fazer o passeio de barco você pode adquirir os ingressos que são válidos por um ano, sem data marcada. Já para a casa da Anne Frank... sinto em informar, mas os ingressos antecipados já estão esgotados. Mas, caso você se interesse, dá para adquirir os ingressos de uma tour guiada por brasileiro pela Amsterdam de Anne Frank. O link para esse passeio está aqui: https://www.ducsamsterdam.net/ingressos/

      abraços,

      Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.