Em 2009 eu e a Carla resolvemos comemorar nosso aniversário de casamento com uma viagem. Moramos em Amsterdam, e planejamos uma viagem de carro ao redor do Lago Genebra, na fronteira franco-suíça. Para maximizar a diversão, demos uma escapada pros Alpes franceses, em Chamonix-Mont-Blanc.

O Roteiro
Pegamos o avião em Amsterdam e desembarcamos no aeroporto de Genebra (K). Lá ficamos dois dias, conhecendo a cidade, e passeando de barco pelo lago.

Depois, alugamos o carro e cruzamos a fronteira da França e fomos até Les Houches, uma linda vila (B) distante 8 km de Chamonix (C), com uma vista sensacional do Mont-Blanc, mas mais barata. Ficamos três dias lá, subimos ao topo do Aiguille du Midi, um dos cenários mais espetaculares que já vi.
De Les Houches/Chamonix pegamos o carro e fomos por estradas secundárias que cortavam os Alpes em direção ao Lago Genebra. Paramos em Thonon-les-bains (D), de onde fomos ver a vila medieval de Yvoire (E), preservada para alegria dos turistas, e a cidade-se de da famosa água mineral, Evian-les-bains (F).
De lá, cruzamos a fronteira e entramos de novo na Suíça, em direção à Montreux (G). Lá conseguimos, por acaso, um hotel de 4 estrelas com vista pro lago pelo preço de um hotel comum.
De Montreux visitamos a vila de Glion-Montreux (I), diretamente montanha acima, com lindas vistas do lago. Estava nevado e realmente muito bonito.
Também visitamos o castelo medieval de Chillon (H), com um cenário de filmes. E claro, pagamos um dos maiores micos da nossa vida (leia: eu te desafio a não rir).
Depois de dois dias em Montreux, seguimos viagem para Lausanne (J), onde ficamos um dia, e dali voltamos à genebra, onde devolvemos o carro e embarcamos de volta à Amsterdam.
Você pode ver nosso roteiro no Google Maps também.
As histórias
Eu estou contando a viagem em uma série de posts sem data pra acabar. Ainda há muito o que contar sobre essa viagem memorável!
- Ao redor do Lago I: Glion Montreux em dois tempos
- Ao redor do lago II: Les Houches e chalé alpino
- Ao redor do lago III: Aiguille du Midi e Mont-Blanc
- Ao redor do Lago IV: Hotel em Montreux, a descolada
- Ao redor do lago V: como aprendemos a abastecer um carro na Europa
Além desses, saíram posts menores, em geral em cima de uma foto de destaque. São bem curtos e valem uma visita:
- Uma puta sacada em Montreux: nossa vista da sacada do quarto do hotel 🙂
- O concreto e o abstrato em Genebra: apenas uma das curiosidades que vimos nas ruas de Genebra
- Vista urbana em Thonon: às vezes procuramos uma vista e não encontramos. Em vez de nos decepcionarmos, abrimos os olhos pra outras belezas.
- No meio da neve tinha um caminho: uma vista que nem parece ser em uma cidade.
- Montanhas e lago: companheiros de viagem. Sentiremos saudades.
- Barco na vila medieval de Yvoire: quando um barco é uma metáfora pra uma vila. Veja porquê.
- Fonte em Genebra: uma surpresa pro olhar.
- Castelo no lago: Chillon parece ter saído de um conto-de-fadas. Mas desconfio que os contos-de-fadas saíram dele.
As fotos
O nosso Flickr está inundado de fotos desta viagem. Um bom lugar pra começar é olhar a Coleção da Viagem.
Apesar de já termos o upload de milhares de foto, ainda há mais o que mostrar. Claro, é muita coisa e e não espero que alguém veja uma por uma. A idéia é colocar todas as fotos no Flickr e deixar as pessoas explorarem no seu próprio ritmo o que mais interessar, enquanto vamos destacando algumas aqui no Ducs Amsterdam.