Ah, a internacionalmente famosa tolerância de Amsterdam, que tanto incomoda um monte de gente que por algum motivo acredita ter direito de dizer como outras pessoas devam viver suas vidas, explodiu esse fim de semana passado durante a Gay Pride Amsterdam 2009 e passou uma mensagem muito clara: todo mundo é alegre em Amsterdam.

Esse trocadilho espertinho com o duplo sentido de gay, homosexual e alegre, foi explorado recentemente pela cidade na campanha "Everyone is Gay in Amsterdam", campanha turística que tem como alvo, óbvio, os gays. Achei muito apropriada, na verdade. Quer dizer, uma cidade que entende que liberdade pressupõe tolerância e respeito é uma cidade realmente alegre. As pessoas podem ser o que são e vivem suas vidas sem encher o saco das outras.
Claro que existe preconceito aqui. Claro que existe gente intolerante em Amsterdam e, tristemente, quem agrida homosexuais. O que acontece em Amsterdam é que estes idiotas intolerantes não estão no poder, como acontece em muitos lugares no mundo. Aqui, idiotas intolerantes tem de engolir seu ódio e fazer o mesmo que todo mundo, ou seja, lidar eles mesmos com os próprios grilos sem brigar com quem não tem nada com isso. Esta é a lei e, em quebrando-a, cana. O resultado? Mais liberdade, e mais liberdade sempre é mais alegria no geral. Então, sim, everyone is gay in Amsterdam.
Um dos direitos mais sagrados da sociedade holandesas é de se expressar (sem agredir), e como qualquer outro grupo de pessoas poderia fazer, e faz, os gays usam um fim-de-semana por ano para mobilizar Amsterdam e dizer "we are proud". E, óbvio, para todo mundo se divertir numa festa do tamanho da cidade, independente de quem gosta do quê com quem na cama (ou nos canais). Tem desfile de barcos no canal, tem baladas por toda parte e tem até uma "Olímpíadas Gay". Resumindo, tem farra.

A expectativa pra festa toma conta da cidade, os jornais só falam disso, os sites também. Ah, você abre o jornal e descobre que o exército holandês dá permissão pros seus soldados participarem da festa... de uniforme! Oras, participar ou não nunca esteve em discussão - vai quem quer. A questão era se podia usar o uniforme. Ano passado, não deixaram. Esse ano, mudaram de idéia e disseram, ah, que seja, vão como quiserem.
Achou demais os militares liberarem o... uniforme? Pois saiba que o Partido Democrata Cristão pôs um barco no desfile pelos canais da cidade. Ficou irritado? Em Amsterdam você tem duas opções: ganhar uma úlcera com isso ou desencanar e se juntar à festa com o resto da galera, porque essa festa vai ficar aqui mesmo - ainda bem! Ah, o ING resolveu desencanar e também pôs seu barquinho no canal.
Infelizmente, nós não pudemos participar da farra - estávamos em outra cidade! Awwnn! Sim, uma pena, apesar de ter sido por uma boa causa. Mas tem erro não, ano que vem tem outra, e enquanto 2010 não chega, você pode ler a cobertura da Amsterdam Gay Pride 2009 que a Bailandesa fez no Brasileiros na Holanda. Leia ouvindo Gloria Gaynor e cantando: "I am what I am, and what I am need no excuses..."

Foto's Ron Beenen - www.ronbeenen.nl / Photos used with kind permission of Ron Beenen / Fotos de autoria de Ron Beenen, gentilmente cedidas para o Ducs Amsterdam.