Este artigo lindo e útil é contribuição da Luciana Misura, designer brasileira que mora nos Estados unidos há 11 anos, de onde escreve dois dos meus blogs favoritos: o Aprendiz de Viajante e o Colagem. Todas as fotos desse artigo são © 2013 by Luciana Misura e a maioria foi tirada nos campos de tulipa nos EUA. Lu, manda ver agora:
Então você vai estar na Holanda na época das tulipas? Seja por sorte ou planejamento, você terá chances de tirar algumas das fotos mais bonitas da sua vida, veja algumas dicas para fotografar melhor essa flor que virou um símbolo do país (claro que essas dicas não são para profissionais!).
1. Mostrando o impacto da quantidade e a ilusão de ótica
Os campos de tulipas impressionam pela quantidade, pelos blocos de cor que as tulipas formam no horizonte. São linhas coloridas que a distância parecem sólidas, e que só quando você se aproxima, vê que aquelas linhas são flores e não cercas ou muros.
Não deixe de captar imagens mostrando essa ilusão: comece tirando algumas fotos que mostrem as linhas coloridas à distância, e vá se aproximando e fotografando cada vez mais perto até que as flores possam ser identificadas.
Tire algumas fotos apenas das flores sem pessoas e outras incluindo pessoas propositalmente, para mostrar como a pessoa está ali pequenininha no meio daquela imensidão de flores. Se você usa uma câmera automática, comece com o modo paisagem.
Se você usa uma câmera semi-profissional, vá brincando com a profundidade de campo – tire fotos com apenas algumas poucas tulipas em foco e o restante da massa de tulipas coloridas fora de foco ao fundo, para aumentar a ilusão das linhas coloridas abstratas. Teste também o oposto, aumentando a profundidade de campo e deixando várias fileiras de tulipas coloridas em foco.
2. O charme de cada flor
Quando estamos diante de um campo enorme com milhões de flores é fácil a gente acabar tirando muitas fotos que mostram apenas a grandiosidade do lugar e esquecermos de tirar fotos dos detalhes. Mas com a variedade de tulipas existente, seria uma pena não tirar fotos que mostrem essas flores de perto.
Tem tulipas com mais de uma cor, com pétalas que tem franjas, com veios coloridos parecendo marmorizadas, vale a pena registrar as que você achar mais bonitas. Se você usa uma câmera automática, o modo retrato e o modo macro (uma florzinha) são boas opções.
Em uma câmera semi-profissional, experimente ajustar o foco apenas para uma flor e deixe as demais fora de foco. Se você tem uma lente macro, é a hora de usar!
3. Procurando as diferenças
Em um campo de tulipas você vai encontrar uma ou outra tulipa que apareceu na fileira errada, por exemplo uma tulipa branca no meio das vermelhas, ou uma tulipa que tem pétalas vermelhas e amarelas em um campo que tem as duas variedades.
Esteja de olho nos detalhes, uma tulipa caída numa poça d’água, uma tulipa que cresceu sozinha no mato fora das fileiras simétricas, um inseto pousado na flor, muitas vezes são esses detalhes que rendem as melhores fotos.
4. Ângulos inusitados
A maioria das pessoas tira sempre fotos de pé, da altura dos olhos, e esquece que mudar um pouco o ângulo pode trazer fotos muito mais interessantes. Experimente se abaixar e tirar fotos na mesma altura que as flores, ou ainda abaixo delas, perto do chão, olhando em frente ou de baixo para cima.
Fotos do alto também ficam lindas, principalmente em lugares que tem as tulipas em quantidade. Muitas vezes existem molduras naturais, galhos de árvores, janelas, portas, uma infinidade de opções para quem começa a procurar.
5. Você, ali no meio do colorido
Muitas vezes acontece: a gente fica tão fissurado tirando milhares de fotos que esquece de aparecer em algumas delas. Não cometa esse erro! Antes de chegar no lugar já peça pra alguém viajando com você tirar algumas fotos suas, e se estiver viajando sozinho, um tripé pequenininho é item indispensável.
Vale a pena pensar em que roupa você vai usar: uma roupa de cor neutra, de preferência sem estampas, vai fazer com que você saia muito melhor na foto.
Muitas vezes fotos onde você está de pé no meio dos campos vão acabar tendo outros elementos ao fundo (carros, casas, outras pessoas, etc), então vale a pena se abaixar no meio das flores.
Se você não puder entrar no meio das fileiras (muitas vezes as fazendas não permitem, pra não danificar as flores), jogue com a ilusão de ótica: vá até o meio de dois campos grandes e peça para a pessoa fotografando ir pro lado oposto e usar o zoom, se for feito corretamente não vai dar nem pra notar que você está em uma área que tem bastante espaço, tudo o que você vai ver na foto são as linhas coloridas das tulipas.
Não esqueça de levar bateria extra e cartão de memória extra, você vai precisar.